Perda de Potência Audi A3 TDI 110cv (8L) '99

Para já está resolvido, tal como vocês disseram era a Geometria do turbo presa... pelos vistos o embolo só se mexia praí 3mm e não ganhava pressão.

Estiveram a lubrificar ou o catano mas ainda não descarbonizaram o turbo... caso volte a acontecer irá ser algo que vão fazer.

Obrigado pela vossa ajuda.
 
Para já está resolvido, tal como vocês disseram era a Geometria do turbo presa... pelos vistos o embolo só se mexia praí 3mm e não ganhava pressão.

Estiveram a lubrificar ou o catano mas ainda não descarbonizaram o turbo... caso volte a acontecer irá ser algo que vão fazer.

Obrigado pela vossa ajuda.

Ja tinha dito isso ha muito,mas....enfim
devias sim era de mandar limpar esse turbo todo,caso nao saibas mas eu vou-te dizer,geometria pressa de um turbo pode causar que ele va a vida assim num apice e de pois é pior a ementa que o soneto.. ve-se tratas disso.
e quando a maf do carro for a vida o carro deixa de puxar desde que o ligas ficas ja a saber caso venha isso a acontecer, espero eu que nao..
abraço amigo
 
Sim, disseste tu e o Koolboy, e era o que eu dizia na oficina, contudo não ligavam patavina ao que eu dizia.

Ali só têm um bom mecânico, e este tempo todo que andei com o carro desta forma foi a altura que aquele mecânico teve de baixa, agora que voltou, foi num instantinho que resolveu...

neste momento não posso parar o carro, e assim que possa, já ficou combinado que irão descarbonizar a viatura toda.

Agora só me falta começar a fazer modificações físicas ao carro, Kit Xénon, Escurecer os vidros de trás, arranjar umas jantes à maneira por uns discos e calços à maneira, e insonorizar a viatura uma vez que em paralelo ouço muito ranger do habitáculo...

Agradeço na mesma a vossa ajuda, valeu de muito mesmo!

Abraço
 
A MAF muda-se em 2 minutos, trata-se uma ficha. E tb é bastante simples de se ver se é dai a causa ou nao, basta alguem que tenha a dita para venda e te deixe experimentar antes de comprares... se nao conheceres ninguem ai convem teres mesmo a certeza pois nao vais tar a deitar dinheiro á rua...

Boas hoje detectei este mesmo problema, tive de fazer auto-estrada e lá fui eu acelerar um bocado visto ter comprado o carro a pouco tempo e ainda não ter pichado por ele, chegando aos 180kmh notei esse tal soluço e o carro deixa de avelares e começa a perder velocidade, parei desliguei o carro voltei a ligar continuei a viagem e já puxava desta vez aconteceu de novo mas aos 190kmh mais uma vez desliguei e liguei o carro e fiz mais um teste, desta vez aconteceu aos 210kmh, como resolveste o problema do teu? No meu não aparece qualquer tipo de erro no quadrante...
 
Não! Mas nesta altura não me espantava que o fizessem!



Opah, já me cederam um contacto de uma oficina por esta zona e vou lá ver o que dizem!

boas


Ppl das Argolas… acho que tenho boas notícias para partilhar… :D

a solução "milagrosa" passa por usar o lubrificante da marca “WD-40” no sitio certo... :lol:
996728_Spray-Lubrificante-WD40-20020ml_1..png



O meu argolitas A3 8L 1.9TDI (de 2000) com 285.000 Km andou altamente “constipado” durante meses… exatamente com os mesmos sintomas… “O carro em 3ª outras vezes em 4ª chega às 2500 rpms e dá tipo um soluço e começa a perder velocidade, fica preso e sem resposta e necessito de desligar e voltar a ligar o bicho para que a "anomalia" desapareça”… por uns tempos (acrescento eu)!

O bicho “perdia a alma” e entrava em safe-mode e, para piorar… esta anomalia não regista qualquer tipo de erro no sistema VAG ou quando o faz, apresenta outros erros que não o verdadeiro… :(
Resumidamente, foram dados os seguintes passos, em termos de reparações efetuadas:

1- Substituição do atuador da válvula EGR, que também já não estava muito bem de saúde…
2- Por indicação do sistema VAG com o erro: “avaria no solenoide da bomba da injeção” tentativa, sem sucesso, de substituição da válvula eléctrica da bomba de injeção… não havia a ferramenta especial que é necessária para intervenção na bomba injetora.
3- Ida a uma casa da especialidade “Reparações Diesel-Turbo” onde foi feito:
3.1 - Reparação da bomba injetora (com substituição de todos vedantes tb.)
3.2 - Substituição de todos os tubos (e ligações) de vácuo
3.3 - Substituição da válvula de pressão de turbo
3.4 – Verificação da geometria variável do turbo
(!) Nesta altura o carro ficou bom… mas apenas durante uns dias… entretanto regressou ao estado intermitente de “safe-mode”/normal - liga/deliga “safe-mode”… blá blá…

Nesta altura ao consultar toda a informação que consegui na net (em especial @audipt.com) acabei por dar alguma atenção ao link abaixo, que resumidamente, diz o seguinte:
A causa deste problema está no ATUADOR DA GEOMETRIA VARIAVEL (no TURBO).
Como é uma zona submetida a imenso calor (gases de escape) é “normal” que as articulações mecânicas e o próprio diafragma deste atuador fiquem secos e emperrem muito facilmente:(

A solução milagrosa está no spray lubrificante “WD-40”… :eek:

03-Actuator-trying-to-move.jpg


Lubrifiquei bem a zona das articulações mecânicas (no final da haste) e também borrifei um pouco a zona inicial da haste do atuador, junto ao diafragma… e após lubrificar, deu uma volta com o carro de modo a fazer atuar todo o sistema… depois, deixei o carro repousar a noite toda para o lubrificante penetrar nas zonas mais “escondidas” et voilá ficou melhor que novo!

+info:
Trying to reclaim the lost horses - Audi A3 1.9 TDI 2000 ALH / 8L1 | VW TDI forum, Audi, Porsche, and Chevy Cruze diesel forum

Espero conseguir, com este pequeno testamento, ajudar todos aqueles que partilharem deste problema bem chato!
Saudações Argoleiras... :roll:
 
O meu a3 as vezes a puxar chega aos 120 mais ou menos e entra em safe, tenho de desligar e ligar e ligar outra para comecar a puxar..
No meu caso já sei que é a valvula da pressao do turbo, pode ser que seja o mesmo :s
 
pode ser a ficha da massa de ar, tive um colega com uma passat que tambem andava a guerra com isso, desmonta e monta turbo, maf usadas e novas e ate emprestadadas e sempre a pagar. dei-lhe a sujestao de mandar verificar a ficha e ate hoje ele diz que nao deu mais problemas. ate voltou a montar a primeira maf que supostamente estava avariada
 
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