Pergunta : A que temperatura (VAG-COM), arranca a vossa ventoinha?

Boas

Já tenho o código do meu motor, é : AVF.
Assim, peço a colaboração a todos os audistas com o mesmo motor, que se pronunciem, e ajudem a esclarecer esta situação, aos quais, desde já agradeço.

obrigado.... e um abraço especial aos 2 C:D:S:
 
King disse:
Pera se tamos a falar da ventoinha ao lado da do AC que é a de arrefecimento, eu digo que não tá sempre ligada!!

Essa é a ventoinha do AC... dixeste bem.
A outra é que é do motor ;)

Acho que nao tenho aqui foto dela se nao mostrava.

Cumps
 
Art disse:
Essa é a ventoinha do AC... dixeste bem.
A outra é que é do motor ;)

Acho que nao tenho aqui foto dela se nao mostrava.

Cumps

Pois eu sei.. Mas eu acho (quase que juro a pés juntos) que a ventoinha de arrefecimento do motor não tá sempre a trabalhar!!
 
King disse:
Pois eu sei.. Mas eu acho (quase que juro a pés juntos) que a ventoinha de arrefecimento do motor não tá sempre a trabalhar!!

Nas B5 1.9TDI a ventoinha é ligada a correia multi funcoes logo sempre que o motor esta ligado ela roda ;)

Ja nos A3 so liga quando é preciso. Nos A6 tambem é cmo nas B5 por exemplo.

Cumps
 
Amigo...
n é a do AC? de certeza....se confirmares ke não é...penso teres dado também uma ajuda preciosa...pq eu não tenho a minha sempre ligada...Obrigado.
Confirma isso, SFF. Ob


Abraço
 
As ventoinhas pelo menos das B6 actuam através duma embraiagem.. No entanto estão constantemente em rotação pelo efeito centrífugo causado pela correia multi-funções.... Se ligarem o motor, vão ver que a ventoinha vai rodas mas podem perfeitamente pará-la com a mão pois ela não faz força sequer enquanto a embraiagem não actuar... a que liga aquando o AC é eléctrica e essa sim, tem as tais 2 velocidades que inclusive podem ser testadas com o VagCom....
 
ó que carago....

agora é ke me confundiste todo....afinal, a da refrigeração não tem 2 velocidades? só a do AC?

abraço
 
Bruno disse:
no climatronic no meu tá sempre nos 90C mas nunca vi a ventoinha arrancar lol

Impossivel , estas no campo errado. Esse campo é o do quadrante. Se for como na minha A4 o 51 da esse valor e o 49 o real ;)

Como ja foi bem explicado pelo Ricardo M. é exactamente isso que temos nas B5 e B6... essa tal embraiagem da ventoinha actua conforme a temperatura e rotaçao mas so a do AC actua como segurança.

Curioso que nunca vi a do AC ligar sem o AC ligado.. secalhar pq nunca atingi as temps dakilo ligar.

Cumps
 
Ricardo M. disse:
Se ligarem o motor, vão ver que a ventoinha vai rodas mas podem perfeitamente pará-la com a mão pois ela não faz força sequer enquanto a embraiagem não actuar..

quando quiser ficar sem um dedo ja sei a experiencia que tenho que fazer :twisted:
 
AudiST disse:
quando quiser ficar sem um dedo ja sei a experiencia que tenho que fazer :twisted:

É à confiança... tive uma B6 1.9PD cá em casa no ano passado que aquecia demasiado.. O problema era a colaça mas por sinal a embraiagem da ventoinha tinha ido à vida e foi na altura que me dei ao trabalho de ver ao certo como funcionavam as cenas antes de mexer. Atenção que como é óbvio falo nos motores longitudinais (em que o eixo é "alinhado" com o centro do carro, paralelo à lateral do veículo) pois têm as polies na frente, junto ao radiador.. Se for um motor transversal (em que o eixo é "alinhado" com o eixo das rodas), as ventoinhas são eléctricas por razões lógicas..

AudiST, inlusivé podes fazer uma experiência que é olhar para a ventoinha centrífuga e ligar o motor ao mesmo tempo.. Vais reparar que ela não arranca tão rápido como a correia multi-funções.. Se fizeres o mesmo com o motor quente, o comportamento muda logo.. A embraiagem da ventoinha é viscosa daí ter esse comportamento relativamente parecido a um diferencial, também ele viscoso... O fluido na embreagem torna-se mais grosso com o aquecimento, levando a ventoinha a girar mais rápido para alcançar a rotação do motor. Quando o motor está frio, o fluido na embreagem permanece frio e o ventilador gira lentamente, permitindo que o motor rapidamente aqueça à sua temperatura de funcionamento "apropriada"..
 
King disse:
Pois eu sei.. Mas eu acho (quase que juro a pés juntos) que a ventoinha de arrefecimento do motor não tá sempre a trabalhar!!

Isto porque no teu carro, o motor é transversal e tens uma ventoinha eléctrica que trabalha completamente àparte do motor..... No caso das B6, o motor é longitudinal ;)

fAITH_nOmOre disse:
ó que carago....

agora é ke me confundiste todo....afinal, a da refrigeração não tem 2 velocidades? só a do AC?

abraço

A da refrigeração vai mudando de rotação consoante a temperatura logo não tem 2 velocidades mas sim uma curva linear de velocidade relacionada directamente com a temperatura do motor.. A do AC, tem 2 velocidades, pelo menos nas B6. Podes ver isso inclusive com o VagCom, na parte do Engine, em Output Tests.. Ele testa a baixa velocidade e alta velocidade......
 
Ok...

agradeço a todos a boa vontade.
A conclusão que fica pra mim é (se estiver mal, peço a vossa correcção):
1-Tenho que ter a ventuinha da refrigeração a andar (ainda que embraiada, ou seja, consegue-se parar com o dedo)
2-Aos 97º deve arrancar a ventoinha mais lenta
3-Aos 107º deve aumentar a velociadade
4-Devo testar : centralina da ventoinha
5-Devo testar : sensor da temperatura (mas penso ke este está bom, porque consigo ver a evolução da temperatura, no VAGCOM)
6-Devo testar : a própria ventoinha.

penso que é isto....certo?


Obrigado e abraço
 
Back
Top