Acham sensato comprar agora um carro com 8 anos??

Boas pessoal,

Para os que sabem tenho um A4 B5 de 1995 e ando a considerar a hipótese de trocar por uma A4 carrinha B6.

Por questões orçamentais se avante com isto, só deverá dar para uma B6 de 2002, com muita sorte de 2003. Ora a meter-me nisto estámos sempre a falar de um crédito de 3/4 anos.

Visto que já estou nos 30.. debato-me sobre o que fazer, visto que só agora minhas situação profissional está a melhorar, mas não ao ponto de poder sair de casa, pois sair para viver em dificuldades não me passa pela cabeça..

Sendo assim estou a debater-me entre trocar de carro ou deixar-me estar com o que estou.

Neste momento existem dezenas de B6 à venda no nosso pais, a preços na minha opinião exagerados tendo em conta a idade do carro (não pondo em causa a excelente qualidade claro), mas pergunto-me se não corro o risco de comprar um, e daqui a 3/4 anos o carro já com 12/13 anos, não precisar de ser substituido também.. Acho perfeitamente possivel (facé à quantidade de oferta actualmente existente) adquirir uma B6 com 7/8 anos em perfeito estado, com revisões a tempo e horas, enfim com um carro ali impec, e também acho possivel ter um carro desses em que se fizer a manutenção devida, não dar azares ou problemas crónicos por muito tempo (embora saiba que é sempre possivel ter azares).

Tenho um carro que vai para os 16 anos, pelo que certamente os problemas vão aumentar com a idade e o uso, e isso também ajuda a esta ideia de trocar... estou é sem saber se isto é sensato ou não..

Como é óbvio parte da vontade de trocar, é que adoro a B6, mas também temos que pensar no futuro, pois não sei se concordam, mas acho que é o tipo de carro que serve perfeitamente para uma familia (à parte a crónica falta de espaço para os pés atrás).

Qual a vossa opinião sobre isto?

Abraço
 
Last edited:
a unica coisa que digo...
o meu tem 14 anos... e não conto vende-lo ou trocar por um que não sei como está...

acho que continuo a preferir ir reparando o que aparecer neste, ao menos sem com o que posso contar cada vez que saio de casa...
 
Boas amigo como podes constatar aqui no forum são raros os casos dde avarias nas b6 como exemplo dou-te o caso do tdi tem a dele com kuase 300 mil e ate a data 0 problemas a minha ja conta com 180 mil km e ate a data 0 problemas e tens mais exemplos aki no forum com x km e depois vais a ver e tem o dobro e os problemas 0 por isso é uma boa opção ñ querendo influenciar mas é uma boa opção e que é um carro que aguenta muitos km
 
Boas amigo como podes constatar aqui no forum são raros os casos dde avarias nas b6 como exemplo dou-te o caso do tdi tem a dele com kuase 300 mil e ate a data 0 problemas a minha ja conta com 180 mil km e ate a data 0 problemas e tens mais exemplos aki no forum com x km e depois vais a ver e tem o dobro e os problemas 0 por isso é uma boa opção ñ querendo influenciar mas é uma boa opção e que é um carro que aguenta muitos km

espetacular tenho k arranjar uma para mim
problemas ZERO ,vou por o meu ja a venda e ainda nao o tenho
 
... tdi tem a dele com kuase 300 mil e ate a data 0 problemas ...

Zero mas mesmo zero no meu caso, alguns sustos pelo meio mas nada que não se tenha resolvido rapidamente e com pouca despesa, caso do termostato e sensor de temperatura, os braços troquei porque nunca tinha levado e ao rebaixa-la pouco tempo duraram mais, suspençao meti os coils por querer rebaixa-la, embraiagem ainda nem se queixa, consumo de oleo é completamente nulo, enfim, será que foi sorte? Não sei, o que sei é que muitos mais tinha o meu sedan e segundo sei, as avarias que tem dado, foram coisas electricas como uma fechadura e um elevador de vidro, isto nas mãos do actual dono, enquanto meu, só levou material de desgaste e muito desse material foi tambem por opção minha trocar.

Deixa lá deixar a minha posta, uma vez que ja fui possuidor dos 2 modelos em motores diferentes, acho que posso falar um pouco sobre isto com algum conhecimento de causa...

São carros que embora um tenha vindo sustituir o outro, são bastante diferentes, estectica muito mais recente tanto por dentro como por fora, qualidade de construção soberba para a altura que saiu, mais conforto, bastantes pontos a favor mesmo, não quero com isto dizer que os B5 não prestam atenção, tive um sedan e duas Avants B5 são excelentes carros e sei bem o que valem, prova disso mesmo é que andam aí carros desses de 95 tal como o teu, alguns rigorosamente bem tratados, mas ao pé duma B6, quer queiramos quer não estão um pouco ultrapassados, o que não deixa de ser normal claro.

Concordo que andem inflacionadas, especialmente as carrinhas que sempre pediram mais dinheiro que os sedans, vê-se gente pedir estupidamente 20.000€ por carrinhas destas de 2003/4 e eu pergunto, mas quem é que vai dar esse valor por uma B6, podendo comprar uma B7 pelo mesmo preço? Mesmo que seja uma B7 1.9TDi, até por menos de 20 mil já se encontram, será que o facto de ter menos uns poucos CV justifica mais comprar antes uma B6? Não me parece, e isto pra não estar a comparar com outros carros, porque se for uma pessoa que não faça questão de ser um Audi, pelo valor que normalmente pedem por uma B6, encontras de tudo, Astras, Vectras, Meganes 1.9, Passat´s, as vezes até 320D´s, tudo e mais alguma coisa, no caso das meganes as vezes até de 2006/2007 com menos km.

Agora isso na minha opinião pode ser por vários factores:

Quem as vende sabe que são excelentes carros e pensa tal como eu, e custa-lhe vender uma B6 ao preço duma Megane porque sabe que tem um carro superior, independentemente da Megane ser mais nova 3 ou 4 anos.
Muitos dos anuncios são colocados com preços experimentais, se alguem pegar melhor, senão vão-se deixando andar com os carros (acontece muito).
Outros (a maior parte deles) anunciam com preços altos pois já sabem que vão ter de regatear e baixar o preço, e quanto mais alto começarem mais hipoteses tem de a vender por um bom valor.
E depois tens sempre a imagem que a marca deixou com estes motores, toda a gente sabe que são extremamente fiaveis, economicos, e agradaveis de conduzir, aliados á estectica dos carros e á segurança/conforto, tudo isso ajuda para que quem vende peça mais um pouco do que valem, como para quem vende, que sabe que está a pagar bem mas fica bem servido com um bom carro/carrinha.

Quanto ao que existe no mercado, existem muitas sim a preços altos, muito altos, mas bem procurado fazes excelentes negocios, a ultima vez que estive em Leiria isto calhou em conversa e quando algumas pessoas souberam o que a minha custou ficaram de boca aberta, porque vês carrinhas do ano da minha, com os mesmos km e as vezes em pior estado de pintura ou interiores por 14 mil, ás vezes até mais, por esses valores andei eu muito tempo a ver BMW´s 320D´s 150cv muito melhor equipadas por dentro que a maior parte destas e não deixa de ser uma carrinha equivalente.

Por isso um conselho que te dou que foi o que eu fiz, não ligues assim tanto aos preços que ves anunciados, a primeira coisa a fazer é selecionares 4 ou 5 que te interessem, contactas todos eles e perguntas até onde é que o preço é negociavel, a partir daí vês logo quais é que interessam ires ver os carros ou não, imagina que o carro ta anunciado a 14 mil €, no primeiro mail perguntas á pessoa "olhe, sem eu ir ver o carro pra já, esse valor é negociavel até onde?" se ele te responder que não baixa, tu pra já só deves ir ver os carros depois de todos os contactados te responderem e veres qual é que faz melhores condições, se alguns te tirarem logo 500€ de repente, quando fores pessoalmente ver o carro, arranjas mais um defeito ou outro que possas facilmente identificar de forma a "obrigar" o vendedor a baixar mais ainda, o caso do meu sedan por exemplo ele sabia perfeitamente o que estava a vender e no estado exterior e interior que o carro estava, tinha-o anunciado a 13.000€, esteve á venda meses e meses, no primeiro contacto baixou logo para os 12.500€, e devo ter sido das poucas pessoas a ir ver o carro e depois de o verem o unico que ainda se mostrou disponivel a negociaçoes devo ter sido eu, digo isto porque só vi o carro uma vez, apontei os defeitos que tinha a apontar e disse-lhe até quanto estava disposto e achava justo pagar por aquele carro, acabou por ser ele a contactar-me quase 2 semanas depois porque deve ter caído na realidade e viu que se não fosse a mim, não vendia aquele carro a mais ninguem, e veio pelo preço que eu fiz.

Aliás, nem vás muito longe, lembraste daquela preta que andaste a namorar á uns tempos que me pediste opinião? Cheguei-te a dizer que passados uns dias um amigo meu me pediu pra ir ver uma A4 com ele e qual o meu espanto quando la cheguei e vi que era a mesma, tambem estava anunciada a 13 mil certo?
Uns riscos minimos na pintura, interiores todos descascados, a embraiagem patinava que era um disparate, 2 ou 3 braços a fazer barulho, distribuição pra fazer dali a meia duzia de km, e depois de ele ter caído na asneira de dar a entender que precisava vender a carrinha rápido, acabou por vir a menos de 11.500€.

Por ultimo que isto já vai longo, em relação á troca, depende um bocado tambem da tua vontade de trocar, se é uma coisa que queres e gostas muito, eu acho que deves ir em frente, é mais um "pequeno sonho" que realizas, embora tenhas de fazer um esforço ficas com um carro mais actual, e no teu caso, livras-te duma bruxa com rodas.:p
 
Last edited:
Boas amigo como podes constatar aqui no forum são raros os casos dde avarias nas b6 como exemplo dou-te o caso do tdi tem a dele com kuase 300 mil e ate a data 0 problemas a minha ja conta com 180 mil km e ate a data 0 problemas e tens mais exemplos aki no forum com x km e depois vais a ver e tem o dobro e os problemas 0 por isso é uma boa opção ñ querendo influenciar mas é uma boa opção e que é um carro que aguenta muitos km

isso é mentira... onde é que a B6 do tdi tem 300K km?


e isso de não ter problemas é um mentira completa....

duvido que não tenhas ou venhas a ter problemas de braços, de apoios de motor, de polies do alternador e de mais uma ou duas coisas que podia dizer... agora se são problemas graves? Não! mas que têm problemas todos têm...
 
a unica coisa que digo...
o meu tem 14 anos... e não conto vende-lo ou trocar por um que não sei como está...

acho que continuo a preferir ir reparando o que aparecer neste, ao menos sem com o que posso contar cada vez que saio de casa...

x2,a minha b5 já conta com 13 anos e também não me passa pela cabeça despacha-la,ao menos sei como ela se encontra,comprar um usado é correr um risco demasiado elevado nesta altura do campeonato porque nunca se sabe o estado em que se encontra. Eu sou daqueles que gastar por gastar que seja na prata da casa. Cump
 
agora e k vou mandar o meu por uma ravina

Não é caso pra tanto, mas se o fizeres ao menos mete o Cutkiller la dentro.:p

isso é mentira... onde é que a B6 do tdi tem 300K km?


e isso de não ter problemas é um mentira completa....

duvido que não tenhas ou venhas a ter problemas de braços, de apoios de motor, de polies do alternador e de mais uma ou duas coisas que podia dizer... agora se são problemas graves? Não! mas que têm problemas todos têm...

Não, tem 272 mil, faltam muitos sabes...:p

Os problemas a que te referes não são problemas amigo, o problema dos braços são os sinoblocos de borracha certo, borracha que eu saiba e na minha opinião é material de desgaste seja naquilo que for, ou tu quando tens de trocar de pneus é um problema?

Apoios de motor não posso falar, nos meus e até hoje em carros destes de clientes meus nunca tive de substituir nenhum por isso não sei, mas tal como já disse, é borracha com oleo lá dentro, normal que não dure uma vida, e se vais por aí, enquanto estes apoios fazem 300 mil, num carro supostamente mais fraco fazem 120 ou 150 mil...é metade!

Polies do alternador nestas carrinhas, em 90% dos casos é por estupidez de quem as tem, cumpram as instruçoes do fabricante que isso já não acontece, já te expliquei porque é que a tua deu o berro não já?

Enquanto não meterem na cabeça que mudar a distribuição a estes carros não é só a propria correia e 1 ou 2 tensores, vai continuar a haver polies a estragarem-se.
 
Aqui em casa tenho uma B6 há 5 anos.

Em 5 anos, apenas duas situações que me ocorrieram, onde um foi a bomba de água queixar-se aos 177 mil km... ou seja, a 3 mil kms de ser trocada.

O segundo problema, o maior, foi recentemente, e possivelmente devido as alterações que a carrinha tem. Foi um injector que se avariou, e uma junta da cabeça que cedeu (com 180 Km's de escáfia nas noites lisboetas (VDG e A1's), porque a minha B6 anda poucas vezes dentro dos limites ;) ).

Resultado final? Acho mais que justificado o valor que a comprei, os valores que tenho gasto e nunca me desapontou. Se não alterares nada, ainda menos situações tens passiveis de acontecerem.

PS: A carrinha foi comprada com 96K no mostrador, levou uma repro com 105K, e tem agora 278K... E não troco... Se algum dia comprar outro carro, este fica cá em casa.
 
a unica coisa que digo...
o meu tem 14 anos... e não conto vende-lo ou trocar por um que não sei como está...

acho que continuo a preferir ir reparando o que aparecer neste, ao menos sem com o que posso contar cada vez que saio de casa...

x2,a minha b5 já conta com 13 anos e também não me passa pela cabeça despacha-la,ao menos sei como ela se encontra,comprar um usado é correr um risco demasiado elevado nesta altura do campeonato porque nunca se sabe o estado em que se encontra. Eu sou daqueles que gastar por gastar que seja na prata da casa. Cump

Compreendo e respeito a vossa opinião, no entanto cada qual tem a sua maneira de pensar e não concordo convosco, por essa lógica não se evoluia em nada, muita gente troca uma casa de 20 anos por uma de 10 em vez de fazerem obras na que teem por exemplo.

Mas é por isso mesmo, e por perceber essa maneira de pensar que quando vou comprar um carro, estabeleço um limite, e nesse limite tem de caber o valor do carro, e o valor de 1 ou 2 intervençoes que queira fazer logo de inicio para andar descansado e saber que não me vou chatear tão cedo, foi o meu caso, aquele sedan, eu tinha um valor maximo pa dar, se ele me baixasse o preço a pontos de eu conseguir meter imediatamente uma distribuiçao completa e os braços todos pelo menos comprava-o, senão desistia do negocio.
 
A minha B6 é de 2003 e eu já a tenho desde 2006. Os únicos problemas que teve foi o elevador do vidro do condutor que avariou (cabo partiu) e 1 amortecedor do porta bagagens perdeu o gás. O resto foi só as manutenções normais e Mods.
 
Back
Top