Todo o combustível é igual? Tanga... a minha experiência este verão

já agora deixo eu a minha posta...

já alguém se lembrou que as bombas de combustível são equipamentos mecânicos/electrónicos que necessitam de ser calibrados frequentemente? (se repararem teem que ter um selo no equipamento)..ora, como imaginam, há uma margem de erro "legal" de uma percentagem que não me recordo agora, mas que, como podem imaginar, nunca favorece o cliente, e pior, nem sempre é respeitada. Quero com isto dizer que eventualmente, a bomba que abasteceu o segundo depósito pode perfeitamente estar a contar erradamente os litros, em desfavor do cliente. não quero dizer que foi isso que aconteceu, mas é mais uma hipótese, já para não falar na temperatura ambiente a que foi feito o abastecimento, tudo somado pode dar diferenças significativas.

numa pesquisa rápida podem ver que não sou eu que sou maluquinho, estas coisas acontecem, por norma não são é descobertas

Fantástico - Todos os programas - NOTÍCIAS - Postos fraudam bombas de combustível com controle remoto
 
Oh na boa, uma vez fui buscar gasoleo e meti pela risca dos 20 litros, qual é o meu espanto que na máquina estava marcado 21.9 litros
 
Sim, sim, tens toda a raz-ao, agora que falas, já li um artigo que referencia precisamente a temperatura ambiente como causador de erros. Quanto mais elevada ou mais baixa a temperatura pior a precisão da máquina. No caso, atestei às 12h30 na Praia da Luz... 39 graus... fui um bocado otário :oops: até porque sabia disso...

já agora deixo eu a minha posta...

já alguém se lembrou que as bombas de combustível são equipamentos mecânicos/electrónicos que necessitam de ser calibrados frequentemente? (se repararem teem que ter um selo no equipamento)..ora, como imaginam, há uma margem de erro "legal" de uma percentagem que não me recordo agora, mas que, como podem imaginar, nunca favorece o cliente, e pior, nem sempre é respeitada. Quero com isto dizer que eventualmente, a bomba que abasteceu o segundo depósito pode perfeitamente estar a contar erradamente os litros, em desfavor do cliente. não quero dizer que foi isso que aconteceu, mas é mais uma hipótese, já para não falar na temperatura ambiente a que foi feito o abastecimento, tudo somado pode dar diferenças significativas.

numa pesquisa rápida podem ver que não sou eu que sou maluquinho, estas coisas acontecem, por norma não são é descobertas

Fantástico - Todos os programas - NOTÍCIAS - Postos fraudam bombas de combustível com controle remoto
 
Sim, sim, tens toda a raz-ao, agora que falas, já li um artigo que referencia precisamente a temperatura ambiente como causador de erros. Quanto mais elevada ou mais baixa a temperatura pior a precisão da máquina. No caso, atestei às 12h30 na Praia da Luz... 39 graus... fui um bocado otário :oops: até porque sabia disso...

Pois... A melhor hora para atestar é logo pela fresquinha da manhã!

Os combustíveis, pela sua natureza, são muito susceptíveis à temperatura, ganhando volume com o calor e perdendo com o frio!

Eu noto bem, isso com o carro que conduzo diariamente, tem um depósito pequeno e nos dias de inverno em que a manhã é gelada e a tarde já mais amena, o ponteiro sobe sempre mais um bocado!!!
 
já agora deixo eu a minha posta...

já alguém se lembrou que as bombas de combustível são equipamentos mecânicos/electrónicos que necessitam de ser calibrados frequentemente? (se repararem teem que ter um selo no equipamento)..ora, como imaginam, há uma margem de erro "legal" de uma percentagem que não me recordo agora, mas que, como podem imaginar, nunca favorece o cliente, e pior, nem sempre é respeitada. Quero com isto dizer que eventualmente, a bomba que abasteceu o segundo depósito pode perfeitamente estar a contar erradamente os litros, em desfavor do cliente. não quero dizer que foi isso que aconteceu, mas é mais uma hipótese, já para não falar na temperatura ambiente a que foi feito o abastecimento, tudo somado pode dar diferenças significativas.

numa pesquisa rápida podem ver que não sou eu que sou maluquinho, estas coisas acontecem, por norma não são é descobertas

Fantástico - Todos os programas - NOTÍCIAS - Postos fraudam bombas de combustível com controle remoto


Fiquei parvo com a reportagem que descobristes "a3 german" aquilo no Brasil e só Koenigsegg's, vá de etanol para cima, deve ser só injetores do aço
 
já agora deixo eu a minha posta...

já alguém se lembrou que as bombas de combustível são equipamentos mecânicos/electrónicos que necessitam de ser calibrados frequentemente? (se repararem teem que ter um selo no equipamento)..ora, como imaginam, há uma margem de erro "legal" de uma percentagem que não me recordo agora, mas que, como podem imaginar, nunca favorece o cliente, e pior, nem sempre é respeitada. Quero com isto dizer que eventualmente, a bomba que abasteceu o segundo depósito pode perfeitamente estar a contar erradamente os litros, em desfavor do cliente. não quero dizer que foi isso que aconteceu, mas é mais uma hipótese, já para não falar na temperatura ambiente a que foi feito o abastecimento, tudo somado pode dar diferenças significativas.

numa pesquisa rápida podem ver que não sou eu que sou maluquinho, estas coisas acontecem, por norma não são é descobertas

Fantástico - Todos os programas - NOTÍCIAS - Postos fraudam bombas de combustível com controle remoto

Isso aconteceu ao nokito no dia da ultima chouriçada em Coimbra, a meter gpl, meteu mais 3 litros que a capacidade total do depósito :p
 
eu tinha um vizinho meu que tinha uma bomba de gasolina que num garrican de 5 litros o garrican levava 5 litros e 600 lol alguem era roubado....
 
isso nas bombas eles salvo erro sao obrigados a ter medidores de "litro oficiais" caso o cliente desconfie

e os depositos e impurezas nao é como voces dizem, a bomba nao esta nunca no fundo mas sim a uma determinada altura e contem filtros seguramente para nao chupar o lixo.

de caminho vao dizer que so usam gasoleo de wtcc porque sim ou gasolina de 100 octanas para cima.
ainda o mes passado fiz porto peniche porto e à ida fui a 90km/h e à vinda a 140km/h e a diferença foi de 4.5 para 6.5 l /100 ...
 
Last edited:
os combustiveis de marca branca sao mais secos, isto quer dizer que o teor de gordura neles incorporados nao é igual aos combustiveis convencionais.
as grandes marcas para defenderem as suas patentes utilizam aditivos para reforçarem a qualidade dos seus produtos.
na pratica quem tem um carro a diesel e que sabe que este possui uma bomba de injecçâo deve ponderar sobre a escolha dos produtos. como todos sabem as bombas de injecçao possuem no seu interior rolamentos, borrachas e juntas que precisam ser lubrificadas para a sua boa duraçâo.
os combustiveis de marca branca a mim não me convencem e mesmo com os convencionais, de vez em quando lá adiciono ao gasoleo um pouco de oleo de lubrificação.



abraço....
 
Last edited:
Bem aquela reportagem... sem palavras... será que não existe nada do género em Portugal?
Quanto aos combustiveis, há diferenças sim e não é psicológico! em relação a autonomias, não noto nada de mais, os consumos são identicos, mas no resto não é igual! com gasóleo de marcas brancas o carro faz mais fumo e tem um trabalhar mais ''rijo'' ! ouve-se mais a injeção! em relação ao gforce e ultimate e ao ''normal'' a unica coisa que noto é o tabalhar mais silencioso e mais ''suave'' com o ultimate e gforce. parece me tambem que consome um pouco menos com estes porque sendo mais caro faço praticamente os mesmos Km, o que no fundo vai der ao mesmo em termos de €, mas como são +/- 10cent por litro de diferença não sei.
 
Sobre os outros não sei, sobre os postos que conheço, porque "ajudei" a montar, posso-te garantir que quando o camião vai abastecer, nunca abastece no tanque que está a ser "usado" pelos clientes.

hà umas semanas fiquei sem gasolina em frente há bomba, e apareceu o camião para encher os depósitos (porque a gasolineira estava sem combustivel) e eu abasteci ao mesmo tempo que enchiam o tanque...
 
o meu talvez a quase um ano que so leva marca branca ate hoje ainda nao se queixou e quando o rei faz anos leva uma pinga de oleo (pouco claro) para dentro do deposito e aditivo para gasoleo a injectores de 6.000 em 6.000 klm
 
Boas! Deixo este tópico aqui para ver comentários e concluir se estou maluco ou não!!!:eek:
É comum ouvir o pessoal dizer que os combustíveis "de marca" e os restantes são todos iguais, vêm do mesmo local e nos mesmos camiões e eu sempre fui relutante em aceitar esta "teoria da conspiração". Agora tenho a certeza que isso é uma grande tanga!!!
Viajem Ida - A4, B7 de 2006, 2.0 tdi (140cv) - viajem entre Porto e Algarve, combustível Galp normal (70 litros) autonomia no cb de 1010 km
Média velocidade aproximada de 150 km/m (uma paragem, sempre a carregar até máximo de 220km/h (no velocímetro) com mais tempo entre 180 e 200km/h)
A/C ligado para o fresquinho a viajem toda.
Km percorridos com um depósito após esta viajem de 900km (excelente média para a velocidade em todo o percurso)

Viajem Vinda - combustível Cepsa - 70 litros (autonomia no cb 880KM!!!)
Média velocidade muito inferior - uma paragem, 150km/h foi o máximo durante toda a viajem
AC ligado apenas durante pouco tempo
Km percorridos com um depósito 700 km (!!!!) à chegada ao Porto tive de atestar outra vez

Atestei Galp novamente, já andei em misto e autoestrada e voltei à mesma média de 1000km no enchimento e acima dos 900 km percorridos...

Na minha experiência, em suma, o combustível não é de facto igual. Não só posso garantir que a autonomia é inferior, que senti o carro com menos disparo e deitou bem mais fumo com o Cepsa do que como Galp tanto antes como depois...
Uso sempre Galp, será por isso que o bicho se ressentiu, ou é mesmo o combustível que, afinal, está longe de ser igual de marca para marca...?
Alguém já passou pelo mesmo???

Abraços!
JC

Gastaste mais do Algarve para o Porto porque é sempre a subir tu ó daaaahhhhh. Não percebes nada de geografia eheheheh :beer:
 
já agora deixo eu a minha posta...

já alguém se lembrou que as bombas de combustível são equipamentos mecânicos/electrónicos que necessitam de ser calibrados frequentemente? (se repararem teem que ter um selo no equipamento)..ora, como imaginam, há uma margem de erro "legal" de uma percentagem que não me recordo agora, mas que, como podem imaginar, nunca favorece o cliente, e pior, nem sempre é respeitada. Quero com isto dizer que eventualmente, a bomba que abasteceu o segundo depósito pode perfeitamente estar a contar erradamente os litros, em desfavor do cliente. não quero dizer que foi isso que aconteceu, mas é mais uma hipótese, já para não falar na temperatura ambiente a que foi feito o abastecimento, tudo somado pode dar diferenças significativas.

numa pesquisa rápida podem ver que não sou eu que sou maluquinho, estas coisas acontecem, por norma não são é descobertas

Fantástico - Todos os programas - NOTÍCIAS - Postos fraudam bombas de combustível com controle remoto

Também tinha lido num mail que, consoante a temperatura, a bomba contava mais ou menos.. Mas, um dia confrontei um empregado na bomba (BP) e ele disse-me que, as bombas ali usadas (não sei se seram iguais em todas as BP ou em todas as gasolineiras) faziam a medição da densidade, não sendo a tradicional "rodinha"..

Agora se é verdade ou não... num sei..
 
Last edited:
Back
Top