Ajuda urgente em Audi 80 TDI

O quando comprei o meu, via-se nitidamente que ele já tinha andado com água da torneira devido a vários sinais (mas poucos felizmente) de ferrugem tanto no vaso expansor como nas tubagens que tirei quando foi para mudar o termostato. Fiz uma limpeza com o melhor produto que consegui encontrar, depois meti água destilada e andei um dia com ele. Tirei a água e voltei a repetir o processo até não sair mais lixo, nem ferrugem, nem calcário nem restos do liquido de limpeza.
Acabei por trocar o vaso expansor e a respectiva tampa, meti termostato novo, e G12 com água destilada.
Já andei cerca de 5000km até agora, e está tudo impecável.
Não há fugas, aquece o motor depressa, tambem manda calor com fartura para a sofagem, e a temperatura do motor anda sempre estável, mesmo pelo canal 49 do climatronic.
Mas eu acho que só o consegui salvar porque a ferrugem era pouca, porque se tivesse mais, cá para mim, era mais um daqueles motores condenados a dar problemas de refrigeração para o resto da vida...
 
E como quando compramos um carro não sabemos como era o antigo dono não podemos saber o que lá andou, eu pessoalmente acho que anti congelante com água é suficiente, o G12 é um bocado caro, e acho que não compensa.

Abraço :)
 
E como quando compramos um carro não sabemos como era o antigo dono não podemos saber o que lá andou, eu pessoalmente acho que anti congelante com água é suficiente, o G12 é um bocado caro, e acho que não compensa.

Abraço :)

RicardoEV, não é uma questão de não compensar, o G12 é mesmo necessário.

O G12 é diferente dos outros anti-congelantes, o grupo VAG exige G12 porque o anti congelante normal ataca certos materiais que o grupo VAG utiliza na construção dos motores.
 
RicardoEV, não é uma questão de não compensar, o G12 é mesmo necessário.

O G12 é diferente dos outros anti-congelantes, o grupo VAG exige G12 porque o anti congelante normal ataca certos materiais que o grupo VAG utiliza na construção dos motores.

Sinceramente não acredito nisso, já pensaste que isso se calhar é mais um produto deles para fazer dinheiro, eu sempre usei anti congelante, e o meu pai desde que começou na mecânica também e já lá vão mais de 30 anos de experiencia.

Não digo que seja mau, mas para carros que já têm uns bons anos não é uma coisa necessária, porque as peças do sistema de refrigeração que se estiverem a deteriorar, acredito que seja mais dos anos/kms que de não usar G12, isto claro se o dono for uma pessoa que faça as revisões em condições e não meta para lá só água da torneira.

Abraço
 
Sinceramente não acredito nisso, já pensaste que isso se calhar é mais um produto deles para fazer dinheiro, eu sempre usei anti congelante, e o meu pai desde que começou na mecânica também e já lá vão mais de 30 anos de experiencia.

Não digo que seja mau, mas para carros que já têm uns bons anos não é uma coisa necessária, porque as peças do sistema de refrigeração que se estiverem a deteriorar, acredito que seja mais dos anos/kms que de não usar G12, isto claro se o dono for uma pessoa que faça as revisões em condições e não meta para lá só água da torneira.

Abraço

Boas RicardoEV,

de facto essa hipótese já me passou pela cabeça... Mas outro dia fui ao Continente e vi que eles lá tambem vendem G12 da marca deles. E fui ver a composição que estava lá na embalagem. E de facto é diferente dos outros anti-congelantes...

Eu por via de duvidas prefiro ir usando o G12. Ok que é mais caro, mas com a pouca frequencia que é preciso mudá-lo, eu prefiro assim.

Mas cada um tem direito à sua opinião ;)

Abraço
 
Boas RicardoEV,

de facto essa hipótese já me passou pela cabeça... Mas outro dia fui ao Continente e vi que eles lá tambem vendem G12 da marca deles. E fui ver a composição que estava lá na embalagem. E de facto é diferente dos outros anti-congelantes...

Eu por via de duvidas prefiro ir usando o G12. Ok que é mais caro, mas com a pouca frequencia que é preciso mudá-lo, eu prefiro assim.

Mas cada um tem direito à sua opinião ;)

Abraço

Yah e fazes bem em continuar a usar, mal não faz :), estamos aqui para partilhar opiniões e aprender uns com os outros.

Abraço :)
 
Back
Top