Molas progressivas.

Olá malta.

Como sabem ando empenhado numa possivel solução para a alteração da suspensão da minha B6.
A razão é a dureza extrema dos modelos Sport e S-lline.
Procuro uma solução que me traga mais conforto, contudo sem me alterar a altura ao solo.
Depois de muita pesquisa, já me foram dizendo que uma das soluções passa pela montagem de uns amortecedores KONI FSD, ao qual não fiquei convencido, mas gostava de experimentar para acreditar :) . Agora surge esta possibilidade MOLAS PROGRESSIVAS.

Sei que com a alteração das molas por umas mais "standard/confortáveis/maiores" resolvia o problema do conforto, mas vai-me mexer na altura da carrinha, algo que não quero.

Sobre as molas progressivas encontrei isto;

A instalação de um conjunto de molas progressivas é perfeitamente compatível com amortecedores originais, sendo apenas necessário verificar se estes se encontram em bom estado de funcionamento. Pelas suas características, nomeadamente a progressividade de absorção, as molas progressivas permitem melhorar o comportamento e segurança dinâmica de uma viatura, uma vez que reduzem o adornar da carroçaria, assim como os seus movimentos parasitas e permitem um maior controlo em caso de situações inesperadas e que requeiram uma rápida reacção por parte do condutor. Após a instalação de um conjunto de molas progressivas é recomendado o re-alinhamento da direcção.
Na generalidade dos automóveis, o conforto original mantém-se praticamente inalterado, sendo no entanto importante salientar que a própria qualidade de construção dos chassis têm sobremaneira influência sobre o conforto dinâmico.
Em caso algum se deve atentar contra a construção original de um conjunto de molas, facto que levará à alteração das suas qualidades originais, colocando em risco a segurança rodoviária. Factores tais como o corte ou aquecimento de elos são tecnicamente reprováveis.
É ainda importante certificar que as molas progressivas que se pretendem instalar são as mais indicadas para a viatura em questão, verificando o modelo, cilindrada, ano de construção da mesma. Estes dados poderão facilmente verificados junto das fichas de homologação que acompanham as molas progressivas.


As do centro são progressivas
molas_p.jpg


Já ouviram falar disto?

abraços!!!
 
Last edited:
Ha muito mesmo. Inclusive ha kits de molas duplas.
É um bom sistema para quem quer conforto em paralelo e dureza em estrada.
Faz um misto da coisa... Mas atenção que não fica como molas desportivas.
 
Ha muito mesmo. Inclusive ha kits de molas duplas.
É um bom sistema para quem quer conforto em paralelo e dureza em estrada.
Faz um misto da coisa... Mas atenção que não fica como molas desportivas.

Madlima quando dizes que nao ficam como molas desportivas o que queres dizer com isso?
Nao fica com a altura que tenho na minha B6, Sport?
Mas pelo que percebi as Eibach Pro Kit podem ser progressivas e são desportivas...

TECNAUTO tuning - Eibach
 
Molas progressivas

Pratinhol,

Este forum é realmente da maior utilidade para possuidores ou amantes dos argolas, mas há topicos que depois de os ler fico ainda mais confuso!

No link que me deixas-te uns adoram outros detestam... alguma coisa não está bem explicada... ou fizeram más opçoes para a finalidade que procuravam ou não estão a falar da mesma coisa. :)
 
Tens toda a legitimidade em tirar as tuas dúvidas, mas era bom em vez de se estar a abrir sucessivamente novos tópicos, aproveitar os já existentes para lá pôr as questões, isto para evitar de informações técnicas ficarem muito espalhadas...;)
 
Tens toda a legitimidade em tirar as tuas dúvidas, mas era bom em vez de se estar a abrir sucessivamente novos tópicos, aproveitar os já existentes para lá pôr as questões, isto para evitar de informações técnicas ficarem muito espalhadas...

Plenamente de acordo, faço-o sempre 1º antes de abrir novo tópico, crio um novo apenas quando nao fico esclarecido ;)

Abraço.
 
Madlima quando dizes que nao ficam como molas desportivas o que queres dizer com isso?
Nao fica com a altura que tenho na minha B6, Sport?
Mas pelo que percebi as Eibach Pro Kit podem ser progressivas e são desportivas...

TECNAUTO tuning - Eibach


Boas,

Tenho uma b6 2.5 quatro e tenho umas pro-kit com b8 e não consigo dizer nada de bom a não ser mais conforto que as molas sport de origem,alias até adorna mais que as molas sport...
Alguém me pode explicar isso.....
 
é assim imagina todas as audi a4 b6....todas têm molas normais, mas as sline têm molas bastante baixas e rijas, pois a carrinha tem de estar baixa e aguentar 5 pessoas la dentro sem as rodas ficarem todas dentro das cavas...entao o resultado é uma mola rija e baixa(sline).... as prokit sao boas para todas as outras carrinhas menos as sline, fica mais baixa que as normais e nao compromete muito comforto....mas em relaçao ás sline tens de por umas sportline da eibach sao tipo a rijidez das sline mas um bocadinho mais baixas.

outro erro é ter uma sline e ver no site da eibach que as prokit rebaicham 30mm e as sportline 45/30mm.....isto é em relaçao ao modelo base porque em relaçao a uma sline as prokit fica igual e adorna mais e as sportline a mesma rigidez mas ligeiramente mais baixa que uma sline

....e as confusoes tb existem nos amortecedores....que sao muito diferentes entre versoes

- - - - - - - - - -

Boas,

Tenho uma b6 2.5 quatro e tenho umas pro-kit com b8 e não consigo dizer nada de bom a não ser mais conforto que as molas sport de origem,alias até adorna mais que as molas sport...
Alguém me pode explicar isso.....


se puderes compra umas sportline e vende as prokit a alguem que tenha uma confortline
 
Boas,

A compra das pro-kit , foi para a carrinha não ficar muito baixa e nas inspeçoes não ter problema...se meter as sportline a carrinha deve baixar mais e se calhar problemas com as inspeçoes...em relação as jantes como tenho umas rs4 com et42 em 18 não tenho problema de roçar...

Não haverá umas molas com a mesma altura das pro-kit e que sejam identicas ou melhores das de origem?
 
Last edited:
Boas,

A compra das pro-kit , foi para a carrinha não ficar muito baixa e nas inspeçoes não ter problema...se meter as sportline a carrinha deve baixar mais e se calhar problemas com as inspeçoes...em relação as jantes como tenho umas rs4 com et42 em 18 não tenho problema de roçar...

Não haverá umas molas com a mesma altura das pro-kit e que sejam identicas ou melhores das de origem?

A tua carrinha é uma sline?
 
Back
Top