1.8T
"The Topic"
"The Topic"
Este motor é um verdadeiro ícone da Audi devido às suas características únicas para um motor a gasolina.
É dotado de 5 válvulas por cilindro, turbo compressor com intercooler, câmara de combustão hemisférica e bobines de ignição individuais para cada cilindro.
Era de facto um motor muito avançado para a época, e mesmo nos dias de hoje ainda é muito apreciado por conseguir combinar um binário muito respeitável para um motor a gasolina, estamos a falar de 210 Nm disponíveis praticamente ao longo de todo o regime de rotação, atingindo os 150cv por volta das 5800rpm.
É verdade que o motor não faz muita rotação tendo em conta que se trata de um motor a gasolina, mas associado à sua caixa de velocidades com relações bastantes longas, temos uma longevidade impressionante deste motor associado a consumos relativamente baixos em autoestrada, tendo em conta que estamos a falar de um motor a gasolina sobrealimentado.
Os 150cv não te chegam? Queres saber quantos cv consegues tirar deste monstro sobrealimentado?
Consulta o link que se segue e surpreende-te
*** 034 Motorsport - Audi A4 B5/B6 1.8 20V Turbo KITS - 200whp to 550+whp ***
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Aqui fica um link para veres as diferenças entre as várias versões do 1.8T
http://forums.vwvortex.com/showthread.php?2666114#post29935912
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Tens um 1.8T debaixo do capot? Junta-te a nós!
Se tens alguma modificação em mente que pretendes fazer, apresenta-a aqui à malta.
Tens algum problema no teu 1.8T? O pessoal ajuda-te.
(Para melhor podermos ajudar, liga primeiro o vag-com e reporta aqui os erros que lá tens. Se não tens vag-com, arranja um Podes sempre falar com o nosso moderador "neljoe" se quiseres um cabo. Tens um cabo mas está "queimado"? Fala comigo)
Tens um motor a gasolina que não seja o 1.8T? És bem vindo na mesma
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Trevas
1º Post original, como tudo começou:
Boas pessoal!
Sou novo aqui no forum mas já estou com 1 pequeno problema. Comprei há pouco tempo um A4 1.8T com 1 problema que a meu ver era fácil de resolver. A temperatura do liquido de refrigeração andava entre os 70 e 80º e não passava disso. Vi logo que só podia ser o termostato!
Então o quê que eu fiz? Comprei um liquido de limpeza de circuitos de refrigeração, (dava pa ver que aquilo já tinha um bocadinho de calcário e ferrugem por andarem a meter só agua da torneira!) andei um bocado com aquilo e esvaziei o circuito. Fartei-me de enxaguar o circuito com água destilada e finalmente enchi o circuito com G12 e água destilada, e claro um termostato novo comprado na Audi. Mal arranquei parecia estar tudo bem, o ponteiro da temperatura rapidamente chegou aos 90º. Mas passado um bocado, o computador de bordo começou a chiar por falta de liquido no circuito. Parei, abri o capot e qual não foi o meu espanto, ele estava-me a deitar o liquido fora pela tampa do vaso expansor! Tentei sangrar o circuito 1 milhão de vezes, aquilo melhorava mas pouco, deixava de fazer em andamento e só fazia quando eu parava o carro, ouvi-se o liquido a burbulhar na zona do motor enquanto mandava o liquido fora. Às tantas, depois de eliminar a hipótese de estar mal sangrado, pus-me a pensar na óptica de mecânica de fluidos (o curso de engenharia mecânica tem de servir para alguma coisa ) e concluí que devia ser da tampa do vaso expansor que não estava a manter o circuito sob pressão, e como tal provocava a evaporação do líquido junto ao motor, e o liquído ao evaporar, expandia-se e empurrava o resto para fora do circuito. Resolvi trocar o vaso expansor (que estava um bocado sujo de ferrugem) e a tampa. E o carro ficou 1 maravilha! Fiquei encantado da vida
Mas outra coisa aconteceu. No fim de semana passado, o stand da Audi de Paço de Arcos estava a oferecer um check up gratuido e decidi lá levar o carro pa ver se tinha algum problema visível por baixo. Erros eu sei que ele não tem pois sou um utilizador experiente do Vag-Com. Quando trouxe de lá o carro (coincidencia ou não), o motor começou a demorar muito mais tempo a aquecer. Para terem um ideia, quando o ponteiro desencostava dos 60º, não demorava nem um minuto até atingir os 90º! E agora demora MUITO mais tempo a aquecer, mas aparentemente, quando chega aos 90º, já não desce daí.
Eu tenho várias opiniões, e gostava de saber qual delas vocês acham mais provável (ou podem acrescentar uma):
-Termostato ligeiramente aberto;
-Termostato mal montado (aquilo é difícil de montar, está sempre a cair)
-Desde que comprei a carrinha, só lhe tenho posto gasolina Gforce, e então passou-me pela cabeça que ele podia estar com os injectores um bocado entupidos, e como tal a mistura estava pobre e fazia-o aquecer muito depressa, e agora que está com os injectores limpos, o tempo que demora a aquecer é o normal. Acho que importa realçar que ultimamente parece-me que os consumos melhoraram ligeiramente (7,5l/100 misto), quanto ao andamento ainda não reparei porque não costumo puxar pelo motor.
Digam a vossa justiça. E já agora, diga que tem este motor, se o normal é ele aquecer muito depressa (menos de 5 minutos já está nos 90º) ou se demora consideravelmente mais. Desculpem o texto extenso mas achei melhor contar a história ao pormenor para que se possa fazer um diagnóstico mais preciso. Obrigado pela ajuda.
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