A4 b5 em isolamento - amortecedor

Viva caríssimo

o condensador que lá estava não era este... era desses que falas mas de 6,8uF.... medi-os e a capacitancia estava completamente fora... fui a loja de electrónica mais porreira aqui da zona e os únicos não polarizados de 6,8uF eram estes. Questionei o funcionário relativamente a utilização destes para proteção dos tweeters e ele disse-me que faziam bem as vezes. E avancei... vai sempre a tempo de trocar. Achas imperativo trocar ou pode rolar assim?

Abraco
Acho que esses não vão funcionar com ligação em série (nunca vi). O condensador não é para protecção do tweeter (para isso usam-se resistências bobinadas), é para fazer corte de frequência (deixa passar agudos e não os graves). Esses de poliéster usam-se mas em paralelo conjunto com bobine, integrados em crossovers mais complexos. Mas ensaia que mal não faz.
 
Acho que esses não vão funcionar com ligação em série (nunca vi). O condensador não é para protecção do tweeter (para isso usam-se resistências bobinadas), é para fazer corte de frequência (deixa passar agudos e não os graves). Esses de poliéster usam-se mas em paralelo conjunto com bobine, integrados em crossovers mais complexos. Mas ensaia que mal não faz.
A proteção que estava a dizer era essa... o corte de frequências baixas que podem danificar prematuramente o tweeter. O funcionamento do condensador de filme há de ser similar a um condensador da mesma capacitancia electrolitico... vou testar, e e como dizes mal não deve fazer.

abraco
 
Nos AC eu sempre que abro uma tubagem, algum componente, se sair um oring esse oring nao entra mais, leva novo..

e faz todo o sentido... eu também sou da opinião que os elementos de vedação são para ser usados uma vez.... tirar do sítio da direito a substituição imediata. Não segui essa regra da última vez que mexi no circuito de refrigeração e tive direito a ter que tirar o g12 todo outra vez por causa de um oring do radiador... e pelo preço não vale a pena o risco! E o chamado cabeçada dada, lição aprendida...
O que estava a dizer é como vou mudar todas as peças do circuito do ac e as novas trazem orings novos já não os vou ter que comprar em separado:).​

abraco
 
Viva camaradas

hoje acabei de montar os meus woofers e tenho-vos a dizer que cumpriram o meu objectivo.

A nível de montagem foi tudo tranquilo apesar de naquela zona, como é típico do meu carro, ficar tudo muito a tangente. quando alguém precisar de mudar as suas deve verificar o espaço disponível entre a falange de aperto da coluna e a grelha que está na chapeleira. Algo muito alto não vai caber.Tive só que fazer uma pequena limagem no adaptador para a coluna acentar convenientemente.

No amplificador oem tive que substituir os fios de saída para a coluna mais perto do amplificador porque o diâmetro do íman da coluna nova era muito maior que o da coluna oem. Na coluna oem o amplificador era montado directamente na parte de trás da coluna, mas como na nova o diâmetro do íman era maior, o amplificador não pode ficar no mesmo sítio e teve que ser fixado ao lado da nova, o que obrigou a ter maior comprimento dos fios . A fixação deve ser bem pensada se se quiser utilizar as fichas/ cabelagem originais. Eu na parte de cabelagem mantive tudo o que era original. A ficha que vem do rádio para o amplificador continua a ser a ligação do amplificador.

Na coluna que fica mais longe do amplificador, retirei o conector que estava instalado na coluna oem e estanhei-o na nova coluna garantindo assim que toda a cabelagem/ fichas eram mantidas e usadas.

Para já não liguei tweeters atrás porque quero testar durante um tempo só os woofers. No entanto já deixei a cabelagem para tweeters alinhavada...

O resultado ...
Neste momento sentado no lugar do condutor sinto o som mais cheio e os graves mais intensos e sem distorção e era isto que procurava. A sensação de som “seco” desapareceu. Estou completamente satisfeito com o som no carro. No meu lugar não me faz falta médios e agudos, provavelmente atrás deve sentir-se, mas eu não me sento lá. Vou deixar ao critério e apreciação da minha filha que ela é a dona daquele espaço. Eu perferia não meter porque tenho que os montar num sítio que não existe na forma original do carro e vou ter que criar o sítio. Mas quem vai decidir vai ser ela. Se ela quiser vai rolar e vai ficar bem.

Só quero acrescentar, que como o amigo @zefern referiu que cada um tem os seus ouvidos e os seus gostos e a opinião que estou a dar é a apreciação dos meus ouvidos e os meus ouvidos agora estão felizes.

podia ser melhor? Podia... mas tinha que gastar muito mais do que gastei!
A relação do que recebi versus aquilo que gastei e claramente positiva.

mais uma vez não tenho palavras para agradecer a vossa ajuda, orientação e atenção que sem ela o resultado desta obra seria bastante pior, mais demorado e provavelmente mais dispendioso!

um grande bem haja para vocês.

abraco
 
Ainda bem que o resultado foi satisfatorio! Os teus ouvidos e da tua filha sao o que interessam! Na teoria podemos sempre imaginar ou supor isto ou aquilo mas na prática as coisas muitas vezes são diferentes! Nao interessa o preço das colunas, ficaram bem, gostas é o que importa!
 
Ainda bem que o resultado foi satisfatorio! Os teus ouvidos e da tua filha sao o que interessam! Na teoria podemos sempre imaginar ou supor isto ou aquilo mas na prática as coisas muitas vezes são diferentes! Nao interessa o preço das colunas, ficaram bem, gostas é o que importa!
Verdade camarada... não quer dizer que as coisas fiquem por aqui quando estiver mais desafogado, mas para agora estou muito bem servido!
Venha o próximo projecto... o ar condicionado... já não posso mais andar no carro a tostar !

Abraco
 
Viva amigos

Estou na parte da compra do gáz r134A para o velhinho e estou aqui um pouco baralhado...
Queria meter gáz com marcador de fugas e isso é tranquilo mas isso arranja-se bem.

Agora relativamente ao gáz tenho visto na net que se pode usar um substituto orgânico do r134A que é mais amigo do ambiente.


Eu até sou solidário com as questões verdes, mas desde que o uso do produto verde não seja prejudicial para o sistema e que não seja muito menos eficiente.
Alguém tem experiencia sobre este assunto que possa dar uma dica ao rapaz?
Obrigado

Abraço
 
Do que vejo, quanto mais recente o tipo de gaz, menos eficácia no frio. É o contra. Positivo é serem cada vez mais amigos do ambiente. Acho que as pessoas esqueceram dos ac antigos com 25 e 30 anos. Podiam não ser automáticos ou digitais, notava-se mais as quebras de potência dos motores (menos cv), mas davam um frio verdadeiramente poderoso.
 
Do que vejo, quanto mais recente o tipo de gaz, menos eficácia no frio. É o contra. Positivo é serem cada vez mais amigos do ambiente. Acho que as pessoas esqueceram dos ac antigos com 25 e 30 anos. Podiam não ser automáticos ou digitais, notava-se mais as quebras de potência dos motores (menos cv), mas davam um frio verdadeiramente poderoso.
Viva
Estou inclinado para desta vez fazer a carga com a primeira opção. É o recomendado pelo manual e tento sempre seguir o que lá diz.
No entanto, provavelmente na altura em que foi escrito não existiriam estas opções verdes, dai pedir a vossa opinião.
Obrigado pelo teu comentario e ajuda.
Abraço
 
É verdade sim senhor
Os gases quanto mais modernos pior para o desempenho da máquina e só melhora para o ambiente
Monto ar condicionados á anos ainda se trabalhava com R22 passou para R410a e agora para R 32
Só digo o R22 que já é proibido era de longe o melhor
Nos carros é igual sempre que puder levar R134a é melhor
 
É verdade sim senhor
Os gases quanto mais modernos pior para o desempenho da máquina e só melhora para o ambiente
Monto ar condicionados á anos ainda se trabalhava com R22 passou para R410a e agora para R 32
Só digo o R22 que já é proibido era de longe o melhor
Nos carros é igual sempre que puder levar R134a é melhor
Então és grande cota como eu, lol
 
É verdade sim senhor
Os gases quanto mais modernos pior para o desempenho da máquina e só melhora para o ambiente
Monto ar condicionados á anos ainda se trabalhava com R22 passou para R410a e agora para R 32
Só digo o R22 que já é proibido era de longe o melhor
Nos carros é igual sempre que puder levar R134a é melhor
Viva camarada
Obrigado pelo teu comentário.
Acho que as opiniões vão ser unânimes.
Eu nunca trabalhei com ar condicionado, mas há sempre uma primeira vez para tudo;).
Conto com a tua ajuda nesta nova experiência.

abraco
 
Viva camarada
Obrigado pelo teu comentário.
Acho que as opiniões vão ser unânimes.
Eu nunca trabalhei com ar condicionado, mas há sempre uma primeira vez para tudo;).
Conto com a tua ajuda nesta nova experiência.

abraco
Estamos aqui para isso
Depois se precisares saber quantas gramas leva e a que pressão trabalho digo
Um abraço [emoji12]
 
Só não e
Viva camarada
Obrigado pelo teu comentário.
Acho que as opiniões vão ser unânimes.
Eu nunca trabalhei com ar condicionado, mas há sempre uma primeira vez para tudo;).
Conto com a tua ajuda nesta nova experiência.

abraco
Só nao entendi como vais carregar o sistema.
Espero que não tenhas andado a ver vídeos do YouTube a meterem gaz
Geralmente é para repor o que esta em falta, apenas, e precisas de um kit de manometros.
Mas bem feito e para não ter problema a longo prazo, tens de meter a maquina de ac, fazer vácuo, verificar fugas e só depois meter o gaz , e na gramagem certa. Poe-te a fazer a balda , que ate choras...
 
Back
Top