O que sabem acerca de franchises?

eu tb julgava que agencias de viagens não davam muito...

pois... enganei-me.

e a crise... é uma realidade... para os pobres
 
ate pode dar..mas ainda esta semana fechou uma conhecida ca na maia :S

a cena das limpezas nao me parece mau, embora tb ja haja mt concorrencia. Mas uma coisa é certa: escolhe uma area em que nao estejas dependente de funcionarios. Dependente no sentido de se te faltar alguem nao saberes fazer o serviço dele. Porque o funcionario sabendo que dependes dele faz-te a vida negra....experiencia propria!
A cena do MAC obrigar a fazer todos os cargos da loja pode ir um bocado pelo que eu disse em cima...
 
ate pode dar..mas ainda esta semana fechou uma conhecida ca na maia :S

a cena das limpezas nao me parece mau, embora tb ja haja mt concorrencia. Mas uma coisa é certa: escolhe uma area em que nao estejas dependente de funcionarios. Dependente no sentido de se te faltar alguem nao saberes fazer o serviço dele. Porque o funcionario sabendo que dependes dele faz-te a vida negra....experiencia propria!
A cena do MAC obrigar a fazer todos os cargos da loja pode ir um bocado pelo que eu disse em cima...


A ideia da cena das limpezas é eu e a Raquel andarmos inicialmente metidos lá no meio, n ser só chefes num escritório.
Ou seja, fazer uma cena tipo Mac e se depois crescer a um ponto em que já somos mais precisos a gerir do que a trabalhar ai sim sai-mos do campo.
Mas a ideia é saber sempre tanto ou mais do trabalho de campo que os empregados.. ;)

E um tipo de comida mais saudável, não...? É o que está a dar, tirando o facto do Mac estar sempre cheio :p

Almoço diariamente em shopping e bem vejo as filas, às vezes intermináveis, nos locais de comida saudável... a procura é sem dúvida superior

Uma das minhas preferidas, Go Natural, penso que ainda não tem franchise... :confused:

http://www.negociosefranchising.pt/noticia/alimenta-ass-albo-saud-a-vel-r-a-pida-e-de-qualidade

O mal tanto dai como dos Mac e companhia é que precisas dum investimento mt maior e de uma localisação boa.
Mas provavelmente faz-se mais dinheiro e mais rápido..
 
Last edited:
o mac esquece pa...é um balurdio...

quanto as limpezas se tivers numa de por maos a obra parece-me bem. Mas é duro!!Tanto fisica como psicologicamente....
 
o Mac é raro ser um insucesso, mas acontece... no Parque das Nações havia um, mais para lado do Jardim das Rolas que fechou...
 
O mal tanto dai como dos Mac e companhia é que precisas dum investimento mt maior e de uma localisação boa.
Mas provavelmente faz-se mais dinheiro e mais rápido..

A localização é muito importante, sem dúvida... mas também basta um espaço bem pequeno

Desconheço os valores, mas não acredito que um franchise deste tipo, estruturas mais pequenas, marcas em crescimento, atinja os valores do Mac... digo eu
 
Concordo com a binária... o MAC atingiu os valores que atingiu porque é uma marca com uma estrutura gigantesca e com um retorno quase que garantido, uns a mais longo prazo outros mesmo a curto prazo.

Estas marcas novas, como a GO NATURAL (que até penso que seja portuguesa) não devem ter valores nem aproximados sequer do MAC e também são um investimento em que muito provavelmente tens um retorno razoável (não digo investimento seguro, porque hoje em dia quase nenhum é... :S )
 
Bom, eu a uns anos andei metido nisso de empresa de limpesa aqui na holanda, e relativamente lucrativo mas exige um esforco gigantesco, quer pessoal quer financeiro, pois o material e a maquinaria sao caros, nao sei se conseguirias fazer um franchise disso no futuro, pois os
parametros sao outros. Depois tens de contar com a quantidade de pessoal, a qualidade e exigencia dos clientes, se pagam a horas, e preciso muito cuidado, mas tentar nao custa, mas acredita que tu e a Raquel estouram com o cabedal em menos de nada, terias um bom comeco se arranjasses um bom cliente, do tipo um estadio ou um centro comercial/escritorios, e quando uma empresa e nova os potencias clientes desconfiam e preferem sempre as empresas mais conhecidas do mercado, outro factor a ter em conta sao os seguros, quer de acidentes quer de roubos, pois cheguei a ter a queixa de um cliente que estava a haver pequenos furtos na hora das limpesas e tive de despedir um empregado, pois estes abusos acontecem e nao ficam baratos mesmo que pagos pelo seguro, ate o abuso pela utilizacao de telefones de clientes sao cobrados, e acontece mais do que se pensa, claro que ja estrou a falar num futuro bem mais a frente, mas deves estar preparado. No meu caso abandonei esta empresa porque era uma empresa familiar e comecei a nao concordar com a gestao da mesma, o dinheiro da a volta a cabeca das pessoas...
Depois de sair abri uma pequena empresa de Couriers, isto sim , e muito interessante, e trabalhas num ambiente livre e descontraido, olha ganhei bom dinheiro, e so precisas de investir numa boa carrinha. No meu caso eu na altura era funcinario da empresa que era minha cliente,
e digo-te, nao se ganha fortunas, pelo menos inicialmente, mas ganha-se o suficiente para ter um bom ordenado e a maior parte dos dias nao e stressante, se for bem planeado. Parei porque entretanto a empresa faliu, nesta altura ja eu estava na KLM e a minha mulher e que andava com a carrinha, eu usei uma Ford Transit de 96 da treta que me custou 3500 eur, e chegava a fazer aos 3, 4, ou 5 mil euros por 4 semanas, tirava mil para as despesas e ainda sobrava, tudo isto so com um carro, nao continuei porque nem eu nem a Sandra falavamos Holandes suficiente para arranjar novos clientes, foi uma pena.
Outra opcao e as novas tecnologias, tipo empresa de suporte tecnico a computadores e redes, servidores, etc etc, contractas um bom tecnico, inicilamente e depois e ir escavando, mas e bastante rentavel.
Pensa bem nisso. Depois posso-te dar umas luzes no proximo almoco no benelux, pois a sandra guardou muitas copias de facturas de ambas as empresas, e se nao nos esquecermos levamos conosco para teres uma ideia como funciona, desde a logistica ate ao facturamneto
Um abraco
 
Last edited:
couriers é tipo transportadora??
é que se for tb acho uma boa hipotese...tenho alguns clientes q sao transportadoras e todas elas estão bem e em expansão!
 
Por acaso tb estive a ver um franchise duma transportadora.
É mais caro mas tb é um caso a pensar..

O Vitor, vamos ter mt que falar no almoço.. :D
 
couriers é tipo transportadora??
é que se for tb acho uma boa hipotese...tenho alguns clientes q sao transportadoras e todas elas estão bem e em expansão!

Sim, e isso mas atencao, para transportadora e exigido licencas especiais, pois engloba veiculos pesados, pois no inicio entrei a maluca no ramo, investi numa iveco eurocargo e nem consegui comecar, pois era licencas e tinha de se ir tirar um curso , bem uma confusao do caracas, os Couriers e so carros ligeiros, a carga nao pode ultrapassar os 500 kg senao ficamos sujeitos logo as mesmas licencas, pelo menos e assim aqui na holanda, mas segundo o que me foi divulgado em PT e igual desde 2004 mais ou menos.
O problema da carga e facil de contornar, ou dividem a rota em 2, faz-se uma e depois mais tarde vai-se carregar outra, ou mete-se tudo la dentro e o cliente martela as guias, epa se for a balanca e que e complicado, mas pode sempre tentar dizer que foi erro no planeamento etc etc etc, epa a transit chegava a levar 4 e 5 paletes de 750 quilos de uma vez e cheia de caixas ate ao tecto, era o modelo longo e semi-alto, epa os planeadores do meu cliente, artilhavam-me as guias caso a bofia aparecesse a controlar, e se desse merd@ ja estava combinado que teria sido um erro de planeamento. Nunca tive problemas, este desenrascanco pode ser moralmente questionavel, mas se nao se fizer estes malabarismos nao ganhamos mais uns trocos, na realidade nao prejudiquei ninguem, muito pelo contrario, pois sujeitava a carrinha a esforcos continuos, nunca me deixou ficar mal a porra da carroca. Foi exportada para perto da Russia, tive pena porque curtia aquilo, mas agora eu e a maria temos bons empregos e acaba por ser melhor, isto das empresas rouba as ferias, pois nao trabalhas tambem nao ganhas, e por vezes tambem pode complicar, o que nos fazia-mos era como ia-mos e vamos sempre em agosto, trabalhavamos as duas 1as semanas de Agosto e a ultimas 2 ou 3 de setembro, assim tinhamos sempre facturamento , pois se fechasse o mes inteiro lixava-me, chega ao final do mes e nao entrava papel. Portanto, as empresas se nao comecarem dar dinheiro ao final do 3o ao 5o mes podem tornar-se insustentaveis, e podem esquecer aquela vida perfeita a 2 no inicio, pois nao vao ter tempo para tal, so pensam no descanco e os filhos tem de esperar... E o preco...
 
Last edited:
Acho que abrir uma empresa mesmo por franchises sem ter conhecimento na area é um bocado arriscado ... Acho que devias escolher uma area que tenhas algum conhecimento porque ser patrao não é só mandar... (mas isto sou eu a falar)
 
Back
Top