problema com rns-e

Naaaaa.... O RNS-E não dignostica por K-line, isso eram os radios mais antigos.
RNS-E e modulos BT é por CAN BUS Infotainment.

Será que nas primeiras B6 não é por K-Line?
No RNS-E não ateimo, mas no BT tenho a certeza que é por "K-Line".
Pelo menos no meu. (A4 B6 de 05/2001)
Sem esse fio ligado não tenho acesso ao módulo.

Uma coisa que já reparei, quando ligo o VAG-COM, tenho sempre de seleccionar qual é o meu carro na lista.
O VAG não consegue detectar automáticamente qual é o carro, coisa que num outro carro mais recente já não acontece.

O que me leva a crer que os diagnósticos dos restantes componentes funcionam também por K-Line.
 
Naaaaa.... O RNS-E não dignostica por K-line, isso eram os radios mais antigos.
RNS-E e modulos BT é por CAN BUS Infotainment.

Estas enganado. O RNS-E sempre fez diagonostico por K line. eu nem tenho fios CAN da ficha obd para lado nenhum... mas sem os fios CAN do quadrante para o RNS-E (luz nos botoes, ligar com chave e desligar) isso garanto que por linha K não entras no radio.. já tentei fazer isso sem o can do quadrante e nepia. não acede, pois é o quadrante que diz ao radio que a ignição foi ligada.

Será que nas primeiras B6 não é por K-Line?
No RNS-E não ateimo, mas no BT tenho a certeza que é por "K-Line".
Pelo menos no meu. (A4 B6 de 05/2001)
Sem esse fio ligado não tenho acesso ao módulo.

Uma coisa que já reparei, quando ligo o VAG-COM, tenho sempre de seleccionar qual é o meu carro na lista.
O VAG não consegue detectar automáticamente qual é o carro, coisa que num outro carro mais recente já não acontece.

O que me leva a crer que os diagnósticos dos restantes componentes funcionam também por K-Line.

josebrites o teu B6 tens de o selecionar na lista porque o teu não é um carro CAN BASED! so a partir de 2004 tipo 8P e nas B7 é que isso começa a funcionar..
 
Last edited:
Estas enganado. O RNS-E sempre fez diagonostico por K line. eu nem tenho fios CAN da ficha obd para lado nenhum... mas sem os fios CAN do quadrante para o RNS-E (luz nos botoes, ligar com chave e desligar) isso garanto que por linha K não entras no radio.. já tentei fazer isso sem o can do quadrante e nepia. não acede, pois é o quadrante que diz ao radio que a ignição foi ligada.

......


Acho que tens toda a razão.
Quando estive a activar o Video em movimento no rns-e do Paulojorge23 verifiquei que tinha as linhas Can mas não tinha a KLine ligada.
Escusado será dizer que o rns-e não aparecia no vagcom. Tive de pegar no rádio dele e desbloquear na B6 do caxibi.
 
obrigado a todos os users pelas respostas!!

mas ainda não cheguei a uma conclusão acerca do que se possa passar no meu!

será que tenho mesmo de ligar um fio do quadrante ao radio para puder entrar no modulo do radio e fazer um downgrade ao software pa ver o que acontece?

ou terei de fazer algo mais?

tou desorientada!!!
 
Temos sempre que ver de que anos e modelos estamos a falar.

"Diagnostico" com VAG-COM via CAN directo na tomada OBD em A4 8E, nunca houve.
Eventualmente só em B7 mais recentes que possuam um modulo independente CAN Gateway (imaginemos isto como um router ou um switch que liga varios dispositivos numa rede).
Este modulo é que "Distribui" as comunicações via CAN aos outros modulos e já não são os quadrantes.
E porquê? Facil: Porque se repararem bem, antes os quadrantes é faziam de gateway mas eram muito limitados, sobretudo no infotainment.
Podiamos dizer que tinhamos radio, navegação e telefone, mais nada!
Como o evoluir de novos modulos adicionais, os engenheiros Alemaes pensaram em criar este gateway para gerir tudo, e o quadrante passou a ser apenas
o "interface visual" de interacção com o condutor.

Por isso quando se liga o vag-COM as veiculos con CAN Gateway é o primeiro modulo a ser lido e é esse que indica logo um status geral de cada um.
Depois, e porque "ja sabe" que modulos existem e estão configurados, diagnostica cada um deles muito mais rapidamente.

Nos modelos em que não existe Gateway, um auto-scan no vag-com demora muitissimo mais tempo porque nao sabe o que existe instalado, por isso
faz um "inquiry" a cada endereço possivel, se ele lá estiver...responde e diagnostica, caso contrário passa a outro, vai por tentativas.
 
Temos sempre que ver de que anos e modelos estamos a falar.

"Diagnostico" com VAG-COM via CAN directo na tomada OBD em A4 8E, nunca houve.
Eventualmente só em B7 mais recentes que possuam um modulo independente CAN Gateway (imaginemos isto como um router ou um switch que liga varios dispositivos numa rede).
Este modulo é que "Distribui" as comunicações via CAN aos outros modulos e já não são os quadrantes.
E porquê? Facil: Porque se repararem bem, antes os quadrantes é faziam de gateway mas eram muito limitados, sobretudo no infotainment.
Podiamos dizer que tinhamos radio, navegação e telefone, mais nada!
Como o evoluir de novos modulos adicionais, os engenheiros Alemaes pensaram em criar este gateway para gerir tudo, e o quadrante passou a ser apenas
o "interface visual" de interacção com o condutor.

Por isso quando se liga o vag-COM as veiculos con CAN Gateway é o primeiro modulo a ser lido e é esse que indica logo um status geral de cada um.
Depois, e porque "ja sabe" que modulos existem e estão configurados, diagnostica cada um deles muito mais rapidamente.

Nos modelos em que não existe Gateway, um auto-scan no vag-com demora muitissimo mais tempo porque nao sabe o que existe instalado, por isso
faz um "inquiry" a cada endereço possivel, se ele lá estiver...responde e diagnostica, caso contrário passa a outro, vai por tentativas.


neste caso tamos a falar duma b6 de 11/2001

...
 
neste caso tamos a falar duma b6 de 11/2001

...

E tal como disse anteriormente, assim á distancia, sem ver nem saber mais nada, o que tem de ser feito é ligar o sinal de informação de velocidade (vulgo GALA)
directamente a um pino na ficha traseira do RNS-E (conector B pino 3).

Porque nos modelos desse ano, esse dito sinal (fundamental para a navegação e em que o RNS-E não existia), não é distribuido via sinal can (do quadrante) tal como acontece nos modelos de 2003
em diante, mas sim directamente do modulo ABS (ficha verde couping station Pilar A junto ao pe de apoio - Pino 17 Branco / Azul).
 
Last edited:
E tal como disse anteriormente, assim á distancia, sem ver nem saber mais nada, o que tem de ser feito é ligar o sinal de informação de velocidade (vulgo GALA)
directamente a um pino na ficha traseira do RNS-E (conector B pino 3).

Porque nos modelos desse ano, esse dito sinal (fundamental para a navegação e em que o RNS-E não existia), não é distribuido via sinal can (do quadrante) tal como acontece nos modelos de 2003
em diante, mas sim directamente do modulo ABS (ficha verde couping station Pilar A junto ao pe de apoio - Pino 17 Branco / Azul).

por acaso sei k kuando se colocou este radio ficou um fio solto na traseira, com uma ficha na ponta do genero da da antena do gps...isso náo é esse fio GALA?
 
Back
Top