Rebaixar traseira e substituir amortecedores frente 8L

Ora aqui vem + uma vantagem de ter coilovers, consegue-se obter o melhor comportamento em estrada, regulando o coilover por forma a haver uma distribuição de peso a qual favorece o comportamento do chassis. Com molas normais, o que vem é o que fica e não ha volta a dar sem substituir por outros se não estiver ao agrado do utilizador.

Na fase inicial de uma montagem de um kit de coilovers consiste sempre em tentar obter o melhor compromisso entre comportamento/estética. Se o melhor comportamento é prioritário, e com o carro em questão (Audi A3), dá-se um rebaixamento de +/- 3cm (mais que isto só vai piorar o comportamento), com a traseira ligeiramente mais alta. Para fazer mesmo a PRO, podes sempre levar o carro a uma balança e fazer os ajustes, o tal processo de "corner weighting", encontrar cá as balanças desse tipo só mesmo em oficinas onde se dedicam ao desporto/competição automóvel... no entanto cá em Portugal não conheço nenhum até ver...

Partir o chassis nunca vi tal coisa :), se formos por ai não podias levar carga nenhuma, levar atrelados, etc.. Não é por ter uma relação de peso 60/40 ou 40/60 por exemplo entre eixos que vai provocar tais danos!

Agora existe prós e contras, num carro com tracção a frente, de uma traseira mais alta ou mais baixa em relação a frente:

Mais alto (bastante): vai fugir mais de traseira, especialmente em travagem em curva, maior probabilidade de despiste

Ligeiramente mais alto: provavelmente o ponto de referência para um bom comportamento, promove uma traseira ligeiramente solta por forma a ajudar combater o "understeer" característico dos carros VAG.

Nivelado: já se nota a traseira mais "plantada" e a frente começa a ficar mais leve e fugir mais em curva (+ understeer, - oversteer)

Mais baixo: frente muito solta e leve, rotundas e manobras rápidas tornam-se mais perigosas (muito + understeer, pouco ou nenhum oversteer)
 
Last edited:
Partir, torcer, entortar etc... ate a subir um simples passeio tal pode acontecer ;) ... digamos que infelizmente PT nao tem as melhores estradas para carros rebaixados de susp desportiva... nem as nossas AE tem condicoes quanto mais...

Alem de darmos cabo de montes de material, derivado a buracos, lombas etc... torna-se bastante desconfortavel e mesmo irritante a conducao do nosso tao estimado veiculo.

Mas siga... por algum motivo jantes maiores e molas e coil's é aos montes á venda usados, é sinal que é bom :) que a malta passado 2 ou 3 meses de comprar vende :D
 
Last edited:
Ora aí esta algo que desconhecia a fragilidade do chassis ao rebaixar demais.
Perante isto tudo e tendo em conta a configuração do carronorihunal d mantendo a segurança , com a traseira mais alta, mas rebaixando no máximo 3 cm o que me aconselham? :)

Isto em termos de qualidade / preço e segurança ?

Abraço pessoal :)
 
Aproveito para deixar a minha opinião na matéria..
Tenho Coils da KW, não sei quanto está rebaixado pois já comprei o carro com os coils montados, mas em termos de segurança até agora tem sido do melhor. Nunca me fugiu nem de frente nem de trás, apesar de em situações extremas começar a sentir um ligeiro understeer (lá está, porque tenho o carro "nivelado" [nunca mexi na altura, está como o comprei]). No entanto, no que toca a conforto estou SUPER insatisfeito. O carro parece um cepo! Se pisar uma formiga sinto se é macho ou fêmea quase. E, pelo menos a trás, os coils estão quase no seu máximo de altura, pelo que vejo das porcas de ajuste. Se querem ir para o autódromo, não há melhor coisa. Já fui e digo que é simplesmente BRUTAL. Mas infelizmente com as nossas estradas, não aconselho coils (pelo menos estes) a ninguém.

Visto isto, e visto nos ultimos tempos me terem rebentado os amortecedores da frente dos coils, vou trocar os coils por suspensão OEM, com molas do modelo Sport. Quanto aos amortecedores, estou aberto a opiniões. O pessoal fala muito nos Bilstein B4.. E os Koni STR? São bons ou nem por isso? O que aconselham, sítios para comprar, etc?
 
Epa eu aconcelho-te a por Bilstein B6 com as molas sport... eu infelizmente na altura nao tinha €€€ e pus os B4 Sport, mas os B6 a nivel de susp sao bem melhores e mais resistentes e de espigao invertido... a diferenca no total ronda os 200€ + ou -(isto para os 4 frt r trs) para os b4

Se optares pelos B6 pinta de preto para nao embirrarem (sao amarelas de origem).
 
Aproveito para deixar a minha opinião na matéria..
Tenho Coils da KW, não sei quanto está rebaixado pois já comprei o carro com os coils montados, mas em termos de segurança até agora tem sido do melhor. Nunca me fugiu nem de frente nem de trás, apesar de em situações extremas começar a sentir um ligeiro understeer (lá está, porque tenho o carro "nivelado" [nunca mexi na altura, está como o comprei]). No entanto, no que toca a conforto estou SUPER insatisfeito. O carro parece um cepo! Se pisar uma formiga sinto se é macho ou fêmea quase. E, pelo menos a trás, os coils estão quase no seu máximo de altura, pelo que vejo das porcas de ajuste. Se querem ir para o autódromo, não há melhor coisa. Já fui e digo que é simplesmente BRUTAL. Mas infelizmente com as nossas estradas, não aconselho coils (pelo menos estes) a ninguém.

Visto isto, e visto nos ultimos tempos me terem rebentado os amortecedores da frente dos coils, vou trocar os coils por suspensão OEM, com molas do modelo Sport. Quanto aos amortecedores, estou aberto a opiniões. O pessoal fala muito nos Bilstein B4.. E os Koni STR? São bons ou nem por isso? O que aconselham, sítios para comprar, etc?
Bom dia...
Eu so te vou dar uma dica para ganhares mais conforto....
Muitos acham que os coils quanto mais alto... mais conforto devia ter....
Errado....
Quando se levanta a suspensao estamos a comprimir as molas... ja que a rosca é nas molas....
Logo... pouco curso de mola vao ter... e o amortecedor pouco trabalho vai ter....
é preferivel ter o carro rebaixado qunto baste para poder o conjunto fazer o seu trabalho...
Eu prefiro claramente coils porque gosto de ter o carro aninhado... pela estetica e pela performance....
No meu caso posso garantir que os coils e carro rebaixado com cerca de 5/6cms da protecçao do carter ao chao tenho mais conforto que o seat ibiza da patroa com suspensao OEM.... ;)

Agora cada um faz o que acha melhor...
Mas mais uma vez fica aqui o meu feedback... (esta espalhado por todo lado no forum)
;)
 
...
Agora cada um faz o que acha melhor...
Mas mais uma vez fica aqui o meu feedback... (esta espalhado por todo lado no forum)
;)

Especialmente pela secção de vendas de material usado :D de tao bom que os coil's sao :D ... tal como a susp do carro o que é bom custa €€€€ ... agora se só 2 braços de sups custam o mesmo que os 4 coil's... meus amigos alguma diferenca tem de ter...

Por alguma razao um fiat punto anda tanto quanto um audi mas o audi custa o dobro do preço e obvio que a diferenca de dinheiro nao tem nada a ver com o facto de se estar a pagar a marca...

Se á coil's bons á sim, mas certamente que nao sao os de 200€ os 4 mas sim os de 800€ os 4 basta pesquisar pela net em foruns estrangeiros pois os nossos é so barrete...
 
Especialmente pela secção de vendas de material usado :D de tao bom que os coil's sao :D ... tal como a susp do carro o que é bom custa €€€€ ... agora se só 2 braços de sups custam o mesmo que os 4 coil's... meus amigos alguma diferenca tem de ter...

Por alguma razao um fiat punto anda tanto quanto um audi mas o audi custa o dobro do preço e obvio que a diferenca de dinheiro nao tem nada a ver com o facto de se estar a pagar a marca...

Se á coil's bons á sim, mas certamente que nao sao os de 200€ os 4 mas sim os de 800€ os 4 basta pesquisar pela net em foruns estrangeiros pois os nossos é so barrete...
Pensa o que quiseres....
Como sempre tens que achar isto e aquilo... e sempre teràs razao (na tua cabeça) ja pareces as mulheres com a tpm.... :D:D

Mas deixa la... eu continuo com o meu "barrete" e todo satisfeito... nao te preocupes... ;)
 
Pensa o que quiseres....
Como sempre tens que achar isto e aquilo... e sempre teràs razao (na tua cabeça) ja pareces as mulheres com a tpm.... :D:D

Mas deixa la... eu continuo com o meu "barrete" e todo satisfeito... nao te preocupes... ;)

Quando puseres á venda depois falamos :D :D
 
Quando puseres á venda depois falamos :D :D

Falas como se um coilover fosse totalmente diferente a uma suspensão normal desportiva, fim ao cabo é a mesma coisa só que um tem regulação e outro não.

O termo "coilover" não é só para as tais suspensões com regulações em altura, mas sim para todas, desde que tenha uma mola helicoidal sobre um amortecedor... ou seja, suspensão OEM também é coilover ("Coil" - Mola, "Over" - Sobre o amortecedor)... nós é que associamos o termo para suspensões com regulações em altura.

Falas dos Bilstein B6, B4 e afins..... A bilstein também tem coilovers.... até com regulações elétricas que trabalham juntos com a sistema OEM ou até como um sistema "stand alone". Mas não... isso não presta porque há muitos a vender.... quer dizer, aqui em PT até não porque é caro.

Só não vês ninguém a vender suspensões de origem porque ninguém os quer sem ser o flan normal que pretende o carro só como meio de transporte e chumbou na IPO pelos amortecedores... este flan provavelmente mal sabe o que é um amortecedor.... e este flan não vai a procura na net, nem vai vender na net, vai se dirigir a oficina mais perto da sua casa. Quantas pessoas assim existem? 80% ou mais.

Vesse muitos a venda.... sim.... também é o que se mais vende em termos de aftermarket hoje em dia, especialmente online pois são raras as oficinas que tem este tipo de material. Não vês suspensões B6, Eibach, etc... a venda? Vai a uma oficina, não se vei outra coisa e coils não!

Pensando assim da tua maneira, nos EUA existe muitos iPhones a venda.... é porque não presta??! Mal sai o novo Galaxy... já existe no OLX... enfim é porque não presta.

Mas esta certo.... se achas... tudo bem. Respeitamos. Agora se o orçamento permitisse e vou dar um belo exemplo, metias um kit KW StreetComfort no teu Audi e mandavas logo passear as tuas Bilstein 8)
 
Vitor...
Nao estejas a gastar o teu latim....
Eu com ele ja lido bem... ja sei o que a casa gasta... :D:D

O dono da razao será sempre ele.... e como ele é do contra tem que ganhar sempre.... :D

So nao sei o porquê de 80% do forum optar por coils... devem ser suicidas como eu... :p

Whatever... :D
 
Picardias à parte...

Têm algo a dizer dos Koni STR?
É que eu gostava muito de colocar uns B6, mas já ficam carotes demais... Também gostava muito de colocar uns Koni Sport, mas já são caros. No entanto vi preços dos STR da Koni, que são bem mais acessíveis do que os Sport, e são Koni, que costuma ser uma boa marca.. Sabem algo desse modelo?
 
Picardias à parte...

Têm algo a dizer dos Koni STR?
É que eu gostava muito de colocar uns B6, mas já ficam carotes demais... Também gostava muito de colocar uns Koni Sport, mas já são caros. No entanto vi preços dos STR da Koni, que são bem mais acessíveis do que os Sport, e são Koni, que costuma ser uma boa marca.. Sabem algo desse modelo?
Boas
Ja experimentaste baixar um pouco a actual suspensão para ver se ganhas conforto?
Reparaste no post que fiz depois da tua questão?

Quase que aposto se tens a suspensão no maximo da sua altura, quando baixares vais ver que o conforto melhora....
Tenta.. nao perdes nada em tentar... e assim ate podes manter a suspensão se caso acontecer... ;)

Abraço
8)
 
...
Mas esta certo.... se achas... tudo bem. Respeitamos. Agora se o orçamento permitisse e vou dar um belo exemplo, metias um kit KW StreetComfort no teu Audi e mandavas logo passear as tuas Bilstein 8)

Se tivesse orcamento trocava de carro e nao de suspensao :D ... e sim a bilstein tem coil's mas nao por 300€ os 4 :) ...
 
Back
Top