Todo o combustível é igual? Tanga... a minha experiência este verão

Boas! Deixo este tópico aqui para ver comentários e concluir se estou maluco ou não!!!:eek:
É comum ouvir o pessoal dizer que os combustíveis "de marca" e os restantes são todos iguais, vêm do mesmo local e nos mesmos camiões e eu sempre fui relutante em aceitar esta "teoria da conspiração". Agora tenho a certeza que isso é uma grande tanga!!!
Viajem Ida - A4, B7 de 2006, 2.0 tdi (140cv) - viajem entre Porto e Algarve, combustível Galp normal (70 litros) autonomia no cb de 1010 km
Média velocidade aproximada de 150 km/m (uma paragem, sempre a carregar até máximo de 220km/h (no velocímetro) com mais tempo entre 180 e 200km/h)
A/C ligado para o fresquinho a viajem toda.
Km percorridos com um depósito após esta viajem de 900km (excelente média para a velocidade em todo o percurso)

Viajem Vinda - combustível Cepsa - 70 litros (autonomia no cb 880KM!!!)
Média velocidade muito inferior - uma paragem, 150km/h foi o máximo durante toda a viajem
AC ligado apenas durante pouco tempo
Km percorridos com um depósito 700 km (!!!!) à chegada ao Porto tive de atestar outra vez

Atestei Galp novamente, já andei em misto e autoestrada e voltei à mesma média de 1000km no enchimento e acima dos 900 km percorridos...

Na minha experiência, em suma, o combustível não é de facto igual. Não só posso garantir que a autonomia é inferior, que senti o carro com menos disparo e deitou bem mais fumo com o Cepsa do que como Galp tanto antes como depois...
Uso sempre Galp, será por isso que o bicho se ressentiu, ou é mesmo o combustível que, afinal, está longe de ser igual de marca para marca...?
Alguém já passou pelo mesmo???

Abraços!
JC
 
o teu carro a média de 200km/h gasta 8 litros ?

nao me acredito que acha 200km de diferença, isso sao praticamente 14 litros !
 
Eu posso dizer que atestei e fui pela auto-estrada no meu A3 2.0 TDI (170cv) Porto -Portimão eu fiz 400 km acima dos 180 km/ h e a minha esposa fez 200 km acima dos 150 km/h e cheguei lá e acendeu a reserva e depois atestei para regressar e vim pela estrada nacional e passou pouco do meio deposito para baixo.
 
Last edited:
Nã!!!! Quem dera. Estimo a média na ordem dos 150km/h dado que fiz a maior parte do percurso entre os 180km/h e os 200km/h, obviamente que há abrandar, a paragem par almoço, logo a média nunca seria de 180km/h.
A minha questão é mesmo essa, como é possível com 70 litros o mesmo carro ter uma diferença de 200km na autonomia, ainda mais que como Galp andei a carregar bastante mais do que como Cepsa... Faria sentido o contrário, mas não isto. Daí atribuir a diferença à qualidade do combustível... só pode...

WILDBADCAT, parece-me que anda a gastar um pouco o teu, não? ou então será também o combustível... sou sincero mas desde que tenho este é a primeira vez que mudei de combustível e nunca fiz menos de 800km com um combustível mesmo acima dos 180km/h. Se calhar tenho sorte, mas a autonomia do meu "burro" sempre foi impecável... melhor que da A4 110 de 97 que tinha antes. Mas pelo que vejo aqui no fórum eu tive mesmo sorte com este, nem mecânica, consumos, peças, nada... está impecável e já perto dos 150mil.

o teu carro a média de 200km/h gasta 8 litros ?

nao me acredito que acha 200km de diferença, isso sao praticamente 14 litros !
 
Agora que dizes isso !!! Tenho de ir fazer um teste a ver se esta tudo a funcionar a nível de injectores , mas eu quando fui para portimão fui na Mudança "S"
 
Nã!!!! Quem dera. Estimo a média na ordem dos 150km/h dado que fiz a maior parte do percurso entre os 180km/h e os 200km/h, obviamente que há abrandar, a paragem par almoço, logo a média nunca seria de 180km/h.
A minha questão é mesmo essa, como é possível com 70 litros o mesmo carro ter uma diferença de 200km na autonomia, ainda mais que como Galp andei a carregar bastante mais do que como Cepsa... Faria sentido o contrário, mas não isto. Daí atribuir a diferença à qualidade do combustível... só pode...

WILDBADCAT, parece-me que anda a gastar um pouco o teu, não? ou então será também o combustível... sou sincero mas desde que tenho este é a primeira vez que mudei de combustível e nunca fiz menos de 800km com um combustível mesmo acima dos 180km/h. Se calhar tenho sorte, mas a autonomia do meu "burro" sempre foi impecável... melhor que da A4 110 de 97 que tinha antes. Mas pelo que vejo aqui no fórum eu tive mesmo sorte com este, nem mecânica, consumos, peças, nada... está impecável e já perto dos 150mil.

Muito estranho
 
Para cá é a subir!! Por isso gastaste mais!! :p :p

Acho muitoooo estranha essa diferença. De todos os combustíveis que testei faço igual com TODOS. Por isso uso o mais barato lol
Sempre 1000 e poucos km com um depósito. Deve haver aí uma variável qualquer que influenciou esse consumo.. Qual a média em L/100km na viagem para baixo e na viagem para cima?

Não te esqueças que a tua média subiu de certeza se foste para baixo a ritmos de 180km/h para cima (como referiste), logo se ela subiu é óbvio que no CB te vai dar menos autonomia!!
 
Last edited:
Bem...
Se calhar porque o percurso PORTO - ALGARVE tem mais descidas do que o inverso ?

Se tens dinheiro para gastar, volta a fazer o mesmo teste... mas....
Mete sempre GALP. Depois vais ver que o resultado que tiveste com o da Cepsa é exactamente o mesmo que tens com o da Galp.

Moço...
Nas refinarias não existe um deposito só para Galp, outro para BP, outro para a Cepsa, outro para a Total, outro para o Jumbo, outro para o Continente, Prio, repsol, etc etc etc, tudo do mesmo produto.. Pensa lá bem...
Eles tem 4 ou 5 depósitos diferentes...
- Gasoleo
- S/c 95
- S/c 98
- Gasoleo xpto
- Gasoleo agricola

E pouco mais...
Olha, se existisse um deposito por cada Marca x Tipo de produto.... Já imaginaste a logistica / Espaço que era necessário para albergar isto tudo ?

Eu gosto dos vossos testes... LOL
 
Sim mas existe a diferença nos aditivos pela marca.

E a prio tem 10% de biodiesel.

Que eles têm propriedades diferentes após o incremento do aditivo não tenho duvidas, mas haver uma diferença tão grande não poderia ser.

E para o teu carro beber menos que um A4 110 de 97 isso ainda é mais estranho
 
MAs isso tem uma simples explicação, é que Norte sul é a descer e sul norte é a subir :D
JLL_Portugal_country_map_PT.gif
 
Meus caros, vou mandar mais uma "cavaca" para a fogueira.
Apesar de os combustíveis serem todos os mesmos quando saem da refinaria, os aditivos podem não o ser ;)
Uma coisa é certa, antes de andar com o meu A3 andava com um corolla e não vou falar de consumos mas sim da resposta do carro e notava-se que com combustível marca branca não puxava tanto como da GALP. Se forem conhecedores da zona centro posso dar o exemplo da subida do Botão e o que era verdade é que se apanhasse algum camião pela frente e não pudesse passar enquanto o carro vinha embalado, custava muito mais a arrancar com o combustível de marca branca.

Por fim não venham falar de preços, porque com os talões da GALP meto gasolina mais barata que nos de marca branca :)
 
...
Moço...
Nas refinarias não existe um deposito só para Galp, outro para BP, outro para a Cepsa, outro para a Total, outro para o Jumbo, outro para o Continente, Prio, repsol, etc etc etc, tudo do mesmo produto.. Pensa lá bem...
Eles tem 4 ou 5 depósitos diferentes...
- Gasoleo
- S/c 95
- S/c 98
- Gasoleo xpto
- Gasoleo agricola

...LOL

Posso estar a dizer "parvoíces", mas...

Existem sempre os últimos camiões que carregam o combustível, de determinado depósito na refinaria!

Ora quem trabalha numa refinaria ou em qualquer bomba de combustível, sabe. Que o combustível que se encontra no fundo dos depósitos, contém sempre "depósito". Ou que quando se enche um depósito de combustível, o combustível ao entrar vai levantar o "depósito" ficando em suspensão no combustível.

As refinarias não têm muitos depósitos para isso, mas com certeza que conforme produzem determinado lote de combustível ele pode ter ou não as características desejáveis por uma GALP, BP, ou JUMBO. Com certeza que o lote de um depósito de uma refinaria é mudado pelo menos uma vez por mês!

Agora que muitas vezes os problemas, dos combustíveis estão na forma como eles nas bombas são acondicionados isso é uma grande verdade.
Quantas e quantas bombas, têm depósitos com uma fuga que deixa entrar humidade, logo água no combustível, ou que os depósitos estão há tanto tempo sem serem limpos, que têm um enorme depósito de impurezas!

O que eu sei, é que só oiço e conheço histórias daqueles que metem combustível em bombas "duvidosas", com problemas no sistema de injecção e todos os mecânicos confirmam e estão sempre a alertar para este problema.

Eu próprio posso confirmar, que meter combustível em bombas duvidosas fica mais caro que meter numa onde ele seja de confiança. Felizmente nunca tive problemas com o motor, mas que os consumos são superiores isso são.

Por isso prefiro ir a uma bomba que tenha um movimento razoável de clientes, nunca antes ou depois de um camião encher o depósito da bomba, e de uma marca de confiança e pagar um pouco mais, que chegar ao fim de um ano e gastar mais em litros de combustível, ter que trocar sistemas de injecção, ou um motor completo.
 
Sim mas existe a diferença nos aditivos pela marca.

E a prio tem 10% de biodiesel.

Que eles têm propriedades diferentes após o incremento do aditivo não tenho duvidas, mas haver uma diferença tão grande não poderia ser.

E para o teu carro beber menos que um A4 110 de 97 isso ainda é mais estranho

Não sei onde viste isso, mas... segundo o site do Prio....

"Desde o dia 1 de Janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado no Território Nacional Português tem uma incorporação de 7% de biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar umGasóleo com 7% de biodiesel (B7)."


e


"
Que percentagem de biodiesel tem o Diesel Bio Evolution? O Diesel Bio Evolution, à semelhança de todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado em Portugal tem uma incorporação de 7 % de biodiesel.

Fonte:
FAQ - Prio Energy


Sobre os Aditivos....
Acreditas que um " balde " de 5 ou 10 litros de aditivo dentro de uma cisterna com 30.000ltrs fazem muita diferença no teu carro ?

Em tempo pus aqui um video, de um laboratorio competente a comparar os combustiveis... e a diferença é... 0




- - - - - - - - - -

Posso estar a dizer "parvoíces", mas...

Existem sempre os últimos camiões que carregam o combustível, de determinado depósito na refinaria!

Ora quem trabalha numa refinaria ou em qualquer bomba de combustível, sabe. Que o combustível que se encontra no fundo dos depósitos, contém sempre "depósito". Ou que quando se enche um depósito de combustível, o combustível ao entrar vai levantar o "depósito" ficando em suspensão no combustível.

As refinarias não têm muitos depósitos para isso, mas com certeza que conforme produzem determinado lote de combustível ele pode ter ou não as características desejáveis por uma GALP, BP, ou JUMBO. Com certeza que o lote de um depósito de uma refinaria é mudado pelo menos uma vez por mês!

Agora que muitas vezes os problemas, dos combustíveis estão na forma como eles nas bombas são acondicionados isso é uma grande verdade.
Quantas e quantas bombas, têm depósitos com uma fuga que deixa entrar humidade, logo água no combustível, ou que os depósitos estão há tanto tempo sem serem limpos, que têm um enorme depósito de impurezas!

O que eu sei, é que só oiço e conheço histórias daqueles que metem combustível em bombas "duvidosas", com problemas no sistema de injecção e todos os mecânicos confirmam e estão sempre a alertar para este problema.

Eu próprio posso confirmar, que meter combustível em bombas duvidosas fica mais caro que meter numa onde ele seja de confiança. Felizmente nunca tive problemas com o motor, mas que os consumos são superiores isso são.

Por isso prefiro ir a uma bomba que tenha um movimento razoável de clientes, nunca antes ou depois de um camião encher o depósito da bomba, e de uma marca de confiança e pagar um pouco mais, que chegar ao fim de um ano e gastar mais em litros de combustível, ter que trocar sistemas de injecção, ou um motor completo.

Sobre os outros não sei, sobre os postos que conheço, porque "ajudei" a montar, posso-te garantir que quando o camião vai abastecer, nunca abastece no tanque que está a ser "usado" pelos clientes.
 
Back
Top