Problema das árvores de cames dos 2.5 tdi.

Olá pessoal, como não encontrei um tópico exclusivo deste assunto resolvi abrir este para tentar juntar conhecimento sobre o problema que tem dado tantas dores de cabeça aos proprietários destes belos carros. Desgaste nas árvores de cames qual a causa?
 
No meu caso o meu A6 ake (180cv) de 2001 prepara-se para levar mais um conjunto de cams, na minha mão é a segunda vêz, desta vêz fiz uma pesquisa mais a fundo e até agora encontrei várias dicas, uns dizem que é o material que é macio, outros o óleo, até encontrei aqui quem diz que há umas cams ABT que corrigem o problema das originais, seguindo concelho de alguém aqui no forum vou passar a mudar o óleo de 10 em 10mil, tenho pesquisado em fóruns ingleses e alemães e há quem diga para substituir o separador do óleo, alguém sabe o que é ou já fêz isso?
 
Além desse "famoso" problema que essas carrinha dao tambem costumam partir motor aos 200/220 mil kms...

Logico que nao devem ser todas mais é muito comum nessas carrinhas ..
 
Last edited:
Também tenho conhecimento de um caso desses, talvêz seja derivado do mesmo problema, ao não saber, continua a andar até que...
 
Além desse "famoso" problema que essas carrinha dao tambem costumam partir motor aos 200/220 mil kms...

Logico que nao devem ser todas mais é muito comum nessas carrinhas ..

E é assim que começam os mitos.

Porque raio haveriam de partir todas aos 200/220 mil teem algum relogio??? Não falem do que não sabem, é claro que pode partir como qualquer outro motor, estes motores são tal e qual as mulheres tens de as tratar muitoooooooo bem para teres o retorno esperado, o mal é que a maioria do povo portugues esta habituado a "Meter Gasoil e andar" a minha tem essas tais cams problematicas, no entao vai com 230 mil km e problemas mecanicos sérios até a data são 0 as cams sao de origem, teem o desgaste normal para 230 mil km, nao gasta oleo, nem agua, nao há lá barulhinhos estranhos nem martelos a bater.

Enfim, isto para dizer o que? Para concluir que os 2.5 V6 particularmente na versao de 180cv é um motor fiavel, que não tolera desleixos, uma BOA manutenção bem feita e tendo os respectivos cuidados, garanto mais facilmente cai o carro de podre do que o motor se cala. Revisoes de 10 em 10 mil, Bons Oleos, Nao puchar a frio, etc neste caso especifico é muito importante, depois de estar tudo a temperatura, pressao de oleo etc, podes dar calor forte e feio que não parte nem se nega nem avaria, a minha que o diga, chega a levar tiradas seguidas de 2000 mil km sempre a dar calor e problemas? são 0 é claro que quando chego ao destinho fica sempre uns bons 10 minutos ao relantim.....

Nao criem mitos onde eles nao existem, é claro que se partir o dono vai logo dizer que é o pior motor do mundo, mas nao conheço ninguem que seja cuidadoso, que tenha tido problemas graves. A unica que conheço que partiu motor foi aos 180 mil km, em conversa com o dono confidenciou-me que mudava o oleo quando se lembrava e chegou a andar mais de 40 mil km com o mesmo oleo, pois assim nao existem milagres

Ter um V6 2.5 não é para quem quer ou pode, é preciso saber um pouco o que se tem.
 
E é assim que começam os mitos.

Porque raio haveriam de partir todas aos 200/220 mil teem algum relogio??? Não falem do que não sabem, é claro que pode partir como qualquer outro motor, estes motores são tal e qual as mulheres tens de as tratar muitoooooooo bem para teres o retorno esperado, o mal é que a maioria do povo portugues esta habituado a "Meter Gasoil e andar" a minha tem essas tais cams problematicas, no entao vai com 230 mil km e problemas mecanicos sérios até a data são 0 as cams sao de origem, teem o desgaste normal para 230 mil km, nao gasta oleo, nem agua, nao há lá barulhinhos estranhos nem martelos a bater.

Enfim, isto para dizer o que? Para concluir que os 2.5 V6 particularmente na versao de 180cv é um motor fiavel, que não tolera desleixos, uma BOA manutenção bem feita e tendo os respectivos cuidados, garanto mais facilmente cai o carro de podre do que o motor se cala. Revisoes de 10 em 10 mil, Bons Oleos, Nao puchar a frio, etc neste caso especifico é muito importante, depois de estar tudo a temperatura, pressao de oleo etc, podes dar calor forte e feio que não parte nem se nega nem avaria, a minha que o diga, chega a levar tiradas seguidas de 2000 mil km sempre a dar calor e problemas? são 0 é claro que quando chego ao destinho fica sempre uns bons 10 minutos ao relantim.....

Nao criem mitos onde eles nao existem, é claro que se partir o dono vai logo dizer que é o pior motor do mundo, mas nao conheço ninguem que seja cuidadoso, que tenha tido problemas graves. A unica que conheço que partiu motor foi aos 180 mil km, em conversa com o dono confidenciou-me que mudava o oleo quando se lembrava e chegou a andar mais de 40 mil km com o mesmo oleo, pois assim nao existem milagres

Ter um V6 2.5 não é para quem quer ou pode, é preciso saber um pouco o que se tem.

Amigo T R A B A L H O N A C A S T E L I MO (E X P O C A R , A U D I/VW) Queres me ensinar o que ?

Ve bem o que escrevi "nao sao todas mas a maioria sim" já tive A6 2.5 TDI tambem e 0 problemas e tinha 270 mil kms ...

Como tambem já vi aos 130 mil kms com todas as revisoes na marca e partiu o motor...

Cada carro é um caso diferente isso é a mesma coisa que o meu A3 8P dao todos raia de injectores, cabeça etc eu ja vi quem nao desse como quem desse...

Agora o carro tem a fama e desvalorizou bastante devido a essa "fama" ...

Diz me porque raio os A3 8P partem a cabeça aos 100 mil? Porque raio os de 170 cav avariam injectores com fartura queres que te diga quilometragem? Quantos mais defeitos queres?

Nao sao todos e nao tem nada a ver com revisoes que partes o motor, desde que nao lhe falte nada..

Agora se tiveres alguma coisa para me ensinares estou ca para aprender MAS podes sempre inscrever na engenheiro da soauto :)
 
Last edited:
A Audi anda bonita anda!...

Será que todos os motores vêm com defeitos?

Uns é cabeças marcadas... Outros, injectores... Outros, cames que não duram muito...

Fonix!...
 
A Audi anda bonita anda!...

Será que todos os motores vêm com defeitos?

Uns é cabeças marcadas... Outros, injectores... Outros, cames que não duram muito...

Fonix!...
Tem problemas como tem outro qualquer ...

Meu colega costuma dizer os carros saem de fabrica já avariados..

Tudo questao de sorte com qualquer carro seje Audi ou nao..

Agora há motores muito bem conseguidos uns mais que os outros tanto na audi como outra marca qualquer..
 
Amigo T R A B A L H O N A C A S T E L I MO (E X P O C A R , A U D I/VW) Queres me ensinar o que ?

Ve bem o que escrevi "nao sao todas mas a maioria sim" já tive A6 2.5 TDI tambem e 0 problemas e tinha 270 mil kms ...

Como tambem já vi aos 130 mil kms com todas as revisoes na marca e partiu o motor...

Cada carro é um caso diferente isso é a mesma coisa que o meu A3 8P dao todos raia de injectores, cabeça etc eu ja vi quem nao desse como quem desse...

Agora o carro tem a fama e desvalorizou bastante devido a essa "fama" ...

Diz me porque raio os A3 8P partem a cabeça aos 100 mil? Porque raio os de 170 cav avariam injectores com fartura queres que te diga quilometragem? Quantos mais defeitos queres?

Nao sao todos e nao tem nada a ver com revisoes que partes o motor, desde que nao lhe falte nada..

Agora se tiveres alguma coisa para me ensinares estou ca para aprender MAS podes sempre inscrever na engenheiro da soauto :)


A Bold......

Demonstras real conhecimento sem duvida, livra por isso é que as oficinas da marca estao como estão.

Dizer o que disseste a bold é de fugir, trata mal um V6 em termos de revisoes que verás, a propria marca veio assumir que se deveria deixar de usar long life nos 2.5 por causa disso, e deveria-se baixar os intervalos das revisoes pois 30 mil era mto km com o mesmo oleo para este motor, e tu vens dizer que não tem nada a ver.......

Enfim decerto que terás um lugar garantido na Audi AG, até sabes mais que os proprios engenheiros que desenvolveram o motor.....

Leva lá os pedais, aliás leva a bicicleta toda.


P.S. Um Pouco de humildade fica bem a toda a gente, quero lá bem saber onde trabalhas.
 
A Bold......

Demonstras real conhecimento sem duvida, livra por isso é que as oficinas da marca estao como estão.

Dizer o que disseste a bold é de fugir, trata mal um V6 em termos de revisoes que verás, a propria marca veio assumir que se deveria deixar de usar long life nos 2.5 por causa disso, e deveria-se baixar os intervalos das revisoes pois 30 mil era mto km com o mesmo oleo para este motor, e tu vens dizer que não tem nada a ver.......

Enfim decerto que terás um lugar garantido na Audi AG, até sabes mais que os proprios engenheiros que desenvolveram o motor.....

Leva lá os pedais, aliás leva a bicicleta toda.


P.S. Um Pouco de humildade fica bem a toda a gente, quero lá bem saber onde trabalhas.
Não entendes te o que quis dizer também não te vou explicar.Nem vou estragar o tópico ao rapaz com uma discussão.

Continua atento as novidades dos motores 2.5 e faz boas manutenção porque é disso que se precisa nas marcas boas r€viso€s.

Abraço paz e amor
 
Não entendes te o que quis dizer também não te vou explicar.Nem vou estragar o tópico ao rapaz com uma discussão.

Continua atento as novidades dos motores 2.5 e faz boas manutenção porque é disso que se precisa nas marcas boas r€viso€s.

Abraço paz e amor


Tentar sair de forma airosa fica sempre bem, mas adiante.

Vou explificar o meu caso, a minha carrinha não entra numa oficina da marca desde os 60 ou 70 mil km, vai com 230 mil, revisoes são feitas por MIM, com muita paciencia e calma pois tenho outros carros para me deslocar. No entanto posso te garantir que sei o tenho ali, até a distribuiçao foi mudada por mim (com ajuda é verdade), tudo o resto sou eu que faço, porque gosto de mecanica, é um dos meus hobbies que nada tem a ver com a minha vida profissional.

Onde queria chegar inicialmente é que os V6 teem efectivamente problemas nas cams, são demasiado macias e alem disso deviam ser corrigidas numa decima.

No entanto é perfeitamente possivel evitar esses problemas, pois a causa principal do desgaste é a falta de lubrificação a frio.

Um bom oleo, sempre nas melhores condicoes (Mudas de 10 em 10 mil km) não puxar alem das 2000 rpm a frio, deixar o oleo lubriciar tudo antes de desligar a quente, é sem margem para duvidas a receita para prolongar a vida das cams, fazendo com que não deem grandes problemas.

O que é que intressa ser bem assistida, se depois os cuidadso são zero? sair de casa de manha com 2 ou 3 graus a puxar forte..... é claro que vai partir

Eu pessoalmente nao considero o 2.5 principalemte na vertente de 180 cv um motor problematico, mas sim um motor muito sensivel.
 
Last edited:
Obrigado pelas dicas, de facto não fui até agora um exemplo nos cuidados com o óleo, e conheço alguém que tem um igual ao meu com 300mil e nunca teve problemas, a ele disseram para trocar óleo de 15 em 15mil, quero acreditar que é possivel manter este carro fiável sendo mais cuidadoso e por isso vou reparar mais uma vêz, já que se falou que as cams deveriam ser alteradas, alguém conhece algumas que corrijam esse problema? Já procurei no site da ABT mas não encontrei.
Vou pedir ao mecânico que abra o carter para limpar limalhas, pedir também que me verifique o tal separador do óleo e possíveis obstruções que dificultem a lubrificação das cams, tentando me assegurar de tudo o melhor possivel desta vêz.
 
Hoje fui ao representante audi saber qual referência do tal separador de óleo, uma vêz que vou trocar as cams vai mais isso também, e fiquei muito admirado quando o homem me disse que sabe que o separador do óleo, vulgo respiro, custura fazer uma nhanha, tipo massa que nem dá para limpar, emfim mais que eu fiquei a saber, pena eu já ter gasto tanto dinheiro lá e nunca me terem dito nada sobre isso...
 
Back
Top