Praxes........ o tema da atualidade

Tão pronto!! Vamos lá por o AudiBar a mexer com um tema que vai gerar muito pouco consenso!!

Do meu ponto de vista vai em Portugal uma grande confusão do que é realmente a praxe, e este caso do Meco veio (finalmente) por à tona da água todos os podres do que chamam de praxe....

Agora, eu que fui estudante universitário desde 2000 a 2005 (fdx tou mesmo velho cum carai), não consigo encontrar pontos comuns do que foi a minha praxe (tanto sendo eu o praxado como sendo eu o praxante), com o a "espécie" de praxe que vejo a acontecer estes dias...

Um Dux com 22 anos?? ou lá que seja a idade dele... fdx... 22 anos? WTF....
Fins de semanas em retiros para subirem na hierarquia de praxe..... WTF....

Oi???? Tão mas que regras são estas??? Já não contam as matriculas agora é??? O que conta agora é encontrar o nível de estupidez/risco e quem tiver mais é o maior da praxe??

Já não para falar nas brincadeiras que eu fiz, nas quais criei amizades para o resto da vida... Sim brincadeiras..... Nada de maldades como vejo hoje em dia!!! Apenas divertimento puro e duro... À meia volta lá andavamos no chão a fazer umas palhaçadas, mas o espirito era de divertimento... No fim daquilo acabar, íamos beber copos e mais uma vez.... divertimento!! Isto era a praxe!!! Conhecer, divertir, fazer amigos....

É com imensa pena que vejo isto a desaparecer, e cada vez mais a entrar-se por um campo de burrice e de enxovalhar o praxado... Tão mas agora quem veste um traje é o maior do mundo? Acham que por vestir um traje já são mais que os outros, e que podem andar a sujeitar as pessoas a situações completamente surreais??

Ouço as noticias do Meco... e já chego a pensar que há males que vêm por bem...... Querem culpar a 100% o artista do Dux... Ok até pode ter a sua culpa... Mas fdx...... Quem no seu perfeito juízo vai ali para aquele sitio com aquele tempo???? Carai mas tá tudo burro???

.....o que se passou no Meco não é praxe académica.. é um atestado de burrice....

Sempre fui um defensor das praxes... Mas das praxes pelas quais eu passei, e fiz passar!!!! Não desta m3rda que anda por aí agora.... Vejo-me hoje a pensar... "fdx e acabaram de vez com isto????" Tenho pena de pensar assim e pena dos estudantes que por aí andam, e que na verdade nunca saberão o que é a verdadeira praxe académica... tudo acaba... é pena... Mas pela burrice de uns, todos pagam por tabela.... e infelizmente é assim que vai ter que ser...!
 
ALELUIA! O audipt que Deus tem está prestes a voltar.... LOLOLOL

Bora lah atão!


Fui praxado... não sei bem em que ano mas... algures tipo 2001... 2002.. Sei la! Não interessa para o caso...
Puto chegado da aldeia... vejo-me no meio de um mundo de "tudo à grande" e de gente que não conhecia de lado nenhum nem tão pouco viviam numa realidade parecida com a minha.

Passei ali uma semana a levar com as coisas típicas de uma praxe...

Gostei?!?! Não... mas eu também não gosto de nada nem acho piada a nada, por isso não é de admirar...
Contudo, devo dizer que não fiz nem vi fazer nada que pudesse prejudicar ninguém... Nada que rebaixasse alguém... E que durante aquela semana tive oportunidade de fazer amizades e ganhar confiança com pessoas que me acompanham até hoje.

Por isto, e apenas por isto acho que as praxes são uma mais valia!
Posso até não chamar praxe! Chamemos-lhe uma semana de paródia onde o único objectivo é ficar a conhecer a escola e as pessoas que nos vão acompanhar durante alguns anos...
Só por isto e se todas as praxes forem como as que vivi, sou de acordo com as praxes...


Agora! Vamos la a ter calma...

Todo este "evento" devia ter mais poder/controlo superior... a própria universidade devia ter controlo sobre isto e as tais associações de estudantes ou o catano deveriam ser abolidas de imediato...
O que se vê por ai são veteranos que mais não passam de URSOS BURROS que pensam viver a vida toda à custa dos país e que por andarem na faculdade à 20 anos se julgam superiores e no direito de impor respeito a alguém...

Para mim a palhaçada acabava ai... chumbas um ano (um único) e saias de imediato do concelho de praxes (não sei os nomes disto.. nunca pertenci a nada nem assisti a mais nenhuma senão a minha).
Dux sim, o/a individuo que tem 5 matriculas, está à 5 anos na faculdade e tem as melhores notas da turma... Este sim, tem legitimidade para se impor a mim recém-chegado e obrigar-me a respeitá-lo e a tê-lo como exemplo...
Agora o mais burro como sempre acontece?!?!? Por favor... nem brinquem comigo...

Alem de tudo isto eu acabo por ser contra tudo o que é tunas... etc etc... Mas isso pode ficar para uns posts a seguir...


A acrescentar apenas o facto de:
No ambiente das praxes tem todos os anos decorrido acontecido tragédias, problemas e confusões... Então é 100% legitimo acabar com esta palhaçada de vez!
Não vejo a complicação... está mal.. acabasse... e pronto! Até nem é nada importante para a sociedade, antes pelo contrario....
 
Como um amigalhaço meu dizia... "Para ser veterano na praxe é preciso ter um certo grau de burrice"...

Ou seja era preciso chumbar pelo menos um ano... Nem eu, nem ele o fomos :p :p :p

Mas é como dizes (e até fiquei surpreendido com o teu post looooooool).... Se as coisas mudaram para "outra coisa" qualquer... ou há regras rígidas, ou acaba-se com as coisas... Ou então, a praxe existe só em Coimbra porque tudo o resto é paisagem... Então em Lisboa onde é só "betolas" armados em campeões...

Fdx... com este caso lá dos "mecos" do meco..... tão eles tinham dossier com o perfil de cada um.. FDX... mas que m3rda é esta????
 
Não vejo em que ponto a humilhação, gozo, rebaixar ( tudo sinonimos de praxe ) irá fazer com que o aluno caloiro ( estupidamente chamado de besta ) se integre no mundo académico.

Querem receber os caloiros? Façam uma festa com muita comida, bebida e um conçerto, por exemplo...

Gozar? Humilhar? Rebaixar? Fod@m-se todos os dux`s mais essa teoria!!!!!!! Não integra ninguém a não ser pelo "medo " de serem apelidados, para alem de "bestas", de cromos ou seja lá o que for....
 
nunca fui para a universidade portanto nao sei o que é ser praxado (ainda bem) mas pelo que vejo se isto das praxes anda a tomar estas proporçoes eu defendo que se acabava de uma vez por todas com isso e pronto porque ao que parece e como ja disseram o espirito da coisa é diferente do que era ha uns anos atras
 
Cut, revejo-me no teu primeiro post. A ideia que eu tenho de praxe nada tem a ver com o que se vê atualmente. Ou estamos a ficar muito velhos ou então este pessoal está a ficar com uma noção distorcida do que é a praxe...

- - - - - - - - - -

Não vejo em que ponto a humilhação, gozo, rebaixar ( tudo sinonimos de praxe ) irá fazer com que o aluno caloiro ( estupidamente chamado de besta ) se integre no mundo académico.

Querem receber os caloiros? Façam uma festa com muita comida, bebida e um conçerto, por exemplo...

Gozar? Humilhar? Rebaixar? Fod@m-se todos os dux`s mais essa teoria!!!!!!! Não integra ninguém a não ser pelo "medo " de serem apelidados, para alem de "bestas", de cromos ou seja lá o que for....

O mais engraçado é que nada disso são sinónimos de praxe...na minha praxe não fui humilhado , nem rebaixado, nem gozado...

- - - - - - - - - -

Ó jimy, diz-me, fizeste a recruta?
 
Não vejo em que ponto a humilhação, gozo, rebaixar ( tudo sinonimos de praxe )

Tá calado que não é nada disso!!!!
Isso é o discurso de quem nunca passou por isso pá!!!! :p

Se hoje é assim que funciona então não temos "praxe académica"... temos outra coisa qualquer....
 
Concordo com todos os post's acima!!! Mas vou um pouco mais longe, questiono-me do seguinte, "Quem são as comissões de praxes e os proprios usuários destas, para terem um código/regime diferente de qualquer outro mortal??" Os pactos de silêncio que se vÊm estes senhores pelo meio, para que são válidos? Sobrepoem-se ao nosso codigo civil e penal? Como é possivel também as autoridades perante isto ficarem alheias aos que se regem pela conduta das tais comissões?

Pegando no exemplo do que se passou no MEco, eu conheço a zona, e como estava a note naquele "dia" era impossivel alguém não sentir medo/receio de lá estar com ondas de 4/6mts ... Há muita coisa para apurar e sinceramente, este é daqueles casos que me despertou a atenção e curiosidade para saber do desfecho!!! Eu tenho a minha teoria, que se enquadra no que o CUT disse:

Um Dux com 22 anos?? ou lá que seja a idade dele... fdx... 22 anos? WTF....
Fins de semanas em retiros para subirem na hierarquia de praxe..... WTF....

Oi???? Tão mas que regras são estas??? Já não contam as matriculas agora é??? O que conta agora é encontrar o nível de estupidez/risco e quem tiver mais é o maior da praxe??

A ver....
 
Eu se fosse ao DUX fazia a vontade aos pais...

Sentava-os um a um, à minha beira junto com um repórter da TVI (isto é importantíssimo) e contava a história do dia todo:

- olhe, a "marquitas" acordou de manhã e sacou-me um b*co depois enquanto o "jacinto" fazia bucha sacou-lhe um a ele e foi sentar-se no sofá a fumar uma ganza enquanto bebia de um só trago uma garrafita de jamson...
à noite durante o jantar fizemos todos um bacanal... onde ela foi a actriz principal... e decidimos ir à praia aventar mais duas berlaitadas, porque ela curte bué daquilo...
Estava de joelhos de costas para o mar quando veio uma onda e a levou...


Ai pronto, iam de certo os pais ficar satisfeitos... já que agora querem tanta informação e quando deixaram os filhos para la ir possivelmente nem sequer perguntaram o que iam para la fazer...
Enfim.......
 
Cut, revejo-me no teu primeiro post. A ideia que eu tenho de praxe nada tem a ver com o que se vê atualmente. Ou estamos a ficar muito velhos ou então este pessoal está a ficar com uma noção distorcida do que é a praxe...

- - - - - - - - - -



O mais engraçado é que nada disso são sinónimos de praxe...na minha praxe não fui humilhado , nem rebaixado, nem gozado...

- - - - - - - - - -

Ó jimy, diz-me, fizeste a recruta?

Tá calado que não é nada disso!!!!
Isso é o discurso de quem nunca passou por isso pá!!!! :p

Se hoje é assim que funciona então não temos "praxe académica"... temos outra coisa qualquer....


Obviamente que fui praxado e quando chegou a minha hora recusei-me a praxar!

O que se vê hoje na rua, os cânticos, etc etc etc, para mim é rebaixar e humilhar as pessoas.


PS: Tretas, quinta pagas o almoço ;) e xiu :D
 
Obviamente que fui praxado e quando chegou a minha hora recusei-me a praxar!

O que se vê hoje na rua, os cânticos, etc etc etc, para mim é rebaixar e humilhar as pessoas.

Pontos de vista... Eu cá achei bastante divertido.. E fiz porque quis.. Não me obrigaram a nada :D
 
Back
Top