Temperatura Oleo Motor CAHA 2.0 TDI

Boas no motor CAHA 2.0 TDI CR uso o oleo 5w30 Castro LL e a sua temperatura chega as vezes 120c e se me esticar numa subida 130c quando vou puxar, andar normalmente 130km esta sempre 100c a 105c ,em relantim 95c.
Sera normal?
Sei que perto do pertumador tem termóstato no tubo sistema arrefecimento sera pode ser causa aquecimento?
Sei abre 75c esta valvula abre ou devia abrir.
Curiosidade onde esta sensor temperatura de oleo deste motor?
6L0J1oH.jpg
 
Last edited:
por acaso tenho ca em casa um a5 com esse motor mas nunca tive de mexer nisso

ja viu no etka pela referencia talvez de para ver onde fica

na foto nao consigo ver a referencia
 
Pois, acho que consegues saber de forma instantânea a temperatura do óleo, há carros que tem já essa função no quadrante ou outros por ativação dessa função com por exemplo o vcds.
Quanto a normalidade de valores, epah é esperado que a velocidades moderadas, com pouca carga e não com muito calor exterior a temperatura ronde o valor ótimo do carro, esses tais 90, muito tempo parado ao relantim, é esperado que começe a subir, ir a grandes velocidades ou a subir com elevada inclinação, é esperado aumento significativo da temperatura e tb ligar as ventoinhas para ajudar a dissipar o calor......
 
Pois, acho que consegues saber de forma instantânea a temperatura do óleo, há carros que tem já essa função no quadrante ou outros por ativação dessa função com por exemplo o vcds.
Quanto a normalidade de valores, epah é esperado que a velocidades moderadas, com pouca carga e não com muito calor exterior a temperatura ronde o valor ótimo do carro, esses tais 90, muito tempo parado ao relantim, é esperado que começe a subir, ir a grandes velocidades ou a subir com elevada inclinação, é esperado aumento significativo da temperatura e tb ligar as ventoinhas para ajudar a dissipar o calor......
90 em andamento nunca fez e duvido faça.
Minha questão óleo aguenta até que temperatura?
 
Pode ser uma característica desse carro, obviamente que não conhecendo o teu carro, fazes bem investigar para saber se é normal ou não. Olha tenho um com o motor 2.0 tdi cr, tipo a 100km/h, vai um pouco abaixo dos 90 graus, se for para a serra da estrela facilmente passa dos 100/110 e liga as ventoinhas todas. Tenho outro com motor 1.6, nem sequer tem no visor temperatura do liquido, nem do óleo, é andar à sorte, qq dia lixo-me :D.
O óleo que estas a colocar no teu carro, o site da marca para esse óleo, refere o Flash Point a 197 graus.
 
Pode ser uma característica desse carro, obviamente que não conhecendo o teu carro, fazes bem investigar para saber se é normal ou não. Olha tenho um com o motor 2.0 tdi cr, tipo a 100km/h, vai um pouco abaixo dos 90 graus, se for para a serra da estrela facilmente passa dos 100/110 e liga as ventoinhas todas. Tenho outro com motor 1.6, nem sequer tem no visor temperatura do liquido, nem do óleo, é andar à sorte, qq dia lixo-me :D.
O óleo que estas a colocar no teu carro, o site da marca para esse óleo, refere o Flash Point a 197 graus.
Meu 2.0 TDI CR 190 Cv mas tenho turbo hibridado e stage 2 por isso andar sempre receio puxar
mas original temperatura era igual
 
Pois realmente, o problema dessa treta de temperatura do óleo, se não for normal, as causas podem ser inúmeras, pah não sabes se esse turbo manda mais massa de ar lá para dentro ao relantim, do que o turbo normal de origem?
 
Vi num manual de um VW com motor VR6 2,8 que a temperatura do oleo nao deve ultrapassar os 145 graus, e se isso acontecesse deveria reduzir o esforço do motor.
 
Quantos kms tem esse óleo?
Quantos anos tem esse anticongelante?
Os tdis CR nunca foram muito bons a dissipar calor, após os acertos nas centralinas por causa do dieselgate ainda ficaram piores.
Essas temperaturas são um bocadinhos elevadas tendo em conta que não está ainda muito calor. Mas não tenho em mente decor os valores nominais.
Problemas de maior, pró motor, não terás mas tudo que for plastico, borrachas, junto ao motor vai sofrer. Vê o permutador do óleo, pode estar meio entupido.
 
Back
Top