Sistema Quattro Allroad dá para desligar?

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Fachada, 29 Jul 2013.

  1. Fachada

    Fachada

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    Boas

    Já anteriormente postei acerca do sistema quattro de uma Audi Allroad. Eu tenho uma de 2002, com 180 cv, 2.5 Tdi, caixa Manual de 6 vel (com o botão vermelho na alavanca de mudanças) e tive um problema na caixa de transferência. Ou melhor continuo a ter após mandar reconstruir a caixa de transferência. Ia a andar com ela e fiquei apeado. as mudanças entram todas mas a carrinha não arranca. No mecânico disseram ser a caixa de transferência que foi ao galheiro (outra vez...).
    Como sou persistente e adoro a carrinha vou mandar a caixa de transferência para arranjar novamente pois está na garantia.
    Mas como estamos com Agosto à porta a coisa é capaz de demorar e preciso de carro para andar.
    Assim, peço a vossa colaboração, no sentido de ver se alguém sabe se existe a hipótese de desligar o sistema quattro para que me possa desenrascar até a caixa estar pronta?

    Grato pela atenção que o assunto possa merecer,
    Cumprimentos
    Paulo Fachada Dias
     
  2. TCPT

    TCPT

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    ouvi dizer muito remotamente que havia um fusivel que desligava esse sistema mas se é verdade não sei. Bem parece que tenho um problema identico mas no meu caso anda bem mas n consigo meter as baixas ou por outra custa a meter tens valores do arranjo da caixa de transferencia ?
     
  3. Cardoso

    Cardoso

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    Podes desactivar fisicamente, tirando o veio de ligaçao ao eixo traseiro ( penso que é possivel ) .
     
  4. BlueA4

    BlueA4

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    Se tiveres o travão de mão puxado largares a embraiagem normalmente, ela não começa a andar ?
    Ja vi pelos fóruns franceses que para o sistema Quattro só ficar a puxar a frente basta Arrancar com o travão de mão puxado, e assim que ela começa a puxar, largar...Não sei se é verdade ou não

    Se for como nos A3/S3 com o Haldex, basta tirar um fusível...
     
  5. max_clock

    max_clock

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    Penso que não dá para desligar porque é o diferencial Torsen. Se fosse Haldex dava. Como disseram antes deve dar para fazer a modificação física ficando só com tracção dianteira, mas não é grande solução para uma allroad, digo eu.
     
  6. Fachada

    Fachada

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    Desde já grato pela disponibilidade demonstrada.

    Boas TCPT
    O valor da reparação da minha caixa ficou em € 850 euros se quiseres poderei dar-te os contactos de quem me fez a reconstrução da caixa de transferências.


    Ora, parece que os A3/S3 tem o tal fusível que permite desligar a tracção quattro. Pelo que vi no manual de instrução não me parece que haja essa possibilidade na Allroad.
    Os mecânicos estão a tentar ver se dá para desactivar a ligação ao eixo traseiro (pois o meu problema é atrás). Tenho um colega que fez isso num Jeep Grand Cherokee de 2000, ainda que no caso dele eliminou a transmissão da frente. Não sei se os Cherokee funciona por torsen se por transmissão.

    A minha Allroad não anda para a frente com o travão de mão puxado conforme sugeriu o BlueA4. Só anda para trás e não precisa de ter o travão puxado, isto julgo que seja por o sistema quattro só engrenar a partir dos 30 km hora.

    Não sei que faça.
    Cumprimentos
    Paulo Dias
     
  7. TCPT

    TCPT

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    Dass. Tou feito ao bife
     
  8. Cardoso

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    O pessoal avisou te que a allroad é problematica :D
     
  9. Paulo Perdigao

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    Boa noite, eu tenho uma B6 quattro e tenho o apoio central do veio nas couves, e vou substituir o dito cujo, mas gostaria de saber se a carrinha vai andar sem problemas se tirar o veio e ficar a puxar só à frente, enquanto reparo o veio, ou vai dar problemas ou acusar havarias??

    Obrigado

    Abraço

    Paulo Perdigao
     
  10. perkes

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    Demora assim tanto tempo trocar o apoio da transmissão que seja preciso andar sem veio???
     
  11. Paulo Perdigao

    Paulo Perdigao

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    Nao o problema é k tenho o apoio pedido e só vem para a semana e nao kria andar cm ela assim, pk parecendo k nao as vibracoes vao para a cx e para o diferencial.
     
  12. BlueA4

    BlueA4

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    Andar deve de andar penso eu, que o torsen não tem capacidade para passar 100% da tração para o eixo traseiro.
    Ja agora a vibração sentes a sempre ou só acima de uma certa velocidade?
    A minha A6 anda com uma vibração, e ando a desconfiar do apoio central (Que é um simples rolamento)
     
  13. Paulo Perdigao

    Paulo Perdigao

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    Nao o problema é k tenho o apoio pedido e só vem para a semana e nao kria andar cm ela assim, pk parecendo k nao as vibracoes vao para a cx e para o diferencial.

    Mas da ou nao para andar sem diferencial??
     
  14. Paulo Perdigao

    Paulo Perdigao

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    Sim é um simples borraxao com um rolamento no meio, e que a audi nao vende só o veio completo mas arranja se.
    A minha nota se mais kuando esta em esforco tipo em quarta pai a 70 / 90 km, depois a 130/140 nao se nota nada.
     
  15. DEFS82

    DEFS82

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    bom dia
    desculpem o desenterranço mas é escusado voltar a abrir o tópico.
    sei que me vão chamar maluco ,, se calhar com razão.
    para uma utilização diária a allroad é um pouco imcomportável,,, não só pelos consumos e a obrigatoriedades de mudar os 4 pneus de cada vez mas também pela sensação de peso que ela transmite em curva e em circuitos apertados.. é um carro muito seguro, mas não embala em descidas , o sistema quattro praticamente trava o carro.Como a vida vai mudando e as vontades também,, estava aqui a magicar uma maneira de lhe retirar o veio de transmissão e o diferencial traseiro, as transmissões traseiras ( alterando os cubos traseiros claro) e substituir a minha caixa manual por uma DQS de 6 velocidade manual. com isto a ideia é torná-la bem mais leve, mais ligeira em condução e com melhores consumos possivelmente na ordem dos 7,5 L
    claro com isto guardando todo o material para a manter original em caso de necessidade.

    opinem´
     

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