a4 130 cv!!!!!! ajuda...

Porra que obrigaste me a ir buscar cenas de 2005... :eek:

Vamos entao por partes , 1o a parte fisica... gasoleo mais frio vais ter mais potencia.
Isto num caso de teres por exemplo 2 carros , num tens radiador de gasoleo capaz de fazer o motor circular a um maximo de 40graus REAIS e noutro esta stock onde facilmente atingue 70graus.
O modelo cm 40graus de gasoleo pre compressao no injector vai conseguir comprimir maior quantidade de gasoleo que o outro... nao tendo a ver cm as formulas que antes aprensentaste pois o cetano é sempre o mesmo e nunca disse o contrario , so disse que vais conseguir comprimir mais gasoleo.

Agora vamos a parte eletronica , sem duvida estava a confundir o facto de arrefecer... ja n sei pq mas n interessa.
Uma resistencia de 150ohms era o que se usava e dava uma leitura de 150graus de gasoleo o que iria fazer a centralina (e aqui esta a parte importante e a parte que estas errado) injectar mais gasoleo para compensar o facto de que esta mto quente e menos denso... a ECU compensa isso para manter a potencia de origem.
Os mapas de duraçao de injecçao compensam abrindo mais tempo o injector e se em X tempo a Y pressao injectas Z se aumentas o X aumentas o gasoleo que é injectado.

Resumindo , sim a box AUMENTA a temperatura do gasoleo mas o gasoleo mais quente DIMINUI a potencia do carro.

Pa proxima deixem me ter razao pa n "perder" tempo a procura disto LOL
Estou na brinca , peço desculpa pela confusao mas tendo em conta ao tempo que isto ja se passou ja estava a confundir tudo visto que a ultima vez que pensei nisto foi qd montei o IC de gasoleo na minha para diminuir EGTs e aumentar a quantidade de gasoleo injectada.

Cumps
 
O que posso dizer é que a falar que nos entendemos e às vezes nos perdemos.
Facto é que com uma simples resistencia de 160 ohm colocada neste sensor irás ter uma variação máxima de potência obtida foi de 9,5 cv e de binário 25 N m o que é mt se pensarmos que uma resistencia custa menos de 1 euro.

também foi testado em estrada e nota-se principalmente em recuperações entre as 1800 e as 2500 mas os graficos dizem tudo.
 
brunauto disse:
O que posso dizer é que a falar que nos entendemos e às vezes nos perdemos.
Facto é que com uma simples resistencia de 160 ohm colocada neste sensor irás ter uma variação máxima de potência obtida foi de 9,5 cv e de binário 25 N m o que é mt se pensarmos que uma resistencia custa menos de 1 euro.

também foi testado em estrada e nota-se principalmente em recuperações entre as 1800 e as 2500 mas os graficos dizem tudo.

Claro , e praticamente tudo o que sei de carros foi sempre nesta base ate pq o meu estudo n é nesta area.

O resultado que falas é obvio pelo facto que falei anteriormente , o tempo de abetura do injector ( e ja que posso falar nisso) é de cerca de 11 graus o que injecta na ordem dos 50mg gasoleo por rotaçao... cm esta resistencia vais aumentar a relaçao de graus de duraçao para as mg o que ficas no fim cm algo tipo 11,5graus para 50mg e o carro vai continuar a pedir 50mg mas o mapa de offset da duraçao vai mudar a relaçao e consequentemente aumentar a potencia.

Em modelos mais recentes ate muda o inicio de injecçao mas é mais facil bater num limitador que nos 130.

Depois desta conversa toda so podemos chegar a conclusao que ja se falou antes que bata num limitador... mas ha algo estranho.

O carro liga a luz da resistencia no quadrante? Normalmente quando a box esta mal feita liga essa luz pelo valor entrar fora da escala por completo.

Cumps
 
eu não sou craque em reprogramações simplesmente tinhamos um trabalho a efectuar e eu por coincidência tinha gasto dinheiro numa box destas, cerca de 45 euros e pensei o que vai sair daqui. Surpresa que saiu só uma resistencia. Visto que tinhamos de fazer um trabalho os meus colegas craques em repro, executaram uma em cada carro e testaram eu simplesmente foi lá com a resistencia e deu isto que vocês viram. Certo é que dá mais qualquer coisa mas tambem gasta e engana o computador de bordo com a media mais baixa que o normal.
 
boomtriker disse:
boas....

entao eo que achas daquelas box com uma resistencia para ligar a maf, ja fizes-te tambem alguma experiencia com isso?????

Isso nao da em nada... uma maf boa vai dar o mesmo resultado cm resistencia ou sem.
Os valores da centralina tem limites baixos para os da MAF pelo que por mais que aumentes o valor n vai aumentar a potencia.
Isso sera valido para MAFs avariadas mas tens problemas mto mais complexos de resolver que a resistencia do gasoleo.
Se fazes isso basicamente ficas sem maf por isso mal pises a qq RPM vai fazer fumo... sempre!

Cumps
 
brunauto disse:
"temperatura negativa"
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vê-se mesmo que não percebes muito disto :lol: :lol: :lol: :lol:

A temperatura é do gasóleo e caso não saibas com uma box colocada neste sensor irá dar informação à centralina que o combustível estará a uma temperatura mais elevada, logo menos viscoso ou seja mais fluido forçando a injectar mais.

Com que então, a box/resistência (chama-lhe o que quiseres) simula o aumento de temperatura! :?:

Estamos sempre a aprender! :lol:
 
brunauto disse:
Certo é que dá mais qualquer coisa mas tambem gasta e engana o computador de bordo com a media mais baixa que o normal.

Então não estamos a falar de boxes iguais às que vi e testei, também apenas com uma resistência no seu interior.

Nunca as medi, e como não sou craque, não as conheço a olho.

Nos casos em que descia as médias era porque se carregava menos no acelerador, mas o carro gastava sempre mais.

EDIT: Mas o consumo instanteno, a fundo, aumentava bastante, de uma média de 30l para 45l (valores de CB).
 
foi nesta situação que eu não estava a perceber, segundo o "art" o tempo de injecção irá aumentar logo o computador de bordo deveria dar maior consumo, mas tal não se verificava por que em percursos iguais com o mesmo estilo de condução o CB acusava menos 1litro por cada cerca de 100km com a resistencia. Notei é que no carro testado o nivel de vibração aumentou e isso normalmente acontece quando um injector está descalibrado face aos outros, a combustão nesse cilindro é mais forte do que nos outros, fazendo com que as forças e os momentos que se tentam anular fiquem desiguais provocando assim maior vibração.
 
brunauto disse:
foi nesta situação que eu não estava a perceber, segundo o "art" o tempo de injecção irá aumentar logo o computador de bordo deveria dar maior consumo, mas tal não se verificava por que em percursos iguais com o mesmo estilo de condução o CB acusava menos 1litro por cada cerca de 100km com a resistencia. Notei é que no carro testado o nivel de vibração aumentou e isso normalmente acontece quando um injector está descalibrado fase aos outros e a combustão nesse cilindro é mais forte do que nos outros.

O CB acusa menos 1 a 1.5l em média em estilos de condução normal, porque não pressionas tanto o acelerador para manter o mesmo ritmo, mas o carro vai a fumar mais e como consequência a gastar mais também (a tal diferença de 1 a 1.5l aos 100km).

Normalmente a injecção fica "rija"/ com excesso de gasóleo, especialmente incrementado ás 3 pancadas.
 
BrunoD disse:
O CB acusa menos 1 a 1.5l em média em estilos de condução normal, porque não pressionas tanto o acelerador para manter o mesmo ritmo, mas o carro vai a fumar mais e como consequência a gastar mais também (a tal diferença de 1 a 1.5l aos 100km).


"O CB acusa menos 1 a 1.5l em média em estilos de condução normal, porque não pressionas tanto o acelerador para manter o mesmo ritmo" Concordo mas

"mas o carro vai a fumar mais e como consequência a gastar mais também (a tal diferença de 1 a 1.5l aos 100km)."

isso é algo contraditório, se não carregas no acelerador ele não pode gastar mais.
 
O "picar" esta escrito no teu pdf... tens la a razao!
Se aumentas a duraçao de injecçao e mantens o seu inicio vais ter gasoleo que é injectado mto perto do PMS provocando esse barulho que te parece algo descalibrado.

A razao do CB mostrar menos é a junçao de tudo que ja se falou.

Se tens por exemplo o gasoleo a cerca de 100graus a sua densidade é melhor k a 50 logo a ECU compensa para conseguira a mesma potencia aumentado a duraçao... ora se é menos denso vai conseguir injectar menos e por isso o CB compensa e da a media correcta para se tivesses mesmo o gasoleo a 150graus..
A 150 graus ele ia demorar mais tempo a injectar para comensar as perdas de densidade... para conseguir na realidade injectar as mesmas 50mg que a 50graus.

Cumps
 
Art disse:
O "picar" esta escrito no teu pdf... tens la a razao!
Se aumentas a duraçao de injecçao e mantens o seu inicio vais ter gasoleo que é injectado mto perto do PMS provocando esse barulho que te parece algo descalibrado.

A razao do CB mostrar menos é a junçao de tudo que ja se falou.

Se tens por exemplo o gasoleo a cerca de 100graus a sua densidade é melhor k a 50 logo a ECU compensa para conseguira a mesma potencia aumentado a duraçao... ora se é menos denso vai conseguir injectar menos e por isso o CB compensa e da a media correcta para se tivesses mesmo o gasoleo a 150graus..
A 150 graus ele ia demorar mais tempo a injectar para comensar as perdas de densidade... para conseguir na realidade injectar as mesmas 50mg que a 50graus.

Cumps

Eu não estou a falar no tipo "knock" mas sim os 2 injectores que o carro teve que levar devido a não estar a injectar a mesma pressao em cada cilindro. Sem a resistencia ele tinha um funcionamento quase normal mas com a resistencia as vibrações notavam-se mais devido à injecçao ser maior nesse 2 injectores. Se fosse tipo "knock" irias ouvir um barulho mas a vibração não iria aparecer tanto. Mas concordo com a tua teoria mas fica a duvida e o custo de ter que mudar os injectores
 
Back
Top