[Problema] Turbo desliga-se de vez em quando

Boas!

Começei agora a andar mais vezes com o meu Audi A3 1.9TDI (8L), pois era a mulher que costuma andar com ele...

Aconteçe que de vez em quando o turbo desliga-se por completo e fico sem turbo. :roll: Do genero, vou em estrada a andar normalmente, por exemplo em 5ª, se começar a puxar ele começa a abrir e chega a uma rotação tipo 3000rpm's sensivelmente e puf, desliga-se o turbo :x Depois tenho que desligar o carro e voltar a ligar para ele ficar novamente bom :|

Também já me aconteceu depois, isto a testar para tentar perceber o que se passa, de começar a puxar uma 2ª, 3ª e ele desliga... Depois lá tenho que voltar a desligar o carro e ligar para ficar tudo OK :eek:

O que também reparei é que se eu andar com o carro durante uns tempos, e talvez tirar o carvão que por ali anda, ele fica a responder melhor e já não acontece tão frequentemente o turbo se desligar... O que me deixa a pensar se não será acumulações de porcarias nas tubagens ou filtros ou sei lá o quê....

Não sei se já aconteceu a alguem, ou se alguem já leu alguma coisa sobre isto... Mas gostava de tentar resolver este assunto antes de me virar para uma oficina....

Outra coisa, não sei se existe algum filtro do turbo... Eu só conheço o filtro da admissão de ar... Pois ouvi um gajo a falar que existem filtros de particulas ou algo identico nomeadamente só para o turbo... Será?

Aguardo da vossa justiça :D

Abraços
 
Engº. Artur disse:
:arrow: tubos de vacuo
:arrow: N75

"Tubos de vacuo"
Se fossem tubos, não fazia sempre? Se estiverem rotos, sempre que puxar perde o vacuo e lá se vai o turbo... Mas isso seria sempre, não?
É que isto só me aconteçe de vez em quando...

"N75"
Não sei ao certo para que serve, mas é uma valvula qualquer, certo?
Já agora se me puderem explicar... Agradeço
 
n75 controla a pressao do turbo , faz te com o carro entre em safe mode .
há alguns que não teem N75 mas teem uma equivalente que faz a mesma função .

os tubos de vacumm se tiverem ressequidos por vezes fazem isso .

há muitos posts sobre isso no forum , é uma avaria comum , onde esta tudo bem explicado ;)
 
Engº. Artur disse:
n75 controla a pressao do turbo , faz te com o carro entre em safe mode .
há alguns que não teem N75 mas teem uma equivalente que faz a mesma função .

os tubos de vacumm se tiverem ressequidos por vezes fazem isso .

há muitos posts sobre isso no forum , é uma avaria comum , onde esta tudo bem explicado ;)

Ok :D
Posto isto já percebo mais um bocadito... No entanto vou ver melhor as tubagens no carro, haverá por ai algum esquema dos tubos?? Para não andar muito as "apalpadelas" pelo motor, não é que seja grande, mas se alguem souber onde ficam os ditos cujos será mais facil ;)

Quanto à N75 ou outra equivalente, havéra remedio para isso? Limpar? WD40? Ou mesmo uma nova?

Já tentei encontrar no fórum sobre algo identico, mas nada em concreto... Mas vou dar mais uma vista de olhos ;)

Obrigado desde já! 5estrelas
 
boas,
julgo ke nao vale a pena perderes mto tempo, N75 kuasse de certeza, tb ja tive isso com o meu antigo ibiza.
Abraço. ;)
 
Aloooz :!:

Peço desculpa por este ser mais um tópico a "encher" o fórum com o mesmo assunto, depois de ter procurado com mais calma e cabeça tópicos relacionados com o mesmo problema que o meu, lá encontrei alguns. Portanto se algum moderador achar que este tópico deverá ser apagado, força! Mais uma vez, lamento ter aberto um assunto já existente :|
Mas, não vi resolvidos os problemas e como foram de alguns dos tópicos relacionados com a perca do turbo... Mas isso são outros trinta :|

Estive hoje de volta do carro e não me pareceu que as tubagens estivessem em mau estado... Nem tubos ressequidos nem rotos...Pelo menos pareceu-me...
Como tive que ir comprar umas lampadas, pois houve uma que se fundiu, ví lá um produto para limpar injectores/carburadores atraves da admissão. Estive a falar com um entendido e ele disse-me que era um bom produto e por vezes fazia mesmo efeito em alguns casos. Então lá comprei o produto.

Meti-me a limpar e lubrificar algumas areas do motor, uma vez que já estava ali a ver as tubagens, e removi o tubo que liga à caixa de ar(admissão) e toca a mandar produto por ai :!: Depois é deixar actuar durante um bocado e ver como se porta ele.
Realmente o produto fez efeito, o carro parece mais "saudavel" pois até ao pegar pareceu-me que pega melhor e mais rapido. Agora é ver se realmente fez alguma coisa para com o turbo... Mas mal não fez :D

Este produto é especifico para limpar a injecção dos carros ou carburadores, já vi oficinas a usarem-no em alguns casos. Trabalha como que um actuador removedor de porcarias nas tubagens, injecção, etc... Tipo cola-cola :D :D

Mais uma coisa, andei a ver e não encontrei a dita cuja N75, onde esta ela? Alguem tem ai um esquema com foto disso? Onde fica?

Vou dando noticias...

Abraços
 
wolfstein, tens mesmo que tratar disso, um argolas a andar assim nem é carne nem é peixe :D
Eu vou metendo aqui o que vou fazendo e os resultados... ;)

Bem, estive a ver e parece que tenho 2 N75(?) será?
Digo isto porque andei a ver onde é que ela estava, e encontrei 2 valvulas de vacuum iguais, pelo menos pareceu-me. As mesmas diziam o mesmo "Vacuum out" e tinham a mesma ficha, entrada e duas saidas.

Tirei os dados:

APG 12v
1J0906 627 38/99
7.22903.20 99T266

A outra era igual, mudava apenas o 38/99 e a referencia debaixo... Na parte de tras diz:
PIERBURG
GERMANY
> PA6.6-EF35 <
C17 00
311 00

Não sei se dizem atras as duas a mesma coisa, mas uma diz isto que esta acima.

Uma valvula tem a ficha e uma entrada, 2saidas, que vão ligar a uma peça pequena redonda, onde depois vai ligar a outra valvula...

Abraços
 
mesmo assim prefiro por o carro para alguem k saiba realmente o k faz mexer.. e nao eu... fico a ver e aprendo.. hehehe mas assim vou ja sabendo doque pode ser... o que é optimo.. vai mantendo informado... tb vou mudar o catalizador agora, ando indeciso entre tubo ou catalizador.. nao sei mesmo.. dizem k tubo ando mais.. mas nao vou passar nas inspecções :p
 
Amigo quase que aposto que é a geometria presa devido a carvao acumulado..

O meu A3 8L tdi 110cv quando o comprei teve EXACTAMENTE esse sintoma... ainda andaram a por spray e tudo, mas so ficou a 1200% quando o tiraram e lavaram tudo... depois disso 5 estrelas...

O facto de entrar em safe mod e so depiois de desligares a chave ele voltar a turbinar bem é devido a excessod e pressao porque a geometria nao esta a funcionar e fazendo pressao a mais...

O erro que isso da é " Regulador de pressao de sobrealimentaçao. Limite regulaçao em excessivo" foi este o erro acusado na altura por uma maquina de diagnosticos.. e realmente o electricista disse logo.. isto é o turbo preso.. e foi....
 
wolfstein, vai ficando atento ao tópico, eu vou dando noticias ;)
Também estou a pensar tirar o catalizador, pois pelos vistos acumulam-se porcarias lá dentro que dificultam depois a saida dos gases... Enfim, tecnologias estranhas, eheheh Mas vou remover o catalizador e meter um tubo directo. Nas IPO's passas sem problemas ;) Mas se implicarem, voltas a lá meter o catalizador mas sem o miolo de dentro ;) Ou então arranjas umas falanges e quando fores à IPO metes, quando saires de lá, tiras :D

RockyBoy, pois, a mim acontece-me agora o mesmo. O carro esta STOCK, e vou começar a fazer alguns "upgrades" :D
Então pelo que percebi vou ter que mandar fazer uma limpeza ao turbo, certo? No teu caso assim foi...

Abraços
 
eScOvInHaS disse:
Então pelo que percebi vou ter que mandar fazer uma limpeza ao turbo, certo? No teu caso assim foi...

Abraços

Yap... Isso mesmo.... E resolveu-me a questao de uma vez por todas...
 
Back
Top