Troquei o RNS-D por RNS-E

Oi STronic realmente até fazia sentido o que estavas a dizer sobre o cabo bastava eles virem trocados no encaixe e ficava logo tudo maluco mas se o MoByS tem uma outra solução deixa ver pode passar por ai só espero que não seja nada de complicado :roll: já agora não ainda por ai ninguem com uma vagcom que more perto me Alverca ou losboa que me possa por os contactos do volante e do computador de bordo a funcionar um abração
 
zacatg disse:
Oi STronic realmente até fazia sentido o que estavas a dizer sobre o cabo bastava eles virem trocados no encaixe e ficava logo tudo maluco mas se o MoByS tem uma outra solução deixa ver pode passar por ai só espero que não seja nada de complicado :roll: já agora não ainda por ai ninguem com uma vagcom que more perto me Alverca ou losboa que me possa por os contactos do volante e do computador de bordo a funcionar um abração

eu tenho vagcom... mas sou de Guimaraes...

o maximo aparecias ao encontro do Gerês... :wink:
 
epa muito sinceramente até ia mas o meu no meu trabalho eu nunca sei se tenho de trabalhar nos fins de semana mas deixa chegar mais perto da altura para ver como corre as coisas um abraço
 
O problema do teu RNS-E não funcionar correctamente é devido à configuração dos cabos, mas leia-se cabos "do carro", não aqueles que certamente compraste mais tarde. A informação de ligar/desligar o rádio e a info das luzes é transmitida de uma maneira no RNS-D e de outra completamente diferente no RNS-E. Essa info é mandada pelo quadrante. No caso do RNS-D, o quadrante manda essa info para uma unidade chamada TMC e só dps é que vai para o RNS-D. No RNS-E, a unidade TMC está incorporada no próprio rádio e as infos são dirigidas directamente do quadrante para o RNS-E. Esses sínais são mandados através da linguagem CAN (CAN H e CAN L), ou seja, 2 fios. A maior parte do pessoal que tem B6 não tem esse problema porque tinham antes o rádio CONCERT II, e esse rádio já usa o mesmo sistema que o RNS-E (Quadrante <-> rádio).

Após esta pequena introdução, passemos ao trabalho... é mais fácil do que parece, só tens de ter uma tarde livre e ferramenta à mão. (Ou levares o carro a um electricista :lol: )

A solução é contornar a dita unidade TMC que o RNS-D usava. Podes deixá-la estar no carro, ou tiras fora e vendes no conjunto, porém não sei onde está localizada.

Vais precisar de 2 fios electricos de cobre com 1m de comprimento (de cores diferentes se possível) e basicamente o que vais ter de fazer é levar os tais sinais CAN-L e CAN-H directamente ao rádio. O problema é que o sítio onde vais buscar esses sinais é ao quadrante... :roll:

Ou seja, tiras o quadrante fora e vais ver 3 fichas (Verde, azul e cinza), abres a ficha cinzenta e vais notar que há uma numeração ao longo da mesma. O que vais ter de fazer é ligar uma ponta de fio à posição 5 (CAN-H) e outra ponta de fio à posição 6 (CAN-L) (2 fios diferentes). Já lá vais encontrar fios nessa posição (os que ligam à unidade TMC do RNS-D), retira-os da melhor maneira.

Para o próximo passo vais precisar de ver uma imagem, faz o download deste ficheiro (http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf) e vê com atenção a página 10 ou 7, segundo a numeração do pdf ou a numeração do autor.
Aí verás uma imagem de uma ficha do rádio, só tens uma daquelas no carro por isso não há que enganar.

Com as pontas dos fios já ligadas ao quadrante, passas o resto deles por dentro da consola até as fichas do rádio. Agora vais ligar o fio da posição 5 do quadrante (CAN-H) à posição 8 da ficha do rádio, e o fio da posição 6 do quadrante à posição 12 da ficha do rádio. Certamente vais ter já uns fios ligados nessa posição, são os tais que vinham da unidade TMC do RNS-D, ou unes os novos fios a esses, ou retiras os antigos dessas posições.

Admito que pode parecer complicado, no entanto não tem nada que saber e por fim o teu RNS-E irá funcionar correctamente, com luzes, ON/OFF, infos no quadrante, etc... sem problemas! :wink:



Ufffaaaa...
 
MoByS disse:
O problema do teu RNS-E não funcionar correctamente é devido à configuração dos cabos, mas leia-se cabos "do carro", não aqueles que certamente compraste mais tarde. A informação de ligar/desligar o rádio e a info das luzes é transmitida de uma maneira no RNS-D e de outra completamente diferente no RNS-E. Essa info é mandada pelo quadrante. No caso do RNS-D, o quadrante manda essa info para uma unidade chamada TMC e só dps é que vai para o RNS-D. No RNS-E, a unidade TMC está incorporada no próprio rádio e as infos são dirigidas directamente do quadrante para o RNS-E. Esses sínais são mandados através da linguagem CAN (CAN H e CAN L), ou seja, 2 fios. A maior parte do pessoal que tem B6 não tem esse problema porque tinham antes o rádio CONCERT II, e esse rádio já usa o mesmo sistema que o RNS-E (Quadrante <-> rádio).

Após esta pequena introdução, passemos ao trabalho... é mais fácil do que parece, só tens de ter uma tarde livre e ferramenta à mão. (Ou levares o carro a um electricista :lol: )

A solução é contornar a dita unidade TMC que o RNS-D usava. Podes deixá-la estar no carro, ou tiras fora e vendes no conjunto, porém não sei onde está localizada.

Vais precisar de 2 fios electricos de cobre com 1m de comprimento (de cores diferentes se possível) e basicamente o que vais ter de fazer é levar os tais sinais CAN-L e CAN-H directamente ao rádio. O problema é que o sítio onde vais buscar esses sinais é ao quadrante... :roll:

Ou seja, tiras o quadrante fora e vais ver 3 fichas (Verde, azul e cinza), abres a ficha cinzenta e vais notar que há uma numeração ao longo da mesma. O que vais ter de fazer é ligar uma ponta de fio à posição 5 (CAN-H) e outra ponta de fio à posição 6 (CAN-L) (2 fios diferentes). Já lá vais encontrar fios nessa posição (os que ligam à unidade TMC do RNS-D), retira-os da melhor maneira.

Para o próximo passo vais precisar de ver uma imagem, faz o download deste ficheiro (http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf) e vê com atenção a página 10 ou 7, segundo a numeração do pdf ou a numeração do autor.
Aí verás uma imagem de uma ficha do rádio, só tens uma daquelas no carro por isso não há que enganar.

Com as pontas dos fios já ligadas ao quadrante, passas o resto deles por dentro da consola até as fichas do rádio. Agora vais ligar o fio da posição 5 do quadrante (CAN-H) à posição 8 da ficha do rádio, e o fio da posição 6 do quadrante à posição 12 da ficha do rádio. Certamente vais ter já uns fios ligados nessa posição, são os tais que vinham da unidade TMC do RNS-D, ou unes os novos fios a esses, ou retiras os antigos dessas posições.

Admito que pode parecer complicado, no entanto não tem nada que saber e por fim o teu RNS-E irá funcionar correctamente, com luzes, ON/OFF, infos no quadrante, etc... sem problemas! :wink:



Ufffaaaa...

Dominas pedro :)

Tu gostas mesmo disto :) Tu não tives-te este problema? ou será por isso que tens esta solução? :p
 
ProBoarder disse:
Dominas pedro :)

Tu gostas mesmo disto :) Tu não tives-te este problema? ou será por isso que tens esta solução? :p

Tive um semelhante... não foi bem isto mas a solução foi +- assim!

Não tem nada que saber! :wink:
 
Ufffaaaaa vai lá vai muito obrigado pela dica tenho de ter coragem mas vou tentar fazer ou entao fico quietinho e vou a um electricista se é que ele sabe fazer isso espero eu mas muito obrigado pela dica o PDF era mesmo fixe só é pena ser em ingles mas obrigado na mesma um abraçao
 
zacatg disse:
Ufffaaaaa vai lá vai muito obrigado pela dica tenho de ter coragem mas vou tentar fazer ou entao fico quietinho e vou a um electricista se é que ele sabe fazer isso espero eu mas muito obrigado pela dica o PDF era mesmo fixe só é pena ser em ingles mas obrigado na mesma um abraçao

não tem nada que saber, o electricista faz-te isso na boa. O pdf só te serve mesmo para veres a imagem da ficha pq o assunto é outro.

Imprime o que te escrevi e segue-te por aí :wink:
 
MoByS disse:
O problema do teu RNS-E não funcionar correctamente é devido à configuração dos cabos, mas leia-se cabos "do carro", não aqueles que certamente compraste mais tarde. A informação de ligar/desligar o rádio e a info das luzes é transmitida de uma maneira no RNS-D e de outra completamente diferente no RNS-E. Essa info é mandada pelo quadrante. No caso do RNS-D, o quadrante manda essa info para uma unidade chamada TMC e só dps é que vai para o RNS-D. No RNS-E, a unidade TMC está incorporada no próprio rádio e as infos são dirigidas directamente do quadrante para o RNS-E. Esses sínais são mandados através da linguagem CAN (CAN H e CAN L), ou seja, 2 fios. A maior parte do pessoal que tem B6 não tem esse problema porque tinham antes o rádio CONCERT II, e esse rádio já usa o mesmo sistema que o RNS-E (Quadrante <-> rádio).

Após esta pequena introdução, passemos ao trabalho... é mais fácil do que parece, só tens de ter uma tarde livre e ferramenta à mão. (Ou levares o carro a um electricista :lol: )

A solução é contornar a dita unidade TMC que o RNS-D usava. Podes deixá-la estar no carro, ou tiras fora e vendes no conjunto, porém não sei onde está localizada.

Vais precisar de 2 fios electricos de cobre com 1m de comprimento (de cores diferentes se possível) e basicamente o que vais ter de fazer é levar os tais sinais CAN-L e CAN-H directamente ao rádio. O problema é que o sítio onde vais buscar esses sinais é ao quadrante... :roll:

Ou seja, tiras o quadrante fora e vais ver 3 fichas (Verde, azul e cinza), abres a ficha cinzenta e vais notar que há uma numeração ao longo da mesma. O que vais ter de fazer é ligar uma ponta de fio à posição 5 (CAN-H) e outra ponta de fio à posição 6 (CAN-L) (2 fios diferentes). Já lá vais encontrar fios nessa posição (os que ligam à unidade TMC do RNS-D), retira-os da melhor maneira.

Para o próximo passo vais precisar de ver uma imagem, faz o download deste ficheiro (http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf) e vê com atenção a página 10 ou 7, segundo a numeração do pdf ou a numeração do autor.
Aí verás uma imagem de uma ficha do rádio, só tens uma daquelas no carro por isso não há que enganar.

Com as pontas dos fios já ligadas ao quadrante, passas o resto deles por dentro da consola até as fichas do rádio. Agora vais ligar o fio da posição 5 do quadrante (CAN-H) à posição 8 da ficha do rádio, e o fio da posição 6 do quadrante à posição 12 da ficha do rádio. Certamente vais ter já uns fios ligados nessa posição, são os tais que vinham da unidade TMC do RNS-D, ou unes os novos fios a esses, ou retiras os antigos dessas posições.

Admito que pode parecer complicado, no entanto não tem nada que saber e por fim o teu RNS-E irá funcionar correctamente, com luzes, ON/OFF, infos no quadrante, etc... sem problemas! :wink:



Ufffaaaa...

:shock: :shock: :shock:

Já estou a ver o que me espera... :( :( :(
 
Audi_[S_linEE_] disse:
Qual é que é o radio?? e qual é o carro que compras-te?? talvez ate esteja interessado dependendo do Radio


comprei um A4 S-line 1.9TDI o radio é o RDN-D até agora adoro o carro tambem só o tenho á 23h lol
 
Tinoni disse:
:shock: :shock: :shock:

Já estou a ver o que me espera... :( :( :(

Isto só se aplica a quem passar de RNS-D (de origem) para RNS-E! Se for o teu caso...

Quanto à venda do RNS-D, aconselho-te a venderes com a dita unidade TMC (pena que não sei onde ela está). Cá em Portugal não é necessária porque não usamos esse sistema, mas para uma venda no Ebay por exemplo, ajuda bastante a subir o preço! :wink:
 
MoByS disse:
Tinoni disse:
:shock: :shock: :shock:

Já estou a ver o que me espera... :( :( :(

Isto só se aplica a quem passar de RNS-D (de origem) para RNS-E! Se for o teu caso...

Quanto à venda do RNS-D, aconselho-te a venderes com a dita unidade TMC (pena que não sei onde ela está). Cá em Portugal não é necessária porque não usamos esse sistema, mas para uma venda no Ebay por exemplo, ajuda bastante a subir o preço! :wink:

na A6 está debaixo do volante.

pedro, pelo que sei a unidade TMC não funciona cá mas é necessária para transmitir a info de rádio ao quadrante.

se axas que valoriza muito vender o RNS-D com TMC e talvez o dietz e leitor de DVD, temos de falar... :twisted:
 
nmb disse:
pedro, pelo que sei a unidade TMC não funciona cá mas é necessária para transmitir a info de rádio ao quadrante.

nem mais! :wink:

Pelo menos quando vendi o meu Rns-D no ebay, muita gente (mas muita mesmo) me perguntou pela TMC... coisa que eu não tinha.
 
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