Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer? [RESOLVIDO]

Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Coloquei os dois termostatos em agua a ferver..
O novo abre tipo.. 1 mm... e a muito custo..
O velho abre aí uns 4 mm.. e mais rápido..

Conclusão: comprem material OEM!
foi por isso que te perguntei se era OEM colega, eu tive um da concorrência instalado, e troquei por um OEM, tinha problemas, eu opto sempre por material OEM, dependendo das peças claro..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Pessoal, a água estava a ferver, a água ferve aos 100º... estava a borbulhar.. o OEM já se sabe que estava estragado, era preguiçoso a fechar, mantinha-se aberto e a temperatura não se mantinha nos 90º... sempre abaixo..
O da concorrência abria apenas 1mm.. não mais, nem com a água a ferver!
Já meti o OEM velho e agora sim, o nível do líquido no vaso desce, percorre o circuito todo e volta ao vaso pelo tubo de retorno!
Antes a bomba de água mandava a água pelo circuito, saía pelo tubo de retorno, mas o nível não descia.. aumentava pois o termostato abria apenas 1mm e o fluxo de retorno era muito maior do que o fluxo que passava através do termostato!
Agora com o OEM velho instalado o nível acertou e não altera..
Porém mantém-se o problema da temperatura: anda nos 70º, 80º às vezes 90º depois desce..
É melhor meter um termostato OEM novo.. não quero arriscar com a refrigeração do motor..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Pessoal, a água estava a ferver, a água ferve aos 100º... estava a borbulhar.. o OEM já se sabe que estava estragado, era preguiçoso a fechar, mantinha-se aberto e a temperatura não se mantinha nos 90º... sempre abaixo..
O da concorrência abria apenas 1mm.. não mais, nem com a água a ferver!
Já meti o OEM velho e agora sim, o nível do líquido no vaso desce, percorre o circuito todo e volta ao vaso pelo tubo de retorno!
Antes a bomba de água mandava a água pelo circuito, saía pelo tubo de retorno, mas o nível não descia.. aumentava pois o termostato abria apenas 1mm e o fluxo de retorno era muito maior do que o fluxo que passava através do termostato!
Agora com o OEM velho instalado o nível acertou e não altera..
Porém mantém-se o problema da temperatura: anda nos 70º, 80º às vezes 90º depois desce..
É melhor meter um termostato OEM novo.. não quero arriscar com a refrigeração do motor..
acredita, que 90% dos casos de pessoal que poe termostatos da concorrência, acaba por substituir por OEM, existem por aqui montes de tópicos acerca desse assunto, e um deles é meu..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

sim o termostato não abre a sua totalidade logo nos 90º, mas sim +/- 100º.

https://www.youtube.com/watch?v=KrsxzQXuUX4

Olha nesse vídeo até se vê o termostato aberto prai 4, 5mm aos 90,3º!
O meu com agua praí a 100º ou mais abria 1mm...

- - - - - - - - - -

Eu tirei uma foto pra vocês verem..
Os dois dentro da água a ferver..
Não dá para ver na perfeição porque se aproximava muito o tlm o vapor embaciava a lente.. mas dá para ter uma ideia..
Na direita vê-se o OEM velho.. à esquerda o da concorrência novo.. reparem que o velho já abriu aí uns 3, 4 mm...
O novo mal dá para ver mas está aberto 1mm se tanto..

DSC06256.jpg


- - - - - - - - - -

Mas tenho aqui o termostato novo e vou fazer mais testes antes de o devolver..
Isto lembrou-me um caso de um user que há dias queixava-se no seu Audi 80 que o vaso de expansão inchava! E tinha mudado há pouco tempo o termostato!
Por acaso ocorreu-me perguntar-lhe se o problema não estaria aí! Ironia do destino, ia-me acontecendo o mesmo!
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

E agora pra baralhar mais...
Coloquei o termostato novo em agua a ferver... e abriu... abriu bem...

DSC06257.jpg
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Black, já expliquei, o funcionamento do termóstato não é assim tão linear, sabias que a água pode começar a evaporar mais cedo devido a impurezas?

Eu já troquei de termóstato 2x na 80 por pensar que estava estragado, e depois cheguei há conclusão que não estava.

O teu problema é mau sangramento do sistema.

Os termostatos são todos feitos quase no mesmo sitio, e praticamente iguais, inclusive tens o caso do trevas que teve problemas com um OEM, acho que é uma questão de sorte :)

E em relação ao vaso de expansão que inchou, isso não devia ser problema do termóstato mas sim da tampa do vaso que não aliviava a pressão.

Boa sorte
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Talvez tenha sido mau sangramento...
Eu sangrei o sistema todo, como manda a lei (purgar a bomba de água, radiador naquele bujãozinho vermelho), elevei o vaso de expansão e tudo.. mas depois meti logo o termostato OEM.. oh pá nem quis arriscar.
Mas depois quando tiver mais tempo posso tentar uma vez mais.. sangro tudo de novo e vejo.. :|
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Talvez tenha sido mau sangramento...
Eu sangrei o sistema todo, como manda a lei (purgar a bomba de água, radiador naquele bujãozinho vermelho), elevei o vaso de expansão e tudo.. mas depois meti logo o termostato OEM.. oh pá nem quis arriscar.
Mas depois quando tiver mais tempo posso tentar uma vez mais.. sangro tudo de novo e vejo.. :|

Não tens o manual de serviço?
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Estive a ver o manual de serviço..
Aparentemente fiz tudo direito.. mas lá está quando fiz isso meti o velho..
pronto depois tento de novo..
Tenho de ir buscar G12 primeiro e arranjar um tempo livre.
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Coloquei o vaso de expansão novo e a respectiva tampa.. ficou-me por 33 euros mais ou menos (na concorrência).
Aparentemente o problema está resolvido.. o líquido sobe um bocadinho do nivel minimo até meio e estabiliza aí.. como estava com alguma pressa não pude continuar com o carro ligado muito mais tempo mas o problema parece estar resolvido.Amanhã confirmo...
Fico intrigado com o princípio de funcionamento dos circuitos fechados e pressurizados.. como o vaso / tampa fazem a diferença...
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

NOVIDADES!
Está definitivamente confirmado que o problema era mesmo do vaso de expansão!

- O nível sobe apenas um pouco ficando entre o minimo e o máximo;
- A temperatura estabiliza nos 90º (a temperatura do óleo também ronda os 90, 90 e poucos graus)
- O tubo inferior do radiador aqueceu o que significa que o processo ficou concluído!

Após o motor arrefecer o nivel do liquido desceu ao mínimo, exactamente até onde eu tinha atestado antes!

Ou seja, estou satisfeitíssimo :D o problema está resolvido e tirei a pulga que tinha atrás da orelha pois mais do que uma pessoa falou-me que podia ter a junta da cabeça queimada! :'(
Caso o nível continuasse a subir ou a água borbulhasse era péssimo sinal.Mas felizmente não surgiram bolhas de ar. (Na primeira vez há dias tinham surgido duas pequenas bolhas de ar mas nessa altura eu não tinha purgado bem o circuito).

Fica então aqui a minha experiência pessoal e o meu testemunho para outros users. ;)
 
Back
Top