Projeto de uma vida [AJUDA, ORÇAMENTO DE CARPINTARIA] PÁG:15

Re: Inicio do Grande Projeto- Qual sistema de aquecimento escolher?? PÁG:10

A parte do furo já está "semi-resolvido", está agora em fase de licenciamento.

Agora outras dúvidas surgem :( , que sistema de aquecimento ecolher, ou qual a melhor escolha??

Dados que possam ser importantes para a escolha acertada:

-Vou ter painies solares;
-Vou ter lareira;
-Ñ vou ter gás canalizado;
-Tenho facilidade em arranjar lenha a custo 0€
-Vou fazer a pré-instalação de A/C.

Agora a minha dúvida é juntar estes fatores todos e arranjar um sistema de aquecimanto da água/casa a custo o mais baixo possivel!!

Opiniões ;) ??
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Qual sistema de aquecimento escolher?? PÁG:10

a lenha te sai mais barato lógico mas tambem é a que te dá mais trabalho e sujidade, o outro problema da lenha é que a partir de que o fogo se acabe deixa de haver aquecimento mas podes combinar com os paineis solares com a lenha e a luz
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Qual sistema de aquecimento escolher?? PÁG:10

Se puderes ter aquecimento nos radiadores através do aquecimento da lareira seria impecável!

E claro piso radiante se puderes :) :)
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Qual sistema de aquecimento escolher?? PÁG:10

a lenha te sai mais barato lógico mas tambem é a que te dá mais trabalho e sujidade, o outro problema da lenha é que a partir de que o fogo se acabe deixa de haver aquecimento mas podes combinar com os paineis solares com a lenha e a luz

tens a certeza no que estás a dizer?
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Qual sistema de aquecimento escolher?? PÁG:10

eu da minha parte sei o que estou a dizer agora os outros não sei tambem podes combinar lenha + paineis solares e gasoleo mas fala com quem faz intalações de aquecimento e terás algumas openiões
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Estores VS Blackout PÁG:11

A questão do aquecimento já está decidida, vai ser feita a pré instalação do A/C, vai levar a lareira com recuperador de calor e painéis solares para aquecimento de águas.

Agora outra questão se levanta: Estores interiores/exteriores ou Blackout´s ?????

Qual a melhor solução??
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Estores VS Blackout PÁG:11

A titulo de curiosidade:
Não vais ter gás canalizado, mas a pré instalação está feita certo?
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Estores VS Blackout PÁG:11

A titulo de curiosidade:
Não vais ter gás canalizado, mas a pré instalação está feita certo?

O projeto de especialidade foi feito porque é obrigatório, agora a instalação só a faço se for obrigado, na minha rua ñ passa a rede de gás canalizado.

Uma vez que onde vou fazer a casa, a 3/4km de Vila do Conde, só agora é que "chegou" água canalizada e esgostos, só lá para o ano de 3000 é que vai lá passar o gás canalizado. Já lá passam os esgotos mas ainda ñ estão ligados.
 
Last edited:
Re: Inicio do Grande Projeto- Estores VS Blackout PÁG:11

Agora outra questão se levanta: Estores interiores/exteriores ou Blackout´s ?????
Qual a melhor solução??

Para mandar cenário à brava é "Blackout'S"... Para funcionar a sério é estore! o mais tradicional possivel ;)

É a mesma questão do aquecimento... se há algo que está mais provado que funciona, porquê inventar?!?!
Agora podesse é melhorar bastante... E no estore tens que ter algumas atenções especiais principalmente no que respeita à forma como instalas a caixa...

Já há umas caixas e isoladas e bla bla bla, mas em todo o caso deve haver alguma atenção na aplicação e exacta localização da mesma relativamente à caixa de ar!

Ser estore electrico é uma obrigação por questões de condutividade termica...

E o resto é pouco mais ou menos... ;)
 
Re: Inicio do Grande Projeto- Parede Dupla VS Parede Simples PÁG:11

Ora as coisas vão indo, ñ na velocidade que pretendia, a B6 anda bem mais rápido :D :D

A questão dos estores está decidida, vai levar estores elétricos com caixas de poliuretano, para minimizar ao máximo as perdas térmicas ;)

Tenho já três orçamentos de pedreiro, a saber:

1º 40.000€
2º 37.000€
3º 36.000€

Sendo os três pessoas de confiança e referenciados....... devo ir para o 3º.

Agora outra dúvida se coloca, parede dupla ou parede simples?

No projecto contempla bloco térmico de 25cm + 6cm de EPS (capoto).
Mas o 3º pedreiro alertou-me para o seguinte, ao colocar as paredes de bloco térmico de 25cm, os rasgos para a pichelaria, eletricista, A/C....... vai ser feita neste bloco, e depois mais tarde poderão aparecer pequenas fissuras na parede pelo lado de dentro (as paredes vao ser estanhadas, ñ vou colocar pladur), por fora isso ñ acontece porque o Capoto "tapa".

Então o que ele me aconselhou foi: bloco térmico de 20cm + caixa de ar + tijolo de 9cm + EPS de 6cm.

Em termos de orçamento, seja bloco de 25cm, seja de 20cm + cx de ar + tijolo de 9cm +....... é igual, ñ altera o orçamento.

O que me dizem em relação a isto?
 
Re: Projeto de uma vida [Parede Dupla VS Parede Simples & orçamento de Pedreiro] PÁG:

O sistema Etics tem uma maneira especifica de trabalhar... e está provado de que funciona mil por cento bem quando feito exactamente como mandam as normas... Boloco Térmico+Cappoto...

Depois por dentro tem que se ter alguma atenção tambem à condução termica e salvo erro é aconcelhado pladur...

Agora! Ha de facto outras opções...
Eu, como a ideia do cappoto não era muito bem vista por aqui, mas eu tinha a certeza que o queria por, fiz uma casa normalissima e pus cappoto... ou seja... 9+5+15 e 12,5 de cappoto.. Na caixa de ar pus ainda 20mm de um isolamento acústico, apenas porque não está muito provada esta capacidade do cappoto...
Fiz isto assim com a ideia de: "Um dia mais tarde, o cappoto dá barraca, eu arranco o esferovite, reboco e fico com uma casa normal..."
Mas.. foi total perda de tempo e dinheiro...
O cappoto é perfeito.. Não é muito bem visto pelas mentes mais retrogadas pelo menos dos construtores daqui... mas... é perfeito!

Se fosse hoje, teria feito exactamente como mandam (Bloco térmico+cappoto+pladur)...

No interior, actualmente tenho estuque! E tectos pladur...

Estou satisfeito... mas... muito dinheiro gasto desnecessário...

Tem atenção à espessura e principalmente densidade do esferovite do sistema etics...
 
Re: Projeto de uma vida [Parede Dupla VS Parede Simples & orçamento de Pedreiro] PÁG:

No inicio o arquiteto também tinha falado em ser em pladur as paredes interiores, mas eu "torci o nariz" e disse que preferia em tijolo normal, é como tudo, já ouvi opiniões positivas e negativas.

Quanto ao sistema ETICS, nesta zona o mais utilizado é o EPS de 6cm (esferovite branco, que é o que tenho no meu projeto térmico/acústico), ou também se utiliza o XPS (placas azuis).
 
Re: Projeto de uma vida [Parede Dupla VS Parede Simples & orçamento de Pedreiro] PÁG:

No inicio o arquiteto também tinha falado em ser em pladur as paredes interiores, mas eu "torci o nariz" e disse que preferia em tijolo normal, é como tudo, já ouvi opiniões positivas e negativas.

Quanto ao sistema ETICS, nesta zona o mais utilizado é o EPS de 6cm (esferovite branco, que é o que tenho no meu projeto térmico/acústico), ou também se utiliza o XPS (placas azuis).

Sim, o sistema custuma ser tradicionalmente com EPS (Branco) mas existem varias densidades... E na minha modesta opinião, penso que 6cm é pouco..
Eu tenho 12,5... penso que no limite dos limites menos que 8cm nunca deverias por..

6cm é utilizado em construções já existentes... para não causar grande embaraço nas pedras das janelas, beirados e recantos... Mas numa construção nova, principalmente se só colocares uma parede, penso que deverias ver a hipotese de colocar muito mais...
 
Back
Top