XENON vS INSPECÇÃO

Aqui fica um extracto tirado da wikipedia em relação aos lava farois. Se quiserem continuar a dizer que é para derreter o gelo tudo bem, não volto a pronunciar-me.

"Dirt buildup on headlamp lenses increases glare to other road users, even at levels too low to reduce seeing performance significantly for the driver. Therefore, headlamp lens cleaners are required by ECE Regulation 48 on vehicles equipped with low-beam headlamps using light sources that have a reference luminous flux of 2,000 lumens or more. This includes all HID headlamps and some high-power halogen units. Some cars have lens cleaners fitted as standard or available as optional equipment even where the headlamp specifications and/or prevailing technical regulations do not require them."

Usando um tradutor para desenrascar

"O ácumulo de sujidade no faról aumenta o brilho (o brilho que ofusca, ou também pode ser encandeamento) em direcção aos outros condutores, mesmo em níveis demasiado baixos para reduzir significativamente a percepção visual para o condutor.
Por consequência, os lava-faróis são requeridos pela Regulação ECE 48 em veículos equipados com faróis de médios que usam fontes de luz que tem fluxo luminoso da referência de 2,000 lúmens ou mais. Isto incluí todos os faróis HID e algumas unidades de halogéneo de alta potência. Alguns carros possuem lava-faróis instalados como standard ou disponíveis como equipamento opcional mesmo onde as especificações dos faróis e/ou as regulações técnicas predominantes não os exigem."

Abraço da Madeira.
 
ruicor disse:
Aqui fica um extracto tirado da wikipedia em relação aos lava farois. Se quiserem continuar a dizer que é para derreter o gelo tudo bem, não volto a pronunciar-me.

"Dirt buildup on headlamp lenses increases glare to other road users, even at levels too low to reduce seeing performance significantly for the driver. Therefore, headlamp lens cleaners are required by ECE Regulation 48 on vehicles equipped with low-beam headlamps using light sources that have a reference luminous flux of 2,000 lumens or more. This includes all HID headlamps and some high-power halogen units. Some cars have lens cleaners fitted as standard or available as optional equipment even where the headlamp specifications and/or prevailing technical regulations do not require them."

Usando um tradutor para desenrascar

"O ácumulo de sujidade no faról aumenta o brilho (o brilho que ofusca, ou também pode ser encandeamento) em direcção aos outros condutores, mesmo em níveis demasiado baixos para reduzir significativamente a percepção visual para o condutor.
Por consequência, os lava-faróis são requeridos pela Regulação ECE 48 em veículos equipados com faróis de médios que usam fontes de luz que tem fluxo luminoso da referência de 2,000 lúmens ou mais. Isto incluí todos os faróis HID e algumas unidades de halogéneo de alta potência. Alguns carros possuem lava-faróis instalados como standard ou disponíveis como equipamento opcional mesmo onde as especificações dos faróis e/ou as regulações técnicas predominantes não os exigem."

Abraço da Madeira.

no way..... :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

alguém disse mesmo esse disparate ??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Tenho xenon aplicado no meu carro e á dias quando fui á ipo a unica coisa que o gajo me disse foi que tinha que ter nivlamento automatico. Lava farois nao era obrigatorio. Mas o carro passou na boa.
 
Bem, aqui vai mais uma achega...

No meu carro montei um kit de xenon com as normais lâmpadas h7 6000K.
Como aquilo parecia que ficava a dar menos luz que as lâmpadas normais - nem sei como é possível conduzir com umas cândias assim - comprei uns faróis para lâmpadas de xenon e as respectivas lâmpadas D2S. Agora sim está porreiro.
Ora, como o meu A4 é de 1998 era daqueles que tinham dentro do mesmo farol as luzes de nevoeiro.
Já fui à inspecção com o carro assim o ano passado e passou com um jeitinho. É que se não tiver faróis de nevoeiro à frente, as luzes de nevoeiro a trás só podem acender com médios e não com mínimos.

E lá levei a normal charutada da falta de lava faróis e regulação automática.

O que dizer disto:
- Têm razão quanto à luz de nevoeiro traseira só poder acender com médios - pesquisei e encontrei o diploma legal;
- Não me souberam dizer onde está essa treta do nivelador e do lava faróis.

Quanto ao nivelador automático e se estiver aqui algum membro com um TT poderá confirmar, ou muito me engano ou não tem. O meu irmão tinha um TT de 2001 225cv, xenon de origem e lava faróis, mas experimentámos com o carro inclinado para um lado, para o outro, para cima, para baixo, etc., etc. e a verdade é que não vi qualquer ajuste de faróis.

Eu até fui ao ferro velho procurar uns mija mija iguais aos que estão no capô para aplicar no para-choques do meu A4 e ainda não os meti porque aguardo que alguém me mostre onde está isso previsto. Andam no porta bagagens há quase um ano.

Como diz ai o pessoal do Norte: a ber bamos... :D
 
Veículos com xenon de origem têm TODOS nivelação automatica e lava-farois.
É assim e pronto, não existem excepções. 8)

Se o TT não tem autonivelação ou ela não funciona, só pode ser:
- Avaria na autonivelação
- Xenon e lava farois montados à posteriori


Sobre a legislação nacional, fica a resposta do IMTT:
Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.

O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio

Com os melhores cumprimentos,
 
Estive a ler na diagonal (confesso) o referido DL 72/2000, e no que respeita às luzes não encontrei nada que obrigue ao autonivelamento. Vi sim no ponto 10.4 do anexo a referir que aquando da homologação do veículo terá de ser referido se tem nivelamento, podendo ser automático ou manual. Quanto ao xenon, nada.

O que me parece nisto, e sem querer estar a iniciar uma batalha com opiniões contrárias, pois esta é a minha opinião, apareceram uns tipos que verificaram que os carros mais modernos começavam a trazer juntamente com o kit xenon mais estes extras do auto-nivelamento e do lava faróis. A partir daqui extrapolaram essa sua experiência para como se fosse uma norma. Por isso é que quando lhes perguntamos onde é que isso está escrito apontam para coisas que não têm relevância legal ou para diplomas que não referem tal obrigatoriedade.

Até porque essa questão do lava faróis para limpeza do farol de forma ao mesmo não encandear por ficar desfocado com a sujidade só teria lógica se ele tivesse sensor que efectuasse a limpeza sozinho. De outra forma eu posso nunca os utilizar e andar com os faróis todos sujos. Não faz qualquer sentido.

Da mesma forma que não faz qualquer sentido o que já me disseram no IPO, que o lava-faróis é para arrefecer a óptica porque atinge temperaturas muito altas... mais uma vez seria necessário um sensor que o fizesse automaticamente, não vos parece?

Por outro lado, existe diploma a regulamentar a questão dos faróis, que não se refere a estas questões do xenon. Diz que as luzes da frente terão de ser em branco ou amarelo, distâncias, etc.. E foi aqui que vi que os faróis de nevoeiro traseiros só podem ligar com médios se não existirem também na frente.

Que me digam que se tratou de uma alteração à homologação do carro... até vou nessa se isso constar da homologação. Mas até aqui me parece que não é especificado se os faróis são de xenon ou não. Apenas se têm regulação (manual ou automática). Isto porque todos os faróis têm de estar de acordo com as normas já existentes (cor, distância, número de ópticas admitidas, etc.).

Agora eu lançava um desafio a quem tem aqui defendido a proibição de utilizar xenon sem lava-faróis e autonivelamento: indique a norma em concreto (não é mandar para a directiva ou para o DL. É dizer nos termos da al. X do artigo Y da Lei, DL ou Portaria, ou o que for).

E atenção, este desafio não visa ofender ninguém, é mais um pedido de ajuda para também eu conseguir compreender e saber defender-me ou adequar a situação em concreto às normas. É que eu não pretendo andar na ilegalidade, mas também não quero ceder a umas opiniões infundadas só porque apareceram e, em princípio, da parte de alguém que não percebe nada de normas e aplicação da lei, quanto muito até lhe terão dado isso como certo e ele/a não questionou.

Uma coisa é certa, só é proibido em Portugal aquilo que assim esteja definido por diploma legal anterior. Tudo o mais é permitido. E quanto às normas europeias (infelizmente) só valem para o território nacional quando são transpostas para o nosso ordenamento jurídico.

Paz! :D
 
mas o que tu dizes ja eu digo a muito tempo.

e nao existe nada, apenas invençoes e diz que disse, e um fotocopia de uma carta

agora legislaçao nao ha nada, pelo menso ca em Portugal

APENAS E SO LUZ BRANCA OU AMARELA, devidamente alinhada
 
AudiST disse:
mas o que tu dizes ja eu digo a muito tempo.

e nao existe nada, apenas invençoes e diz que disse, e um fotocopia de uma carta

agora legislaçao nao ha nada, pelo menso ca em Portugal

APENAS E SO LUZ BRANCA OU AMARELA, devidamente alinhada


x2





btw ...e quanto a esse desafio que lanças, já o lançamos ..mas as pessoas ou desaparecem do forum, ou deixam de responder! porque será
 
Havia um senhor com vontade de dominar o mundo que tinha uma teoria: uma mentira repetida mil vezes passa a ser verdade... - Adolf Hitler

O problema é que essa teoria continua nos dias de hoje. E pior, quando pessoas que conseguem chegar a lugares com algum poder optam por a aplicar sem se preocuparem em saber se é, ou não, assim, então temos um país nas mãos da ignorância - E atenção que não estou a pretender ofender ninguém, quanto muito o ignorante até serei eu por desconhecer a legislação que obriga aos ditos apetrechos para uso de lâmpadas de xenon, e por isso lancei o desafio.

Algum de vocês recebeu um mail com a experiência dos macacos?

Se não a experiência verídica foi assim:

1. É colocado um grupo de 6 macacos numa sala, juntamente com um cacho de bananas em cima de um escadote;
2. Sempre que algum macaco vai para subir a escada para ir buscar as bananas, são activados jactos de água gelada que cai sobre os demais macacos;
3. Passado algum tempo, os macacos apercebem-se que o que faz activar a água é o facto de algum macaco tentar subir o escadote;
4. Então, sempre que algum tomava a ousadia de o tentar fazer, todos os outros lhe caiam em cima e davam-lhe um enxerte de porrada;

2ª PARTE

5. É retirado um macaco e trocado por outro novo;
6. Logicamente que o novo não conhece os procedimentos e vai tentar chegar às bananas;
7. Leva o enxerto da praxe e passado pouco tempo já aprendeu;
8. Retira-se novamente um dos macacos iniciais e coloca-se um novo;
9. Também este tenta chegar às bananas e leva um enxerto de porrada;
10. incluindo do macaco anterior que também lhe bate;
11. E fazem isto sucessivamente até estar a sala cheia de macacos que nunca levaram um duche de água fria, mas onde nenhum ousa subir o escadote porque todos os outros lhe caem em cima e lhe dão um enxerto de porrada.

Ora, estes macacos estão a privar-se de chegar às bananas por medo de levarem nos cornos e estão a dar nos cornos uns dos outros sem saberem porquê... pois estes nunca levaram jactos de água fria. Apenas o fazem "porque é assim"...

Não estão a ver a semelhança? :D

Como disse Albert Einstein
Só existem duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. E mesmo assim não tenho a certeza quanto à primeira.
 
@AudiSt
Coloquei a resposta que obtive do IMTT em junho 2008.
Penso que são eles as pessoas competentes para clarificar as dúvidas que existem.

O que faço no forúm é informar devidamente as pessoas com base num email que a autoridade que tutela isto me enviou, nunca inventei nada.
xenon = lava farois + autonivelamento.

Se o que está no email é uma asneira, então solicitem esclarecimentos ao IMTT, porque quem disse as asneiras foi o próprio IMTT (a autoridade...)





TuCa disse:
nem imaginas o quanto me ri
típico...


@rvrosa
Na via publica existem regras... e elas estão definidas.
Macacos, porcos e bestas são quem as não cumpre... e não o contrário.

Mas isto é tipico de paises de 3ª mundo, onde o merito é para quem não cumpre, contorna as regras e as interpreta como lhe dá mais jeito.

O IMTT forneceu um parecer... não agrada, paciência.
 
Ora vejamos,
tópicos de repros: - Resultado: chatices entre users :roll:
tópicos de xenon e legislação dos mesmos - Resultado: chatices entre users :roll:

Acabem lá com esta discussão pois já foi debatida n vezes.
ò Matos vem cá e boqueia esta merd**** :D :D :D
Abraço da Madeira
 
paulo oliveira disse:
Se o que está no email é uma asneira, então solicitem esclarecimentos ao IMTT, porque quem disse as asneiras foi o próprio IMTT (a autoridade...)




típico...


@rvrosa
Na via publica existem regras... e elas estão definidas.
Macacos, porcos e bestas são quem as não cumpre... e não o contrário.

Mas isto é tipico de paises de 3ª mundo, onde o merito é para quem não cumpre, contorna as regras e as interpreta como lhe dá mais jeito.

O IMTT forneceu um parecer... não agrada, paciência.

uouuuu, calma... eu nas minhas respostas fui logo fazendo as ressalvas necessárias para ninguém se sentir ofendido. Mais, admiti que a ignorância até poderia ser minha... E mais, para que se saiba, e porque estamos a falar de regras, ignorância tem definição jurídica e muitas das nossas leis prevêem-na - por exemplo art. 6º do Código Civil: "Ignorância ou má interpretação da lei"

Por isso acho que ninguém ofendeu ninguém e que a questão é pertinente de ser debatida para tentarmos perceber o que se passa e se podemos, ou não, fazer este tipo de adaptações. Aliás, eu até disse que não estava disposto a andar na ilegalidade, mas que não estou disposto a abdicar de algo só porque alguém diz que é assim mas não indica onde isso está previsto.

Mas já que estamos a falar de leis e normas e países que se dizem ser um Estado de Direito (e estado de direito é só aquele país que se rege por leis e normas, às quais se submetem todos os cidadãos), temos de ver a forma como interpretamos aquilo que nos é colocado na frente como lei e a sua aplicação ou não. E também isso está perfeitamente previsto.
É que as fontes de direito - normas que temos de acatar - estão previstas nos arts. 1º a 4º do Código Civil. E, por acaso, não vejo lá os pareceres... já nem os assentos do Supremo Tribunal de Justiça...


Não se trata de cada um interpretar como quer.

Art. 5º do Cód. Civil
Começo da vigência da lei
1. A lei só se torna obrigatória depois de publicada no jornal oficial.
2. Entre a publicação e a vigência da lei decorrerá o tempo que a própria lei fixar ou, na falta de fixação, o que for determinado em legislação especial.

E também talvez seja bom uma leitura dos arts. 9º e 12º do Cód. Civil e que respeitam à interpretação da lei e aplicação no tempo... Estes são maiores e não os vou transcrever.

Assim, eu agradeço a informação do tal texto colocado no forum (que desconhecia), mas a verdade é que o mesmo não está (que eu saiba) publicado no jornal oficial - Diário da República. Logo, após leitura do art. 5º do Cód. Civil, ficamos de acordo que a validade do mesmo é nenhuma... certo?

Portanto, só estaremos na situação que descreves do 3º mundo quando simples pareceres de alguma associação ou instituto, ou o que quer que seja, se sobreponha à função legislativa do Governo e da Assembleia da República - que já agora, para quem não saiba, fica a indicação que se tratam de órgãos de soberania.

Por isso, não é dizer: não concordam, paciência... porque eu posso não concordar com muita coisa que sai dos órgãos competentes com funções legislativas e cumpro dizendo paciência, agora quererem o cumprimento de uma coisa que não tem força legal só porque alguém entende que é assim... tenham santa paciência...

Eu com os meus impostos pago aos órgãos legislativos para emanarem as normas pelas quais o país se deve reger, e depois aparece uma associação ou instituto que ninguém conhece e diz que afinal esses órgãos de soberania não interessam a ninguém e por isso as normas são estas. E quem não quiser acatar, paciência...

Não é assim, pois não? Talvez quando esteja instalada a República das Bananas...

Agora uma coisa digo, se é para estarmos aqui sem honestidade no debate, e em conversa de surdos, então retiro o meu contributo e agradeço que não me voltem a citar. De qualquer das formas, peço desculpa se alguém se sentiu ofendido com aquilo que escrevi, mas se isso aconteceu foi porque não percebeu, ou não quis perceber, aquilo que está escrito.
 
rvrosa disse:
Não é assim, pois não? Talvez quando esteja instalada a República das Bananas...

Antes que se levante polémica, a referência não é feita à região autónoma da Madeira :D Até porque conheço e gostaria que o continente estivesse igual.
Mais, entre outras coisas tem umas bananas muita boas... ainda hoje ao almoço comi uma... :D
 
Back
Top