Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

1. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    62
    Pois não sei amigo... Sinceramente não sei se vá verificar o que ali está, ou se vou à IPO assim e depois logo vejo...

2. Pink_Floyd

Pink_Floyd

20 Ago 2013
    Gostos Recebidos:
    62
    Ora bem, hoje finalmente foi dia de fazer uma manutenção mais que merecida: a substituição da correia de distribuição e do tensor!
    Após praticamente 26.000km feitos "nas minhas mãos", já deveria ter efectuado esta substituição há bem mais tempo, como já descrito aqui e logo no inicio do Diário de Bordo, comprei o IQ em Outubro/2016 e nem tão pouco sabia/tinha registo de quando teria sido a última vez que a distribuição tinha sido trocada! Sem dúvida é algo para não repetir no futuro, poderei considerar que tive sorte...!

Kit novo pronto a montar:
    [​IMG] [​IMG]

Comprei as peças na casa onde costumo comprar e dei o serviço a fazer a um mecânico amigo, experiente nestes motores e que em pouco mais de uma hora me fez a substituição.

A distribuição "velha" ainda no sitio, pronta a marcar os pontos para ser retirada:

Aqui já a correia e tensor novos no sitio, tudo a ponto e já devidamente testado com 2 ou 3 voltas ao motor, onde só já faltava colocar a polie inferior no sitio:
    [​IMG] [​IMG]

Data da intervenção e quilometragem devidamente etiquetadas e serviço concluído:
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Peço desculpa por não ter mais fotos, não deu para tirar mais, se bem que para os mais entendidos isto não terá "ciência" nenhuma!
    Já deveria ter feito isto há mais tempo como já referi e, tendo em conta que com pouco mais de 100€ (peças + mão obra) fiz esta festa e o tensor já tinha uma folga relativamente acentuada segundo o mecânico, pelo que não valeu de todo o risco mas pronto...

A título de curiosidade:
    A tampa da distribuição trazia uma etiqueta com data/quilometragem, mas os números já não são visíveis. Retirei a etiqueta velha para colocar a nova, e à contra-luz, deu para ver as inscrições:

Data: 17/01/2006 | Kms: 111.450

A quilometragem que coloquei na etiqueta nova, está de acordo com o quadrante. Porém quando comprei o carro, o quadrante que trazia estava com avaria no velocímetro, apesar de marcar os quilómetros percorridos. Conforme está neste DB "lá para trás", logo após a compra substitui o quadrante por outro igual e mais tarde pelo do GTTDI que tem actualmente. Nestas mudanças fui sempre tomando nota dos quilómetros que tinha feito, pelo que e segundo as minhas contas, supostamente e sem certezas, baseando-me nas informações que tenho, o IQ deverá ter 246.400km aproximadamente... Ou seja, se aquelas indicações estiverem correctas, a última mudança de distribuição terá ocorrido há mais de 14 anos e já tendo feito 135.000km...

De qualquer forma acho que esta noite já durmo mais descansado :D ahahah

zefern gostou disto.

Partilhar esta página