Velocidade ideal xj 600

Ora boas!!!

Então é o seguinte, tenho uma yamaha xj 600 e ando a fazer medias de 5.8, 6 l/100 dentro de Lisboa. O máximo que fiz ate hoje foi 6.4 l/100. As vezes lá ando a ritmo um pouco mais acelerado, mas normalmente é moderado.

O meu problema é que ainda não tive hipotese de fazer as médias só em AE, logo não conheço bem a mota neste tipo de trajecto. Alguém me sabe dizer a velocidade ideal para andar com esta mota em AE, a fim de poupar a gota? Eu acho que ela tem a caixa um bocado curta, a 80 já vai nas 4000 prai e tenho medo de andar a velocidades a que ando de carro tipo 140, 150 e ela beber muito. Depois ainda entro em despesas com as quais não contava...

Na minha b5 faço as viagens sempre nos 140 km/h, mais coisa menos coisa, e faço consumos bem abaixo dos 6 l/100.

Cumps.
 
Éh pá, deve ser como nos carros, sempre na mudança mais alta e com calma no acelerador! seja como for, o limite nas AE's não é de 120? experimenta fazer os teus calculos a essa velocidade. pax
 
A minha b5 bebe mais a 120 do que a 140...

Era o que queria saber para a mota, se por exemplo bebesse mais a 100 do que a 120 eu nao ia andar a 100.
 
A minha b5 bebe mais a 120 do que a 140...

Era o que queria saber para a mota, se por exemplo bebesse mais a 100 do que a 120 eu nao ia andar a 100.

Afinal onde queres chegar??? Não leves a mal, mas se estás preocupado com a mota beber mais meio litro mais vale a encostares.. Claro que na AE quanto mais devagar andares, menos consome, mas tambem podes sempre mudar o pinhon e a cramalheira para teres uma relação de caixa mais larga para poderes andar mais confortavel na AE..

Agora meteres a hipotese de ela beber mais a 100 km/h do que a 120km/h... esqueçe lá isso...
 
Boas, não é por ai!

Eu preciso de saber +- com o que contar porque nao faço a minima ideia dos consumos e tenho receio de me meter na AE e fazer consumos superiores aos que faz.

Essa teoria do andar devagarinho nem sempre se aplica porque eu por exemplo na b5 gasto bem mais a 100 do que a 140. O mesmo se pode aplicar na mota, vamos que vou ali a bater nos 80, 100 a achar que estou a poupar muito, quando podia fazer a viagem a velocidades superiores gastando o mesmo ou ate menos. Era ai que queria chegar.

Cumps.
 
Ainda tou para perceber como raio é que tu supões que gastas menos a 140km do que a 100km/h.. Só se fores em 3ª mudança a 100km/h..

Imagina o seguinte cenário: Vais na AE, no mesmo dia, mesmo tempo ( leia-se vento que é muito importante!!!) na mota a 100km/h em 5ª mudança.

2º cenário: Vais na AE, no mesmo dia, mesmo tempo ( leia-se vento que é muito importante!!!) na mota a 140 km/h em 5ª mudança;

PERGUNTA: em que cenário achas que vais gastar mais gasolina??? Acho que a resposta é fáçil...
 
Ainda tou para perceber como raio é que tu supões que gastas menos a 140km do que a 100km/h.. Só se fores em 3ª mudança a 100km/h..

Imagina o seguinte cenário: Vais na AE, no mesmo dia, mesmo tempo ( leia-se vento que é muito importante!!!) na mota a 100km/h em 5ª mudança.

2º cenário: Vais na AE, no mesmo dia, mesmo tempo ( leia-se vento que é muito importante!!!) na mota a 140 km/h em 5ª mudança;

PERGUNTA: em que cenário achas que vais gastar mais gasolina??? Acho que a resposta é fáçil...

deixa me ver se acerto, complicado ahummmm

será no segundo cenario? LOOOL
 
Acho que nao leram tudo o que disse....

Eu na b5 gasto bem mais a 100 do que a 140! Quem me diz que na mota nao é a mesma coisa?
 
Acho que nao leram tudo o que disse....

Eu na b5 gasto bem mais a 100 do que a 140! Quem me diz que na mota nao é a mesma coisa?

Consegues-me dizer como chegaste a essa conclusão?? para mim, só consegues isso se fores a 100 em 2ª mudança, ou seja em alta rotação, porque se for em condiçoes semelhantes, sim porque a 100km/h podes bem ir em 5ª mudança isso não aconteçe de certeza!!!!!!
 
Consegues-me dizer como chegaste a essa conclusão?? para mim, só consegues isso se fores a 100 em 2ª mudança, ou seja em alta rotação, porque se for em condiçoes semelhantes, sim porque a 100km/h podes bem ir em 5ª mudança isso não aconteçe de certeza!!!!!!

Se te digo é porque é assim. Queres ir dar uma voltinha para comprovar? Em 5ª a 100 gasto mais do que a 140, tao simples quanto isso.

Queria saber se acontece a mesma situacao na mota, independentemente das velocidades. Se nao sabes dizes que nao sabes, e fica o assunto resolvido.
 
Se te digo é porque é assim. Queres ir dar uma voltinha para comprovar? Em 5ª a 100 gasto mais do que a 140, tao simples quanto isso.

Queria saber se acontece a mesma situacao na mota, independentemente das velocidades. Se nao sabes dizes que nao sabes, e fica o assunto resolvido.


Por ser motard e por ter milhares de Kms no pêlo de mota, é que tou a responder, mas se não consegues perceber o que te digo, fica por aqui a minha partiçipação neste tópico...
 
Por ser motard e por ter milhares de Kms no pêlo de mota, é que tou a responder, mas se não consegues perceber o que te digo, fica por aqui a minha partiçipação neste tópico...

Agora estou a referir-me a carrinha!!!

Se nao se aplica para a mota dizias-me que era diferente e nao punhas em causa o que disse em relacao a carrinha.

De qualquer das formas agradeço.
 
Se te digo é porque é assim. Queres ir dar uma voltinha para comprovar? Em 5ª a 100 gasto mais do que a 140, tao simples quanto isso.

Queria saber se acontece a mesma situacao na mota, independentemente das velocidades. Se nao sabes dizes que nao sabes, e fica o assunto resolvido.



se fores a 200kms já nao vais a gastar nada, pelo contrário, deve é de estar a nascer gasóleo na carrinha...
 
Back
Top