Restaurantes de Portugal

e esses ai é para que preços?

e são TOP TOP ou apenas bons restaurantes? :p


São TOP, quer em qualidade como em quantidade e preço.

Baía: Arroz de marisco para 3pax dá cerca de 12/15Eur/PAX
Convento de Alter e pátio real: há coisa de 1 ano almoçei lá 2 pessoas c/ comida regional vinho e cafés: 23Eur
A redentora: São 8/10Eur/pax
 
Lembrei-me de mais um que é qualquer coisa de fenomenal.

Casa do Pescador - Na Afurada Gaia

Arroz de marisco uma dose para 2 pessoas (dá para 3 pessoas à vontade) 20€ e uma para 4 25€ e não é daqueles arrozes a fazer de conta trás tudo lagosta, sapateira, e as restantes coisas que tamos habituados. Mesmo muito à frente.

Ninguém conhece um restaurante mais para a frente de grijo que tem umas espetadas de marisco que são muito famosas?! Não me lembro no nome sei que nesse restaurante quem chega mais tarde tipo 8h30 tem de tirar senha e ficar à espera e tem sempre uma fila de gente à espera que até assusta (tem pra i 40 mesas o restaurante). É mesmo muito muito bom e o preço não é nada de especial. Ninguem conhece? Aquilo acho que até tem umas bandeiras cá fora e tem parque.
 
A melhor açorda de camarão que já comi!!!

Restaurante A Grelha

Também em Santa Marta do Pinhal!...

Os restaurantes que recomendo são a bons preços! Não sou Rico! :p
 
Existem muitos sites desses luciano.. o principal o lifecooler!!

O objetivo aqui não é ter quantidade como esses sites.... aqui quero é ter sitios, onde sei que posso ir descansado!
 
"Adega Regional João da Requieira"... no Castêlo da Maia.

Tem o melhor Bacalhau na Brasa que algum dia comi...


A Requieira, é antes de mais, um poiso que tem de ser muito acarinhado, e acima de tudo, vão lá o maior número de vezes que conseguirem.

É que não estou a ver aquilo aberto por muitos mais anos. O Sr. João e a D. Maria, concerteza que vão querer usufruir de uns anitos de reforma. E herdeiros a tomar conta daquilo, não estou a ver. Não estou a ver nenhum herdeiro a dar o brilho aos tachos ali expostos e usados e areados como ninguém sabe.

Bem, afinal de contas o que é a Antiga Requieira? A história, ou melhor, o romance ja foi aqui publicado, por isso, vamos ao que interessa. Ao entrarmos neste poiso/tasco/taberna/o que quiserem, quer seja pela porta principal da sala de refeições ou pela taberna própriamente dita, andamos seguramente 40 anos para trás. Toda a arquitectura e decoração é a mesma desde a sua abertura, há mais de meio século.

Temos então três espaços: o 1º na taberna, com o Sr. João ao balcão, a servir uns petiscos com o vinho da pipa mesmo ali à mão. Este, pode ser, verde ou maduro, branco ou tinto. Tem também a modalidade em garrafa. o 2º espaço é a sala de refeições, um espaço pequeno, com cerca de 5 mesas. É uma sala muito castiça, muito limpa, com paredes pintadas de cor de rosa e com um curios aviso a dizer "proibido fumar" impresso ainda com as antigas impressoras de agulhas.

O 3º espaço, é o meu local de eleição, que nos transporta para um ambiente surreal mas ao mesmo tempo muito terrra-a-tera. Trata-se da cozinha, dividida ao meio por um balcão, onde normalmente está o presunto que vai sendo fatiado, uma grande peça de carne de onde saem imponentes bifes, o garrafão do azeite de trás-os-montes, a cebola que vai cobrir o bacalhau, etc. Depois de um lado do balcao, temos o fogão a lenha e o fogão a gaz, o primeiro, onde são feitos os assados, incluindo o ex-libris da casa, o bacalhau. Este úlimo é assado mesmo pousado nas brasas.

Do outro lado do balcão temos, mesmo enconstado a este uma pequena mesa para duas pessoas, em que uma delas, à hora "h" é o Sr. João. Mais à frente temos uma outra mesa, esta sim, onde cerca de 8 ou 9 comensais poderao disfrutar da excelente gastronomia que ali se pratica e ainda fazer novas amizades. Sim, porque ali é tudo ao molhe e fé em deus. É uma mesa comum, onde toda a gente se pode sentar enquanto houver lugares. Só não ha lugar é para vergonhas. E quando há, corremos o risco de sermos servido pelo parceiro do lado, que para quebrar o gelo, baptiza a nossa caneca com o branco ou tinto que lhe foi destinado.

Vamos aos pratos. Penso que a ementa ja foi aqui publicada. Nunca experimentei os pratos do dia, que são confecionados para o almoço. Apenas experimentei, o bife, os rojões e o bacalhau. A minha eleição vai para o bacalhau. E de olhos fechados! Tem uma qualidade muito pouco comum, e ainda mais comum é que esta nunca oscila.

Na altura do Verão poderá diminuir um pouco, mas tal deve-se ao facto do "dito" nao resistir a tanto calor, e fica um pouco mole. De resto, é sempre "topo". Em termos de sal, é que nunca falha! Das dezenas de vezes que ali comi bacalhau nunca tive de reclamar em relação ao sal. À sobrfemesa, venha o queijo com marmelada. O queijo pode ser flamengo ou tipo serra. A marmelada não é caseira, mas tem nota positiva.

Para terminar, o café e a bagaceira. O 1º podia ser melhor, a 2ª equilibra tudo o que seja necessário equilibrar. Esqueci-me de um 4º espaço, que é nas traseiras, mas onde nunca fiz nenhum repasto.

É um local a NAO PERDER e de rezar para NAO O PERDERMOS. Se tal for ameaçado, fazemos todos uma manifestação.

Pç. 5 Outubro 60 Sta. Mª Avioso
4475-601 Maia
Porto
telefone 229810153



321157_2759423947468_778252909_n.jpg
 
Last edited:
Back
Top