[AJUDA] GALA no RNS-E ?

0xx?xxx: Tone Characteristics
0 = Linear Tone Characteristics (Chorus only)
1 = Tone Characteristics for A3 3-Door
2 = Tone Characteristics for A3 5-Door
3 = Tone Characteristics Type 1
4 = Tone Characteristics Type 2
5 = Tone Characteristics Type 3

Todas as configurações so falavam em valores, este referencia o tipo de carro....


EDIT: plainas ou seja a gala realmente é alterável com a velocidade, ela so nao afecta realmente o volume ...

Mas eu lembro-me de qdo codifiquei o meu rns-e ter metido o tipo de carro algures, haviam várias opções (a3, a4, a6,tt são as q m lembro) penso q isso já tem a ver com o equalizador, em q essas opções fazem ajustes ao som em função da acustica de cada modelo de carro onde o rns-e está instalado..

Precisamos de um pró em rns-e p nos esclarecer isto tdo :p :p
 
Ai concordo contigo.


É uma coisa que poucos ligam, mas tem de fazer sentido. Nao vejo a criarem este sistema para depois não ser usado.
E pior, nao tou a ver a VW com este sistema a funcionar bem e o nosso não.
 
O que eu posso ajudar é que tenho RNS-E de origem, perfeitamente codificado e tudo activado. Tenho o GALA no 5 mas já experimentei outros valores e se algo muda no som, eu não sinto nadinha!!!
 
Pá eu posso ser teimoso, mas ng me tira da cabeça, que se o pessoal que tem o AutopilotBose (volume alterado consoante o ruido medido pelo microfone da bose) nem sequer tem essa opção do rádio e que para os outros que podem ter a função disponível nao funcionar.

É no mínimo estranho.
 
Mas eu lembro-me de qdo codifiquei o meu rns-e ter metido o tipo de carro algures, haviam várias opções (a3, a4, a6,tt são as q m lembro) penso q isso já tem a ver com o equalizador, em q essas opções fazem ajustes ao som em função da acustica de cada modelo de carro onde o rns-e está instalado..

Precisamos de um pró em rns-e p nos esclarecer isto tdo :p :p


-> Channel 002 (GALA)
0 - Self calibration
43 - Audi A3 (8P)
45 - Audi A4 (> 2004)

E se pusermos Self-Calibration ? :eek:
 
O que eu posso ajudar é que tenho RNS-E de origem, perfeitamente codificado e tudo activado. Tenho o GALA no 5 mas já experimentei outros valores e se algo muda no som, eu não sinto nadinha!!!

X2, tb tenho o meu de fábrica no meu 8P, e como tu tambem nao noto qualquer tipo de diferença no volume conforme a velocidade!
 
O q acho é q mmo no 5, aquilo incrementa o equivalente a "5 pontos" na roda de volume do rns-e mas nós a 100km não nos apercebemos desse incremento. Aínda hei-de experimentar ir a 100 com gala5 e desligar gala a ver s o volume baixa alguma coisa..
 
No meu concert 2 carregar na tecla de sintonia fixa 2 e ligar o radio aparece os valores de gala 0 a 5dB a 40kmh 1 a 60 muda para dois e assim ate 5

Penso que não se da por nada porque. O barulho exterior aumenta e ele compensa e acabamos por não ter percepção do efeito.
 
Last edited:
Bem dps de ter feito mais uns testes e uma vez q o semoG não é o unico teimoso aqui :p :p afinal o GALA funciona.. Para testarem podem fazer o seguinte, rns-e em modo de engenharia no tal "radiotestmenu3" e aí metem o GALA em 5 (valor máximo permitido) saem para a estrada, de preferência uma estrada calma sem carros e outros barulhos, sempre com o rns-e nesse menu e podem ver q por volta dos 100km/h o "GALA change" (podem ver nas fotos q postei na pagina 2) já vai em 4, agora vão ao quadro azul do lado direito de "gala change" (onde nas fotos está seleccionado o valor 5) e carregam na roda grande do rns-e, isto vai fazer com q o gala seja desligado, s repararem, o valor em frente ao gala change q deve estar em 4 vai baixar até 0 e s tiverem ouvidos apurados vão notar o som a baixar gradualmente 4 "pontos" (vai de 4, 3, 2, 1, 0 - não é instantâneo), agora podem fazer o contrario, carregar na roda grande até aparecer o valor 5 e vão ver o gala change a passar de 0 até 4 (caso mantenham a velocidade de cerca de 100km/h) e notam q o som vai subindo gradualmente esses 4 pontos..
A minha explicação é q no dia a dia, com os sons envolventes, os sons do proprio carro e uma vez q o ajuste de som é tão suave, passa, no meu caso, imperceptivel.. Mas q está lá está :p
 
Afinal os teimosos conseguem .

Sempre a essa velocidade ?


Ena :)

Muito bem plainas, muito bem.

Eu fiz o teste a cerca de 100km/h pq a essa velocidade o valor gala já sobe até 4 e ao desligar nota-se mais a diferença do q a velocidades inferiores, presumo q aí a 140 o gala já deva estar em 5 mas já são velocidades um "bocado esquisitas" p andar a brincar com o radio :p :p
De qquer das maneiras deu p ver q funciona apesar de nunca o ter notado antes.
 
afinal sempre funciona. o facto de as B5 e os A6 4B levarem um fio GALA, é devido a ser o sistema antigo, nos mais recentes o GALA vai por Canbus.
 
Back
Top