Termostato não abre e água não circula

Atenção que eu na minha B5 cheguei a comprar um termostato da colorstat e o mesmo só abria aos 101°( o ponteiro ia para os 100°)

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Boas, estou com problema semelhante no meu A3. Troquei o termoestato e no ponteiro vai para os 100º, apesar da temperatura no climatronic ser inferior.
Será ar no circuito ?
O sensor de temperatura também foi mudado e a ventoinha dispara.
Outro sintoma é a sofagem, só faz quente em andamento :(
 
Esta história já foi contada por mim mas como nunca consegui resolver o assunto aqui vai mais um testemunho.
O meu com temperaturas exteriores baixas, tipo 3º, 4° a temperatura demora imenso a chegar aos 90° e quando chega mal comece andar em velocidade mais reduzida ou vá a descer a temperatura começa a descer. O estranho é que no verão isso não acontece, logo se fosse do termostato no verão deveria ter o mesmo sintoma.
Mais estranho ainda é que antes deste carro (A5) tive uma A4 com o mesmo motor (2.0 tdi 177cv) e exatamente o mesmo problema e na altura fui a Audi onde me trocaram o termostato e ficou exatamente igual. Com este exatamente o mesmo problema, ainda a dias depois de 200km em AE sem parar em que o motor ia sempre nos 90° veio uma descida mais longa na AE e a temperatura começou a descer até um quarto. Eu pergunto-me como é possível isso acontecer depois de o motor estar mesmo bem quente? Enfim, na próxima revisão que será em breve e que será noutra oficina da Audi vou voltar a expor o problema a ver o que me dizem.
 
Só mais uma info em relação ao assunto que foi falado atrás por causa de testar o termostato.
O termostato pode ser testado sem ser retirado, só é necessário algo para testar os sensores por obd e medir a evolução da temperatura no tubo de radiador onde o termostato controla a temperatura, se aquecer, abrir o termostato cedo demais está ko.
 
Só mais uma info em relação ao assunto que foi falado atrás por causa de testar o termostato.
O termostato pode ser testado sem ser retirado, só é necessário algo para testar os sensores por obd e medir a evolução da temperatura no tubo de radiador onde o termostato controla a temperatura, se aquecer, abrir o termostato cedo demais está ko.
E será fiável?
É que, convenhamos, podes medir a temperatura do tubo com termometro a laser p.e., mas essa temperatura não será exata. Enquanto que o líquido pode estar a uma temperatura dentro do tubo, na parte de fora estarão alguns graus a menos. Ou seja, podes fazer uma comparação com a temperatura que te dá o sensor, mas não será exata... Digo eu.
 
Amigo se o tubo de retorno do vaso de expansão estiver a retornar a água é sinal que o termostato está abrindo

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Amigo se o tubo de retorno do vaso de expansão estiver a retornar a água é sinal que o termostato está abrindo

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mesmo a frio, tens o retorno para o vaso de expansao. pelo menos no 8l. quando tive um problema de aquecimento, estive a "estudar" o circuito e o retorno, vem diretamente do bloco/cabeça para o vazo para nao acomular pressao, nao podemos esquecer que a bomba de agua nao para, logo, a pressao tem de ir para algum lado. mas isto dito por um leigo na materia, os mais entendidos que se cheguem à frente
 
Penso não estar a dizer asneira mas a água não circula no radiador enquanto não atinge os 87 graus para aquecer o motor mais rápido e depois de abrir o termostato a água faz passagem ao bloco indo pelo termostato para o radiador e voltando ao vaso de expansão

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Penso não estar a dizer asneira mas a água não circula no radiador enquanto não atinge os 87 graus para aquecer o motor mais rápido e depois de abrir o termostato a água faz passagem ao bloco indo pelo termostato para o radiador e voltando ao vaso de expansão

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o vazo, faz parte do circuito mas ao mesmo tempo nao faz, e verdade, o termoestato fechado, a agua nao circula no radiador, mas se vires bem, o tubo do retorno vai diretamente da cabeça para o vazo, nao me estou a conseguir explicar bem.......
penso que a funçao verdadeira do retorno e de funcionar tipo bypass
 
Bem eu confesso que não percebo nada do assunto e lendo tudo ainda mais confundido fiquei.
O que escrevi em cima veio de um tópico de outro fórum em que eu expus este problema, obtive várias respostas mas esta que escrevi foi escrito por um especialista em mecânica uma pessoa que percebe mesmo do assunto. Talvez aqui do fórum haja quem o conheça ele é do Norte.
A conclusão que cheguei é que o que se passa no meu carro não é normal, o ponteiro da temperatura não pode oscilar, mas o termostato pode não estar totalmente danificado daí conseguir segurar a temperatura no verão por exemplo.
Mas com certeza o meu termostato anda a abrir cedo de mais.
Achei a explicação dele bastante pertinente e simples e parece me que tem toda a lógica pois tem de haver uma forma de se conseguir testar um termostato sem ter que o remover.
 
Podes ver aqui o funcionamento e verificar que só depois de o termostato atingir vos 87 graus abre e começa a passar para o radiador onde refresca e volta para o motor
cc657ca499bee1dce10227f1f9eaa02c.jpg


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Bem eu confesso que não percebo nada do assunto e lendo tudo ainda mais confundido fiquei.
O que escrevi em cima veio de um tópico de outro fórum em que eu expus este problema, obtive várias respostas mas esta que escrevi foi escrito por um especialista em mecânica uma pessoa que percebe mesmo do assunto. Talvez aqui do fórum haja quem o conheça ele é do Norte.
A conclusão que cheguei é que o que se passa no meu carro não é normal, o ponteiro da temperatura não pode oscilar, mas o termostato pode não estar totalmente danificado daí conseguir segurar a temperatura no verão por exemplo.
Mas com certeza o meu termostato anda a abrir cedo de mais.
Achei a explicação dele bastante pertinente e simples e parece me que tem toda a lógica pois tem de haver uma forma de se conseguir testar um termostato sem ter que o remover.

@apollo86 No teu caso é normal pois é um 177cv (tem um comportamento diferente, além dos componentes que são diferentes, onde o circuito está incluído).

Podes partilhar a nota da casa mãe que partilharam ctg?
é que por vezes quem desenha os modelos tem mais razão que pessoas que vão aprendendo com tentativas e erro. Podes poupar o tempo e custo na viagem até ao Porto pois não te vão resolver o "problema".

A solução/resolução aplicada nos 170 não é replicada nos 177, ponto final.

Já partilhei aqui: https://www.audipt.com/threads/temperatura-resolvido.136862/page-14
O 177 tem apenas dois termostatos e não tem a valvula antiretorno (a tal que costuma dar problemas nos outros motores que está dentro de um tubo em que algumas oficinas da audi só vendem a peça completa, mas que se souberes a referencia é possível comprar).

Mais, supostamente quando se liga o Ac/Sofagem o calor da refrigeração é desviado para aquecer o interior do carro (quando estão temperaturas muito baixas) e o motor não tem a capacidade para gerar o calor suficiente para manter o ponteiro nos 90 (pode trabalhar em segurança entre os 70º - 120º). Isto só acontece em percurso citadino. E nestas condições. Bastaria ligar a recirculação do ar para ele subir novamente, sem haver necessidade de ir para AE ou de desligar AC/Sofagem.

E nota, isto apenas é para o CGLC de 177cv porque segundo a Audi são motores mais eficientes.

PS:
Existe uma alternativa para colocar a temperatura fixa nos 90, mas para isso tens de enganar o sistema o que irá prejudicar a meu ver para quem faz muitos quilómetros e também no Verão. O que vi foi algumas pessoas a inverterem a válvula (link). Eu deixaria tal como está, afinal foi idealizado desta forma.
 
Last edited:
@apollo86 No teu caso é normal pois é um 177cv (tem um comportamento diferente, além dos componentes que são diferentes, onde o circuito está incluído).

Podes partilhar a nota da casa mãe que partilharam ctg?
é que por vezes quem desenha os modelos tem mais razão que pessoas que vão aprendendo com tentativas e erro. Podes poupar o tempo e custo na viagem até ao Porto pois não te vão resolver o "problema".

A solução/resolução aplicada nos 170 não é replicada nos 177, ponto final.

Já partilhei aqui: https://www.audipt.com/threads/temperatura-resolvido.136862/page-14
O 177 tem apenas dois termostatos e não tem a valvula antiretorno (a tal que costuma dar problemas nos outros motores que está dentro de um tubo em que algumas oficinas da audi só vendem a peça completa, mas que se souberes a referencia é possível comprar).

Mais, supostamente quando se liga o Ac/Sofagem o calor da refrigeração é desviado para aquecer o interior do carro (quando estão temperaturas muito baixas) e o motor não tem a capacidade para gerar o calor suficiente para manter o ponteiro nos 90 (pode trabalhar em segurança entre os 70º - 120º). Isto só acontece em percurso citadino. E nestas condições. Bastaria ligar a recirculação do ar para ele subir novamente, sem haver necessidade de ir para AE ou de desligar AC/Sofagem.

E nota, isto apenas é para o CGLC de 177cv porque segundo a Audi são motores mais eficientes.

PS:
Existe uma alternativa para colocar a temperatura fixa nos 90, mas para isso tens de enganar o sistema o que irá prejudicar a meu ver para quem faz muitos quilómetros e também no Verão. O que vi foi algumas pessoas a inverterem a válvula (link). Eu deixaria tal como está, afinal foi idealizado desta forma.
Boas!
Na altura eles apenas me leram essa nota interna, não a partilharam propriamente cmg.
Contudo lembro-me que tinha ido a outro concessionário da Audi (que foram muito mais rápidos e eficientes na resposta) e foi exatamente a mesma coisa que me disseram onde tinha ido com a a4.

Entretanto noto que cá em Portugal o ponteiro não oscila tanto parece muito mais estável, mas também faço outro tipo de percursos e o clima é mais ameno.
Neste momento quem me faz as manutenções ao carro é um parente próximo que é Mecanico da Audi aqui na zona (fiquei agradavelmente surpreendido quando soube que era da Audi) e também lhe falei disso da temperatura e ele explicou-me exatamente o que disseste em cima, que o sistema de refrigeração do meu motor funciona diferente e que é normal poder acontecer isso.
Mas mesmo assim através do nr do chassi ele foi verificar as notas internas sobre a refrigeração (não fosse haver alguma alteração ou erro anterior) e é um diagnóstico igual ao que os outros concessionários já me tinham lido. E ele disse-me claramente que mexer nisso é deitar dinheiro ao lixo.
Por isso nem me chateei mais com isso.
 
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