[Pedido de Informação] Sistema de Som Boose

Vou perder algum tempo a analisar os esquemas com alguma atenção.

A ver se me oriento e se surgem mais duvidas;)

Muito Obrigado por toda a ajuda ;)

isso não é um esquema mas diagrama do material. a diferença que tem do normal é as saidas pre amplificadas do radio vem as 4 ao amp BOSE (o normal so vem as 2 traseiras) é preciso passar um cabo blindado com 2 condutores para o sitio do amp, e as colunas da frente é esticar fio para o amp, que no normal ligam ao radio. apenas isso.

claro que a cablagem OEM é bem melhor pois fica um mod 100% OEM sem sucatisse :D
 
isso não é um esquema mas diagrama do material. a diferença que tem do normal é as saidas pre amplificadas do radio vem as 4 ao amp BOSE (o normal so vem as 2 traseiras) é preciso passar um cabo blindado com 2 condutores para o sitio do amp, e as colunas da frente é esticar fio para o amp, que no normal ligam ao radio. apenas isso.

claro que a cablagem OEM é bem melhor pois fica um mod 100% OEM sem sucatisse :D


Mas dizme uma coisa.. a cablagem para as colunas é igual no sistema bose e nonbose?!
Refirome a tipo/qualidade de cabo...
 
Mas dizme uma coisa.. a cablagem para as colunas é igual no sistema bose e nonbose?!
Refirome a tipo/qualidade de cabo...

Sim a qualidade é igual a nivel de secção! o cabo extra do radio tem de ser blindado, para evitar ruidos. Bose não significa potencia mas sim qualidade. posso te dizer que no meu B5 tive umas focal de 150€ a frente e radio alpine dos medios e nunca tive tantos medios e com qualidade.... e um som que me satizfaz e tão cedo não me vou preocupar.
 
Já agora pesso desculpa por estar a usar o topico, mas tb tenho uma duvida no meu caso e sistema n-Bose o pk de as colunas das portas traseiras nao darem tanto como as da frente? e das colunas? e do amplificador?
 
Já agora pesso desculpa por estar a usar o topico, mas tb tenho uma duvida no meu caso e sistema n-Bose o pk de as colunas das portas traseiras nao darem tanto como as da frente? e das colunas? e do amplificador?

verifica se são oem, se não forem o amplificador pode não as puxar..
 
Bem, terminou a fase de estudos e está a chegar a hora de passar à acção!
Retirar bancos e desforrar toda a carrinha será o próximo passo, mas antes necessito da vossa ajuda para acertar uns pontos finais.

Nas duas imagens que se seguem temos os 3 pinouts.
RNS-E
pinoutrns.jpg

Non-Bose:
nonboseaudi.jpg

Bose:
pinoutamplificadorboose32.jpg

Ora.. isto é tudo engraçado e tal… mas tenho algumas duvidas:
Vou falar relativo aos pinos da terceira imagem (Bose)
1-Pino 23 do amplificador actual (não há duvida)
2-Pino 22 do amplificador actual (não há duvida)
3-Pino 14 do amplificador actual (não há duvida)
4-Pino 18 do amplificador actual (não há duvida)
5-Pino 20 do amplificador actual (não há duvida)
6-Pino 9 do amplificador actual (não há duvida)
7-Pino 8 do conector C do RNS ?!?! (são os dois output…não deveria um ser input e outro out?)
11-Não se utiliza?!
12-Não se utiliza?!
13- Onde se liga?!
14- Onde se liga?!
15-Pino 15 do amplificador actual (não há duvida)
16-Pino 17 do amplificador actual (não há duvida)
17-Pino 21 do amplificador actual (não há duvida)
19-Pino 3 do conector C do RNS?!?!
20-Pino 9 do conector C do RNS?!?!
21-Pino 5 do conector C do RNS?!?!
22-Pino 11 do conector C do RNS?!
24- Não se utiliza certo?!
26-É de onde sai o cabo (-) para a coluna direita da frente correcto?!
27- É de onde sai o cabo (+) para a coluna direita da frente correcto?!
29-Problemas sérios qué isto?!!?
30-Problemas sérios qué isto?!!?
31- É de onde sai o cabo (+) para a coluna esquerda da frente correcto?!
32- É de onde sai o cabo (-) para a coluna esquerda da frente correcto?!

Estas são as minhas principais duvidas… prinipalmente os pinos 7,19, 20, 21 e 22 baralham-me porque no rádio diz que é um output e no amplificador também diz que é um output… :S e eu axo que deveria ser num lado output e no outro input… :S

Alem disto, e postas estas ligações terminadas, terei em pricnipio tudo a funcionar.. ou faltará alguma coisa?!

Algumas duvidas extra:
- de onde raio sai o cabo para a tal coluna no centro do tablier?!
- os passa fios onde passam os cabos para o amplificador traseiro ficam do lado esquerdo ou direito do carro?!


Muito obrigado a todos pela ajuda
 
Boas,
Sem prejuizo de outras explicações posteriores mais detalhadas, presumo que se trata de um B6, certo?
A cablagem que liga ao amplificador traseiro está sempre do lado onde está o amplificador, ou seja, pela direita.

Detem-te a olhar um pouco para este esquema que fiz com base no ELSA, pois pode ser que te ajude e todas as tuas duvidas se dissipem....
O que não tem informação nas linhas não é ligado, ou seja, são pinos na ficha do amplificador que não são ligados a nada.

 
Last edited:
Relativamente ao teu quadro tenho algumas duvidas.

- As ligações do pino 26/27 e 31/32… são as que estão neste momento elaboradas e que vão ate a frente ao pé do rádio correcto?! Ou seja, ao invés de irmos ligar aos tais conectores nos pilares A, podemos ir conectar directamente as fichas que estão no sitio onde liga o rádio. Certo?! (aquela ficha castanha tradicional de colunas)

- As ligações do pino 13/14 são as tais para a coluna central do tablier. Onde estão neste momento os cabos?! Estarão na mesma ficha castanha onde tão as das portas da frente?! É que tenho ideia que a minha ficha so tem 4 fios…. Onde raio está esta coluna neste momento a ir buscar som?!

- O “microfone plafondier Bose”… so existe mesmo no sistema Bose ou as nonBose também têm?! É que na altura que la coloquei o micro do modulo BT reparei que já la existia algo semelhante…mas pensei ser do alarme!!!


Outra duvida… a coluna do teu quadro intitulada de “Liga a…” o que significa?!
No quadro, na coluna “Conexão” tens por exemplo: “T20b/2 (20pin connector, black, door B-pillar left)” o que significa as primeiras siglas “T20b”?!



Mais uma vez obrigado pela enorme ajuda.
 
Relativamente ao teu quadro tenho algumas duvidas.

- As ligações do pino 26/27 e 31/32… são as que estão neste momento elaboradas e que vão ate a frente ao pé do rádio correcto?! Ou seja, ao invés de irmos ligar aos tais conectores nos pilares A, podemos ir conectar directamente as fichas que estão no sitio onde liga o rádio. Certo?! (aquela ficha castanha tradicional de colunas)
-> Sim, Exacto. Essa ficha castanha e vez de ligar ao radio, terá de ser anulada e serem prolongadas essas ligação até ao amplificador cá atras e isto por uma razão simples, a saida de amplificação para as colunas deixa de sair do radio e passa a sair do amplificador Bose, tal como acontece nas colunas traseiras para os non-bose. No Bose, tudo sai do amplificador directamenta a todas as colunas.


- As ligações do pino 13/14 são as tais para a coluna central do tablier. Onde estão neste momento os cabos?! Estarão na mesma ficha castanha onde tão as das portas da frente?! É que tenho ideia que a minha ficha so tem 4 fios…. Onde raio está esta coluna neste momento a ir buscar som?!
-> Se reparares bem, a ficha castanha tem 4 pinos ligados mas deles saiem 6 fios :). Os 2 fios da coluna central estão em paralelo com 2 dos outros (+ e -).
Para o Bose terão de ser separados


- O “microfone plafondier Bose”… so existe mesmo no sistema Bose ou as nonBose também têm?! É que na altura que la coloquei o micro do modulo BT reparei que já la existia algo semelhante…mas pensei ser do alarme!!!
-> Só existe no Sistema Bose. Os non-bose nao têm. Normalmente esse micro encaixa por debaixo ou na zona do detector de movimento - no plafonier - para quem tem alarme, e a ligação é independente.
Esse microfone especifico serve para detectar o som/ruido ambiente dentro do habitaculo (chamado Audio Pilot) e "calibrar" automaticamente o nivel de saida de som na colunas. Em oposição ao sistema gala que baseado na velocidade do veiculo faria a mesma função, mas de forma muito menos eficiente.

Outra duvida… a coluna do teu quadro intitulada de “Liga a…” o que significa?!
-> Foi só para indentificar de forma individual, o pino (nr e polo) ao que liga na coluna seguinte "Função".

No quadro, na coluna “Conexão” tens por exemplo: “T20b/2 (20pin connector, black, door B-pillar left)” o que significa as primeiras siglas “T20b”?!
-> É a Refª unica da ficha segundo o ELSA. Por exemplo, se no carro exisitirem 50 fichas com 20 pinos e diferentes, como as identificas em esquema tecnico?
T é ficha, o nr indica os nr de pinos, a letra é a sequencia que torna unica essa ficha e o "/2", significa o pino (neste caso 2) dessa ficha a que liga o fio em causa.
Nesse exemplo: T20 é ficha do pilar A por onde passam os fios para a porta da frente esquerda, a T20a...para porta frente direita, T20b...(pilar B) para porta traseira esquerda e T20c...porta traseira direita.
No fundo...são as 4 fichas passa-fios para as 4 portas do carro.


Mais uma vez obrigado pela enorme ajuda.
..........
 
Back
Top