Sistema Quattro Allroad dá para desligar?

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Fachada, 29 Jul 2013.

1. Fachada

Fachada

14 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas

Já anteriormente postei acerca do sistema quattro de uma Audi Allroad. Eu tenho uma de 2002, com 180 cv, 2.5 Tdi, caixa Manual de 6 vel (com o botão vermelho na alavanca de mudanças) e tive um problema na caixa de transferência. Ou melhor continuo a ter após mandar reconstruir a caixa de transferência. Ia a andar com ela e fiquei apeado. as mudanças entram todas mas a carrinha não arranca. No mecânico disseram ser a caixa de transferência que foi ao galheiro (outra vez...).
    Como sou persistente e adoro a carrinha vou mandar a caixa de transferência para arranjar novamente pois está na garantia.
    Mas como estamos com Agosto à porta a coisa é capaz de demorar e preciso de carro para andar.
    Assim, peço a vossa colaboração, no sentido de ver se alguém sabe se existe a hipótese de desligar o sistema quattro para que me possa desenrascar até a caixa estar pronta?

Grato pela atenção que o assunto possa merecer,
    Cumprimentos
    Paulo Fachada Dias

2. TCPT

TCPT

26 Out 2005
    Gostos Recebidos:
    44
    ouvi dizer muito remotamente que havia um fusivel que desligava esse sistema mas se é verdade não sei. Bem parece que tenho um problema identico mas no meu caso anda bem mas n consigo meter as baixas ou por outra custa a meter tens valores do arranjo da caixa de transferencia ?

3. Cardoso

Cardoso

5 Jan 2008
    Gostos Recebidos:
    168
    Podes desactivar fisicamente, tirando o veio de ligaçao ao eixo traseiro ( penso que é possivel ) .

4. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    1 934
    Se tiveres o travão de mão puxado largares a embraiagem normalmente, ela não começa a andar ?
    Ja vi pelos fóruns franceses que para o sistema Quattro só ficar a puxar a frente basta Arrancar com o travão de mão puxado, e assim que ela começa a puxar, largar...Não sei se é verdade ou não

Se for como nos A3/S3 com o Haldex, basta tirar um fusível...

5. max_clock

max_clock

8 Mai 2010
    Gostos Recebidos:
    67
    Penso que não dá para desligar porque é o diferencial Torsen. Se fosse Haldex dava. Como disseram antes deve dar para fazer a modificação física ficando só com tracção dianteira, mas não é grande solução para uma allroad, digo eu.

6. Fachada

Fachada

14 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    0
    Desde já grato pela disponibilidade demonstrada.

Boas TCPT
    O valor da reparação da minha caixa ficou em € 850 euros se quiseres poderei dar-te os contactos de quem me fez a reconstrução da caixa de transferências.

Ora, parece que os A3/S3 tem o tal fusível que permite desligar a tracção quattro. Pelo que vi no manual de instrução não me parece que haja essa possibilidade na Allroad.
    Os mecânicos estão a tentar ver se dá para desactivar a ligação ao eixo traseiro (pois o meu problema é atrás). Tenho um colega que fez isso num Jeep Grand Cherokee de 2000, ainda que no caso dele eliminou a transmissão da frente. Não sei se os Cherokee funciona por torsen se por transmissão.

A minha Allroad não anda para a frente com o travão de mão puxado conforme sugeriu o BlueA4. Só anda para trás e não precisa de ter o travão puxado, isto julgo que seja por o sistema quattro só engrenar a partir dos 30 km hora.

Não sei que faça.
    Cumprimentos
    Paulo Dias

7. TCPT

TCPT

26 Out 2005
    Gostos Recebidos:
    44
    Dass. Tou feito ao bife

8. Cardoso

Cardoso

5 Jan 2008
    Gostos Recebidos:
    168
    O pessoal avisou te que a allroad é problematica :D

9. Paulo Perdigao

Paulo Perdigao

7 Out 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa noite, eu tenho uma B6 quattro e tenho o apoio central do veio nas couves, e vou substituir o dito cujo, mas gostaria de saber se a carrinha vai andar sem problemas se tirar o veio e ficar a puxar só à frente, enquanto reparo o veio, ou vai dar problemas ou acusar havarias??

Obrigado

Abraço

Paulo Perdigao

10. perkes

perkes

11 Out 2012
    Gostos Recebidos:
    491
    Demora assim tanto tempo trocar o apoio da transmissão que seja preciso andar sem veio???

11. Paulo Perdigao

Paulo Perdigao

7 Out 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Nao o problema é k tenho o apoio pedido e só vem para a semana e nao kria andar cm ela assim, pk parecendo k nao as vibracoes vao para a cx e para o diferencial.

12. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    1 934
    Andar deve de andar penso eu, que o torsen não tem capacidade para passar 100% da tração para o eixo traseiro.
    Ja agora a vibração sentes a sempre ou só acima de uma certa velocidade?
    A minha A6 anda com uma vibração, e ando a desconfiar do apoio central (Que é um simples rolamento)

13. Paulo Perdigao

Paulo Perdigao

7 Out 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Nao o problema é k tenho o apoio pedido e só vem para a semana e nao kria andar cm ela assim, pk parecendo k nao as vibracoes vao para a cx e para o diferencial.

Mas da ou nao para andar sem diferencial??

14. Paulo Perdigao

Paulo Perdigao

7 Out 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Sim é um simples borraxao com um rolamento no meio, e que a audi nao vende só o veio completo mas arranja se.
    A minha nota se mais kuando esta em esforco tipo em quarta pai a 70 / 90 km, depois a 130/140 nao se nota nada.

15. DEFS82

DEFS82

10 Mar 2014
    Gostos Recebidos:
    0
    bom dia
    desculpem o desenterranço mas é escusado voltar a abrir o tópico.
    sei que me vão chamar maluco ,, se calhar com razão.
    para uma utilização diária a allroad é um pouco imcomportável,,, não só pelos consumos e a obrigatoriedades de mudar os 4 pneus de cada vez mas também pela sensação de peso que ela transmite em curva e em circuitos apertados.. é um carro muito seguro, mas não embala em descidas , o sistema quattro praticamente trava o carro.Como a vida vai mudando e as vontades também,, estava aqui a magicar uma maneira de lhe retirar o veio de transmissão e o diferencial traseiro, as transmissões traseiras ( alterando os cubos traseiros claro) e substituir a minha caixa manual por uma DQS de 6 velocidade manual. com isto a ideia é torná-la bem mais leve, mais ligeira em condução e com melhores consumos possivelmente na ordem dos 7,5 L
    claro com isto guardando todo o material para a manter original em caso de necessidade.

opinem´

Partilhar esta página