Problema das árvores de cames dos 2.5 tdi.

Houve de facto uma série de motores com problemas derivados ao permaturo desgaste das árvores de cames.
Sempre que mudo o kit das correias o meu mecânico aconselha sempre a abrir o motor para ver como estão.

No entanto o meu motor é um 2.5 Tdi V6 de 150 cv (AFB) tem 436.000kms e nunca mudou arvores de cams nem injectores nada. Zero problems (GRAVES) a não ser uma coisinha aqui e ali derivado a desgaste.
Como podes ver nunca este motor nunca partiu e continua com os componente originais :)
 
Houve de facto uma série de motores com problemas derivados ao permaturo desgaste das árvores de cames.
Sempre que mudo o kit das correias o meu mecânico aconselha sempre a abrir o motor para ver como estão.

No entanto o meu motor é um 2.5 Tdi V6 de 150 cv (AFB) tem 436.000kms e nunca mudou arvores de cams nem injectores nada. Zero problems (GRAVES) a não ser uma coisinha aqui e ali derivado a desgaste.
Como podes ver nunca este motor nunca partiu e continua com os componente originais :)

O meu partiu mas fois por causa do ex dono ter colocado correia da concorrencia.. :S De resto continua porreiro. :D
 
vim da oficina à pouco onde estão a fazer teste a fundo ao meu carro para ser todo recondicionado e o mecânico disse-me que o motor está como novo (400 e tal mil kms).
Cilindros todos a trabalharem e com compressões correctas. Nunca levou árvores de cams nenhumas até hoje e sempre que mudamos as correias o motor é aberto para ver o desgaste das mesmas.
O meu motor é um AFB.
É certo que a manutenção tem sido sempre a tempo e a horas, rigorosa e com peças de origem.

As únicas peças não originais que meti foram braços de suspensão e amortecedores (bilsten).
Braços de suspenção não originais é para esquecer. 2 conjuntos não chegaram sequer a 15.000kms os originais duraram sempre à vontade quae 100.000. Peçoas não originais, não obrigado. Aminha ainda vai fazer 1 milhão!
 
boa pergunta, não qual o óleo que metem mas o meu carro é assistido numa oficina do grupo VAG em que é tudo conforme especificações da marca e com peças da marca.
A frequênica nem chega a 15.000kms.
Quando faço a revisão o computador apita aos 13.000kms a avisar que faltam 2.000kms para a revisão. Logo que apita marco logo para o mais rápido possível.
 
Encontrei este neste forum alemão uma lista com números de motores e os anos dos que supostamente dão problemas, http://www.motor-talk.de/forum/a4-a6-tdi-nockenwellenproblem-t1416299.html , vale o que vale, nem sei como foi feita, mas só para verificarmos será que podes dizer de que ano é o teu carro? Aqui diz que no caso do AFB de 150cv o problema surge nos carros de 1997 até 2000. E pois lá está mais uma vêz tu não tens problemas e não trocas de 30 em 30mil, começamos confirmar aqui algumas coisas, obrigado por colaborarem.
 
Quase que se dá a entender que todas as marcas têm problemas semelhantes, todas são fiáveis desde que se façam as manutenções, todas lançam motores com defeitos, etc..
Não é bem assim... se assim fosse eu comprava Alfa Romeo.. mal por mal, ficava com um carro mais bonito.
Mas a realidade não é essa.. há marcas mais confiáveis que outras.. mas a Audi ainda vai dando alguma confiança. 8)
 
Bem, as cams chegaram, comprei da Campro, alemanha, vou mandar trocar o separador do óleo também, vai ser feito para a semana que vêm, cruzo os dedos para que não volte a acontecer.
 
Ora bem, passei hoje na oficina para ver como ele está, está meio desmontado mas já dá para ver alguma coisa, o circuito da água de arrefecimento com algum resíduo nos tubos e depósito, tenho de trocar mais vezes o líquido de refrigeração, algumas velas queimadas, uma fuga de óleo ligeira num retentor, carter do óleo aberto e são visíveis pedaços de metal e chapinhas/batentes do topo das astes das válvulas, nas cams, desgaste visível, alguns pedaços de metal partido, touches fora do sítio e caídas entre os martelos e as válvulas. Enfim a imagem não é animadora, só espero que fique bom e não volte a acontecer.
 
Ora bem, passei hoje na oficina para ver como ele está, está meio desmontado mas já dá para ver alguma coisa, o circuito da água de arrefecimento com algum resíduo nos tubos e depósito, tenho de trocar mais vezes o líquido de refrigeração, algumas velas queimadas, uma fuga de óleo ligeira num retentor, carter do óleo aberto e são visíveis pedaços de metal e chapinhas/batentes do topo das astes das válvulas, nas cams, desgaste visível, alguns pedaços de metal partido, touches fora do sítio e caídas entre os martelos e as válvulas. Enfim a imagem não é animadora, só espero que fique bom e não volte a acontecer.

Já sabes os cuidados a ter com esse motor para o mesmo não voltar a acontecer! ;)
 
O mecânico chamou-me para ouvir o carro a trabalhar, está tudo montado e quase pronto, mas fáz um ruído a trabalhar, parece um ruído de algo a raspar ou assim, diz que pode ser as touches que não estão bem ferradas...., fáz mais na bancada de cilindros do lado esquerdo quando de frente para o carro, alguém sabe o que poderá ser? Ele diz que está bem comandado....

Sent from my MB860 using Tapatalk 2
 
Ele da garantia do trabalho que efectuou? Se sim é confiares na palavra dele e andares com o carro 1ou2 semanas. Se der barraca ou sea situação persistir ele tem que assumir.

Sent from Odin's device!
 
Ele vai verificar, e sim dá garantia, mas as ultimas que meti deram barrava depois dos 2 anos....Foi curioso verificar que no carter do óleo havia algumas peças metálicas que ficam na aste das válvulas onde os martelos batem, o carro tem 24 válvulas e havias mais do que 24 peças dessas, ou seja quando fiz este trabalho da outra vêz na marca oficial eles não foram ver se havia peças lá em baixo caídas :eek:

Sent from my MB860 using Tapatalk 2
 
Back
Top