Prós e Contras do RNS-E

Ora bem, a minha ideia relativamente a este tópico é exactamente tentar que os utilizadores do sistema Audi RNS-E coloquem as suas opiniões relativamente a vantagens e desvantagens na utilização deste equipamento ao longo do tempo.

Por outro lado, poderá ser um espaço exclusivamente dedicado a dicas e pormenores que podem ser úteis e por vezes passam despercebidos.

Lista das opiniões:

Vantagens:
:arrow: Sistema original AUDI e por isso totalmente compatível com todos os outros módulos OEM existentes no carro, por exemplo, diagnóstico através de OBD II, Multifunções, Bluetooth, telefone, etc..
:arrow: Encaixe perfeito na consola
:arrow: Excelente qualidade de imagem do LCD
:arrow: Teclas e funções muito simples de utilizar e intuitivas
:arrow: Qualidade e nitidez do som

Desvantagens:
:arrow: O leitor de DVD servir apenas para leitura dos maps de GPS (Creio que se limita em excesso este recurso)
:arrow: Para um sistema de custo tão elevado, as funções que executa são muito limitadas. Embora exista a possibilidade de instalar um variado nº de acessório e equipamentos compatíveis, como módulos de telefone, Bluetooth, multimedia e outros, tudo isto terão forçosamente de ser módulos totalmente independentes.
:arrow: No leitor de MP3, a navegação entre faixas podia ser melhorada. Vou dar um exemplo concreto que me irrita especialmente:
se estiver a tocar uma pasta com MP3, é apresentada no display a lista de músicas que estão dentro dessa pasta que está a tocar. Se, por exemplo, quiser-mos pesquisar uma outra música que esteja numa outra pasta, saímos da pasta actual e procuramos em outra pasta. O problema é que se passado alguns segundos não mexemos em nada, o leitor volta à pasta em que estávamos anteriormente e temos de iniciar de novo a pesquisa executando todo o processo outra vez.
Ora, durante a condução, e devido ao facto de não poder-mos estar exclusivamente com a atenção fixa no RNS-E, este pormenor é para mim uma grande falha.
:arrow: Inexistência de uma barra ou grafismo de indicação do volume. (isto pode parecer preciosismo, e para alguns não terá nenhuma importância, mas eu gosto especialmente de ter uma indicação gráfica no visor indicando o volume.)
:arrow: Impossibilidade de introduzir coordenadas no GPS
:arrow: Comandos de voz não dão para controlar as funções do leitor de MP3


Para já estes são os atributos positivos e negativos que foram sendo sugeridos.
Vou actualizando as listas sempre que forem aparecendo pormenores.

Espero então pelas vossas opiniões afim de ir criando uma lista de Vantagens e Desvantagens que forem sendo aqui assinaladas pela experiência de cada um.
 
Last edited:
Desvantagem : Não ser possível inserir coordenadas no gps

Concordo inteiramente contigo quando falas da inexistência da barra ou grafismo do volume (também irrita-me bastante) ;)
 
Esqueceste-te de uma das grandes vantagens (se não a mais importante)...a qualidade de som, a definição de graves e agudos, sobretudo perfeitamente notável para quem faz o upgrade de um outro tipo de radio mantendo o mesmo sistema de som (amplificador e colunas).

Por outro lado não podemos esquecer que o desenho/arquitectura básica deste sistema já tem uns anos (cerca de 7/8 anos) e foi projectado para poder integrar vários tipos de periféricos (extra) multimédia.

Existem rádios RNS-E de ultima geração (2010 - não feitos especificamente para o A4, mas sim para outros modelos e versões) que apresentam muito maior e melhor resolução de ecra, e que tem resolvidos alguns dos problemas que referiste.
É bom lembrar que, para o A4....já não há mais! acabou.
 
Esqueceste-te de uma das grandes vantagens (se não a mais importante)...a qualidade de som, a definição de graves e agudos, sobretudo perfeitamente notável para quem faz o upgrade de um outro tipo de radio mantendo o mesmo sistema de som (amplificador e colunas).

Não é que me tenha esquecido, mas o facto é que como tenho sistema BOSE e o meu rádio anterior era um Sympnhony II, não notei diferença significativa na qualidade do som.
Já antes de ter o RNS-E achava que o som era bastante nítido, por isso não notei diferença.

Para mim, a grande vantagem continua a ser mesmo a total e completa integração do sistema em si, quer física quer electronicamente, no carro.
 
Bom tópico, pena que quando meti o meu ainda não existia, não é que esteja arrependido de ter optado pelo rns-e mas perdi muitas horas em pesquisa acerca desta pequena preciosidade.

Quanto às vantagens, estou bastante satisfeito e concordo com todas que já foram mencionadas.

As desvantagens para mim resumem-se à limitação do leitor de DVD só ler o de navegação, à sensibilidade do próprio leitor, o que desaconselha a constante troca de cd's de música (não é que os 2 cartões de memória cheios de mp3 não cheguem mas às vezes apetece-me ouvir um cd de música de um grupo qualquer e não o faço) e ainda a impossibilidade de inserir coordenadas no gps.
 
As desvantagens para mim resumem-se à limitação do leitor de DVD só ler o de navegação, à sensibilidade do próprio leitor, o que desaconselha a constante troca de cd's de música (não é que os 2 cartões de memória cheios de mp3 não cheguem mas às vezes apetece-me ouvir um cd de música de um grupo qualquer e não o faço)

Como o meu ja vinha originalmente com o Rns e com a caixa de cds para mim essa desvantagem nao se aplica/existe :) fazes o mesmo, instala uma caixa, ou até um leitor de Dvd para ver filmes e concerteza tambem lê cds de musica! e resolves 2 desvantagens num só ! :p
 
Como o meu ja vinha originalmente com o Rns e com a caixa de cds para mim essa desvantagem nao se aplica/existe :) fazes o mesmo, instala uma caixa, ou até um leitor de Dvd para ver filmes e concerteza tambem lê cds de musica! e resolves 2 desvantagens num só ! :p

Sim sim, já tenho instalado no meu o adaptador multimédia e o leitor de DVD, mas aqui a questão é o rns-e em si e não os €€€€xtras :) que se lhe podem associar, acho que era escusado gastar mais uns euritos para contornar estes 2 problemas.
 
Sim sim, já tenho instalado no meu o adaptador multimédia e o leitor de DVD, mas aqui a questão é o rns-e em si e não os €€€€xtras :) que se lhe podem associar, acho que era escusado gastar mais uns euritos para contornar estes 2 problemas.

Exactamente, a questão principal é mesmo só a própria unidade RNS-E em si.
Por um lado tem a vantagem de ser compatível com inúmeros módulos adicionais, mas por outro lado torna-se um desvantagem exactamente por a própria unidade não fazer nativamente as funções, algumas bastante básicas, desses mesmos módulos.
Por exemplo, se o RNS-E já possui um leitor de DVD interno, porquê não poder aproveitá-lo para ler DVDs de dados e de imagem, sendo necessário um módulo externo de DVD + adaptador multimédia para fazer isto?

Já agora aproveito para falar de uma coisa que não consigo definir se será uma vantagem ou uma desvantagem, que é o facto de o visor não ser touch screen.
O que acham?
 
Last edited:
mas vejam por este prisma: se o leitor interno desse para ler dvd's de imagem, já não seria possível navegar e ver filmes ao mesmo tempo ;)
 
Desvantagem: ausencia de HD (disco rigido)... para se ter GPS é obrigatorio o DVD de navegação...

Penso que esta desvantagem que apontas se engloba na que apontei como a limitação do leitor de DVD apenas para leitura dos mapas.
A solução podia exactamente passar pela inclusão de um disco rígido, como falas, mas que devia encarecer ainda mais o equipamento, mas também podia haver a possibilidade dos os mapas serem armazenados e lidos através de cartão SD.
Já que a unidade possui dois leitores, porque não aproveitar isso para esta função?
 
Bom tópico ;)
P mim, tvz a maior desvantagem é a ausência de uma porta usb q permitisse ligar uma pen ou disco extreno por ex com mp3 e filmes..
Outra é não ser possivel ter os mapas num cartão e assim libertar a unidade dvd p reproduzir filmes, musicas, etc..
D resto concordo com tdo o q foi dito..
 
Boas, Como já foi dito este aparelho já tem 7/8 anos! Hello? :D como queriam que tivesse todas essas opções? O rns-e evoluiu para outros modelos da Audi e não para os nossos... O rns-e como nós o conhecemos está obsoleto! Não evolui mais!
Qualquer sistema de navegação auto tem mais opções que o nosso rns...:assobio:
 
Back
Top