A4 Avant (B5) motor AFN Fumaçada Branca Video:)

a minha quando ia a descer muito em autoestrada a temperatura vinha para 65 70 graus e ai fazia esse fumo,agora anda sempre nos 90 graus e ja nao faz
tem logica pke como a temperatura baixa muito a bomba injecta mais gasoleo penso eu,o motor nao anda a temperatura certa mas tambem pode ter sido pura coincidencia mas ke deixou de fazer deixou
para mim tem a ver com a injecao,mas deixa vir os experts
 
Last edited:
a minha quando ia a descer muito em autoestrada a temperatura vinha para 65 70 graus e ai fazia esse fumo,agora anda sempre nos 90 graus e ja nao faz
tem logica pke como a temperatura baixa muito a bomba injecta mais gasoleo penso eu,o motor nao anda a temperatura certa mas tambem pode ter sido pura coincidencia mas ke deixou de fazer deixou
para mim tem a ver com a injecao,mas deixa vir os experts

Bem, eu posso tentar dar uma possível explicação para o teu caso.

Não sei se ouviram dizer, mas a taxa de compressão do motor deve ser medida com ele a quente. Então porquê?
Porque o pistão ao aquecer, dilata um bocadinho e é aí que o motor trabalha com a sua taxa de compressão "máxima".
Chamo-lhe máxima porque se forem medir a taxa de compressão a frio, o pistão está com o diametro um bocadinho mais pequeno, e fica com uma pequenininha folga que não consegue ser 100% compensada pelos segmentos, e como tal, vai registar uma taxa de compressão mais baixa.
nuno cinfaes, como dizes que tens repro, imagino que já tenhas dado umas esfregas valentes no teu motor :lol: e como ele não foi projectado para suportar o desgaste extra que a repro lhe dá, podes já ter umas folguinhas no motor, que enquanto ele está quente 90º, a dilatação do pistão lá vai compensando as folguinhas, mas assim que a temperatura baixava, o pistão "encolhia" deixando passar óleo.
Quem diz folga, diz uma pequena racha no pistão. Já vi o pistão de um 1.9TDI com repro que ficou rachado ao meio.

Mas isto é só uma hipótese baseada em teoria, o teu caso até pode ser outra coisa que neste momento não me vem à cabeça...
Mas se queres por a minha teoria à prova, faz um teste compressão ao motor :p
 
tens razao no ke dizes,agora eu digo-te ke a minha carrinha faz viagens de portugal para a suica e vice versa,conta com 330 000 kilometros,faco a muda de oleo em portugal com oleo 5w40,faco a viagem para a suica ando o verao todo e vou para portugal outra vez e gasta-me nao chega a um litro de oleo
o motor pega bem,puxa muito bem e nao noto nada de barulhos estranhos
mas um dia vou fazer um teste de compressao como dizes
abraco
 
tens razao no ke dizes,agora eu digo-te ke a minha carrinha faz viagens de portugal para a suica e vice versa,conta com 330 000 kilometros,faco a muda de oleo em portugal com oleo 5w40,faco a viagem para a suica ando o verao todo e vou para portugal outra vez e gasta-me nao chega a um litro de oleo
o motor pega bem,puxa muito bem e nao noto nada de barulhos estranhos
mas um dia vou fazer um teste de compressao como dizes
abraco

Bem, pelo que dizes, tens aí um motor saudável. Toda esta hipótese que pus, se calhar não se aplica ao teu caso.
Ontem estava eu a "brincar" com o timing de injecção do AFN da minha mãe, e houve uma altura que a bomba ficou tão atrasada que o motor não pegava, mas sempre que dava à chave ele fazia um fumo curioso, relativamente denso, inodor e com tons de cinzento.
É uma situação nova para mim. Eu quando estava na faculdade, "especializei-me" mais no processo de queima de gasolina, de maneiras que ainda tenho algo mais a aprender sobre a queima do gasóleo.

Seja como for, é sempre bom a gente fazer um teste de compressão para excluir a hipótese de queima de óleo.
E tambem recomendo ver o timing da bomba injectora com o vag-com.

E já agora nuno cinfaes, os meus parabens, parece-me que tens aí um bom carro bem estimado (atendendo ao facto que usas um óleo 5W-40 e ainda assim ele gasta-te pouco) ;)
 
obrigado amigo trevas
nos tamos sempre a aprender,eu ta,bem acho ke se a bomba injectora nao tiver no ponto pode haver este fumo eskesito e com um cheiro estranho mas so vendo
abraco
 
Back
Top