Velocidade máxima para todos?


Após ter visto essa reportagem e me ter rido das respostas do homem durante 2 dias, fiquei com uma questão...

A velocidade máxima permitida nas AE é de apenas 120 km/h, porque a partir dessa velocidade se põe em causa a própria segurança e dos restantes automobilistas, certo?

Qual é então a justificação para as autoridades, neste caso a polícia ( não pondo em causa claro as ambulâncias, INEM, bombeiros, etc... ) para "perseguir" uma pessoa a mais de 200 km/h? Estão apenas a fazer o seu trabalho, ok, mas será que eles são mais que o comum cidadão que anda na estrada? Será que todos eles têm capacidade e habilitação especial para poderem conduzir a esta velocidade na via pública?

E outra coisa, se eles possuem tantas câmaras e tecnologia, não poderiam apenas fotografar a matrícula do infractor e mandar a multa para casa? Poupavam combustível, e aumentavam a segurança na estradas...

Qual é a vossa opinião sobre isto?
 
Last edited by a moderator:
Quanto aos policias, tal como também tu disseste e muito bem, apenas estão a fazer o trabalho deles, e o que lhes mandam. Agora, no meu ponto de vista, o que está mal são mesmo as regras e as formas de interversão usadas nestes casos, estipulados pela policia (instituição).
Acho que seria muito mais benéfico, em vez de colocarem carros à paisana, colocarem carros caracterizados, e o pessoal os visse, tivesse respeito e aliviasse o pé. Assim, é a tal questão da velocidade, em que não só fica em risco a segurança dos restantes utentes, como também a dos próprios policias. E também se poupava bastante tanto em carros, que podiam ser carros mais "fracos", como em combustível...
 
O que para mim está em causa é mesmo a falta de igualdade nas regras que estão directamente implicadas à segurança de todos no geral.
 
Qual é então a justificação para as autoridades, neste caso a polícia ( não pondo em causa claro as ambulâncias, INEM, bombeiros, etc... ) para "perseguir" uma pessoa a mais de 200 km/h? Estão apenas a fazer o seu trabalho, ok, mas será que eles são mais que o comum cidadão que anda na estrada? Será que todos eles têm capacidade e habilitação especial para poderem conduzir a esta velocidade na via pública?

Sim, os agentes da BT para além da carta de condução comum, têm posteriormente aulas de condução especificas para o tipo de trabalho em questão.

E outra coisa, se eles possuem tantas câmaras e tecnologia, não poderiam apenas fotografar a matrícula do infractor e mandar a multa para casa? Poupavam combustível, e aumentavam a segurança na estradas...

Qual é a vossa opinião sobre isto?

E achas isso justo? Então se eu cometer uma ilegalidade e não quiser ficar sem carta, ao vir a coima para casa, identifico que era fulano x a conduzir e mantenho o histórico limpo.

A velocidade é para respeitar. Quem não o faz, está sujeito.
 
Sim, os agentes da BT para além da carta de condução comum, têm posteriormente aulas de condução especificas para o tipo de trabalho em questão.

Ah então quer dizer que só porque têm essas aulas não prejudicam e não põem em causa a segurança de outros? Toda a gente que conduz sabe bem que por vezes não somos nós os culpados mas sim os "outros".

E seguindo com essa ideologia os pilotos profissionais tinham capacidade para fazer o que a BT faz e não por isso que podem...

E achas isso justo? Então se eu cometer uma ilegalidade e não quiser ficar sem carta, ao vir a coima para casa, identifico que era fulano x a conduzir e mantenho o histórico limpo.

A velocidade é para respeitar. Quem não o faz, está sujeito.

Tens razão, mas há certamente várias soluções de apanhar infractores sem cometer a mesma infração que eles, porque no fundo é exactamente a mesma coisa.
 
Como já aqui foi dito, e eu sou da mesma opinião, não devia haver carros descaracterizados nem radares escondidos, os radares fixos ou moveis deviam estar todos devidamente sinalizados e os carros devidamente "fardados" e bem espalhados pelo país tanto pelas AE como pelas nacionais, acho que assim o pessoal levantava mais o pézinho e a quem mesmo assim tivesse pé pesado era dar-lhes a doer ainda mais do que é agora
 
eu nao me da para rir porque é uma verdadeira parvoice dizer que nem se apercebia que ia aquela velocidade e que ia continuar a andar depressa e depois ainda culpam a policia de caça a multa por mim devia era de haver cada vez menos policias e veiculos identificados pelas estradas e radares a montes por ai escondidos
 
eu nao me da para rir porque é uma verdadeira parvoice dizer que nem se apercebia que ia aquela velocidade e que ia continuar a andar depressa e depois ainda culpam a policia de caça a multa por mim devia era de haver cada vez menos policias e veiculos identificados pelas estradas e radares a montes por ai escondidos

Eu por acaso até gostava que isso acontecesse mas era nos sitios onde tu andas. Eu queria ver se achavas piada a levares uma multa por ires a 70 e tal..

Para mim há uma coisa que me faz confusão. O limite de velocidade em AE sempre foi em quase todos os paises entre os 100 e os 120 KM/h isto vem do tempo em que os carros eram carroças. Hoje em dia é tudo com controlos de estabilidade, abs, suspensões, etc a velocidade maxima permitida mantem ss 120KM/h?! Isso sim está mal. Menos que 160 só se for em passeio.
 
ha vontade onde eu ando praticamente é so OS e controlo com radares escondidos e multas = 0, os carros estao preparados para andar os 160 como dizes na boa mas muitos dos donos nao sabem nem conduzir a 20 quanto mais se alarga a velocidade maxima so vai fazer com que batam a mais velocidade so isso
 
Concordo com a maioria das opiniões, mas a minha questão era de o porquê de o limite não se impor para todos mas sim só para o comum cidadão.

Cada vez mais acho que é mais uma lei burocrática como a maior parte das leis do nosso país.
 
Concordo com a maioria das opiniões, mas a minha questão era de o porquê de o limite não se impor para todos mas sim só para o comum cidadão.

Cada vez mais acho que é mais uma lei burocrática como a maior parte das leis do nosso país.

qual era a tua opçao para melhorar isso? tirar foto que é para o dono do carro dar outro familiar como culpado para nao levar com as consequencias?

depois alguns esquecem-se que nem todos como eles teem dinheiro para bm's e audis e depois como o limite na AE era de 160 (por exemplo) toca de dar essa velocidade com charutos e na hora de travar ou assim é mentira e nao venham dizer que as pessoas tinham que ter consciencia do carro que teem porque muitos nao o teem
 
Last edited:
qual era a tua opçao para melhorar isso? tirar foto que é para o dono do carro dar outro familiar como culpado para nao levar com as consequencias?

depois alguns esquecem-se que nem todos como eles teem dinheiro para bm's e audis e depois como o limite na AE era de 160 (por exemplo) toca de dar essa velocidade com charutos e na hora de travar ou assim é mentira e nao venham dizer que as pessoas tinham que ter consciencia do carro que teem porque muitos nao o teem

Ah então quer dizer que achas bem a polícia andar aí a +200 km/h atrás de pessoas sem consciência? Desculpa mas é um contra-senso enorme.

Culpar outro familiar? Tipo, o veículo com a matrícula x foi apanhado a y velocidade, a multa vai e o resto é problema do proprietário...

Mas se não for por aí existem outras opções, já que existe cruzamento de dados, não era nada por aí além fazer tipo checkpoints ou intercepções ou então acabar mesmo com os carros descaracterizados que só incentivam os inconscientes a "picarem-se".
 
Ah então quer dizer que achas bem a polícia andar aí a +200 km/h atrás de pessoas sem consciência? Desculpa mas é um contra-senso enorme.

Culpar outro familiar? Tipo, o veículo com a matrícula x foi apanhado a y velocidade, a multa vai e o resto é problema do proprietário...

Mas se não for por aí existem outras opções, já que existe cruzamento de dados, não era nada por aí além fazer tipo checkpoints ou intercepções ou então acabar mesmo com os carros descaracterizados que só incentivam os inconscientes a "picarem-se".

A policia vai a trás das pessoas sem consciência... Sim consciente e o condutor que vai a frente... Divinal
Eu acho que a policia devia sempre cumprir o código, mas sempre... Assim talvez as pessoas tivessem outra forma de pensar. "Uma chamada urgente para a policia e a policia dentro e fora da cidade cumprisse com sinais e regras de trânsito. Estou mesmo a ver o fulano que ligou a questionar a policia da demora, e eles a responderem que tem que comprir o CE, e ainda por cima só tínhamos estacionamento a 500mts". Para o fulano que ligou se calhar já podiam fazer muitos transgressões afinal de contas era do interesse dele.
Resumindo se for para o nosso interesse a policia pode fazer tudo e mais alguma coisa, quando e para chipar no condutor já devia cumprir o CE.
Sem mais comentários...
 
Back
Top