No meu caso o barato, saiu muito caro, não quer dizer que corra sempre mal, em tantos carros que já comprei, o A4 foi o primeiro em que tive azar. Mas analisa bem a situação, comprar um carro usado é sempre uma carta fechada.
 
Aproveito este tópico para por umas questões a ver se alguem me consegue elucidar.
Ando de olho num A3 1.8T 150CV de 2000,tem xenon bancos sport e livro de revisoes e o resto o normal.Depois de ter um ibiza 6L pd130 e agora um 6k2 110cv com uns pós queria algo 5 lugares e "stock",algo que não é para andar nas corridas mas que se mexa.
Agora a minha primeira questão é o carro em questão tem 200 mil km,acham muito pouco?Eu tenho a ideia que são motores fiaveis desde que bem tratados,mas percebo é de diesel.
Eu andei a ponderar a troca por um 8l pd130 a questão é que são muito mais caros e com mais kms que este ou igual e não tem xenon normalmente embora seja algo que viva bem sem ele.
E dado que eu faço poucos kms,até a faculdade são 7km e depois umas voltas não ando muito de carro equaciono então o 1.8T mas nunca andeiem nenhum nem conduzi.
Tenho a sensação que vou achar o carro "morto" pelas opinioes que fui pesquisando secalhar até não,ultimamente tenho andado com um 1.6 da vag e só o facto de ter mais conforto e não tar preocupado com as autoridades satifaz me,mas falta genica é um motor para andar não mata o bicho nem que seja de vez em quando uma "palhaçada".
Segunda questão estes motores eu sei que dão para mexer,cá em portugal vesse pouco que eu tenha conhecimento a não ser S3 e companhia e mesmo esses são poucos.
Queria saber o que posso esperar deste motor para uma cv a volta dos 225cv,em termos de gastos orçamento para as tais mods e o que teria que alterar bem como os consumos do carro depois. E como acham que ficaria o carro em andamento?Não sou fã de fazer ponta,gosto é de uma boa resposta.
E já agora repro nestes carros onde recomendam?Eu pessoalmente gosto da Mb Power em diesel.
E já agora que preço acham justo por um carro destes nos dias que correm?É que é muito mais barato que um pd130 até tenho medo que tenha alguma marosca ou algo estragado e destes motores não entendo muito.
Já agora se o motor por alguma coisa morrer dá para meter o do s3?É facil adpatar ou tenho um grande pincel nas mãos?
Obrigado desde já,e peço desculpa pelo testamento.

Tentando responder a todas as tuas perguntas:

Se tens um Vag, tens de ter um vag-com, é muito importante para manteres o carro mas também para quando o fores comprar, para ver se tens erros, os kms reais, etc...
O 1.8T é de facto muito fiável, desde que lhe dês todos os óleos que cumpram a norma do fabricante.
O meu só tem 195000km, mas há aqui pessoal que chegou perto dos 280000km e o motor ainda respira saúde.
É um motor de origem que já anda bem, mas não esperes que ele te cole ao banco estando de origem.
Se queres 225cv, à partida terás de meter injectores, turbo, alargar o compartimento da MAF e claro, a repro.
Se "aceitares" ficar pelos 200cv +/-, à partida só a repro chega, se for bem feita.
O motor do S3 em principio encaixa aí sem problemas, mas acredito (não tenho a certeza, a minha onda é A4)que tenhas de mudar a cablagem do motor e respectiva centralina.
Quanto ao sítio para fazer a repro, eu não te sei dizer. Eu não confio em ninguém e nem estava para gastar uma fortuna com isso, então decidi fazê-la eu. É um projecto que já dura há algum tempo, mas tem avançado bem. Acredita que o 1.8T com repro fica outra coisa...
 
Muito obrigado pelas respostas.Ajudou a esclarecer algumas duvidas que tinha.
Infelizmente o carro que estava a ver foi vendido já demorou 2 dias apenas,pelo preço que pediam e o estado que aparentava não me admira. Secalhar até vem aqui para o clube,só não fui busca-lo porque era do norte e estava a pensar em ir ve lo no fds.
Agora é continuar a procura no entanto negocio como aquele duvido que vá encontrar infelizmente.
Andei a ver A4 mas prefiro o a3 por ser mais "jovem",mas vou ver o que aparece cá em portugal são carros raros praticamente.
No fim de semana o meu ibiza já vai ser entregue se correr tudo bem.
 
Se andares com paciência na procura tens A3 1.8T de > 1999 a partir de 3000 euros. Eu comprei um rarissmo 1.8T Quattro já a GPL por pouco mais.

0 1.8T está para a gasolina como o 1.9TDi está para o diesel. Motor super fiável capaz de fazer 400mil KMS sem stress. Vejo montes a chegar aos 300mil e sem gastar uma gota de óleo. Os meus nunca beberam óleo. Tenho tanto medo de comprar um 1.8T com 200mil como de comprar um 1.9 TDi com 499mil, ou seja, nenhum. E mais, quem compra carros pelos KMS está a fazer um mau juizo porque carros cm mtos mtos kms têm que os fazer em AE, quentinhos e normalmente a boa rotação, sem desgastes de suspensão e afins, enquanto um de 100mil pode te-los feitos todos a frio e estar todo lixado com buracos e passeios e a precisar de embraigem. Para não falar que aldrabar KMS é tão facil que a não ser que tenhas historico completo a probabilidade disso é 90%.

Depois tens um rev range a gasolina que te permite um condução desportiva ao contrário dos diesel com rev range muito curta. Tens uma caixa que mediante as mods no motor de deixa ir aos 265 km/h e depois com um simples remap tens 200cvs/290Nm nos de 150, 215cvs/320Nm nos de 180 e 265cvs/370Nm nos de 210/225. São motores com óptima resposta logo a partir das 1500 pq têm spool times muito curtos.

Tenta comprar um já a GPL por exemplo e andas mais barato que a diesel e sem fumaradas. E se fores hábil com a ferramenta tenta comprar um com cenas por fazer de preferencia com motor estragado e/o turbo, porque assim começas logo a por ao teu gosto. Ideal então é apanhares um 1.6 com motor estragaado (paga muito menos IUC, sim cerca 140€ todos os anos).

Depois atenção que o 1.8T tem dezenas de combinações de motor. Procura os motores mais fortes mas tem em atenção pormenores como acelerador cabo VS eletrico, modelo de contralina pode causa dos remaps, se usa MAP ou não por causa de limp mode e para quem quer mais de 300cvs facilita não ter porque não tem de ser escalado no mapa.

Muito obrigado pelas respostas.Ajudou a esclarecer algumas duvidas que tinha.
Infelizmente o carro que estava a ver foi vendido já demorou 2 dias apenas,pelo preço que pediam e o estado que aparentava não me admira. Secalhar até vem aqui para o clube,só não fui busca-lo porque era do norte e estava a pensar em ir ve lo no fds.
Agora é continuar a procura no entanto negocio como aquele duvido que vá encontrar infelizmente.
Andei a ver A4 mas prefiro o a3 por ser mais "jovem",mas vou ver o que aparece cá em portugal são carros raros praticamente.
No fim de semana o meu ibiza já vai ser entregue se correr tudo bem.
 
Last edited:
Obrigado pelo esclarecimento.
Sim em relação aos kms penso o mesmo que tu. A minha questão era mais perceber o tipo de fiabilidade que eles tinham,sendo que ha motores com problemas cronicos "graves" por exemplo o pd140,não queria algo desse genero.
Eu nem queria tantos cvs,embora a conversa seja sempre a mesma :roll: Mas acho que um carro a gasolina dentro dessa cv já me chegava,livrava-me dos fumos e tinha conforto e era Turbo que eu pessoalmente gosto de carros sobrealimentados.
Em relação ao gás também estudei essa hipotesse,mas depois de fazer contas neste momento nem me justificava porque eu ando pouco de carro,um dia mais tarde se a vida mudar é sempre a solução em vez de vender o carro.
Continuo com pena de não ter apanhado aquele carro,ou era um grande negocio ou uma grande marosca mas parecia estar tudo em ordem.
O homem vendia por 2650€ o carro,duvido que apanhe outro assim mas agora é procurar vamos lá ver.
 
Boas pessoal!

Esta a chegar a hora de trocar o oleo ao s3, ele tem 228000 km consumiu 1,5 lt em 10000 km acho que não me devo preocupar com este consumo né? O oleo que uso atualmente é da marca ad, mas estava a pensar meter liqui moly e experimentar tambem o cera tec... acham que tem algum inconviniente olhando aos km? obrigado
 
1.5 litros de óleo não é assim tanto, ainda por cima um S3, que deve ter levado um tratamento....

Enquanto ele consumir óleo é porque vai lubrificando, sinceramente eu não me preocupava.

Esses aditivos não fazem milagres, se o motor estiver marcado não à nada a fazer, se as revisões forem feitas a tempo e horas e com óleo de qualidade não à necessidade, aditivos já os óleos modernos têm com fartura.
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Cerca de metade desse óleo acrescentei ainda quando tinha o antigo turbo todo rachado..provavelmente a consumir mais óleo derivado ao seu estado. Ando com o carro todos os dias e não ando propriamente devagar... O meu mecânico disse para não me preocupar olhando ao carro que é normal que tenha consumo de óleo. O cera tec é um aditivo anti fricção,não é um tapa fugas...

- - - - - - - - - -

1,5L ainda é alguma coisa.. usas 5w40 ou 10w40?

10w40
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Cerca de metade desse óleo acrescentei ainda quando tinha o antigo turbo todo rachado..provavelmente a consumir mais óleo derivado ao seu estado. Ando com o carro todos os dias e não ando propriamente devagar... O meu mecânico disse para não me preocupar olhando ao carro que é normal que tenha consumo de óleo. O cera tec é um aditivo anti fricção,não é um tapa fugas...

- - - - - - - - - -



10w40
com esse óleo, o consumo devia ser mais reduzido, mas agora com turbo novo, e troca de óleo, vê como se comporta o nível..
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Quando mudei de BP para Móbil no AGU notei um consumo excessivo nos primeiros KMS (meio litro) mas depois disso nem uma gota.

No AJQ vou acabar as xadozadas e depois leva Motul 300V.

Qualquer 5W40 Super sintético te vai servir nesse motor, ou 10W40 se ele anda a consumir demais.

Se ele te gasta e não te incomodar vai-lhe chegando mais. O meu cunhado tinha uma Sharan TDi que mamava tanto que ele ele nem lhe mudava o óleo porque no entratanto já tinha mamado o da última muda e ela andou assim centenas de milhar

Cerca de metade desse óleo acrescentei ainda quando tinha o antigo turbo todo rachado..provavelmente a consumir mais óleo derivado ao seu estado. Ando com o carro todos os dias e não ando propriamente devagar... O meu mecânico disse para não me preocupar olhando ao carro que é normal que tenha consumo de óleo. O cera tec é um aditivo anti fricção,não é um tapa fugas...

- - - - - - - - - -



10w40
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Quando mudei de BP para Móbil no AGU notei um consumo excessivo nos primeiros KMS (meio litro) mas depois disso nem uma gota.

No AJQ vou acabar as xadozadas e depois leva Motul 300V.

Qualquer 5W40 Super sintético te vai servir nesse motor, ou 10W40 se ele anda a consumir demais.

Se ele te gasta e não te incomodar vai-lhe chegando mais. O meu cunhado tinha uma Sharan TDi que mamava tanto que ele ele nem lhe mudava o óleo porque no entratanto já tinha mamado o da última muda e ela andou assim centenas de milhar

Eu gostava de experimentar o 5w40 mas tenho medo que o consumo seja elevado mas sem experimentar não tenho certeza! achas que fico bem servido com liqui moly ou aconselhas outro? proximo mês temos de falar sobre conbinar dar uma pequena carga no menino lol ;)
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Eu gostava de experimentar o 5w40 mas tenho medo que o consumo seja elevado mas sem experimentar não tenho certeza! achas que fico bem servido com liqui moly ou aconselhas outro? proximo mês temos de falar sobre conbinar dar uma pequena carga no menino lol ;)

É normal que na primeira muda beba sempre um bocado, porque o oleo mais fino vai acabar por limpar o motor internamente.
 
Back
Top