Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

Tópico em 'Q3 / Q5 / Q7' iniciado por Wolfy, 8 Mai 2009.

  1. migsan

    migsan

    Desde:
    24 Jul 2006
    Mensagens:
    5 018
    Gostos Recebidos:
    1 258
    Parabéns pelos 4 anos da máquina... o meu já os fez em Novembro do ano passado... Quanto aos km não andamos longe, estou atualmente com quase 95mil. Continuação de boas jornadas ao volante do Q5... ;)
     
    1 pessoa gostou disto.
  2. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    Para não deixar morrer isto, fica uma foto de uma sequência de números engraçada no CB.

    [​IMG]

    Entretanto não se tem passado nada de mais... continua a dar os solavancos a passar de 2ª para 1ª (umas vezes mais outras menos) e está prestes a ter de levar uns pares de sapatos novo... possivelmente vou manter-me na mesma marca e modelo de pneus que estou a gostar bastante (grande durabilidade e boa aderência).
     
    1 pessoa gostou disto.
  3. migsan

    migsan

    Desde:
    24 Jul 2006
    Mensagens:
    5 018
    Gostos Recebidos:
    1 258
    Ainda bem que a máquina se anda a portar bem... quanto a pneus que marca e modelo estás a usar? é que lá para a primavera de 2014 devo ter de investir no mesmo, se bem que a minha medida é apenas de 19'... :p
     
  4. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    Eu estou a utilizar uns Michelin Latitude Sport e estou mesmo muito contente com os pneus. Troquei de trás para a frente quando comecei a notar uma diferença considerável no rasto do pneu e neste momento estão a chegar ao limite. Até agora já fizeram mais de 60.000 km e acho que têm uma grande estabilidade tanto a baixa como a alta velocidade, pouco ruído de rolamento, agarram-se bastante bem em piso seco e não são nada maus em piso molhado, principalmente no sentido da marcha (não se portam tão bem em curvas muito apertadas com o piso molhado, mas isso também acho que se deve ao peso do carro e ao facto de serem 255).
     
  5. migsan

    migsan

    Desde:
    24 Jul 2006
    Mensagens:
    5 018
    Gostos Recebidos:
    1 258
    Olá Wolfy,

    Atualmente tenho Continental à frente que me colocaram novos aquando da compra da viatura e Pirelli Scorpion atrás que foram os 2 melhores que ficaram aquando da compra do Q5... não me parecem maus ambos os modelos, mas vou incluir essa tua sugestão numa futura compra.
    Já agora a minha medida é um pouco diferente da tua, no caso 19/55/235.
     
  6. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    Fui hoje montar os pneus novos: "Michelin Latitude Sport 255/45R20 (101W)". São os mesmos que usei antes. São uns bons pneus e os anteriores duram mais de 65.000 km (coloquei-os quando o carro tinha cerca de 47 mil km e hoje está com 114 mil).

    Não sei se irão durar tanto tempo, pois ultimamente tenho andando com vontade de andar um bocadinho mais depressa do que é normal.

    São da categoria E no consumo de combustível (mas isso também por causa da medida), B em piso molhado (podiam ser melhores...) e C no ruído (72 dB).
     
  7. migsan

    migsan

    Desde:
    24 Jul 2006
    Mensagens:
    5 018
    Gostos Recebidos:
    1 258
    Já agora e se não for indiscrição em quanto te ficaram esses 4 pneus?

    Eu no eixo traseiro tenho uns Pirelli Scorpio Verde e além de parecerem muito bons, têm boas características. Nunca equacionaste estes?
     
  8. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    Não conheço esses Pirelli que falas e nunca tive nenhuma experiência com Pirelli. Fica como sugestão para a próxima vez para experimentar.

    A brincadeira dos 4 pneus que referi, com pneus, desmontagem dos atuais, montagem dos novos, calibragem das quatro rodas e alinhamento da direção, já com IVA, num local amigo onde já vou à mais de 15 anos (Pneuvita), não chegou aos 1.300 euros. Acho que é um preço muito bom... ou não (especialmente estas medidas que tiveram de ser encomendadas diretamente à Michelin pois não fazem stock disto).

    A Pneuvita tem um serviço excelente. Para além de serem muito competentes no seu trabalho, fizeram-me uma coisa que gostei bastante: quando rebentei um pneu (história que contei aqui à umas páginas atrás), quando lá fui para encomendar o pneu (com o pneu suplente fininho e pequeno montado), fizeram questão de me emprestar um pneu que tinham para lá só para safar a situação e não ter de andar com o pneu suplente. Montaram tudo (gratuitamente) e ainda andei assim quase 1 semana, pois também tiveram de encomendar os pneus na altura.

    Foi uma decisão de confiança que agradeço e sempre me trataram muito bem e as montagem ficam excelentes. Desta última vez até fiquei com a sensação que me lavaram as jantes (não reparei que o tinham feito, mas as jantes ficaram impecáveis).
     
  9. migsan

    migsan

    Desde:
    24 Jul 2006
    Mensagens:
    5 018
    Gostos Recebidos:
    1 258
    Olá Wolfy!

    Obrigado pelo feedback. Questionei valores pois apesar de ter dito que não passaria das jantes 19', recentemente comecei a equacionar o salto para as 20', mas estou a ver que a diferença de valores é grande como calculava... vou tentar saber valores dessas medidas nas casas de pneus aqui da minha zona.
     
  10. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    9 anos depois...
    [​IMG]
    Vai fazer 9 aninhos no dia 21 de agosto e conta já 222.222 km cheios de aventuras, surpresas, momentos agradáveis e menos agradáveis! Revisão feita esta semana, pneus novos a semana passada e resultado das análises (IPO) impecável! Volto a postar quando chegar aos 333.333 km!

    Sei que as fotos iniciais de apresentação do carro parecem ter desaparecido. Assim que tiver oportunidade tento repor todas as fotos deste tópico e do Iete.
     
    BlueA4 gostou disto.
  11. BlueA4

    BlueA4

    Desde:
    3 Fev 2011
    Mensagens:
    4 041
    Gostos Recebidos:
    1 750
    E que tal o 3.0TDI? Que problemas mais chatos tivestes ?
     
  12. Wolfy

    Wolfy

    Desde:
    3 Mai 2009
    Mensagens:
    276
    Gostos Recebidos:
    18
    Se leres os vários posts para cima, consegues ter mais detalhes sobre os vários problemas que tive. Deixo aqui um resumo do que me lembro neste momento:

    - Correia do alternador (e afins) partiu duas vezes logo nos primeiros anos, deixando-me sem direção assistida (e tudo o resto). Felizmente ia sempre devagarinho e não causou nenhum acidente;
    - Braços de suspensão tiveram de ser substituídos (de um momento para o outro o carro ficou com uma grande vibração a uma determinada velocidade);
    - Caixa de velocidades foi substituída, felizmente, ainda em garantia. Foi piorando ao ponto de, ao parar num semáforo, o carro dava um solavanco tão grande a passar de 2ª para 1ª que ia abaixo;
    - Um dos slots dos cartões SD de música deixou de funcionar (troquei o MMI ainda em garantia);
    - Uma das colunas da Bang deixou de funcionar (troquei já fora da garantia mas até fiquei espantado com o preço, não achei exagerado);
    - A rede do teto de abrir enrolou-se toda e saiu dos carretos e tive de a substituir (isto sim, ao contrário do que estava à espera, foi caríssimo porque foi necessário desmontar todo o teto de abrir e o carro ficou na oficina 1 semana);
    - A tinta preto brilhante do para-choques da frente está a saltar (já tinha saltado ainda em garantia e tinha subsituído o para-choques, agora já nem me preocupo porque já vi isto em montes deles e já percebi que é um defeito que não é reconhecido pela marca - a tinta não cola bem ao plástico e começa a saltar);
    - Durante algum tempo, fazia um ruído estranho ao virar o volante. Disseram-me que teria de substituir a coluna de direção, mas deixou de fazer (ou comecei a ouvir música mais alto... não sei);
    - Atualmente anda com a luz dos gases de escape acesa. Fica acesa durante 1 semana, apaga dois dias, volta a acender e anda nisto. Na oficina dizem que é uma qualquer falha falsa intermitente.

    Azares que tive (não relacionados com mecânica):

    - Tive um furo causado por uma pedra... acho engraçado partilhar porque quando me trocaram o pneu, tinha mesmo uma pedra com uns 4 ou 5 cm dentro do pneu. Deve ter caído de uma qualquer carrinha e ficou mesmo numa posição em que me furou o pneu;
    - Levei uma festinha de um autocarro... num semáforo com duas faixas para virar à esquerda, um autocarro daqueles com fole, ao virar à esquerda deixou o reboque entrar para a minha faixa, encaixou na minha roda da direita da frente (que estava virada para virar à esquerda) e partiu-me aquilo tudo... Fiquei com uma roda virada para um lado e outra para o outro.

    E assim de repente, foi isto... Mas comprava outro igual já amanhã! O carro é brutal em termos de conforto, segurança, tudo!!! Ainda está aqui para durar mais uns bons aninhos e mais uns quantos km! Recomendo!
     
    Last edited: 10 Ago 2018
    BlueA4 gostou disto.
  13. BlueA4

    BlueA4

    Desde:
    3 Fev 2011
    Mensagens:
    4 041
    Gostos Recebidos:
    1 750
    -Correia do alternador, na minha A6 já me aconteceu, começar a desfazer-se, e até partir a poli da cambota...
    -braços de suspensão , a minha A6 deve de andar a sofrer do mesmo , tenho uma vibração muito ligeira numa determinada "praia" de velocidade
    -caixa de velocidades, tenho uma caixa manual, mas uma das bombas de embraiagem já foi trocada...
    -a nível de sistema de som e MMI nada a apontar até ver.
    -tecto de abrir, no meu caso tenho lá o painel solar para a ventilação, nada a apontar tambem até ver.
    -tinta da grelha a minha sofre do mesmo, mas é devido as pedradas que já levou na AE
    -avariou me uma vez o sensor de pressão do FAP, E hoje tive direito ao modo "Repuxo" de gasóleo (tive a mudar a correia da bomba de gasóleo e tive de tirar uma linha de gasóleo, lá.nao ficou bem encaixada, ainda deu aperto, mas com a vibração lá saltou) isto tudo com o carro em andamento, ainda a consegui trazer para casa, com isto ainda descobri que tenho um ou vários injectores a dar as últimas (ao relenti as vezes manda uns solavancos, mas coisa mínima ),fiquei com o motor alagado em gasóleo
    -ha umas 3/4 semanas rebentou-me um pneu (tinha 3/4 mil kms) da Michelin, deve ter esvaziado e o tempo de parar e não parar desfez me o pneu todo, que não senti rigorosamente nada.
    -acidentes até ver, tenho sorte nesse aspecto

    Quanto a luz dos gases, não será o típico problema das borboletas dos 3.0TDI? com esses kms é quando costumam chatear

    Eu já ando a pensar que o diabo anda metido na minha A6...é que arranjo uma coisa, aparece me logo outra.
    E como tu, este motor é uma delícia, associado ao conforto da A6 (imagino que o Q5 seja igual, mas nunca andei em nenhum) , não me apetece desfazer-me do carro , porque aqui (Suiça) já não me dão grande coisa por ela, e difícilmente arranjo um carro como este
     
    Wolfy gostou disto.

Partilhar esta página