A viscosidade de óleo deve ser escolhida em função da temperatura a que o óleo vai trabalhar.
É vital que o óleo tenha a sua viscosidade sempre entre um certo intervalo.
A imagem abaixo ajuda a compreender melhor.

A contrário do que muita gente pensa, o facto de se escolher 10W ou 5W, isso não vai afectar a viscosidade do óleo só a frio, afecta ao longo de todo o intervalo de temperaturas.

Por exemplo, um 10W-40 e um 5W-40, só tem exactamente a mesma viscosidade quando se encontram ambos a 100ºC.

graph_3_viscosity_multigrade.jpg


viscosityvstemperature400.gif
 
Trevas se não estou em erro no gráfico de cima apenas comparam o 5w40 com o SAE40 e SAE5W, que se não estou em erro estes dois últimos são óleos mono-graduados, enquanto o 5w40 é um óleo multi-graduado.

Então e a máquina como se está a portar? No outro dia dei uma voltinha num A6 de 2014, epa aquilo é que tu ias gostar :p
 
Trevas se não estou em erro no gráfico de cima apenas comparam o 5w40 com o SAE40 e SAE5W, que se não estou em erro estes dois últimos são óleos mono-graduados, enquanto o 5w40 é um óleo multi-graduado.

Então e a máquina como se está a portar? No outro dia dei uma voltinha num A6 de 2014, epa aquilo é que tu ias gostar :p

Sim, esses são mono-graduados. Eu queria ter encontrado um gráfico que tivesse lá por exemplo o 10W-40 e o 5W-40, daria para perceber melhor a ideia, mas não consegui encontrar.

Então e que motor tinha esse A6?

Acabei este fim de semana a suspensão traseira. Que alivio.... Só quero agora trocar os tubos dos travões de trás, que levaram um esticãozinho quando soltei o eixo.
Assim que os trocar, dou como concluído todo o trabalho que pretendia fazer no trem de rodagem (acho esta expressão meio abrasileirada mas não estou a ver como dizer em português).

Já agora partilho com o pessoal aqui todo do tópico e o meu projecto de reparação que decidi levar a cabo.
Dividi-o em 4 fases.

1ª fase - eixo da frente, amortecedores e respectivos batentes, foles, etc. Todos os braços de suspensão, tirantes e casquilhos da barra estabilizadora, tirantes e braços de direcção e respectiva caixa de direcção (que teve uma fuga e estava a mandar o óleo todo fora), e os tubos dos travões. E os rolamentos (um deles já andava a fazer barulho)
Concluído

2ª fase - eixo traseiro, amortecedores e respectivos batentes, foles, etc. Casquilhos do eixo. Tubos de travão.
Quase concluído (faltam os tubos de travão)

3ª fase - trocar o retentor do tensor da corrente (esta a perder montes de óleo por lá) e já agora que estou com a mão na massa, troco também o tensor e corrente)

4ª fase - trocar o carter (também está a perder óleo tanto à volta como no dreno para tirar o óleo, obra de sapateiros...) e por sugestão do RicardoEV (estupor que só me faz gastar €€ :p ) trocar também a bomba de óleo já que ela tem historial de dar problemas e já que vou estar de caras com ela...

Já agora aproveito para referir que pouco antes de dar inicio a este projecto, meti Brembo Max às 4 rodas. E mais uma vez, já que estava com a mão na massa, troquei os rolamentos traseiros.
 
Sim, esses são mono-graduados. Eu queria ter encontrado um gráfico que tivesse lá por exemplo o 10W-40 e o 5W-40, daria para perceber melhor a ideia, mas não consegui encontrar.

Então e que motor tinha esse A6?

Acabei este fim de semana a suspensão traseira. Que alivio.... Só quero agora trocar os tubos dos travões de trás, que levaram um esticãozinho quando soltei o eixo.
Assim que os trocar, dou como concluído todo o trabalho que pretendia fazer no trem de rodagem (acho esta expressão meio abrasileirada mas não estou a ver como dizer em português).

Já agora partilho com o pessoal aqui todo do tópico e o meu projecto de reparação que decidi levar a cabo.
Dividi-o em 4 fases.

1ª fase - eixo da frente, amortecedores e respectivos batentes, foles, etc. Todos os braços de suspensão, tirantes e casquilhos da barra estabilizadora, tirantes e braços de direcção e respectiva caixa de direcção (que teve uma fuga e estava a mandar o óleo todo fora), e os tubos dos travões. E os rolamentos (um deles já andava a fazer barulho)
Concluído

2ª fase - eixo traseiro, amortecedores e respectivos batentes, foles, etc. Casquilhos do eixo. Tubos de travão.
Quase concluído (faltam os tubos de travão)

3ª fase - trocar o retentor do tensor da corrente (esta a perder montes de óleo por lá) e já agora que estou com a mão na massa, troco também o tensor e corrente)

4ª fase - trocar o carter (também está a perder óleo tanto à volta como no dreno para tirar o óleo, obra de sapateiros...) e por sugestão do RicardoEV (estupor que só me faz gastar €€ :p ) trocar também a bomba de óleo já que ela tem historial de dar problemas e já que vou estar de caras com ela...

Já agora aproveito para referir que pouco antes de dar inicio a este projecto, meti Brembo Max às 4 rodas. E mais uma vez, já que estava com a mão na massa, troquei os rolamentos traseiros.
bolas.. isso vai ficar melhor que novo :)
na 3ª fase, a que retentor te estas a referir?
onde compraste os Brembo Max, e que pastilhas usaste?
 
Last edited:
bolas.. isso vai ficar melhor que novo :)
na 3ª fase, a que retentor te estas a referir?
onde compraste os Brembo Max, e que pastilhas usaste?

Yap :)

Por causa da despesa que estas reparações todas iam dar, eu e a minha esposa pensámos em vender o 1.8T para comprar um carro mais recente e mais bem conservado, mas para comprar um Audi mais recente íamos ter de gastar ainda mais dinheiro, e teria de ser uma carrinha, porque vai-nos fazer falta, tendo em conta que vem aí um novo membro para a família :)
E ficando este todo reparado, já teríamos uma carrinha para fazer mais 200000km, que pelo menos sabemos como está. E além disso, nós adoramos este 1.8T :)

O retentor é este:

198_217.jpg


Que fica aqui:

IMG_0283.jpg
 
Yap :)

Por causa da despesa que estas reparações todas iam dar, eu e a minha esposa pensámos em vender o 1.8T para comprar um carro mais recente e mais bem conservado, mas para comprar um Audi mais recente íamos ter de gastar ainda mais dinheiro, e teria de ser uma carrinha, porque vai-nos fazer falta, tendo em conta que vem aí um novo membro para a família :)
E ficando este todo reparado, já teríamos uma carrinha para fazer mais 200000km, que pelo menos sabemos como está. E além disso, nós adoramos este 1.8T :)

O retentor é este:

http://techtonicstuning.com/main/images/198_217.jpg

Que fica aqui:

http://i6.photobucket.com/albums/y250/brontoe/Jetta cam tensioner gasket/IMG_0283.jpg
e fazes muito bem em poupar esse 1.8T :)
ou seja a fuga de óleo que tens, devido ao retentor, é visível onde? já ouves o tensor a fazer barulho anormal?
as peças compras tu, e és tu a montar como de habitual?
e muitas felicidades, pelo novo membro que vem a caminho :)
 
e fazes muito bem em poupar esse 1.8T :)
ou seja a fuga de óleo que tens, devido ao retentor, é visível onde? já ouves o tensor a fazer barulho anormal?
as peças compras tu, e és tu a montar como de habitual?
e muitas felicidades, pelo novo membro que vem a caminho :)

Muito obrigado :)

A fuga nota-se bem naquele heat shield que está por cima do colector de escape, acumula-se ali óleo que acaba por escorrer para cima do catalisador e depois fica a cheirar a óleo a queimado. E embora não dê para ver bem, estou desconfiado que também escorre pela parte de "trás" do motor aonde fica aquela falange que vocês estavam a falar.
Não, ainda não ouço o tensor a fazer barulho, mas já que tenho de tratar dessa fuga, aproveito e troco logo aquilo.
E sim, eu tenho comprado as peças e faço eu o trabalho todo, seguindo sempre o manual de serviço à risca e apertando todos os parafusos com o binário de aperto recomendado pelo fabricante :)
Se levasse o carro a algum lado, duvido que alguém se desse ao trabalho de fazer as coisas assim.
 
Muitos parabéns trevas. Acho que escolheste a melhor opção, ficar com o 1.8t, com menos dinheiro ficas com um carro novo, e pelo menos sabes o que tens.
 
Muitos parabéns trevas. Acho que escolheste a melhor opção, ficar com o 1.8t, com menos dinheiro ficas com um carro novo, e pelo menos sabes o que tens.

Muito obrigado :)

Sim, foi exactamente por isso que decidimos ficar com ele.
E além disso, acho que todos neste tópico concordamos que quem tem um 1.8T dificilmente arranja coragem para se desfazer dele :)

Estava agora a colar o forro do tejadilho. Aquela porcaria descolou-se toda há uns 2 anos atrás, e quem fosse no banco de trás, ia com o forro em cima da cabeça.
Não ficou perfeito, mas pelo menos ficou colado no sitio novamente.
 
Muito obrigado :)

Sim, foi exactamente por isso que decidimos ficar com ele.
E além disso, acho que todos neste tópico concordamos que quem tem um 1.8T dificilmente arranja coragem para se desfazer dele :)

Estava agora a colar o forro do tejadilho. Aquela porcaria descolou-se toda há uns 2 anos atrás, e quem fosse no banco de trás, ia com o forro em cima da cabeça.
Não ficou perfeito, mas pelo menos ficou colado no sitio novamente.
Podes crer, se alguma vez troca-se de carro tinha que ser por um 2.0tfsi e por a gpl, porque para andar de cavalo para burro prefiro estar quieto com o meu, que gosto bastante, fizes-te boa escolha nos discos também tenho Brembo max com pastilhas Brembo. Recomendo também ao pessoal ver os tubos de travão pois os meus já tinha fissuras dos anos, tive que troca-los há pouco tempo.
 
Podes crer, se alguma vez troca-se de carro tinha que ser por um 2.0tfsi e por a gpl, porque para andar de cavalo para burro prefiro estar quieto com o meu, que gosto bastante, fizes-te boa escolha nos discos também tenho Brembo max com pastilhas Brembo. Recomendo também ao pessoal ver os tubos de travão pois os meus já tinha fissuras dos anos, tive que troca-los há pouco tempo.

2.0TFSI? Então aí é que passavas de cavalo para burro :p ...a beber óleo como ele bebe (defeito nos segmentos)
 
Então em que ficamos? :D

Podem me chamar maluco, mas um coisa é certa o meu carro desde que limpei alguns tubos de água aquando da troca da falange,principalmente os mais finos o carro ficou a andar muito melhor a GPL. Chego mesmo a dizer que nunca andou tão bem desde que instalei o GPL. O turbo parece que responde melhor.A gasolina não porque não experimentei. A diferença que sentia de gasolina para GPL , já não sinto tanto.
 
Last edited:
Então em que ficamos? :D

Podem me chamar maluco, mas um coisa é certa o meu carro desde que limpei alguns tubos de água principalmente os mais finos o carro ficou a andar muito melhor a GPL. Chego mesmo a dizer que nunca andou tão bem desde que instalei o GPL. O turbo parece que responde melhor.
com os sistemas actuais as perdas sao nulas e xm injeccao liquida ate ganhas. pa n falar q n tens depositos de carbono
 
Back
Top