Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer? [RESOLVIDO]

Boas
É assim, eu mudei o termostato do meu B5 1.8T e fiz tudo direito penso eu.. coloquei a mola do termostato virada para a bomba de agua, fechei tudo, acrescentei água no vaso mas só que.. ligo o motor, a água vem pelo tubo de retorno para o vaso, mas o nível não desce.. ou seja a água devia descer pelo tubo principal para a entrada da bomba de água mas não desce!
A água vem pelo tubo de retorno para o vaso, enche o vaso e transborda o vaso.. a temperatura subiu até ao 90 mas desliguei o motor para não aquecer demais e perder a água que está a montante do termostato.. ele parece não abrir!
Será que fiz alguma coisa mal na montagem? O que faço? :'(
 
Last edited:
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Black sangras-te bem o circuito?

Isso parece ser mau sangramento, puxa o tubo que vai para o radiador da sofagem(o que tem o buraco), metes a trabalhar e quando começar a sair água por aí tapas.

Aqui vês bem o buraco:

Photo0117.jpg


Boa sorte, se precisares de ajuda diz :)
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

OK.
Enquanto estava aqui no PC, o carro desligado, fui ver e o nivel do vaso desceu para o mínimo..
Voltei a acrescentar água até quase ao máximo, liguei o motor mas lentamente o nivel subiu.. desliguei o motor.. a temperatura esteve sempre entre os 88, 89º...
Vou experimentar o que sugeriste..

- - - - - - - - - -

Tirei o tubo para fora, liguei o motor, esperei um pouco e começou a sair água e vapor.. mas não saiu muita água.. coloquei o tubo ao sítio mas ainda não apertei a abraçadeira.. o nivel desceu mas agora tenho de ir buscar água destilada..
Que faço agora? deixo o motor a trabalhar e espero que o nível do vaso desça?
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Agora metes a trabalhar e vês a temperatura, agora deve estar boa :)

Com o carro parado o motor ainda demora um bocado até abrir o termostato, mas quando abre metes a mão no tubo que sai da bomba de água, aquele onde liga o termostato e deve estar quente :)

O meu quando mudei a bomba de água fez a mesma coisa, a temperatura subia muito rápido, depois de sangrar ficou 5*
 
Last edited:
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Então é assim, fui buscar água destilada, atestei o vaso, meti o motor a trabalhar.. a temperatura subiu aos 90 em 2 minutos, estagnou aí, o tubo de retorno encheu o vaso de novo.. e o nivel não desce.. :/
Retirei novamente o tubo que me falaste o que tem o buraquinho mas desta vez não saiu nada.. mas saiu água do bocal que vem do radiador da sofagem.. :S
Já não sei o que fazer..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Então é assim, fui buscar água destilada, atestei o vaso, meti o motor a trabalhar.. a temperatura subiu aos 90 em 2 minutos, estagnou aí, o tubo de retorno encheu o vaso de novo.. e o nivel não desce.. :/
Retirei novamente o tubo que me falaste o que tem o buraquinho mas desta vez não saiu nada.. mas saiu água do bocal que vem do radiador da sofagem.. :S
Já não sei o que fazer..
antes que estragues alguma coisa, o melhor será pores isso nas mão de um entendido..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

É melhor sangrar isto tudo de novo certo?
Alguém me pode dizer o melhor método?

- - - - - - - - - -

É melhor sangrar isto tudo de novo certo?
Alguém me pode dizer o melhor método?
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Calma black, tu quando vais ver a água a sair do tubo do radiador tens de tapar o vaso de expansão, se não começa a sair por o mesmo e quando sair por ali tapas o tubo, se a temperatura não subir dos 90 está bom, estas a ver a temp por o quadrante ou por clima?

Ah e acelera o motor até ás 2000 durante 3 minutos.
 
Last edited:
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

estou a ver a temperatura pelo quadrante..
eu acho que o circuito está com bolhas de ar por isso queria sangrar isto em condições..
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

estou a ver a temperatura pelo quadrante..
eu acho que o circuito está com bolhas de ar por isso queria sangrar isto em condições..

O quadrante é normal chegar aos 90 rápido, a partir do 80 reais ele considera 90.

As bolhas acabam por sair, isso não é problema, se ele mantém-se nos 90 está bom, vê a temperatura pelo clima, canal 51.
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

ele teima em não sair água pelo tubo da sofagem.. algo está mal.. vou retirar o termostato e meter o velho.. esse ao menos está aberto e sei que a agua passa
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

ele teima em não sair água pelo tubo da sofagem.. algo está mal.. vou retirar o termostato e meter o velho.. esse ao menos está aberto e sei que a agua passa
o termostato é OEM? também pode ter defeito, quando o retirares, poe dentro de uma panela com agua quente, e ve se abre
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Estou a drenar tudo agora.. a bomba de água e o radiador..
vou meter a mangueira pró circuito e mandar água a ver se não haverá nada entupido
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Estou a drenar tudo agora.. a bomba de água e o radiador..
vou meter a mangueira pró circuito e mandar água a ver se não haverá nada entupido

Mete a mangueira no vaso de expansão e abre o tubo que vai para o radiador da sofagem, metes pressão com a mangueira e quando vires a sair pelo tubinho está sangrado :)

Foi a técnica usada pelo meu pai, mas ele tem bem mais experiência que eu :)
 
Re: Termostáto novo parece não querer abrir.Que fazer?

Coloquei os dois termostatos em agua a ferver..
O novo abre tipo.. 1 mm... e a muito custo..
O velho abre aí uns 4 mm.. e mais rápido..

Conclusão: comprem material OEM!
 
Back
Top