Pelicula amarela nos FN legal ou ilegal?

Como diz no titulo as películas amarelas (não lâmpadas que estas são legais) nos FN são legais ou ilegais perante as autoridades/inspeções?
 
Tenho a ideia que existe uma lei que proíbe isso nos carros pos 92 (Ou la perto) de ter faróis Amarelos, Mas agora não sei se é nos FN ou nos médios..
 
O Que diz o codigo da estrada é:

e espero que ajude a rsponder a tua questao.

Dispositivos Luminosos dos Veículos Automóveis:

"* Luzes de estrada (máximos), destinadas a iluminar a via para a frente do veículo numa distância não inferior a 100m; os veículos à excepção dos tractores agrícolas, devem possuir à frente uma ou duas luzes de estrada, consoante se trate, respectivamente de motociclos ou de automóveis.
As luzes de estrada (máximos) são de cor branca ou amarela e devem projectar um feixe de luz tanto de dia como de noite, de pelo menos 100 metros.

* Luzes de cruzamento (médios), destinadas a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 metros. Os veículos devem possuir à frente uma ou duas luzes de cruzamento (médios) consoante se trate, respectivamente de motociclo ou de automóveis. As luzes de cruzamento (médios) serão de cor branca ou amarela e devem emitir um feixe luminoso que projectando-se no solo, o ilumine eficazmente numa distância de 30 metros, por forma a não causar encandeamento aos demais utentes das vias públicas, qualquer que seja a direcção em que transitem.

* Luz de nevoeiro da frente, serve para melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de redução significativa da visibilidade. Os veículos podem dispor de uma ou duas luzes de nevoeiro à frente de cor branca ou amarela, consoante se trate respectivamente de motociclos ou de automóveis, as quais podem substituir ou completar as luzes de médios (a instalação desta luz de nevoeiro não é obrigatória). Devem estar orientadas para a frente do veículo, sem encandear os condutores que circulem no sentido oposto, devendo ser ligadas e apagadas separadamente das luzes de máximos e de médios.

* Luzes de presença (mínimos), destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação de mínimos. Os automóveis devem possuir à frente duas luzes mínimas de cor branca a atrás duas luzes de presença de cor vermelha. As luzes de mínimos deverão emitir uma luz de cor branca e apresentar uma intensidade tal que sejam visíveis de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 150 metros."
 
Accent1999-2000.jpg


acho que isto responde :D

Vem assim de origem..
 
Ora ai esta uma boa questao. Eu em op stop e ipo e ipo b inclusive nao tive qualquer tipo de problemas. Agora quanto a questao de ser ilegal o uso de pelicula e provavel pois eles por tudo e multa simplificada por Alteração de caracteristicas. Nao expecificam a ilegalidade. O meu irmao foi multado em 250e por ter uma ponteira soldada no carro com escape de origem. Por isso ja nao digo nada mesmo. E lembrarem se.
 
Ora ai esta uma boa questao. Eu em op stop e ipo e ipo b inclusive nao tive qualquer tipo de problemas. Agora quanto a questao de ser ilegal o uso de pelicula e provavel pois eles por tudo e multa simplificada por Alteração de caracteristicas. Nao expecificam a ilegalidade. O meu irmao foi multado em 250e por ter uma ponteira soldada no carro com escape de origem. Por isso ja nao digo nada mesmo. E lembrarem se.

Não é bem assim eles aos passarem uma multa tem de se guiar por uma lei, lei essa que tem de estar escrita em algum lado

- - - - - - - - - -

Isso até eles nem podem fazer multar pelos escapes está regulamentado
está aqui a lista:

listaalteracoesipo9odvw.jpg


Em relação á pelicula é ilegal:

http://www.apdec.pt/Docs/1994/Portaria_851_94.pdf

art 26º :S
 
Last edited:
Back
Top