Boas pessoal. Sou só eu, ou as novas matriculas são qualquer coisa horrivel de se ver?
Já devemos bater o record o mundial na diversidade de formatos e aparência de matriculas de automóvel, a saber (só para falar das normais):
-As bem antigas de fundo preto e digitos branco com relevo (3d) e sem relevo...e mais tarde em chapa de aluminio.
-As de aluminio e depois acrilicas de fundo branco e digitos em preto.
-depois com "K" para indicar que eram importadas....
-depois sem "K" e com lista amarela á direita para indicar o ano e mes do 1ª registo ( e aí do amarerlo desbotado na inspeção)
-formatos xx-nn-nn, depois nn-nn-xx, depois nn-xx-nn e agora, na boa invenção á portuguesa, lá vamos nós com xx nn xx.......e sem traços.... que tanto pode aparecer "xxnn xx" ou "xxn nxx" como "xx nnxx" consoante a letra que tiver a "perna mais aberta"...e conforme a inspiração do gravador...
ficando ao criterio de cada um que as faz o espacejamento entre caracteres e agrupamento aos pares ao gosto à la carte....
Ao menos os traços conferiam um certo rigor no espaço a dar entre grupos de caracteres mas o que já se vê por ai na estrada é um verdadeiro atentado ao bom gosto e sentido de metodo e estética....dando a entender que para nós qualquer coisa serve!
Será da fonte e tamanho do tipo de letra / caractere?
Porque é que não copiamos ao menos os bons exemplos do que se faz em certos paises?
Os espanhois arranjaram um bom criterio já há uns bons anos...matricula simples com 1 grupo de 3 letras á esquerda, espaço e 4 digitos numericos á direita, facil de visualizar e memorizar...
As do Brasil são semelhantes
Os franceses também tem traços mas tem os grupos homogeneos e claros.
Não percebo esta diversidade, desorganização e mau gosto.
Ainda por cima já se vêm matriculas antigas refeitas com o novo formato: por exemplo de 2008: "23FX99" tudo junto...
Já devemos bater o record o mundial na diversidade de formatos e aparência de matriculas de automóvel, a saber (só para falar das normais):
-As bem antigas de fundo preto e digitos branco com relevo (3d) e sem relevo...e mais tarde em chapa de aluminio.
-As de aluminio e depois acrilicas de fundo branco e digitos em preto.
-depois com "K" para indicar que eram importadas....
-depois sem "K" e com lista amarela á direita para indicar o ano e mes do 1ª registo ( e aí do amarerlo desbotado na inspeção)
-formatos xx-nn-nn, depois nn-nn-xx, depois nn-xx-nn e agora, na boa invenção á portuguesa, lá vamos nós com xx nn xx.......e sem traços.... que tanto pode aparecer "xxnn xx" ou "xxn nxx" como "xx nnxx" consoante a letra que tiver a "perna mais aberta"...e conforme a inspiração do gravador...
ficando ao criterio de cada um que as faz o espacejamento entre caracteres e agrupamento aos pares ao gosto à la carte....
Ao menos os traços conferiam um certo rigor no espaço a dar entre grupos de caracteres mas o que já se vê por ai na estrada é um verdadeiro atentado ao bom gosto e sentido de metodo e estética....dando a entender que para nós qualquer coisa serve!
Será da fonte e tamanho do tipo de letra / caractere?
Porque é que não copiamos ao menos os bons exemplos do que se faz em certos paises?
Os espanhois arranjaram um bom criterio já há uns bons anos...matricula simples com 1 grupo de 3 letras á esquerda, espaço e 4 digitos numericos á direita, facil de visualizar e memorizar...
As do Brasil são semelhantes
Os franceses também tem traços mas tem os grupos homogeneos e claros.
Não percebo esta diversidade, desorganização e mau gosto.
Ainda por cima já se vêm matriculas antigas refeitas com o novo formato: por exemplo de 2008: "23FX99" tudo junto...