Praxes........ o tema da atualidade

Existem Praxes e Praxes.
As Praxes variam de curso para curso e ainda mais de Universidade para Universidade!
Só é praxado quem quer, eu fui praxado com vários colegas altos, baixos, magros e gordos sendo todos tratados exactamente da mesma forma!
A praxe é uma tradição académica que só quem quer é que se sujeita a ela, a qualquer momento se pode desistir!
Quando uma pessoa escolhe ser Objector de praxe, está a deitar por terra todas as tradições académicas, se n tem amigos é por culpa dela, porque não os quer fazer ou nãos os procura!
Tenho vários amigos Objectores de Praxe por diversas razões e nenhum dele ficou abandonado por um canto sem amigos e sem apontamentos, todos eles lutaram para contrariar isso.
Agora quando se é praxado tudo isso é facilitado pois a Praxe é um ritual de integração e ajuda todos os alunos tanto para uma vida profissional como para uma vida académica!
Basicamente é assim a praxe pelo campus da UM!
No nosso caso somos regidos pelo Cabido de Cardeais, composto por Cardeais (pessoas que possuem pelo menos 1 chumbo ou 1 mudança de curso, basicamente tem mais matriculas que os anos do curso)

Dura Praxis, Sed Praxis !
 
Last edited:
Oh jimy, pelo menos eu... Faço tanta figurinha triste no dia a dia da minha vida, que não é o raio de 2 ou 3 dias a cantar disparates e a rebolar no chão que me vão deixar mais ou menos sentido...

Este foi o meu pensar quando tive que decidir se ia aquela semana à faculdade ou se ficava em casa...

Decidi ir... foi facil.. foi divertido e pronto... ajudou-me!

Depois disso desliguei desse mundo.. nunca mais fui a nada que se relacionasse com o tema porque não é a minha onda...

Mas fiz a minha parte e... pah! Volto a dizer que pelo menos eu.... faço na minha vida figuras bem mais dificeis... ;)
 
Nunca obrigam a nada directamente, mas todos nós sabemos o que aconteçe ao caloiro que se recusa a ser praxado ;)

eu recusei-me uma vez (ia demasiado bem vestido para o estado do chão :p ) e não me aconteceu nada.......... aconteceu.. fui beber mais uns canecos :D

Mas já agora.... o que acontece ao caloiro? Gostava que me contasses.. Já que foste anti-praxe... deves saber o que acontece loool :p
 
Normalmente quando o caloiro se nega a fazer algo leva um bocado na cabeça e faz umas flexões, mas é tudo um bocado na palhaçada, normalmente!
 
eu tenho hoje uma ideia que já tinha quando fui para a faculdade. praxe, nos moldes em que a conheço = burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorância.

Claro está que, no meio da burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorancia, há quem faça amigos e se vá integrando. Mas no meio da burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorancia também há os que se aleijam e neste caso (e noutros), os que morrem.

Não fui à praxe mas não critico quem vai, na mesma proporção que não critico quem vai para a politica.
 
Epá voces deviam era ter 3 meses de praxe como eu tive, ou seja desde que entrei em Setembro até às férias do Natal!!!:D:D:D
Agora vou dar uma de Paulo Portas:

Se me perguntarem, Gostavas de estar a ser praxado? a resposta era não.

Se me perguntarem, Foste humilhado rebaixado e sei lá mais o quê? a resposta é fui sem duvida nenhuma.

Se me perguntarem, Curtiste à brava e só Deus sabe as loucuras que fizeste nessa altura? a resposta é, foram tantas que nem me lembro bem:D

Se me perguntarem, Então o que achas da praxe? Só posso responder sem sombra de duvidas, foi o ano na faculdade em me mais de diverti:twisted::twisted::twisted:
Parece um contra censo mas não é;)
Abraço da Madeira.
 
eu tenho hoje uma ideia que já tinha quando fui para a faculdade. praxe, nos moldes em que a conheço = burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorância.

Claro está que, no meio da burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorância, há quem faça amigos e se vá integrando. Mas no meio da burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorância também há os que se aleijam e neste caso (e noutros), os que morrem.

Não fui à praxe mas não critico quem vai, na mesma proporção que não critico quem vai para a politica.

Vou deixar aqui uma espécie de resumo de como foi e como é a minha praxe:

Não considero que seja burrice, estupidez, desrespeito, infantilidade e ignorância pois só nela participa quem quer, dela saem bons alunos (médias acima de 15/16), outros menos bom e alguns que se perdem pelo caminho e ficam por lá uns bons anos, mas isso é a escolha que cada um faz pois todos participam dela de igual forma e nunca ninguém teve a praxe como impedimento de estudo até porque existe uma coisa chamada praxe de estudo uma vez por semana em que os Doutores/Engenheiros como pessoas que já fizeram essas cadeiras apoiam os seus rebentos (Caloiros) no seu percurso académico!
As restantes praxes semanais sãos as habituais brincadeiras e cumprimento de tradições académicas onde apenas quando os caloiros fazem borrada ''levam na cabeça'' e isto dura sempre de Setembro a Maio!
 
Todos que são contra a praxe é sinal que não passaram por ela, ou foram alvo de abusos durante a mesma.

Sou completamente a favor das praxes, desde que respeitem o ser humano. E a minha foi algo de brutal!!

Em relação ao Meco, aqui o PC e o Cut já disseram tudo
 
Como já foi dito as praxes variam muito de universidade para universidade. Eu fui praxado em Bragança e aquilo era terrível para quem leva as coisas demasiado a sério. Se levarem tudo como uma brincadeira não existe (pelo menos para mim) a sensação de humilhação que tantos falam. Existem pessoas que vão para o Carnaval fazer figurinhas mais triste e não se aborrecem por isso...

Em relação aos Dux ou cardeais, eu fui porque mudei de curso e atrasei um ano e fazia parte do cabido de cardeais e essa ideia que é so burros e não sei mais o quê, é generalizar... pois imaginem uma quantidade de putos com o tesão de mijo a coordenar tudo?? ia ser bonito... Ok que muitos dos cardeais têm muitas matriculas, chumba pra c@ra.. mas apesar de tudo já têm alguma maturidade para pôr travão a alguns exageros...

Em relação ao Meco, para mim aquilo é desculpa (praxe) para mandar umas Fod@as valentes e mamar umas drogas. E depois todos mamados vão para a praia fazer merd@ e acabou por dar merd@...
 
Em relação aos Dux ou cardeais, eu fui porque mudei de curso e atrasei um ano e fazia parte do cabido de cardeais e essa ideia que é so burros e não sei mais o quê, é generalizar...

Isso foi dito em contexto de brincadeira..... mas tens que concordar que 80% dessa malta, e como diz o pc_tretas anda ali simplesmente a passear, e aquilo faz deles pensar que tem alguma coisa a que se agarrar :p :p

Mas o que é certo é que são esses que vão mantendo o verdadeiro significado da praxe... Se bem que já deve de haver poucos

faz pela vida...

Ui achas que sim............... :p
 
Isso foi dito em contexto de brincadeira..... mas tens que concordar que 80% dessa malta, e como diz o pc_tretas anda ali simplesmente a passear, e aquilo faz deles pensar que tem alguma coisa a que se agarrar :p :p

Mas o que é certo é que são esses que vão mantendo o verdadeiro significado da praxe... Se bem que já deve de haver poucos



Ui achas que sim............... :p



Atenção que muitos desses marmanjos que lá andam ganham umas pastas valentes. Pensámos nós que alguns anda lá à pala dos pais, mas já sacam guita que não precisam dos pais para nada. Estou a falar da malta da associação. fiz parte da associação da UM por 2 anos e vi o aquilo é. É tudo à grande. E depois vamos ver no futuro o que é feito desses dirigentes associativos (os intitulados burros ) e ficamos surpreendidos (entenda-se factor C ).
 
Eu quando falo dos veteranos não falo de associação de estudantes...... Uma coisa não quer dizer que pertença à outra :p

Até porque também sei bem do que falas lololol
 
Back
Top