A4 b5 em isolamento - amortecedor

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Sardz, 31 Mar 2020.

1. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    Não dá espaço... a unica pancada que dei foi na minha propria cabeça a pensar no estado da coisa...

carlo5 gostou disto.
  2. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    E já agora obrigado a todos pelas dicas...

Grande abraço

3. carlo5

carlo5

9 Abr 2015
    Gostos Recebidos:
    599
    Mas tens acesso?

4. carlo5

carlo5

9 Abr 2015
    Gostos Recebidos:
    599
    Ou já conseguiste retirar?

5. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    Nem dá para ver o parafuso. Ele fica embutido na flange, por baixo do alternador e em cima da bomba da direcção assitida. O espaço atras esta ocupado pelo filtro gasoleo...Só tirando a flange fora... e isso implica desmontar alternador e bomba da direção assistida.
    Só a tiro agora se não der mesmo para montar a bomba de água... depois reparo quando passar esta pandemia.

Abraço

6. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 803
    Tu terias de tirar a viscosa com o ventilador completo, mas como tiraste o ventilador sem a viscosa, ja tens espaco para trabalhar, acho eu mas só vendo, assim decor nao tou a ver.
    Ja vi que tens as trancas necessarias isso é optimo! Agora ja tens tudo a ponto, eu sugiro que facas uma marca tambem no carreto em baixo na cambota, tens um ponto tambem no volante do motor, mas se tiveres uma referencia no carreto da cambota é melhor para trabalhar para nao teres de ir sempre la atras confirmar.
    Agora alivias o tensor, e tiras a correia, as blindagens e a bomba de agua.
    Com uma lixa fina limpas muito bem a superficie onde vai assentar a bomba de agua.
    Depois verificas se o carreto da arvore de cames nao tem nenhuma folga radial ou axial. Verifica se nao ha fugas pelos retentores.
    De seguida alivias um pouco o carreto da arvore de cames, o suficiente para ele rodar livre (o carreto fica livre mas a arvore de cames ta bloqueada nao te preocupes)
    Instalas a bomba, apertas os parafusos em circulo, um bocado cada um de cada vez, ate obteres o binario de aperto correcto.
    Colocas o tensor novo, aliviado.
    Colocas a correia e atencao, deves comecar pelo carreto da cambota, para a tua direita, passa pela polie de desvio, bomba injectora, o rolete em cima e pelo carreto da arvore de cames, este lado direito da distribuicao tem de ficar esticado, estando a correia ja a passar pelo carreto da arvore de cames, passas para o lado esquerdo, o carreto vai rodar para a tua esquerda um pouco, é normal, e aí vens com a correia para baixo para o tensor.
    Estando a correia instalada, verifica se o lado direito continua esticado, do lado esquerdo vais esticar regulando o tensor para o sitio correcto. Estando o tensor no ponto de tensao correcto, apertas-lo.
    Agora verificas se a correia esta nos sitios certos bem esticada.
    Apertas o parafuso do carreto da arvore de cames, nao des ja o binario todo, aperta apenas o suficiente.
    Roda o motor 4 vezes.
    Verifica se ta tudo a ponto, confirma atras no volante do motor.
    Aperta de vez com o binario correcto o parafuso do carreto da arvore de cames.
    Roda mais 4 vezes.
    Se tudo bater certo ao rodae, se nao bater ou bloquear, ta bem instalada a correia.
    Ao rodares o motor podes sentir alguma resistencia numa dada altura mas é normal, pois é a pressao de compressao dentro dos cilindros.Se tivesses uma vela ou um injector fora nao sentirias isso percebes?
    Depois de rodares o motor ve se a correia nao se desviou para dentro ou para fora. Se tiveres duvidas roda mais vezes, 10, 20 vezes o que for preciso.
    Estando tudo ok, reza um pai nosso e liga o motor.
    Pegou? Trabalhou bem?
    Desliga e monta o resto.
    No fim, montas a correia de acessorios, com as tubagens ligadas, mete anticongelante, purga o circuito, deixas a ventoinha disparar e confirma se a bomba de agua ficou bem estanque.

Last edited: 1 Abr 2020
    audia32002, Sardz e Sergio Fininho gostam disto.
  7. Sergio Fininho

Sergio Fininho

11 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    1 448
    É o melhor que tenho nunca falhou em nenhum carro,e mais è melhor que o universal..lol.. Isto quando nao se tem gato vai o cao..

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk

Sardz gostou disto.
  8. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    Obrigado, mais uma vez, pelas preciosas dicas @Black Drako .
    Vou estuda-las e usa-las com rigor.

Só um pequeno pormenor, tive a ver no manual e a polia que esta entre o carreto da cambota e a polia da bomba injectora é do "intermideate shaft". Par que serve isso? A bomba de aqua esta pro baixo á esquerda da viscosa e e girada pela auxiliar...

Outra questão, posso por o carro a trabalhar sem agua um bocado, tipo 1 minuto, que não estraga nada?

So mais uma questão, se nao trabalhar podes-me emprestar o descapotável;)?

Grande abraço

Black Drako gostou disto.
  9. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 803
    Ei desculpa.. A tua bomba de agua é exterior.. Essa polie que falas é uma polie de desvio, nada mais.
    Vou corrigir o que disse em cima.

Sardz gostou disto.
  10. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    Bom dia

estou aqui com umas dúvidas e peço a vossa ajuda.
    posso por o motor a trabalhar sem líquido refrigerante e com aquele tubo grande em baixo desligado?
    E sem a tampa das válvulas posta?
    No kit que comprei veio um parafuso de aperto do carreto da cambota. O que lá está parece bem, vale a pena trocar ou fica assim?

obrigado

11. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 803
    como é obvio tens de meter a tampa de valvulas ao sitio, tirar as trancas e so depois por a trabalhar. Pode trabalhar 2, 3 minutos sem anticongelante. Mais que isso nao.
    Se nao tiraste o parafuso podes deixar esse ai.

Sardz gostou disto.
  12. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    Obrigado amigo!

13. perkes

perkes

11 Out 2012
    Gostos Recebidos:
    789
    Uma dica, nunca vinques a correia de distribuição... Pode partir as fibras e fica muito frágil....

Sardz gostou disto.
  14. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    402
    F0BEC6E7-B1E0-485C-9378-FE60878F2A50.jpeg Boa tarde

mudança de planos... não dá para mudar o tensor da auxiliar com a viscosa no sítio... e o tensor que lá está e do século passado... depois refleti e disse fds... já que aqui estou vou arrancar isto fora... depois de muita luta a falange já desmontada e amanhã sai o parafuso... na desmontagem verifiquei que as mangueira flexíveis que montam na falange estão todas podres... acho que quando voltar a apertadas vai dar mrd...
    Esta mangueira é fácil de arranjar ou é especial de corrida? ... e que estando fora a falange é fácil de as trocar e mal por mal ficava um trabalho bem feito. As mangueiras fazem uma curva a 90 e são relativamente pequenas. Engatam nesses engates que se veem no topo da foto em anexo.
    Ajudem aqui o rapaz a saber o que dizer para pedir estás mangueira.
    Eu sou da zona de Aveiro. Se souberem um sítio que venda melhor ainda...

obrigado e grande abraço

Marco TDI gostou disto.
  15. carlo5

carlo5

9 Abr 2015
    Gostos Recebidos:
    599
    es da zona de aveiro, mais concretamente onde

Partilhar esta página