Alfândega

A ver se alguém já passou por esta situação que me possa ajudar.

Tenho uma encomenda retida na alfândega, veio da Noruega, em me estão a pedir factura e DU.
Sendo entre particulares não tenho factura, então enviei declaração de honra do valor, agora o DU também não tenho pois este é para remessas com fim comercial.

Em situações passadas, particular - empresa, bastou enviar a factura e contribuinte, neste caso não sei como resolver.

Alguém ja teve nesta situação? Como resolveram?
 
Mas não faz parte de união Europeia.

Do pouco que pesquisei tem sido normal ultimamente pedirem o tal documento único, mas era suposto só ser necessário em remessas com fins comerciais.

No meu caso, entre particulares, supostamente não deveria ser necessário.
 
Mas não faz parte de união Europeia.

Do pouco que pesquisei tem sido normal ultimamente pedirem o tal documento único, mas era suposto só ser necessário em remessas com fins comerciais.

No meu caso, entre particulares, supostamente não deveria ser necessário.
pois acho estranho, mando vir muita coisa da Inglaterra que também não pertence a UE, e nunca ficou nada retido na alfandega..
 
Noruega é praticamente o mesmo que a China para qualquer tipo de transações lol

Já enviei coisas para a Noruega e já recebi de lá também!
Mas foi sempre a Noruega que me travou as coisas!
Na altura preenchi um requerimento deles e o assunto ficou resolvido!
Mas a pessoa a quem enviei para a Noruega teve que se deslocar à alfândega, ele disse-me que não teve que pagar nada, mas disso não tenho a certeza! Se calhar não me quis dizer quanto pagou! :D a ultima coisa que enviei foi uma garrafa de vinho do porto de 1965 :D foi um filme para passar lá na alfândega, principalmente por ser álcool!

As encomendas para cá, a alfândega de cá nunca pegou cmg! E foi desde cartas a caixas grandes!
Basicamente tiveste azar!

Vê se existe algum requerimento cá para preencheres para passares isso!
Pelo menos os noruegueses tinham os requerimentos online para preencher nesses casos!

E foi tudo entre particulares que fiz!
 
Pelo que vi, desde o inicio deste ano que pedem esse tal Documento Único, que só deveria ser aplicado em fins comerciais.


Solução que me apresentaram foi pedir a autoridade tributária uma declaração que diga que abdico da isenção de IVA (quando existe fins comerciais o iva é pago pelo consumidor final)
 
Sim, mas o livre trânsito apenas se aplica as pessoas.

Mais de 1 ano atrás recebi uma encomenda vinda da suíça, também entre particulares, em que a alfandega atribuiu o valor de 100€ ao artigo, sem me pedir qualquer documento, recebi-a em casa com o contra-reembolso do IVA relativo aos tais 100€.

- - - - - - - - - -

Já agora fica aqui a resposta dos ctt depois de tentar explicar que o envio foi feito entre particulares sem qualquer objectivo comercial


internacional@ctt.pt disse:
Exmo. Senhor

armageddon ,


Gostaríamos, desde já, agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Os documentos solicitados pelos serviços aduaneiros foram os seguintes:

4 - Fatura Comercial ou Documento comprovativo de Pagamento

Visto que não é possível ter na sua posse a fatura comercial do objeto em questão e atendendo a que seja uma oferta, informamos o seguinte:

Em qualquer das circunstâncias, deve sempre ser atribuído um valor aduaneiro à mercadoria (mesmo tratando-se de uma oferta ou remessa sem valor comercial), seja para aplicação dos direitos aduaneiros e demais imposições legalmente devidas, seja para atribuição de uma franquia.

Neste caso pode ser efetuado, quer através da apresentação de uma fatura ou documento comercial equivalente, quer pela apresentação de uma simples e informal declaração sob compromisso de honra, nomeadamente para o caso das encomendas postais.

Junto enviamos, em anexo um exemplar, da declaração sob compromisso de honra, para o devido preenchimento e reenvio do mesmo.

Em qualquer dos casos, o valor que declarar ficará sempre sujeito, à aceitação do mesmo, por parte das autoridades aduaneiras.
Sem a receção do mesmo, os objetos não poderão ser desalfandegados e findo o prazo estabelecido, serão devolvidos ao remetente.

Para mais esclarecimentos, por favor contacte:

Email: aalisboa-ep@at.gov.pt

Informamos também que está em falta o Documento Único. O formulário do DU - Documento Único, previsto no Regulamento (CEE) n.º 1900/85 do Conselho, de 8 de julho de 1985, é o formulário comunitário suporte da declaração aduaneira de importação quando se trata de remessas enviadas no âmbito comercial. Informamos que este documento é emitido pelo despachante oficial nomeado pela empresa para o efeito. Sugerimos que contacte um despachante oficial da câmara de despachantes (pesquisa google). Em alternativa pode contactar directamente a AT de modo a solicitar a isenção do documento, abdicando desse modo da isenção de IVA para a mercadoria em questão. Informamos também que nos deverá remeter posteriormente a resposta da AT de modo a dar seguimento ao processo.


Com os melhores cumprimentos,


Pedro Pita
 
Sim, mas o livre trânsito apenas se aplica as pessoas.

Mais de 1 ano atrás recebi uma encomenda vinda da suíça, também entre particulares, em que a alfandega atribuiu o valor de 100€ ao artigo, sem me pedir qualquer documento, recebi-a em casa com o contra-reembolso do IVA relativo aos tais 100€.

- - - - - - - - - -

Já agora fica aqui a resposta dos ctt depois de tentar explicar que o envio foi feito entre particulares sem qualquer objectivo comercial

e então!! como terminou este caso??
 
Ainda não terminou.

Enviei declaração sob compromisso de honra que foi submetida para análise, e estou a espera de resposta desde então(faz hoje 8 dias).


edit: afinal foi dada hoje autorização para saida da alfândega :) , falta saber quanto vou pagar.
 
Last edited:
Para concluir.

Encomenda enviada dia 7 Setembro
Chegada a Portugal dia 11 Setembro
Entrada na alfandega dia 18 Setembro
Autorização saída alfandega de 1 Outubro
Recepcionada hoje, 7 Outubro

Declarei através de declaração sobre compromisso de honra o valor de 50€
Alfandega atribuiu valor de 54.24€

No total paguei 24€, sendo que 8€ são de apresentação a alfandega, e 16€ de iva, impresso e tráfego postal.

Podia ter sido bem pior.
 
Para concluir.

Encomenda enviada dia 7 Setembro
Chegada a Portugal dia 11 Setembro
Entrada na alfandega dia 18 Setembro
Autorização saída alfandega de 1 Outubro
Recepcionada hoje, 7 Outubro

Declarei através de declaração sobre compromisso de honra o valor de 50€
Alfandega atribuiu valor de 54.24€

No total paguei 24€, sendo que 8€ são de apresentação a alfandega, e 16€ de iva, impresso e tráfego postal.

Podia ter sido bem pior.
nada mau ;)
 
Back
Top