XENON

:oops: :oops:

pensei k fosse

entao continuo como estava antes e tou contigo...ainda n vi nenhum k n tenha..mas por outro lado tb ainda n descobri nada na lei k obrigue a ter isso (embora admita k deve dizer em algum lado pq senao os fabricantes n gastavam dinheiro a instalar)
 
e para acabar vejam aqui este post
http://forum.autohoje.com/archive/index.php/t-30294.html

la a um user que diz e BEM:

Whisperdancer
23-04-07, 15:31:46
"European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems and automatic beam levelling control. Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users."

Regulamentação ECE 48 e países aderentes:

http://en.wikipedia.org/wiki/World_Forum_for_Harmonization_of_Vehicle_Regulatio ns

Portugal é um dos aderentes, por isso é que todos os veículos legalizados aqui em Portugal têm o necessário.
Ou seja, a homolgação com HID passa por ter estes sistemas (óptica diferente, lava faróis e nivelamento automático).

Leiam aqui a LEI
http://img87.imageshack.us/img87/7162/anivapwm2gy2.jpg

Ao meter xénon "aftermarket", considera-se uma alteração das caracterísitcas do veículo.


Logo meus amigos, Xenon= lava-farois+nivelador

No entanto sei que os carros que tiverem Kit Xenon aftermarket, podem passar perfeitamente na inspecção desde que o espectro nao saia dos parametros normais.
 
_RaDiOaCtIvE_ ® disse:
Pronto está tudo esclarecido. Bem me parecia que o carro não ia andar por aí ilegal...

Podes por desde que o espectro esteja dentro da legalidade.
Se tiver tudo 5 estrelas os centros de inspeção nao te dizem nada!

Nao sei se viste o meu projecto, a minha B6 nao trazia xenon e eu coloquei um xenon OEM, mas nao tenho la lava farois nem nivelador, no entanto como esta tudo dentro dos parametros de avaliação luminosa, sei que nao ha stress.
O prob é quando apareçes com um carro com kit xenon, tipo 8000k e com as lampadas a apontar sei la para onde, eles nao perdoam, chumbam logo.
O ideal é colocares 4300k, 5000k ou no maximo o 6000k, e andares com a lampadas sempre certinhas.
Se andares assim andas sem problemas quer na estrada com a brigada, quer nos centros de inspeção
 
nao achas que te estas a contrariar????

entao a lei (nao diz mas pronto) que tens que ter N e LV e so porque tens os farois regulados ja nao te dizem nada??????

entao para que serve a lei?????
 
Audistore disse:
nao achas que te estas a contrariar????

entao a lei (nao diz mas pronto) que tens que ter N e LV e so porque tens os farois regulados ja nao te dizem nada??????

entao para que serve a lei?????

Acho que estas a ler as coisas ao contrario audistore.
A troca de ideias é que estavam os users tuca e egas a dizer aqui que haviam carros que a sairem das fabricas com farois de xenon e sem LAVA-FAROIS e sem NIVELADOR.
Ora bem e eu disse que isso nao é possivel porque e passo a citar:

European vehicles equipped with HID headlamps are required by ECE regulation 48 also to be equipped with headlamp lens cleaning systems ( LAVA FAROIS ) and automatic beam levelling control ( Nivelador Automatico ). Both of these measures are intended to reduce the tendency for high-output headlamps to cause high levels of glare to other road users

Regulamentação ECE 48 e países aderentes


Ora bem e o que tu me estas a crer dizer é se as pessoas CUMPREM ou nao essa norma.
Se os centros de inspeção estivessem atentos a esta norma, todo o carro que tivesse retrofit xenon sem nivelador, nem lava farois chumbava.

Entendes ou nao?
 
vou repetir mais uma vez aquilo que ja disse n vezes so neste forum

nao existe lei nenhuma em portugal que te obrigue a ter LF e Niv

mostras-te uma copia de um pseudo documento de uma instituiçao que nao tem valor juridico nenhum.

wikipedia???????

e isso que rege?????
come on......

conheces a situaçao das peliculas??????

ora portugal foi obrigado pela UE a regularizar aplicaçao das peliculas, certo

ora ja existia uma norma europeia a regulamentar as peliculas dai ja anteriormente algumas cumprirem a norma europeia, mas porque e que em portugal era ilegal???

porque a norma europeia nao estava transcrita em Portugal ou seja ainda nao tinha valor pois tem que ser publicada em DR para ter valor e poder ser aplicada em territorio portugues.

agora existe uma lei tuga para as peliculas baseada nessa norma europeia (por isso se chama norma)

no caso do xenon e exactamente igual ou seja mesmo que exista uma norma europeia enquanto nao for transcrita para portugal nao tem valor juridico logo nao te podem autuar a nao ser que a luz nao seja branca ou amarela e que os farois nao estejam correctamente alinhados (isto e o que vem no CE portugues e é isto que manda)

dai tu ires a uma IPO ou ao passares pela BT ou PSP e eles nao te autuarem, ou pensavas tu que era porque aquilo ate estava bem aplicado?????

e olha com quem
 
Audistore disse:
vou repetir mais uma vez aquilo que ja disse n vezes so neste forum

nao existe lei nenhuma em portugal que te obrigue a ter LF e Niv

mostras-te uma copia de um pseudo documento de uma instituiçao que nao tem valor juridico nenhum.

wikipedia???????

e isso que rege?????
come on......

conheces a situaçao das peliculas??????

ora portugal foi obrigado pela UE a regularizar aplicaçao das peliculas, certo

ora ja existia uma norma europeia a regulamentar as peliculas dai ja anteriormente algumas cumprirem a norma europeia, mas porque e que em portugal era ilegal???

porque a norma europeia nao estava transcrita em Portugal ou seja ainda nao tinha valor pois tem que ser publicada em DR para ter valor e poder ser aplicada em territorio portugues.

agora existe uma lei tuga para as peliculas baseada nessa norma europeia (por isso se chama norma)

no caso do xenon e exactamente igual ou seja mesmo que exista uma norma europeia enquanto nao for transcrita para portugal nao tem valor juridico logo nao te podem autuar a nao ser que a luz nao seja branca ou amarela e que os farois nao estejam correctamente alinhados (isto e o que vem no CE portugues e é isto que manda)

dai tu ires a uma IPO ou ao passares pela BT ou PSP e eles nao te autuarem, ou pensavas tu que era porque aquilo ate estava bem aplicado?????

e olha com quem

Nem mais...

A minha argolas foi este mês à inspecção e em conversa com o Sr. Inspector, ele disse-me a maior parte das coisas que referis-te!

Inclusivé esta tua citação "...nao existe lei nenhuma em portugal que te obrigue a ter LF e Niv..."
 
Audistore.
O teu testamento ta lindo.
MAS
Pegando nas peliculas, sabes me dizer o que estava a aconteçer a portugal por nao cumprir uma NORMA Europeia?
Estava sendo todos os anos multado, e sei que tu sabes disso decerteza, pois nao cumpria a NORMA europeia.

Acho que SÓ dizer isto chega para quem esta a seguir este tipico.

Ve la entao se algum carro que entra em portugal vindo de origem, tras ou nao lava farois e nivelador?
Trazem TODOS, pois é obrigatorio.
 
por acaso ate sei o que se estava a passar.

so que portugal nao estava a ser multado se estivesse ja tinha regularizado a muito tempo.

porque e que aprovaram a lei maia duzia de dias antes do fim de ano com entrada em vigor imediatamente???

porque iam começar a ser multados e nao porque ja eram.



o trazer de origem nao quer dizer que seja obrigatorio, todos os carros trazem portas no entanto nao e obrigatorio.
 
Audistore disse:
por acaso ate sei o que se estava a passar.

so que portugal nao estava a ser multado se estivesse ja tinha regularizado a muito tempo.

porque e que aprovaram a lei maia duzia de dias antes do fim de ano com entrada em vigor imediatamente???

porque iam começar a ser multados e nao porque ja eram.



o trazer de origem nao quer dizer que seja obrigatorio, todos os carros trazem portas no entanto nao e obrigatorio.

Portugal ja estava anteriormente a ser multado desde 1999, andou 8 anos a pagar multas e a pedir recursos no tribunal europeu.


Quanto as Portas, nem comento acho que a coisa que estamos a tratar aqui é de importançia para os user's do forum e tu vens com um exemplo completamente parvo.
 
sinceramente acho que nao vale a pena te chateares por causa disto.

isto ja foi amplamente discutido so neste forum, nem imagino em outros foruns por ai existentes.

posso-te ate dizer que ja vi por ai uma carta do genero da que mostras-te em cima (essa ja a vi n vezes) aconselhar os inpectores (ou a pedir a pessoas) a sentarem-se na mala do carro para verem ate que ponto os niveladores estavam a funcionar, ao cumulo que nos chegamos

agora, se acreditas piamente naquilo que escreves, tens consciencia que andas ilegal, certo???´

cada um acredita naquilo que quer acreditar, eu enquanto nao vir um DR com um DL ou entao uma norma da DGV (ou o que lhe chamam agora) a regulamentar os kits de xenon tenho a certeza que estou legal com o meu xenon de 6000k em pelo menos 5 carros que tenho ca em casa.
 
Eu nao me estou a chatiar.
Apenas fico parvo é com as atrocidades que aqui se dizem
Que os carros de fabrica com xenon, nao trazem lava farois nem nivelador.

Nunca disse que andava legal e tenho consciencia que apesar de andar com um retrofit este nao esta como a norma o ordena, alias se veres atras aqui no topico eu ja tinha referenciado isso.
 
eu nao ligo ao que tem nos sites .. nem falei que era o ultimo modelo!
queres informações, vai a um stand!


daewoo nubira (versao sx)
tras xenon de origem e tambem nao tem lava farois nem nivelador auto!


os lagunas e meganes (serie anterior a existente) tinha xenon .. nao tem nivelador automático (mas tem lava farois)

os primeiros citro C5, tinham xenon de origem, nao tem lava farois nem niveladores automáticos

e nao vou escrever mais que tenho é que me preparar psicologicamente para ir po gasoil :D
 
Back
Top