Ultrapassado os 30 dias para reparação

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por gl0w, 6 Dez 2009.

  1. gl0w

    gl0w

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    Boa noite,

    Sei que poderá nao ser o sitio mais correcto para colocar aqi a historia q se está a passar.
    Mas mesmo assim, espero poder ter as vossas opiniões, tendo em conta a lei ACTUAL em vigor.

    No passado dia 12 de novembro, liguei para a HP, a reportar que o disco rigido do meu portatil tinha avariado, e nem sequer já era reconhecido pelo portatil. A Sra que me entendeu foi bastante simpatica, e dispôs-se logo a enviar um disco novo para a minha morada, juntamente com os disco de recuperação (dado q eu nunca tinha gravado uns).
    Deram-me 10 dias para chegar o disco rigido, e 15 para chegar os discos de recuperação.
    Entretanto uma semana depois os discos de recuperação chegaram, e passado 10 dias notei que o disco rigido nao aparecia e começei a ligar para a HP.

    Da primeira vez, informaram-me que o disco ainda não tinha dado saída, possivelmente pq nao haveria em stock e como o disco vem do estrangeiro ainda demoraria mais um ou dois dias.

    Passou mais uma semana, voltei a ligar, e desta vez disseram-me que teria havido um erro informático nas encomendas feitas de dia 11 de novembro a 18, e que o problema ja estava a ser resolvido e iriam começaram a ser enviados as encomendas no dia seguinte aquele em q eu liguei.

    Passou mais uma semana, voltei a ligar e qual o meu espanto quando me dizem que o disco ainda não tinha dado saída, por haver um grande volume de encomendas a ser processadas devido ao atraso, nesse momento começei logo a levantar a voz com o sr que me atendeu, e a disse que era inadmissível o que se estava a passar.
    Ele disse-me que se até dia 12 de dezembro (30 dias depois do meu primeiro contacto) o problema nao tivesse resolvido, que me passavam ao departamento de controlo e qualidade (se nao me engano era isto) para me darem um solução definitiva.

    Pronto, agora a minha duvida é, chegado ao dia 12, quais poderão ser as minhas opções, quando falar com o tal departamento, poderei exigir um portátil novo ? ou o valor que paguei pelo meu ? o problema está que o portatil já nao se encontra a venda no local onde o comprei (radio popular), existem outros modelos superiores hoje em dia.

    Outra duvida que tenho é, poderão eles demorar mais uma mês para me resolver o problema definitivamente? e nisto poderá entrar a devolução do dinheiro ou a substituição por um novo. (é uma ferramenta de trabalho para mim, e como tal tenho urgência em ter um portatil)

    E por fim, poderei ou devo reclamar também junto da radio popular sobre esta situação? dado que foi lá que me deram o nº da HP para reportar a avaria do disco rigido.

    Nesta situação quem é que tem a obrigação de me devolver o dinheiro ou me substituir o portatil por um novo, a RP, ou a HP?

    Peço desculpa pelo extenso texto, mas quero estar o melhor informado para quando voltar a contacta-los.

    Desde já obrigado.

    1abraço
     
  2. marcelo2

    marcelo2

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    Não sei se ainda vou a tempo de te responder! Mas aqui vai e pode servir de ajuda para quem não souber!

    Dantes imperava a regra de bom senso para reparação/substituição de equipamento. Não havia propriamente um limite, mas as melhores lojas estipulavam o limite de 30 dias para reparação ou então devolviam o $ ou equipamento similar. Mas não podias exigir nada caso passasse 30 dias porque a lei não era clara.

    Mas isso era antigamente!! :D

    Agora, por lei qualquer equipamento, desde que dentro do prazo de garantia tem que ser arranjado num prazo máximo de 30 dias. Ou seja, caso passe 1 dia do limite legal, podes ir à loja e pedir um equipamento exactamente igual ao teu, ou similar, ou então pedir o dinheiro de volta.

    Só a título de comparação:
    Entreguei uma impressora(HP) na Worten para reparação. Passaram 30 dias e foi a própria Worten que me disse para passar lá para levantar uma impressora nova. Como já não havia uma igual, optaram por me dar o dinheiro. A verdade é que comprei depois uma bem mais avançada :)


    Eu não gosto muito da maneira de actuação da Radio Popular, mas se tens um papel em como entregaste o portátil no dia X, quando passar 1 dia que seja do limite de 30 dias, podes exigir um portátil novo, ou então o $$ de volta.

    Caso não te façam isso, pergunta-lhes se já ouviram falar do Decreto-Lei nº 84/2008 e não hesites e pede o livro de reclamações para escrever uma queixa sobre essa situação. Mas lei é lei e duvido que uma grande superficie te ponha problemas desses.
     
  3. koolboy

    koolboy

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    Podes exigir um portatil novo ;) ;) ;)
     
  4. marcelo2

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    Mas se te sugerirem que podem dar o $$ dele, em vez do equipamento não hesites! Certamente que consegues comprar um bem melhor agora :D
     
  5. koolboy

    koolboy

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    Exacto....mas se te derem $$$$ não aceites so se te derem €€€€€€€€€ :p :p :p :p :p :p :p :p :p
     
  6. marcelo2

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    Atenção que eu não escrevi o cifrão de escudos ;)

    Já agora, se não quiseres os escudos, dá-mos a mim que eu dou-lhes uso! Tenho aqui umas quantas coisas onde os poderia aplicar :D
     
  7. gl0w

    gl0w

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    Obrigado malta :)

    Deu para ter um ideia do q a lei diz, e de quais os meus direitos neste caso.

    A unico problema que se coloca aqui, é que o portatil não foi entregue, apenas liguei para a HP, eles pediram-me que fizesse uns testes, e chegaram a conclusão que era do disco rigido, e encomendaram logo um novo, pediram-me a morada e mandaram-me aguardar 10 dias q o disco novo me chegaria a casa.

    Ja faz hoje 32 dias, no sabado fui a radio popular, e disseram-me que hoje ligavam para a HP a saber o que se passava, e q a HP teria de me dar equipamente novo. Ficaram de me contactar hoje e nada... amanha lá vou ter de eu ir la parar.

    Acho inadmissível, nao tem consideração pelas pessoas, aposto q nem hoje a Radio popular ligou para a HP. Esqueceram o assunto mais provavelmente.

    Obrigado mais uma vez.

    cps
     
  8. koolboy

    koolboy

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    Nestes casos tens que lutar muito e digo-te prepara-te que eles são dificeis de "roer" pois querem ter sempre a razão e nunca ter que fazer devoluções/trocas ;) ;) ;)
     
  9. marcelo2

    marcelo2

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    Se foi por telefone e não entregaste o equipamento então não tens a minima hipótese em relação aos 30 dias ;(

    Por outro lado, podes tentar queixar-te junto da HP. Como foi dito e bem, não é fácil, porque eles querem sempre sacudir a culpa para outros, mas como tens os testes feitos com os tecnicos deles e como te garantiram que te iam dar outro disco, aperta com eles. Eles devem ter registos dessas chamadas que fizeste.

    Eu compreendo-te bem qundo dizes que o portátil é fundamental para o dia-adia, mas caso não te safes com a HP tenta não alongar as coisas e entrega o portátil à radio popular e eles que se safem.

    Só mais uma info: Não adianta alegar que é portátil de trabalho.. Aliás, nem é aconselhável, porque os portáteis para uso profissional/empresarial não têm garantia de 2 anos.
     
  10. gl0w

    gl0w

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    Isso não pode ser bem assim! Se não repara, a propria radio popular é q me aconselhou a ligar para a HP e nao a deixar o portatil na Radio popular.
    A propria HP fez o dispiste e decidiu enviar o disco (de certeza q para eles sai mais barato enviar um disco do q tar a vir buscar o portatil, etc etc.
    Ha registos telefonicos da minha primeira chamada e da data da primeira encomenda do disco da parte deles, de certeza absoluta.

    E o portatil ter ido para reparação ou não é igual, tive-o em casa na mesma parado. Por isso, nao me venham eles com historias dessas q os 30 dias nao contam neste caso, q eu parto logo para o livro amarelo e reclamação na deco, tenho conhecidos q são socios e é uma mais valia.

    Não podem brincar com as pessoas. 30 dias é mais q suficiente para enviarem um disco, quando deram um limite de 10 dias.

    Estou bastante aborrecido, mas amanha vou la!
     
  11. PedroMachado

    PedroMachado

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    Esses portateis, tipo HP têm uma etiqueta em que indica o periodo de garantia. No caso do meu sendo um PROBOOK só tem 1 ano de garantia
     
  12. gl0w

    gl0w

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    O Meu diz dois anos.
     
  13. marcelo2

    marcelo2

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    Exactamente.. Como se tratam de soluções empresariais a garantia é inferior. Mas todo o portátil doméstico tem obrigatoriamente garantia de 2 anos. Mesmo que tenha etiqueta a informar o contrário.

    E nesse caso, 1 ano já não é nada mau! Mas essa é uma máquina robusta e a verdadeira garantia é não precisar da garantia :D
     
  14. PedroMachado

    PedroMachado

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    Ora aí está 8)
     
  15. gl0w

    gl0w

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    Boas,

    So uma questão, neste caso em q o artigo foi comprado numa superfície comercial (radio popular) quem é q tem o dever de me dar o dinheiro ou o artigo novo, a RP, ou a propria Hp?

    Obrigado.
     

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