2.0TDI CR Instável, soluços.

A tua maf tem valores demasiado baixos. Contudo até que consistente. Mas nao terás fuga pelos vedantes?
 
Last edited:
Eu verificava também o sensor de temperatura. Pois se estiverem a ser enviados errados à centralina, pode levar a injeção desapropriada de combustível.
 
Algumas, mas nada de conclusivo ainda.

-O problema aparece sempre que o motor está frio, com um fio de acelerador entre as 1200/1400rpm…ou seja uma condução mais pestelona.

-Quando aparece, se mantiver um estilo de condução em que o problema se “mantenha” o carro fica com um relenti instável e a mancar.
Se desligar a MAF ou desligar o carro e voltar a ligar, o carro fica “normal”.

-Se fizer uma condução normal nada acontece.

-Verifiquei as velas, todas elas estão boas e com valores de resistência normais, a volta de 0.8 Ohms.

-Torna se complicado fazer leitura de dados em tempo real enquanto o problema surge, porque só aparece a frio e com uma condução soft. Em carga não se nota nada mesmo.

Quanto aos valores da MAF estarem baixos, referes te no geral?
As referência que vejo falam em valores à volta de 1000 as 3000Rpm, o que bate +/- certo.
Os vedantes estão bons em princípio, nao vai há muito que borrifei a zona onde estão os vedantes com spray de limpeza de travões para limpar umas gotas de óleo que lá tinham caído, o motor estava a trabalhar e não alterou o comportamento, se houvesse uma entrada de ar o motor alterava logo o seu funcionamento.

Tal como referi, o carro mexe se muito bem, não noto qualquer perda de potência.

Em breve vou mandar vir uns copos para medir o retorno dos injectores para entender se poderá ser algum injector que está com fuga interna.

No fim de semana vou tentar fazer um log a MAF, sensores da régua de injeção e sensores de temperatura ver se consigo ver alguma coisa que saia do normal naquelas condições específicas
 
Hoje voltei a andar de volta do carro. Estes últimos dias não tem falhado ou muito pouco.

Na volta que fiz hoje, a certa altura senti ligeiras falhas, por volta das 1200/1400rpm como já acontecia.
Nos gráficos não consigo identificar o sítio onde ocorreram as falhas (Devia ter cronometrado para ter forma de saber )
Mas a certa altura veem se quebras no valor pedido pela ECU enquanto o valor lido mantém se minimamente estável.
Tenho de começar a monitorizar a posição do pedal de acelerador para poder comparar também.

To be continued…
 
Mais um update...

Voltou a acontecer estes dias.
Ao mesmo tempo fiz uma pesquisas pela net fora...e existem diversos casos reportados.
Alguns falam em "feitio" e não defeito (Alguns ficou resolvido com um simples update de software na marca, e isto era antes do Dieselgate) , outros reportam injectores cansados, outros EGR's com defeito ou até mesmo um FAP entupido.
E em regra geral o problema surge alguns km antes de iniciar a regeneração...

1-Injetores com defeito, não descarto, estou a espera do material para medir as quantidades do retorno, ver se algum está com fuga. Os valores no VCDS estão dentro do normal.
2-EGR com defeito...não a descarto tambem, tenho de analisar. No entanto a admissão está bem limpa...não sei é como está a EGR em si.
3-FAP entupido...não acredito, o mesmo foi limpo há coisa de 90 mil km e os valores do sensor de pressão diferencial estão optimos, para alem que o carro não faz percurso urbano.

Ontem depois de uma viagem de 100km, fui verificar quando tinha sido feita a ultima regeneração e indicava 70km e 3.5L de gasoleo consumidos, sinal que tinha feito a regeneração durante a viagem (Até me dei conta que a certa altura vi algum fumo branco na traseira do carro).

Portanto...acredito que tenha algum problema com a EGR ou algum injetor cansado
Entretanto mudei o filtro de gasoleo, o copo estava limpo sem agua ou impurezas...no entanto e não sei bem como ja não mudava o filtro há 70 mil km...quando normalmente o mudo com 30/40 mil.

 
teste de fuga no retorno dos injectores.
Estão ambos com quantidades idênticas, duvido muito que tenha 3 com exatamente a mesma fuga (A probabilidade 0 não existe…)
Existe uma ligeira diferença com o 1° injector, penso que não seja uma diferença relevante.

Ao mesmo tempo, reparei é que a válvula anti retorno que está no retorno dos injectores está morta, assim que se mete o motor trabalhar começa a sair gasóleo pelos tubos de retorno, o que não é normal (salvo erro)


a4410279-9e49-44cc-a8ba-539eb1352dd5.jpeg
 
Back
Top