1.8T - "The Topic"

1.8T

"The Topic"

1_8_T.jpg

Este motor é um verdadeiro ícone da Audi devido às suas características únicas para um motor a gasolina.
É dotado de 5 válvulas por cilindro, turbo compressor com intercooler, câmara de combustão hemisférica e bobines de ignição individuais para cada cilindro.
Era de facto um motor muito avançado para a época, e mesmo nos dias de hoje ainda é muito apreciado por conseguir combinar um binário muito respeitável para um motor a gasolina, estamos a falar de 210 Nm disponíveis praticamente ao longo de todo o regime de rotação, atingindo os 150cv por volta das 5800rpm.
É verdade que o motor não faz muita rotação tendo em conta que se trata de um motor a gasolina, mas associado à sua caixa de velocidades com relações bastantes longas, temos uma longevidade impressionante deste motor associado a consumos relativamente baixos em autoestrada, tendo em conta que estamos a falar de um motor a gasolina sobrealimentado.


1.jpg



Os 150cv não te chegam? Queres saber quantos cv consegues tirar deste monstro sobrealimentado?
Consulta o link que se segue e surpreende-te ;)


*** 034 Motorsport - Audi A4 B5/B6 1.8 20V Turbo KITS - 200whp to 550+whp ***



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aqui fica um link para veres as diferenças entre as várias versões do 1.8T

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?2666114#post29935912



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tens um 1.8T debaixo do capot? Junta-te a nós!

Se tens alguma modificação em mente que pretendes fazer, apresenta-a aqui à malta.

Tens algum problema no teu 1.8T? O pessoal ajuda-te.
(Para melhor podermos ajudar, liga primeiro o vag-com e reporta aqui os erros que lá tens. Se não tens vag-com, arranja um :p Podes sempre falar com o nosso moderador "neljoe" se quiseres um cabo. Tens um cabo mas está "queimado"? Fala comigo)


Tens um motor a gasolina que não seja o 1.8T? És bem vindo na mesma ;)

Neste momento não somos muitos, mas somos uns para os outros.
Ajudamo-nos todos uns aos outros dentro e fora do fórum, sabemos que podemos confiar uns nos outros e acima de tudo não arranjamos intrigas. É assim que as coisas são neste tópico, e é assim que queremos que continuem a ser.


Sê bem-vindo :)

Trevas



1º Post original, como tudo começou:

Boas pessoal!

Sou novo aqui no forum mas já estou com 1 pequeno problema. Comprei há pouco tempo um A4 1.8T com 1 problema que a meu ver era fácil de resolver. A temperatura do liquido de refrigeração andava entre os 70 e 80º e não passava disso. Vi logo que só podia ser o termostato!

Então o quê que eu fiz? Comprei um liquido de limpeza de circuitos de refrigeração, (dava pa ver que aquilo já tinha um bocadinho de calcário e ferrugem por andarem a meter só agua da torneira!) andei um bocado com aquilo e esvaziei o circuito. Fartei-me de enxaguar o circuito com água destilada e finalmente enchi o circuito com G12 e água destilada, e claro um termostato novo comprado na Audi. Mal arranquei parecia estar tudo bem, o ponteiro da temperatura rapidamente chegou aos 90º. Mas passado um bocado, o computador de bordo começou a chiar por falta de liquido no circuito. Parei, abri o capot e qual não foi o meu espanto, ele estava-me a deitar o liquido fora pela tampa do vaso expansor! Tentei sangrar o circuito 1 milhão de vezes, aquilo melhorava mas pouco, deixava de fazer em andamento e só fazia quando eu parava o carro, ouvi-se o liquido a burbulhar na zona do motor enquanto mandava o liquido fora. Às tantas, depois de eliminar a hipótese de estar mal sangrado, pus-me a pensar na óptica de mecânica de fluidos (o curso de engenharia mecânica tem de servir para alguma coisa ) e concluí que devia ser da tampa do vaso expansor que não estava a manter o circuito sob pressão, e como tal provocava a evaporação do líquido junto ao motor, e o liquído ao evaporar, expandia-se e empurrava o resto para fora do circuito. Resolvi trocar o vaso expansor (que estava um bocado sujo de ferrugem) e a tampa. E o carro ficou 1 maravilha! Fiquei encantado da vida

Mas outra coisa aconteceu. No fim de semana passado, o stand da Audi de Paço de Arcos estava a oferecer um check up gratuido e decidi lá levar o carro pa ver se tinha algum problema visível por baixo. Erros eu sei que ele não tem pois sou um utilizador experiente do Vag-Com. Quando trouxe de lá o carro (coincidencia ou não), o motor começou a demorar muito mais tempo a aquecer. Para terem um ideia, quando o ponteiro desencostava dos 60º, não demorava nem um minuto até atingir os 90º! E agora demora MUITO mais tempo a aquecer, mas aparentemente, quando chega aos 90º, já não desce daí.

Eu tenho várias opiniões, e gostava de saber qual delas vocês acham mais provável (ou podem acrescentar uma):

-Termostato ligeiramente aberto;
-Termostato mal montado (aquilo é difícil de montar, está sempre a cair)
-Desde que comprei a carrinha, só lhe tenho posto gasolina Gforce, e então passou-me pela cabeça que ele podia estar com os injectores um bocado entupidos, e como tal a mistura estava pobre e fazia-o aquecer muito depressa, e agora que está com os injectores limpos, o tempo que demora a aquecer é o normal. Acho que importa realçar que ultimamente parece-me que os consumos melhoraram ligeiramente (7,5l/100 misto), quanto ao andamento ainda não reparei porque não costumo puxar pelo motor.

Digam a vossa justiça. E já agora, diga que tem este motor, se o normal é ele aquecer muito depressa (menos de 5 minutos já está nos 90º) ou se demora consideravelmente mais. Desculpem o texto extenso mas achei melhor contar a história ao pormenor para que se possa fazer um diagnóstico mais preciso. Obrigado pela ajuda.
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

o termoestato pode estar aberto depois de tanta vez isso perder o liquido que algo poderia acontecer... viste se quando o carro estava a fazer o checkup se por acaso os gajos da audi andaram lá a mexer? tenta tirar o termoestato e verifica que esta aberto.

olha o BrunoA4 e o Aga são gajos entendidos!
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Vávula da temperatura ??!!

E é normal atingir tão rapidamente a temperatura de serviço, é um carro a gasolina...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

o termoestato pode estar aberto depois de tanta vez isso perder o liquido que algo poderia acontecer... viste se quando o carro estava a fazer o checkup se por acaso os gajos da audi andaram lá a mexer? tenta tirar o termoestato e verifica que esta aberto.

olha o BrunoA4 e o Aga são gajos entendidos!

A cena é essa, é que não aptecia andar a tirar o termostato sem ter a certeza que o problema está mesmo nele... Quanto ao checkup, eu tentei prestar atenção ao que eles andavam a fazer, mas eu tinha de dividir a atenção entre o meu A4 e o da minha mãe que tambem lá estava a fazer o checkup.

Vou falar com eles. Obrigado pela sugestão :)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Vávula da temperatura ??!!

E é normal atingir tão rapidamente a temperatura de serviço, é um carro a gasolina...

Eu tambem quero acreditar que era normal o tempo que ele demorava a aquecer, mas queria que alguem que tivesse o mesmo motor me dissesse se ele é rápido ou não...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Olá eu tenho um Audi a gasolina 1.6 motor ADP de 1995 se eu ligar o carro frio de manha e seguir logo viagem ele demora para chegar aos 92, se estiver mais de 1 minuto parado com o motor a trabalhar antes de arrancar, a temperatura demora bem menos para aquecer! Eu tenho sempre a temperatura exterior a 22 graus! Isto faz com que a agua circule em todo lado :) Ja agora onde fazes-te o check up gratuito? também precisava de meter o carro na maquina, abraço ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

no meu carro a temperatura chega mais rapido aos 90ºc em andamento do que parado ;)
p.s esse avatar faz lembrar um que conheço :p
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Olá eu tenho um Audi a gasolina 1.6 motor ADP de 1995 se eu ligar o carro frio de manha e seguir logo viagem ele demora para chegar aos 92, se estiver mais de 1 minuto parado com o motor a trabalhar antes de arrancar, a temperatura demora bem menos para aquecer! Eu tenho sempre a temperatura exterior a 22 graus! Isto faz com que a agua circule em todo lado :) Ja agora onde fazes-te o check up gratuito? também precisava de meter o carro na maquina, abraço ;)

Olá,

a minha questão aqui foi a mudança de comportamento por parte do meu. É que ele sempre aqueceu super rápido e de repente começou a demorar IMENSO face ao que estava...

Quanto ao check up, foi só durante um sábado num stand aqui pós lados de Lisboa.

Mas se a tua necessidade é ligar à máquina, porque não arranjas o vag-com? Dá imenso jeito e é facil de usar.
Abraço ;)
 
Last edited by a moderator:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Mas quanto tempo ele demora a chegar aos 90º? É que o meu como estava antes, assim que o ponteiro desencostava dos 60º, levava SEGUNDOS a chegar aos 90º! O teu tambem faz isso?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Mas quanto tempo ele demora a chegar aos 90º? É que o meu como estava antes, assim que o ponteiro desencostava dos 60º, levava SEGUNDOS a chegar aos 90º! O teu tambem faz isso?
o meu em adamento basta fazer 2, 3 kilometros e xega aos 90ºc, parado é bem capaz de demorar 15 minutos atingir os 90ºc
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

sinceramente não sei meu caro..

o meu carro, tal como o vick disse, em 2~3min em andamento está á temperatura..
então agora com a temp ambiente acima dos 17~18º.. é num instante..

agora não sei..
poderás ter algum problema de residuos no circuito, fruto desse liquido de limpeza que meteste..
até esses residuos podem ter bloqueado o termostato de alguma forma..

acho que o melhor é abrir e ver.. e sangrar o circuito novamente..



em relação a ele pedir-te anti-congelante depois de teres sangrado o circuito, é normal...
absolutamente tipico..


verifica também se não tens fugas, em especial no "Y" atrás do bloco, que divide o anti-congelante do motor para a sofagem..


boa sorte com isso meu caro!
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

sinceramente não sei meu caro..

o meu carro, tal como o vick disse, em 2~3min em andamento está á temperatura..
então agora com a temp ambiente acima dos 17~18º.. é num instante..

agora não sei..
poderás ter algum problema de residuos no circuito, fruto desse liquido de limpeza que meteste..
até esses residuos podem ter bloqueado o termostato de alguma forma..

acho que o melhor é abrir e ver.. e sangrar o circuito novamente..



em relação a ele pedir-te anti-congelante depois de teres sangrado o circuito, é normal...
absolutamente tipico..


verifica também se não tens fugas, em especial no "Y" atrás do bloco, que divide o anti-congelante do motor para a sofagem..


boa sorte com isso meu caro!

Obrigado pela sugestão :) Vou ver como está o termostato e quando tiver novidades, eu digo.

Obrigado a todos pelas sugestões :)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

boas
o meu de manha ao arrancar até o ponteiro chegar aos 90º deve demorar uns 5 - 7 minutos tudo depende da condução 80km/h mais ou menos sem apanhar semaforos. Cumpts
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Boas pessoal,

desmontei hoje o termostato e ele estava de facto 1 bocadinho aberto. Era muito pouco, mas pelos vistos foi o suficiente.

Fui ao stand da Audi saber como era da garantia, e eles disseram para lá levar o carro com o termostato montado para verificarem se era mesmo do termostato (quando fui à secção de peças, eles confirmaram o problema, por isso, espero que não ter problemas com isso) e se confirmarem que sim, montam-me um termostato novo sem encargos. Fiquei de lá levar o carro na 5ª feira. Depois conto-vos como correu...
 
Back
Top