Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Boas pessoal,

Tenho um 8P BKD de 2003 e conta com 180000Km. Tenho-o desde setembro de 2010 e estou bastante satisfeito com ele. O 'artista' do stand quando me vendeu o carro, meteu um oleo qualquer 10w-40, passei-me com ele como é obvio.
Quando chegou à altura de mudar o óleo fiquei bastante indeciso entre o 5w-40 para 15000Km ou pelo 5w-30 para 30000Km e acabei por optar pelo pelo Castrol Edge 5w-40 pois arranjei com um bom desconto. Eu faço cerca de 25000Km por ano, daí ter ficado na dúvida no tipo de óleo. Ainda me faltam cerca de 7000Km para a próxima muda mas no continete de aveiro tenho uma promoção do BP Visco7000 5w-30 com norma 507.00 por 54,99€ e desconto de 50% no cartão, ou seja, feitas as contas ficam os 4lts de óleo por 27,50€.
A minha dúvida passa pela qualidade do óleo da BP em relação ao da Castrol:
http://www.castrol.com/liveassets/b...local_assets/downloads/p,q/pds_syntec_usa.pdf
Visco 7000 Longlife III 5W-30 / 0808-Anula e substitui 0906

O que me dá a entender é que o óleo da BP é mais viscoso (grosso) do que o da Castrol. Isto não poderá trazer problemas ao motor ou esforço na bomba de óleo ou assim?
No meu antigo Golf3 com o belo do 1.9TD 75cv (AAZ), usava o visco 5000 e andava satisfeito, mas agora com estes motores modernos e as tretas das viscosidades fiquei na dúvida.

PS: De referir que não consome ponta de óleo. 8)

Um abraço,
Daniel Casqueira
 
bem ja n tou a entender... vi em posts atras que a marca n é relevante e se o Oleo for o 505.01 o tal 5w40 é igual seja Castrol ou BP ou Norauto.
Se for o 507.01 o que muda é k esse oleo é para fazer 30mil kms o tal 5w30 ao contrario do 505.01 k so faz 15 mil.
Tou certo ou estou errado?
 
RafaLeoPT, sim estás certo, os óleos com norma 505.01 são 5w40 e fazem 15000Km, os 507.00 são 5w-30 e fazem 30000Km. Mas eu ao ler as especificações do 507.00 da BP e da Castrol notei que o da BP é ligeiramente mais viscoso que o da Castrol, apesar de serem os 2 5w-30.
 
Contudo tenho de fazer aqui uma pergunta para os mais experientes.
Os óleos que se usam nos países geralmente mais frios não são mais espessos?
A variação de temperatura não levaria a que um óleo mais fino se perdesse com maior rapidez devido ao maior tempo necessário para o motor aquecer?
 

Existe sim senhor, senão vê.

O meu carro foi comprado 0 km na Bélgica em 03/2000 e sempre foi assistido na Audi em Portugal. Trazia o seguinte panfleto agarrado ao plano de manutenção:



Fez inicialmente 2 serviços long-life e depois como passei a fazer menos km e como o óleo long-life é muito caro (e tinha que adicionar sempre entre mudas) passei a fazer de 15 em 15000. Confirmo que o carro, quando está configurado para serviços long-life, é que pede a revisão e o n.º de Km varia consoante as leituras que o viscosímetro, instalado no cárter, vai fornecendo. Inclusivamente os canais de lubrificação existentes nos pistões deste motor (AVG) são diferentes

Acontece que a norma que está no panfleto para long-life é a 506 00. Penso que esta norma já não existe. Qual é que a substitui? 507 00?

Cumps.
 
Contudo tenho de fazer aqui uma pergunta para os mais experientes.
Os óleos que se usam nos países geralmente mais frios não são mais espessos?
A variação de temperatura não levaria a que um óleo mais fino se perdesse com maior rapidez devido ao maior tempo necessário para o motor aquecer?

Contudo tenho de fazer aqui uma pergunta para os mais experientes.
Os óleos que se usam nos países geralmente mais frios não são mais espessos?
A variação de temperatura não levaria a que um óleo mais fino se perdesse com maior rapidez devido ao maior tempo necessário para o motor aquecer?

Mortal,

Nos países mais frios os óleos têm que ter uma viscosidade menor a frio, ou seja, ser mais fluídos a frio, por forma a chegar a todos os componentes do motor no momento do arranque. Por isso o índice a frio é geralmente 0W ou 5W. Depois tens também que analisar a temperatura de fluxão que é a temperatura a partir da qual o óleo deixa de ter capacidade de fluir.

A quente interessa não ficarem demasiado fluídos para não passarem pelos segmentos e serem consumidos.

Espero ter ajudado.

Cumps.
 
Existe sim senhor, senão vê.

O meu carro foi comprado 0 km na Bélgica em 03/2000 e sempre foi assistido na Audi em Portugal. Trazia o seguinte panfleto agarrado ao plano de manutenção:

Fez inicialmente 2 serviços long-life e depois como passei a fazer menos km e como o óleo long-life é muito caro (e tinha que adicionar sempre entre mudas) passei a fazer de 15 em 15000. Confirmo que o carro, quando está configurado para serviços long-life, é que pede a revisão e o n.º de Km varia consoante as leituras que o viscosímetro, instalado no cárter, vai fornecendo. Inclusivamente os canais de lubrificação existentes nos pistões deste motor (AVG) são diferentes

Acontece que a norma que está no panfleto para long-life é a 506 00. Penso que esta norma já não existe. Qual é que a substitui? 507 00?

Cumps.

Consegues colocar uma imagem da etiqueta com os codigos (PRs) que vem no livro de revisoes ou na mala junto ao pneu suplente???
 
Mortal,

Nos países mais frios os óleos têm que ter uma viscosidade menor a frio, ou seja, ser mais fluídos a frio, por forma a chegar a todos os componentes do motor no momento do arranque. Por isso o índice a frio é geralmente 0W ou 5W. Depois tens também que analisar a temperatura de fluxão que é a temperatura a partir da qual o óleo deixa de ter capacidade de fluir.

A quente interessa não ficarem demasiado fluídos para não passarem pelos segmentos e serem consumidos.

Espero ter ajudado.

Cumps.
Mas esses carros não vão ter um desgaste diferente quando forem importados?
Por exemplo para portugal...
 
Vê se isto dá

Cumps.

Era mesmo isso, so que mesmo assim nao consegui tirar as duvidas, pois um dos PRs deveria indicar que o carro pode fazer serviço longlife, estive a ver no meu A3 e tem QG1 (PR para longlife) se nao fizesse longlife tinha QG0 (serviço fixo), mas o teu nem um nem o outro :|

Ja agora se alguem mais tiver acesso a etiqueta e der uma vista de olhos era giro para se tentar tirar duvidas
 
Era mesmo isso, so que mesmo assim nao consegui tirar as duvidas, pois um dos PRs deveria indicar que o carro pode fazer serviço longlife, estive a ver no meu A3 e tem QG1 (PR para longlife) se nao fizesse longlife tinha QG0 (serviço fixo), mas o teu nem um nem o outro :|

Ja agora se alguem mais tiver acesso a etiqueta e der uma vista de olhos era giro para se tentar tirar duvidas


Humm...estranho, deveria aparecer...

Vou ver se encontro em mais algum lado.
 
Back
Top