Alta pressão no circuito de refrigeração

Boas pessoal

Já andei a ler por aí alguns posts sobre o possivel problema da minha b5 (afn de 96), mas não consigo perceber o que acontece ao certo.

Passo a explicar.
À poucos dias fui carregar o AC e depois de ter o frio a bombar reparei que não fazia quente... tudo bem, pode ser o radiador da sofagem entupido. Comprei um liquido de limpeza e fui dar umas gazadas pra ver se resolvia ... e passado uma semana, nada.
Foi então que ao abrir o capô para tentar descobrir o problema reparei que o tubo que saí do radiador do motor para a cabeça, estava muito inchado...
Ao abrir a tampa do reservatório do anticongelante, aquilo fez uma descompressão maluca !!!
A temp nunca passou dos 90º, e a carrinha puxa bem.

Será da junta da colaça que está a deixar passar pressão?? Como já li por aí.
 
Em principio tudo indica que sim, tens a junta queimada! Se está a ganhar pressao o mais provavel é ser isso!
Abraço
 
Oi

como disse o colega remorse....pressao a mais....Junta nas couves...
mas começa por um simples teste...se o sistema de refrigeraçao, esta a actuar como deve e a ligar quando deve....
 
Fonix...
Ando mesmo sem sorte com o raio da carrinha...
Como é que isso acontece. Já a tenho à um ano e nunca sobreaqueceu....

Quando se diz que "passa pressão" o que é que quer dizer exactamente??

Passa a pressão interna para o circuito da àgua???
 
Já agora qual é a consequência de andar assim?

É que, já deve andar assim desde o "iniciu" do verão... nunca mais usei o quente...
 
Nao precisa sobreaquecer, para a junta ir a vida, com o proprio passar do tempo ela vai-se detriorando, o liquido de refrigeração nao ser o indicado! Estar muito tempo parado vai aprodecendo etc etc!

Em relaçao a pressao, a junta estando com fuga, deixa escapar a pressao criada nos cilindros para o circuito de agua! Por isso o teu circuito estava todo "inchado" cheio de ar! E se continuasses andar alguma coisa ia ceder, ou algum tubo rebentar ou saltar fora, ficarias sem agua e podias ter ainda mais problemas! Isto claro se fosses em andamento numa viagem e a junta desse de si!
1 abraço
 
Só tenho uma duvida no meio disso tudo... O que tem a ver o facto de o carro não fazer ar quente com a junta da cabeça?... Tudo bem, tens pressão a mais no circuito isso é certo mas o facto de não teres ar quente na sofage pode ver um dos motores (ac automatico) a não abrir a tampa do circuito do ar quente... digo eu...
 
Só tenho uma duvida no meio disso tudo... O que tem a ver o facto de o carro não fazer ar quente com a junta da cabeça?... Tudo bem, tens pressão a mais no circuito isso é certo mas o facto de não teres ar quente na sofage pode ver um dos motores (ac automatico) a não abrir a tampa do circuito do ar quente... digo eu...

O flap mexe, já desmanchei o portaluvas e vejo o motor a mudar de posição quando eu alterno de frio para quente no ac.
À algum tempo atrás quando fui à Norauto susbtituir o óleo e eles detectaram que no circuito de refrigeração em vez de anticongelante tinha àgua e aproveitei e mandei substituir. Durante o inverno fazia quente, só quando começou o calor é que deixei de usar, e agora com o ac carregado é que fui para temperar o friu e nada.

Uma duvida. Se a valvula da temp do circuito não abrir o motor sobreaquece, certo?
 
O flap mexe, já desmanchei o portaluvas e vejo o motor a mudar de posição quando eu alterno de frio para quente no ac.
À algum tempo atrás quando fui à Norauto susbtituir o óleo e eles detectaram que no circuito de refrigeração em vez de anticongelante tinha àgua e aproveitei e mandei substituir. Durante o inverno fazia quente, só quando começou o calor é que deixei de usar, e agora com o ac carregado é que fui para temperar o friu e nada.

Uma duvida. Se a valvula da temp do circuito não abrir o motor sobreaquece, certo?

Sim, se o termostato não abrir não circula agua no circuito e sobreaquece! Pode tambem nem disparar a ventuinha!
 
À algum tempo atrás quando fui à Norauto susbtituir o óleo e eles detectaram que no circuito de refrigeração em vez de anticongelante tinha àgua
Aqui esta a razao para a junta ter ido a vida, agua da torneira no circuito.

Durante o inverno fazia quente, só quando começou o calor é que deixei de usar, e agora com o ac carregado é que fui para temperar o friu e nada.

Vereficas-te se o circuito nao tinha fugas? O do gáz claro! Lá na Norauto?
 
Quem me carregou o ac fez um teste de vacuo antes de carregar e disse-me que estava ok.
De qq maneira já lá vai uma semana e ainda faz bastante friu...

Ainda agora tive a ver e, supostamente, a 2ª ventuinha (a do ac) deveria ligar assim que o motor atinja que temp?
É que estive com a carrinha parada sem o ac ligado, para ver se a dita disparava, e nada... a temp fica 1 mm antes dos 90º... nunca passou.
Estive com o acelerador nas 2000rpm uns tempos e ia dando umas patadas até às +-3000 rpm para ver se aquecia e disparava a vent e nada...
Nesse periodo de tempo/teste não ganhou pressão no circuito. Só depois de chegar ao trabalho é tinha o tubo superior mais rijo.
 
Cá para mim estás com o termostato sempre fechado e barra-te a agua do circuito...
Agua da torneira??? Assim não admira...
 
Back
Top