Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Malta entendida! ?

Tenho um motor 1.9 tdi AFN que foi rectificado há pouco tempo (meio ano +-) Estava a usar antes desta muda de óleo um Helix 10w40. Nesta ultima revisão optei pelo 5w40 BP visco sport .. O meu problema é que com este óleo a carrinha manda mais fumo do que com o outro e manda assim um cheiro estranho.. Alguém me sabe dizer o que poderá provocar o aumento de fumo e cheiro e qual a relação com a muda/tipo de óleo?
;)
 
Boas B5avant.

Pelo pouco que sei, os óleos 5W40 (100% sintéticos) apenas devem ser utilizados em motores com poucos KM, isto é, consideremos motores com <150.000 Km.

Na tua viatura, como já utilizavas 10W40, penso que era bom manteres-te com esse semi-sintético, caso contrário como o 5W40 é mais "fino" poderás perder óleo (vulgo motor a "beber" óleo).

Quanto ao cheiro estranho, a única explicação que vejo é: óleo a ser queimado? talvez por ser o BP Visco, tem um cheiro diferente, não faço ideia, porque nunca usei.

Quanto ao provocar mais fumo, normalmente isso só acontece quando está a ser queimado diesel "a mais", mas é completamente normal deitar fumo num motor TDI a funcionar bem. Não sei de que forma isso poderá estar relacionado com o tipo de óleo (a não ser que o fumo que estejas a falar seja de outra cor que não o preto).

Abraço
 
Boas B5avant.

Pelo pouco que sei, os óleos 5W40 (100% sintéticos) apenas devem ser utilizados em motores com poucos KM, isto é, consideremos motores com <150.000 Km.

Na tua viatura, como já utilizavas 10W40, penso que era bom manteres-te com esse semi-sintético, caso contrário como o 5W40 é mais "fino" poderás perder óleo (vulgo motor a "beber" óleo).

Quanto ao cheiro estranho, a única explicação que vejo é: óleo a ser queimado? talvez por ser o BP Visco, tem um cheiro diferente, não faço ideia, porque nunca usei.

Quanto ao provocar mais fumo, normalmente isso só acontece quando está a ser queimado diesel "a mais", mas é completamente normal deitar fumo num motor TDI a funcionar bem. Não sei de que forma isso poderá estar relacionado com o tipo de óleo (a não ser que o fumo que estejas a falar seja de outra cor que não o preto).

Abraço

O meu motor tem +- 15000km pois foi completamente rectificado.. pistões, segmentos, capas de biela etc etc.. foi tudo novo quase! Tem gasto um pouco de óleo sim, mas pelo que disse o mecânico é normal pois está a acamar e ainda leva uns bons km para deixar de gastar. O fumo que deita é preto, agora se é óleo ou gasóleo.. não sei, mas deduzo que seja do óleo, pois foi após a muda que começou a deitar mais fumo :( Vou partir do principio que não há stress, pois de resto o motor funciona na perfeição :)
Obrigado pela opinião ;)
 
Ah.. então se foi quase "integralmente" rectificado, deixa ele fazer pelo menos 3000 KM, até "estabilizar".
Penso que fazes bem em usar o óleo 5W40 então.

Boa sorte com a máquina.
Abraço
 
Boas amigos, está quase na altura de mudar o óleo ao meu argolas, a4 de 97, motor AFN com 135 mil klm.

Ao ler este tópico acho que o que devo por é um 10W40 com a norma Norma 505.00, ou será o 10W30?

Cumprimentos
 
Boas amigos, está quase na altura de mudar o óleo ao meu argolas, a4 de 97, motor AFN com 135 mil klm.

Ao ler este tópico acho que o que devo por é um 10W40 com a norma Norma 505.00, ou será o 10W30?

Cumprimentos

de 97 com 135.000km ??? esse motor ainda está em rodagem :)

Com o óleo não se inventa...

o teu motor está preparado para levar o 10w40 (semi-sintético) ou 5w40 (sintético).

Aconselho-te o último (5w40) com trocas de 15 em 15000km. Não metas o 5w30 pois vais-te arrepender com o consumo de óleo.

Eu uso o BP VISCO 7000 SPORT 5W40 e estou muito satisfeito. Por vezes encontras em promoção no jumbo ou continente, vai estando atento.

Cumps.
 
Se não me engano na ultima muda de óleo que foi quando o comprei, meteram um da castrol, 10w40, mas não percebo nada disso e tenho medo que consuma óleo se for o 5w40
 
Se não me engano na ultima muda de óleo que foi quando o comprei, meteram um da castrol, 10w40, mas não percebo nada disso e tenho medo que consuma óleo se for o 5w40

não tenhas medo que o facto de poder consumir não faz mal ao carro, no entanto acho difícil isso acontecer dado os poucos km que o motor tem. O 5w40 tem a vantagem de lubrificar melhor a frio (quando é mais importante) e de chegar mais rápido e em melhores condições de lubrificação ao turbo.

É a minha opinião.

Cumps.
 
Pois, eu cá não percebo nada disso,

O gajo disse que dados os anos do carro preferia por 10W e eu acenei a cabeça.

Ele não tem bebido quase nada e já lá vão 13.500 klm.

Há quem diga que o carro beber um pouco oleo é normal mas eu acho que se isso acontece é porque algo ñ está bem.

Cumps
 
Malta entendida! ?

Tenho um motor 1.9 tdi AFN que foi rectificado há pouco tempo (meio ano +-) Estava a usar antes desta muda de óleo um Helix 10w40. Nesta ultima revisão optei pelo 5w40 BP visco sport .. O meu problema é que com este óleo a carrinha manda mais fumo do que com o outro e manda assim um cheiro estranho.. Alguém me sabe dizer o que poderá provocar o aumento de fumo e cheiro e qual a relação com a muda/tipo de óleo?
;)

Só para actualizar.. dias depois deixou de deitar cheiro e fazer fumo. Está impeq :)

Pois, eu cá não percebo nada disso,

O gajo disse que dados os anos do carro preferia por 10W e eu acenei a cabeça.

Ele não tem bebido quase nada e já lá vão 13.500 klm.

Há quem diga que o carro beber um pouco oleo é normal mas eu acho que se isso acontece é porque algo ñ está bem.

Cumps

Se tens 10w40 e já tens 13500km já o devias ter mudado :p Isso é para 10000 km. Uso no mesmo motor 5w40 e o motor fica muito mais sereno com este óleo. O consumir um pouco de óleo não é defeito.. é feitio ;)
Aproveito também a promoção do Jumbo para o BP visco sport 5w40 e estou satisfeito :)
 
Só para actualizar.. dias depois deixou de deitar cheiro e fazer fumo. Está impeq :)



Se tens 10w40 e já tens 13500km já o devias ter mudado :p Isso é para 10000 km. Uso no mesmo motor 5w40 e o motor fica muito mais sereno com este óleo. O consumir um pouco de óleo não é defeito.. é feitio ;)
Aproveito também a promoção do Jumbo para o BP visco sport 5w40 e estou satisfeito :)

É 10w qualquer coisa, o meu mecanico disse que era para 15 mil
 
Só para actualizar.. dias depois deixou de deitar cheiro e fazer fumo. Está impeq :)

Faz todo o sentido...o óleo fez o que devia graças ao seu superior poder de limpeza, ou seja, limpou-te a jana que tinhas lá agarrada, muito provavelmente junto às válvulas de escape, daí notares fumo e cheiro...ainda bem que resultou. Gosto muito deste óleo e não penso em mudar. Tenho que ir à procura pois já não falta muito para e revisão...

Cumps.
 
boas
sera k me podia dizer qual o melhor olio pa minha b6 1.9 130cv motor awx com 173000 é k esta na hora de modar
obrigado
 
Back
Top