Tensor, correia do alternador...

Boas pessoal
O meu motor é o 1z de 95
Estou a tentar mudar o tensor e correia do alternador, mas estou travado de prosseguir.
A embraiagem da ventoinha está acoplada numa poli e eu não faço ideia como separar a duas peças...
 
isso tem um parafuso por baixo da bomba injectora ou la perto, precisas de outra chave para segurar a polie da ventoinha.
Na altura fiz uma chave "caseira" que aquilo ainda é grande
 
Obrigado BlueA4.
Tenho mesmo que comprar um workshop manual, isto de andar às cegas não dá com nada.
Felizmente o pessoal daqui é porreiro.
 
Boas pessoal
estive a analisar o parafuso que aperta por detrás a poli da embraiagem da ventoinha, sabem como aquilo trava?

o "trava", entre a embraiagem e poli?

ou tenho mesmo que travar por este lado?

 
Algo deste genero para travar a exterior, outra sextavada para o parafuso (no meu é torx, aí parece umbrako).
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    4,3 KB · Visualizações: 9
Algo deste genero para travar a exterior, outra sextavada para o parafuso (no meu é torx, aí parece umbrako).

Muito brigado zefern...
andei às apalpadelas na poli, aquilo é super apertado.
tem dois buracos, um de cada lado.
Penso que a chave correta poderá ser esta...

 
Penso que a chave correta poderá ser esta...
Sim algo desse tipo, essa é ajustável (universal).
Coloca wd40 (ou outro) uns minutos antes para ajudar a soltar o parafuso.
Convém saber se a rosca é esquerda ou direita, já não me lembro de quando fiz isso num MKIII.
 
Algo deste genero para travar a exterior, outra sextavada para o parafuso (no meu é torx, aí parece umbrako).

Pois sextavado...
Pois já devem ter andado a inventar quando foi de outros donos, o parafuso deve ter partido ou algo... E aplicaram aquele.
Este carro andou por mãos de sapateiros... Com o tempo estou a corrigir os erros.

Sim algo desse tipo, essa é ajustável (universal).
Coloca wd40 (ou outro) uns minutos antes para ajudar a soltar o parafuso.
Convém saber se a rosca é esquerda ou direita, já não me lembro de quando fiz isso num MKIII.

Pois é, essa é sempre a minha primeira dúvida, quando são parafusos do motor... Por vezes são com rosca no inverso da rotação do motor, para não desapertar com o tempo.

Mais u obrigado Zefern por ajuda e conselhos
 
O original é sextavado (Pelo menos na minha B5 tambem era)
esse se bem me lembro é normal, não é de rosca esquerda.
O que segura a roda de plástico do esticador é que é rosca esquerda

Para segurar,eu na altura fiz uma chave de "bocas" caseira para a segurar onde o parafuso aperta.
aquilo ainda é grande, as chaves de caixa não tem diâmetro que chegue
29391.jpg
 
O original é sextavado (Pelo menos na minha B5 tambem era)
esse se bem me lembro é normal, não é de rosca esquerda.
O que segura a roda de plástico do esticador é que é rosca esquerda

Para segurar,eu na altura fiz uma chave de "bocas" caseira para a segurar onde o parafuso aperta.
aquilo ainda é grande, as chaves de caixa não tem diâmetro que chegue
29391.jpg

Pois bluea4, eu pela tua resposta no início, pensei que fosse algo desse gênero da imagem...

O meu não é assim, é completamente redondo naquele sítio...

Por isso ainda andei mais um tempo a meditar sobre o assunto... É que nem a porcaria dos buracos da poli, conseguia ver...
 
Muito obrigado, zeferna e bluea4, já estou á vontade para andar para frente...
Por acaso o b5 nem muito mau em sair a frente toda, em vinte minutos desmonta-se tudo... só empaquei na parte da "ventoinha"...
bem ajam amigos
 
O original é sextavado (Pelo menos na minha B5 tambem era)
Deve haver variações consoante o motor (código) ou outras, no meu é Torx (vi quando mudei a distribuição e afins) e deve ser oem pois só foi "assistida" na marca até aos 110kkm e depois por mim e meu mecânico (tbm do grupo vag) naquilo que não sei ou que não tenha com que fazer.
Mas a minha B5 é um caso estranho, estou sempre a descobrir novidades. P. ex. fui para comprar amortecedores para a frente e pelo p.n. que está nos montados diziam-me que era duma S4. Fui verificar o resto e tenho braços S4, caixa direcção S4 e nem sei se mais alguma coisa... Já me tinha acontecido de procurar outras coisas pelo p.n. e corresponder a A6 (foi o caso do destorcedor/fita airbag).
Acho que montaram a carroça com peças sobrantes...:D:D
 
Back
Top