[Pedido de Informação] Sistema de Som Boose

O facto de não ter as colunas BOSE não quer dizer que não se possa ligar as mesmas no AMP BOSE (o som nem tem nada a ver mas toca embora exiga alteração de cablagem simples). as normais tem uma impedancia de 4ohm e as BOSE tem 3ohm. significa que nunca vai tocar em condiçoes, devido a ter mais impedancia e puxa menos pelo amplificador.

As colunas são todas alimentadas pelo amplificador!

A nivel de cabos, consegue-se arranjar cablagem "home made" :D quem tiver duvidas mande PM posso explicar melhor.
 
mete aqui rui..
assim toda a gente fica com essa info..
e escusa-se de andar sempre a abrir topicos sobre o assunto ;)
 
Ora ai está "O" homem que eu esperava por aqui :)

Então mas:

- No sistema non bose o que acontece é todos os wofers e tweters existentes no carro são alimentados directamente pelo radio e so o subwofer é que é alimentado pelo amplificador. Ou seja, no radio existem out's para cada uma das colunas e tweters e existe uma saida nao amplificada para o amplificador da mala que vai amplificar o sub. Estou correcto?!

-> Não. No sistema Non-Bose as colunas frontais (2 portas da frente e coluna central no tablier) são ligadas directamente do radio. As traseiras (2 portas traseiras) e subwoofer saiem directamente do amplificador.
Significa que para o som frontal a amplificação é feita pelo próprio radio, atras, sai uma etapa não amplificada (RL + RR) que sai do radio e entra no amplificador e só depois deste para as colunas traseiras.

-> No sistema Bose, toda a amplificação (som frontal e traseiro + subwoofer) é feita pelo amplificador Bose, do radio não sai nada directamente para nenhuma coluna.

-> Logo para fazer uma adaptação de cablagem Non-Bose para Bose, alem de substituir as colunas e o amplificador é preciso redireccionar as ligaçoes das colunas frontais:
Do radio não sairá nada directamente para nenhuma coluna de som e os cabos das colunas frontais terão de ir até á saida do amplificador nas ligações respectivas, por seu lado
terao de sair do radio (na ficha relativa á etapa não amplificada - onde saiam apenas os fios para as colunas traseiras, agora também tem de sair os fios para as colunas frontais), tudo vai então dar
á entrada do amplificador, e deste tudo saira directamente para cada uma das colunas (6 ao todo - pois nas portas os altififalantes e tweeters estão em paralelo).



- No bose existe apenas duas saidas do radio. Uma que leva o sinal sub e outra que leva o som normal e que vai directamente ao amplificador (que fica no mesmo sitio do de origem) e nesse amplificador é que é feito a repartição pelas colunas todas... Correcto?!

Correcto.


Se eu estiver certo, penso que: Preciso de levar mais uma cablagem com sinal do radio para o amplificador traseiro. E todos os fios das colunas desde o amplificador até ao radio, onde vou ligar a ficha de distribuição das colunas e assim fica logo tudo espalhado pelo resto do carro...

No rádio não entra nada "vindo" do amplificador, apenas sai do rádio para "entrar" no amplificador.


Estarei a ver alguma coisa mal?!
De certo faltam pormenores, mas assim por alto está correcto o pensamento?!


Obrigado

..........
 
E em termos de cablagem para as colunas... posso manter a original ou tambem nesta existe diferenças?! É que o rui agora estava ali a falar naquelas impedancias e agora fiquei baralhado.. :eek:


""coluna central no tablier"" isto existe?!?!? :eek:
Nunca dei conta que de la saisse som.. :eek:


Quando falei em levar até ao radio quiz dizer... "trazer do amplificador os cabos para as coluans da frente e depois ai "xantar" nos cabos que ja la estão e que seguem para as portas.." ;)
 
coluna central..
que eu saiba so saiu a partir dos B6..

mas afinal tu queres fazer essa alteração na B6 ou no B5..??
 
coluna central..
que eu saiba so saiu a partir dos B6..

mas afinal tu queres fazer essa alteração na B6 ou no B5..??


Eu não quero fazer nada...LOLOL So me estou a informar..LOL
Porque tenho um amigo, cujo primo do meio irmão da mulher do padrasto da tia dele está interessado em fazer algo do genero... :p :p :p

Mas estamos a falar de b6 sim ;)
E por acaso nao sabia que tinha coluna central... lol
 
Precisamente naquela grelha que tem em cima do tablier na zona central, encostado ao pára-brisas!
A minha B6 tem sistema BOSE e tem lá essa coluna... e nota-se bem que lá está!

Não fazia a minima ideia que tava ai uma coluna LOl

Possivelmente que será o mais certo, a minha não tem... daí não o saber :p
 
Legenda:

VL = Frente Esquerda
VR = Frente Direita
HL = Traseira Esquerda
HR = Traseira Direita

Verstärker = Amplificador

E sim, nas B6 com instalação de rádio de origem (seja com sistema Bose ou Não), tem uma pequena coluna á frente em cima do tablier (zona de grelha), onde está o sensor solar.
 
Bem que estava a achar estranho a conversa...

Está tudo a falar da B6 e quanto a B5???

6 colunas?! 1 coluna central?! subwoofer?! amplificador?! Epah, que eu saiba no meu carro so tem 1 radio, 2 colunas frontais, 2 tweters (1 nao toca) e 2 colunas na chapeleira...xD :D

Agora fora de brincadeiras, eu gostaria de saber se dava para fazer essa alteraçao no meu B5 porque talvez irei fazer essa mod mais tarde...
 
Bem que estava a achar estranho a conversa...

Está tudo a falar da B6 e quanto a B5???

6 colunas?! 1 coluna central?! subwoofer?! amplificador?! Epah, que eu saiba no meu carro so tem 1 radio, 2 colunas frontais, 2 tweters (1 nao toca) e 2 colunas na chapeleira...xD :D

Agora fora de brincadeiras, eu gostaria de saber se dava para fazer essa alteraçao no meu B5 porque talvez irei fazer essa mod mais tarde...

Dá para fazer em B5 e em todos que tragam o sistema de origem. eu proprio fiz isso na minha B5 :D
 
Vou perder algum tempo a analisar os esquemas com alguma atenção.

A ver se me oriento e se surgem mais duvidas;)

Muito Obrigado por toda a ajuda ;)
 
Back
Top