Ibiza 6K Seat Ibiza 6k 1.9D 1997 "IQ" - Diário Bordo / Manutenção

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

  1. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Boas pessoal.

    Sou membro do forum há já alguns anos, tendo um A3 8L 1.9 TDI PD130 "stock", pelo que como tal nunca cheguei a abrir nenhum tópico do mesmo.

    Porém à cerca de um ano, adquiri um Seat Ibiza 6K 1.9D (3-1Y-2) comercial de 1997, sendo que não se trata de "um projecto à séria" mas sim de um "simples charuto" para a minha esposa andar nas deslocações do dia-a-dia (não mais do que 40km/dia).

    Passo então a "contar a história".
    Este Ibiza esteve parado cerca de 2 anos "à chuva e ao sol" e antigo dono era um rapaz meu conhecido aqui da aldeia. Após alguma insistência, lá consegui realizar um bom negócio tendo em conta o preço/estado do carro.
    Como esperado, precisava de "alguns mimos", coisas que tenho vindo a fazer ao longo deste ano.

    Adquiri-o em Outubro de 2016 e na altura, contava (no quadrante!) com 220.000km.
    Algumas fotos de quando o comprei (Outubro/2016):

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    Meti mãos à obra e, entre outras coisas, foi feito:
    • Eliminar babas de óleo
    • Reparação da grelha inferior/tampas dos faróis de nevoeiro
    • Reparação das cavas das rodas da frente
    • Piscas frontais novos
    • Piscas laterais novos em cristal
    • Reparação dos elevadores eléctricos dos vidros
    • Substituição do quadrante (avaria eléctrica)
    • Reparação de apoios de plásticos interiores
    • Foles do travão de mão / mudanças novos
    • Tapetes novos
    • Luzes de interior/matricula/mínimos frontais em LED de côr 6000k
    • Lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond
    Fotos pormenorizadas em Março/2017:

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    Após ter feito aquilo que considerava "mais urgente", ao longo do tempo tenho vindo a fazer pequenas reparações e personalizações. Sempre que possivel, gosto de tirar fotos e fazer algumas anotações e como tal deixo aqui algumas delas:

    • Reparação do circuito da sofagem - comportas e o seu funcionamento de abertura/fecho:

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    • Desde que tinha comprado o Ibiza, notei que a direcção assistida ao virar cerca de meia volta para a esquerda, apresentava tipo uma "passagem" em que o volante fazia do género de um loop. Optei por adquirir uma usada num centro VFV e ficou impecável. Aproveitei e substitui também os foles das rótulas:

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    • Substituição da junta da tampa das válvulas e vaso de expansão novo:

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    • Reparação da cablagem da bomba injectora (fios descarnados, etc.):

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    • Aplicação dos centros das jantes novos e tampas dos pernes:

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    • Colunas novas à frente (Peiying Alien 120W Max) e aproveitei outra chapeleira que tinha com colunas ovais Sony, onde adaptei umas "fichas rápidas" para quando quero tirar a chapeleira fora sem problemas:

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    • Indicador Led no interior que avisa quando a ventoinha do radiador está a funcionar:

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    • Devido ao facto do volante ter começado a desfazer-se, adquiri um em excelente estado num centro VFV, inclusive a bom preço e nem hesitei:

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    • Alteração do reflector da mala para vermelho:

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    • Montagem de cablagem pré-fabricada com relés para update das lâmpadas H4 para potência 100/90W (mantive as lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond para já):

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    • Buzinas de dois tons, com relé:

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    • Após um descuido da Maria num passeio mais alto, no qual danificou dois apoios do pára-choques frontal, tive de optar por esta opção para consertar, apesar de não ser "o esteticamente mais bonito", ficou muito melhor:

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    • Após muita pesquisa a nível de compatibilidade e indecisão, arrisquei e realizei uma das mod's que mais ambicionava: alteração do quadrante para o OEM da versão GTTDI (fundo em cinza claro e ponteiros cor-de-laranja):

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    E pronto, aqui está a "apresentação" do meu Ibiza :p
    Qualquer opinião será bem vinda, apesar de como expliquei no inicio não ser um projecto propriamente dito, dá para ir fazendo algumas coisinhas :cool:

    :OT:
    Apenas uma foto nocturna com o "irmão cá de casa", o A3 8L

    [​IMG]

    :D :D :D

    Um abraço!
     
    Last edited: 22 Abr 2018
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  2. Black Drako

    Black Drako

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    Bom carrinho! Tenho curiosidade neste projecto pois tenho aqui um projecto aberto de um Polo 6N1 que é um "primo" do Ibiza! Boas mods! Então e a conversao do quadrante foi plug n play?
     
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  3. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Boas!
    Muito obrigado ehehe
    Pois, são mesmo muito semelhantes! Máquinas de guerra :p

    Quanto ao quadrante, no meu caso foi mesmo Plug&Play sim... Talvez até tinha tido sorte! LOL
    No entanto, comprei um com a mesma "numeração" a nivel de km/h (há os que marcam 220km/h) e conta-rotações - o outro de fundo preto/amarelo que adquiri logo quando o comprei, tinha até às 6500rpm e funcionava a 100% na mesma!
    Pelo que li algures pela net, a questão prende-se mais é com o conta-rotações, pois acho que uns têm o sensor de impulsos na bomba injectora e outros não sei onde... Hesitei bastante antes de "torrar" uns € nisto, acredita LOOL
    Nota: o computador de bordo não está a funcionar ;)
     
  4. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Com o Inverno a aproximar-se e a chuva a chegar (assim o esperemos!!) chegou a altura de substituir os pneus a trás :)

    Andei um ano com os pneus que o Ibiza trazia quando o adquiri, que já estavam a chegar ao limite e um bocado ressequidos (eram uns Firestone na medida 185/60 R14)

    Optei por uns Semperit Comfort Life2, nas medidas 185/60 R14 82H, que já utilizo o mesmo modelo no 8L e não tenho razões de queixa :)

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    Last edited: 22 Abr 2018
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  5. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Um pequeno upgrade: iluminação do quadrante em LED COB 1SMD do tipo B8.5D, com tonalidade aproximada a 6000K.

    Desde que tinha alterado o quadrante para o original da versão GTTDI, que tinha ficado com a ideia de alterar a cor das lâmpadas/filtro.

    Os LED's utilizados:

    [​IMG]


    Como estava antes da alteração:

    [​IMG]


    Um primeiro ensaio, apenas com os LED's colocados com o filtro original (laranja):

    [​IMG]


    A minha "ideia original" era manter o fundo do relógio/quilometros em laranja, porém experimentei em meter o LED (sem alterar o filtro) e não desgostei do resultado:

    [​IMG]


    Dando continuidade à ideia original, removi o filtro de origem e usando-o como molde, "produzi" um filtro branco, utilizando uma capa plástica de documentos em branco (comprada numa Loja dos Chineses por meia-dúzia de cêntimos). Eis o resultado:

    [​IMG] [​IMG]


    Resultado final:

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    Com o potenciómetro na posição mínima:

    [​IMG]


    Com o potenciómetro na posição máxima:

    [​IMG]


    Já após tudo montado no sitio:

    [​IMG]


    Deixo aqui uma pequena filmagem (a imagem não é das melhores :p )



    Todas as criticas são bem-vindas :D :D
     
    Last edited: 22 Abr 2018
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  6. Black Drako

    Black Drako

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    Isso, pneus novos sao bem vindos ainda para mais com o Inverno à porta.
     
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  7. Black Drako

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    Eh pah, ficou muito bem...
    Sou capaz de fazer isso no Polo mas teria de mudar para um quadrante de fundo branco...
     
  8. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Acredita que fica top mesmo... Apesar de estar a pensar alterar de novo a parte da iluminação do relógio/quilómetros, pois em condução e mesmo com o potenciómetro no minimo causa um pouco de desconforto. Estou indeciso em mandar vir uns LED's em amarelo ou em vermelho, já que o filtro é laranja (não me vou aventurar em muda-los) e não consigo encontrar LED's B8.5D em laranja :confused:

    Se quiseres manda PM para falarmos disso do quadrante ;)
     
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  9. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Como indicado aqui no Post #1 deste tópico, tinha colocado um LED vermelho que acende quando as ventoinhas de arrefecimento do radiador "disparam".


    Entretanto há algum tempo atrás andava pelo eBay e encontrei uma cena que lhe achei uma certa piada , que hoje finalmente chegou pelo correio:

    [​IMG] [​IMG]

    Trata-se de um indicador em LED amarelo, com o símbolo da ventoinha:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Quando fiz a outra montagem anterior não cheguei a meter nenhuma ficha plug&play para desligar/ligar o LED sempre que necessitasse de retirar o painel dos botões dos vidros. Como tinha já pensado em fazer esta modificação, adquiri previamente umas micro-fichas JST, pois é somente um LED com pouco consumo.
    Aqui fica já a instalação modificada e pronta a montar, e como manda a lei (e gosto de fazer) tudo devidamente soldado com estanho e isolado com manga termoretráctil:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Já tudo ligado e fixado no sitio:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    Resultado final:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    :rolleyes: :D :p ;)
     
    Last edited: 22 Abr 2018
    vick_79, NepYas e Black Drako gostam disto.
  10. Black Drako

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    Eh pah muito bom! Está cinco estrelas! Muito profissional essa instalação, gosto de ver!
    Tenho de fazer isso no Polo!
     
  11. Black Drako

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    Eu ha uns anos tava a tirar o curso de eletrônica industrial e uns colegas meus arranjaram do Japão, leds brancos... Na altura muito raros e caros! Hoje em dia há mais variedade mas laranja... é difícil..
     
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  12. Pink_Floyd

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    Estes brancos que tenho adquiri no eBay, vieram desses lados! Até não são caros... Há uma boa variedade de cores, porém côr-de-laranja nem vê-los :(
    O que achas que (sabendo que existe um filtro laranja) ficaria melhor? Amarelo ou vermelho? Estou mais inclinado para o vermelho, só tenho dúvidas é se os números do relógio/conta-quilómetros (pretos) se vejam bem ou não...
     
  13. Black Drako

    Black Drako

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    Eu também ia para o vermelho.. Nao sei que influencia ira ter o filtro laranja mas nao devera fugir muito do vermelho o resultado final.. o vermelho a noite é bem tolerado pelos nossos olhos e o vermelho de fundo nos manómetros digitais é usado nos seats posteriores ao teu.. :)
     
  14. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

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    Sim, eu sei :) E até gosto do vermelho (no meu A3 8L tem os ponteiros e números digitais em vermelho e conta-quilómetros/conta-rotações com os números em branco) e mesmo no 6k a iluminação dos botões é vermelha.
    Apenas mudei porque sempre achei que ia ficar fixe em branco, o laranja original não é muito forte (mesmo no máximo) e além disso como este quadrante tem os ponteiros em laranja não se viam muito bem.
    De momento tenho andado mais vezes com o Ibiza à noite, tenho usado a iluminação no mínimo (os botões praticamente nem se vêem) mas acho que o que incomoda mais é mesmo o fundo do relógio/conta-quilómetros, pois é direccionado directamente para a nossa cara... De resto, acho que não faz diferença pois a luz branca não é projectada para nós mas sim para os manómetros...
    Vou encomendar uns LED's vermelhos para testar :) O vermelho como dizes é bem tolerável e não se torna tão intenso... E vendo bem acaba por combinar (iluminação do quadrante em branco, ponteiros laranja, fundo dos manómetros praticamente brancos e os restantes botões interiores também em vermelho) :D
     
  15. Black Drako

    Black Drako

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    A luz nao é projectada directamente para os teus olhos mas os mostradores sao brancos e reflectem a luz quase toda.. Nao admira que tenhas de regular o potenciometro no mínimo para nao te incomodar a luz.. Que tal mudares os leda brancos por uns brancos mas menos potentes?
     

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